Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

    Colocado por: zalamaActualização da minha bomba de calor:

    A resistência mudada em Outubro de 2019 avariou e foi mudada uma nova ao abrigo da garantia em Agosto. Tive de mudar o Anodo também pois a resistência deu cabo do anodo. Como o anodo é uma peça de desgaste, a garantia não cobre e lá tive de suportar o valor do anodo. A bomba tinha bastante sujidade pelo que aconselharam a colocar um filtro na entrada da mesma o que eu mesmo instalei. (+30€ gastos no filtro e 20€ no anodo)

    Passado 2 semanas avariou novamente a resistência (devia ter algum defeito de fabrico ) e trocaram por uma nova ao abrigo da garantia.

    Agora verifico que a válvula de segurança está a verter agua constantemente e não verte só quando está no processo final de aquecimento. E lá vou eu ter de chamar novamente a assistência técnica para gastar mais uns Euros.

    Sinceramente, entre o valor da bomba, manutenções, peças de desgaste, filtros, etc não compensou a compra desta bomba de calor, bem pelo contrário, se me tenho deixado estar com o termoacumulador que tinha certamente não teria metade dos problemas / gastos.

    Bombas de calor nunca mais... pelo que recomendo que analisem bem antes de comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:moedinhas


    Qual é a sua Bomba de Calor?
  2.  # 582

    É a NUOS Evo 110
  3.  # 583

    Colocado por: zalamaNUOS Evo 110


    Uma Ariston a avariar assim? Enfim, as marcas já não são o que eram.
    Concordam com este comentário: zalama
  4.  # 584

    Boas. Tenho uma destas Bombas de calor à cerca de dois meses. Para já penso estar tudo bem. Só tenho uma dúvida nas parameteizacoes que gostaria de ter a vossa ajuda. Eu quero que ela tenha a água à temperatura programada em P1 às 7h00. Até aí tudo bem, mas segundo os consumos que tenho medido ela aquece em só uma hora e liga a resistência e a bomba de calor ao mesmo tempo. Apesar de eu ter na programação que o máximo que a bomba de calor deve trabalhar por dia é 5horas,e de dizer que no manual que em P1 a a bomba de calor tem sempre prioridade, na verdade não é isso que acontece. Ou será que estou a fazer algo de mal?
  5.  # 585

    Você tem a caldeira em Green, em Boost ou em Auto?
  6.  # 586

    Colocado por: ClioIIVocê tem a caldeira em Green, em Boost ou em Auto?
    tenho em modo programação horária (P1) segundo o manual nesse modo ele devia dar prioridade à bomba de calor e só se necessário usar a resistência. Como disse: tenho em modo P1 e escolhi a temperatura de 50°C para as 7h00. Nos parâmetros tenho para a bomba de calor trabalhar no máximo 5horas por dia e para trabalhar só até aos 50°C
  7.  # 587

    Bom, a minha bomba de calor, que já deve ter aprox. 3 anos, voltou a dar erro. Neste caso 2 erros.
    Erro de ventilador (H2) e Evaporador obstruído (H4). Está no manual.
    Ou seja, tinha a máquina a funcionar só como termoacumulador (faz isso automaticamente).
    Já tinha dado uma vez erro. Já tinha congelado. Pensei que desta vez teria congelado outra vez. Isso dava logo os dois erros.
    Passado um dia, a bomba de calor tinha voltado à vida. Ou seja, devia mesmo ter congelado, assim que parou, descongelou e ficou desobstruída. Ainda assim queria fazer uma limpeza de pó. Hoje foi o dia. Abri, e tinha ainda o erro H4.
    Desta vez queria ver melhor a parte da ventoinha. Tirei a parte da frente (4 parafusos), tirei os tubos de cima e tirei ainda a outra peça da "saída de ar" (aquela coisa redonda com a grelha de plástico) para a tampa do topo sair melhor.
      01.JPG
  8.  # 588

    Depois vi que para tirar a protecção de trás, tinha de tirar dois parafusos, um de cada lado.
      03.JPG
      02.JPG
  9.  # 589

    Percebi que a peça de plástico branca que tem a ventoinha sai completa. Está presa ao evaporador por 3 parafusos de cada lado, e está presa na base por dois parafusos de cada lado. Estes últimos são mais chato de tirar pois devem ter muita corrosão. Tem de se fazer alguma pressão para os soltar e tentar não desfazer a cabeça do parafuso. Se não o problema é muito mais chato.
      04.JPG
  10.  # 590

    Com o bloco de plástico fora, é possível abrir para aceder à ventoinha tirando os parafusos. A esferovite está à frente, mas não tentem tira-la. Eu tentei e parti a esferovite. Mais vale furar a esferovite no sítio do parafuso e desaperta-la assim.
      05.JPG
  11.  # 591

    A ventoinha estava neste bonito estado. Aparentemente conseguiria desligar a ficha da ventoinha. Não consegui, e antes que partisse algum fio, decidi limpar com tudo ligado. A ventoinha em si também está presa por um parafuso (interior). Tirei o parafuso mas também não consegui tirar a ventoinha. Por isso seria limpeza no local com aspirador e escova.
      07.JPG
      06.JPG
  12.  # 592

    Após muita escovagem e limpeza com as fantásticas toalhitas de bebé a coisa melhorou bastante.
      09.JPG
      08.JPG
  13.  # 593

    Vi que o local onde está montado isto também estava sujo, já que estava por aqui limpei também. Muita ferrugem existe neste local vinda das peças que suportam o evaporador. Raspei tudo bem, mandei com uma garrafa uma boa quantidade de água para mandar a porcaria toda embora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
      11.JPG
      10.JPG
  14.  # 594

    Na parte da frente também usei pincel (tipo de pintura) e aspirei. Algum cuidado é necessário para não estragar nada.
      13.JPG
      12.JPG
  15.  # 595

    E ficou assim. Para o pessoal que não está à vontade nestas coisas é melhor nem tocar nisto. Para o outro pessoal que já faz uma bricolagem mais profissional, está aqui uma ajuda. Eu não tinha a mínima ideia que aquilo estava naquele estado lastimoso. E tinha a ideia que a bomba de calor estava a fazer um barulho maior vindo da ventoinha. De qualquer maneira, ficou mais eficiente em termos de fluxo de ar.

    P.S. ainda sou expulso do forum pelo pessoal que ganha o dia-a-dia a fazer estes trabalhos de manutenção. Volto a dizer, não é algo de outro mundo, mas convém já ter algum à vontade.
    Concordam com este comentário: route66por
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
      15.JPG
      14.JPG
  16.  # 596

    Hum
    Impecável companheiro
    Obrigado pela partilha
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  17.  # 597

    Mas você tem a bomba no exterior da casa? Eu já limpei a minha e não estava nem perto disso...
  18.  # 598

    Colocado por: ClioIIMas você tem a bomba no exterior da casa? Eu já limpei a minha e não estava nem perto disso...


    Está no exterior numa casa de madeira isolada. Mas está a puxar o ar do interior.
    Na sua tem algum filtro à entrada?
  19.  # 599

    Se puder improvisar qualquer coisa, compre daquele filtro para exaustores e aplique, para ver se apanha essa porcaria toda, caso contrário isso vai voltar a acontecer.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  20.  # 600

    Colocado por: paulovalente

    Está no exterior numa casa de madeira isolada. Mas está a puxar o ar do interior.
    Na sua tem algum filtro à entrada?


    Colocado por: paulovalente

    Está no exterior numa casa de madeira isolada. Mas está a puxar o ar do interior.
    Na sua tem algum filtro à entrada?


    Não, não tenho nenhum filtro extra.
    A minha está no interior da casa, numa despensa, e atira o ar para o exterior por um tubo.
 
0.0964 seg. NEW