Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá novamente,

    Tenho andado a planear uns trabalhos que envolvem a soldagem de ferro galvanizado.

    Deram-me há dias uma dica que achei no mínimo estranha:
    - na zona das soldas aplicar líquido das baterias.

    Pelo que compreendi, a ideia é o líquido corroer o galvanizado, para que depois a solda agarre melhor.
    Ora eu não pretendo andar aqui a abrir baterias velhas para lhe sacar a água nem me parece que isso seja o melhor dos procedimentos mas gostava contudo de me inteirar da melhor forma de abordar a soldagem de ferros galvanizados.

    Assim, fica a pergunta: Há algum cuidado a ter para soldar ferro galvanizado?


    Obrigado desde já pela colaboração :)
    • dedao
    • 16 fevereiro 2015

     # 2

    olá outra vez,

    é so chegar e soldar,

    cuidado é que se for MT fino é complicado e cuidado com os vapores...
  2.  # 3

    Colocado por: dedaoolá outra vez,

    é so chegar e soldar,

    cuidado é que se for MT fino é complicado e cuidado com os vapores...


    Não é bem assim, se quer uma soldadura de qualidade requer cuidados adicionais. Qual o tipo de solda que quer fazer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
    • dedao
    • 16 fevereiro 2015

     # 4

    o User em causa é multifunçoes :-)

    não há de ser nada de soldadura estrutural, espero eu hehe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
    • ktm333
    • 16 fevereiro 2015 editado

     # 5

    Colocado por: bodrelhosDeram-me há dias uma dica que achei no mínimo estranha:
    - na zona das soldas aplicar líquido das baterias.

    As baterias são compostas por duas placas, e essas duas placas estão mergulhadas numa solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) de 30%, dai terem dito para usar isso, mas se usar acido sulfúrico(Clorídrico penso que também dá), não pode é usar puro se não arrisca-se a ficar sem chapa, o resultado será o mesmo, a única utilização possivel neste caso, é mesmo "comer" a ferrugem ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  3.  # 6

    Eu no caso só tenho soldador de electrodos.
    Já me disseram que com “soldador de fio” é muito mais fácil mas também já me disseram que com electrodos fica sempre bem soldado. Com “soldador de fio” nem sempre, “caso o ferro não atinga a temperatura de fusão”. Mas nunca trabalhei com este tipo de soldadores pelo que mais não posso senão repetir o que ouço.

    Já andei a pesquisar por “soldadores de fio” mas ainda não percebi as diferenças entre todos os sistemas existentes TIG/MIG etc e ouço falar que são muito caros mas também não sei quanto.

    De qualquer da forma, pretendo soldar com o soldador de elctrodos e já tenho alguma experiência. Mas ferro galvanizado nunca soldei. Como não tenho por aqui nenhum pedaço de galvanizado também ainda não pude fazer a experiência.
    • dedao
    • 16 fevereiro 2015

     # 7

    http://www.ehow.com.br/soldar-cano-galvanizado-como_24106/

    Use máscara respiratória para cobrir sua boca enquanto você solda os canos galvanizados.

    2
    Lixe a galvanização na área onde os canos serão soldadas. Use a lixadeira para remover o revestimento do cano até que ele esteja exposto.

    3
    Queime a galvanização caso você não consiga livrar-se dela através da lixa. Use uma solda de oxigênio no cano até o seu revestimento acabar.

    4
    Solde o cano nas áreas lixadas com os eletrodos de solda. Lembre-se de colocar uma máscara de solda para proteger seus olhos.

    5
    Deixe a soldagem esfriar e endurecer antes de implementar os canos para o seu uso pretendido.

    tens ai mais umas dicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  4.  # 8

    Colocado por: Rui A. B.Qual o tipo de solda que quer fazer?

    Dois tipos de trabalhos.

    O primeiro e mais curto será soldar umas varas em Omega contra umas linhas em rectangulo, para fazer um telheiro para o carro de um familiar.

    O segundo trabalho mais longo será soldar "tubos contra tubos": O mesmo tipo de soldas que foram precisas na 2a imagem anexa.
      Omega-Steel-Profiles-Cold-Rolled-Steel-Profile.jpg
      agritubel_bandeau_006.png
  5.  # 9

    Colocado por: dedaoUse máscara respiratória para cobrir sua boca enquanto você solda os canos galvanizados.

    Este cuidado aplica-se à solda em geral.
    Mas é necessária especial atenção se se tratar de ferro galvanizado?
  6.  # 10

    Colocado por: bodrelhos
    Soldar "tubos contra tubos".

    O mesmo tipo de soldas que foram precisas nas imagens anexas.


    Se fosse eu limpava o galvanizado com um disco de lamelas no sítio a soldar. Se soldar por cima do galvanizado vai deixar muitos poros...

    Eu, mesmo com mig/mag de qualidade, limpo as superfícies a soldar até ficar só o aço puro.
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  7.  # 11

    Colocado por: Rui A. B.Se fosse eu limpava o galvanizado com um disco de lamelas no sítio a soldar. Se soldar por cima do galvanizado vai deixar muitos poros...

    Fixe!
    A dica do disco de lamelas é preciosa. Nem que me tivesse lembrado dele iria achar que não desbastava o suficiente.

    Obrigado :)
  8.  # 12

    Não se esqueça de quando for soldar as calhas omega as afastar um pouco, 1 ou 2 mm, ou fazer um chanfro. Se soldar encostadas e não fizer chanfro a solda pode não penetrar, criando uma falsa ilusão de soldadura.

    Ps. A ideia do líquido de bateria é um pouco errada. Parece-me que tem a função de corroer o galvanizado mas ao mesmo tempo está a corroer todo o aço. É mais difícil limitar a sua zona de actuação relativamente a um disco de lamelas, ou até mesmo abrasivo. Basta retirar por exemplo 1 cm nas extremidades dos tubos a soldar, não mais que isso. A zona soldada deve ser novamente tratada, pode utilizar zinco a frio em spray, é fácil e barato.
  9.  # 13

    Cuidado com os vapores , eu volto a repetir. Cuidado com os vapores use mascara. Eu volto a repetir , no caso do galvanizado cuidado com os vapores.

    Um Abraço
    • Nss
    • 16 fevereiro 2015

     # 14

    Colocado por: bodrelhosOlá novamente,

    Tenho andado a planear uns trabalhos que envolvem a soldagem de ferro galvanizado.

    Deram-me há dias uma dica que achei no mínimo estranha:
    - na zona das soldas aplicar líquido das baterias.

    Pelo que compreendi, a ideia é o líquido corroer o galvanizado, para que depois a solda agarre melhor.
    Ora eu não pretendo andar aqui a abrir baterias velhas para lhe sacar a água nem me parece que isso seja o melhor dos procedimentos mas gostava contudo de me inteirar da melhor forma de abordar a soldagem de ferros galvanizados.

    Assim, fica a pergunta: Há algum cuidado a ter para soldar ferro galvanizado?


    Obrigado desde já pela colaboração :)


    Para o trabalho que pretende fazer e o processo que vai utilizar ( eléctrodo ) não é necessário limpar o galvanizado antes de soldar pois só vai diminuir a parede do material e corre o risco de romper o material base durante a fusão.
    Utilize eléctrodos rutilicos de 2mm de espessura e no fina limpe bem as soldas com escova de aço e um pano com diluente e depois trate a zona onde o galvanizado ficou queimado.
  10.  # 15

    Colocado por: Nss

    Para o trabalho que pretende fazer e o processo que vai utilizar ( eléctrodo ) não é necessário limpar o galvanizado antes de soldar pois só vai diminuir a parede do material e corre o risco de romper o material base durante a fusão.
    Utilize eléctrodos rutilicos de 2mm de espessura e no fina limpe bem as soldas com escova de aço e um pano com diluente e depois trate a zona onde o galvanizado ficou queimado.


    É possível, eu como não utilizo esse tipo de soldadura não posso confirmar. Todavia, quando falei em limpar as extremidades dos tubos era só limpar o galvanizado, não tirar espessura ao material.
  11.  # 16

    Porquê tubos galvanizados?
 
0.0231 seg. NEW