Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    não sei quanto pagou por esse projecto, mas está claro que faltaram aí muitas horas de trabalho! Pormenorização; Detalhe; estudo; compatibilização entre as várias especialidades, etc... no fundo, essa obra merecia um bom projecto de execução!
    O que está a ser feito não é compatível com uma obra desse Custo / dimensão! a não ser que esteja a fazer uma casa Low-Cost com 400 m2 ....
  2.  # 42

    Nesse tipo de janela.. tem agora 13.5cm?, quando tiver o capoto vai ficar com <10cm. a unica solução é aplicar um vidro duplo fixo colado sobre uma cantoneira em aluminio.... senão fica sem qq tipo de área de envidraçado.
    • yoda
    • 23 março 2015 editado

     # 43

    Colocado por: Pedro BarradasNesse tipo de janela.. tem agora 13.5cm?, quando tiver o capoto vai ficar com <10cm. a unica solução é aplicar um vidro duplo fixo colado sobre uma cantoneira em aluminio.... senão fica sem qq tipo de área de envidraçado.


    Não, não. Neste momento tem 20cms de pilar a pilar.
    Depois de levar o capoto e o fenólico vão sobrar 13,5cm.
  3.  # 44

    Que solução dá o arquitecto? Ele não pensou nisso?

    Eu colocava um vidro sem o perfil normal, apenas com uma cantoneira em aluminio.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • yoda
    • 23 março 2015

     # 45

    Colocado por: fernandoFerreiranão sei quanto pagou por esse projecto, mas está claro que faltaram aí muitas horas de trabalho! Pormenorização; Detalhe; estudo; compatibilização entre as várias especialidades, etc... no fundo, essa obra merecia um bom projecto de execução!
    O que está a ser feito não é compatível com uma obra desse Custo / dimensão! a não ser que esteja a fazer uma casa Low-Cost com 400 m2 ....


    Caro FernandoFerreira,

    É capaz de ter acertado na mouche em toda a linha.
    Para ter uma casa à imagem do que eu queria, assumi conscientemente alguns riscos.

    Quando comecei este processo, tinha uma ideia muito preconceituosa acerca do que é um arquiteto.
    Trata-se de um autor, um artista, que admite poucas ou nenhumas alterações à sua obra e muitas vezes tem pouca sensibilidade para ajustar os custos ao plafond do cliente.
    Ouvi ao longo dos anos histórias de arrepiar, inclusivé de um caso que terá passado de tal forma o orçamento inicial, por culpa do arquiteto, que o dono de obra teve de vender a casa porque se acabou o dinheiro.

    Não queria isso para mim.
    Já o projeto estava bem avançado quando percebi que nem todos os arquitetos são assim.
    De facto, conheci entretanto vários arquitetos que são muito conscientes em relação aos custos e também àquilo que o cliente pretende.
    Percebi que eu de arquiteto não tenho nada; eles têm um sentido estético mais apurado, conhecem os materiais e resolvem problemas em minutos que a mim me levavam dias ou semanas.


    É verdade que o projeto não contempla projeto de execução nem sequer mapa de quantidades e houve alguma descoordenação entre arquitetura e engenharia, pelo simples facto de que todo o conceito e todos os desenhos de arquitetura foram meus, com algumas honrosas exceções - uma facilidade que me deu muito gozo e também algumas dores de cabeça e muitas noitadas de volta do computador.
    Naturalmente que toda a arquitetura foi revista e validada pelo técnico responsável, meu amigo de há longa data, assim como elaborados todos os projetos de especialidade e adequação à legislação.

    Como todo este processo demorou vários anos, por opção própria, era de esperar que houvesse algumas discrepâncias.
    Tento estar atento e antever estas situações - mas não tenho sequer a veleidade de conseguir ir a todas.
    Não sou da área e sei que há muitas coisas que me passam ao lado.
    É aqui que está o risco.
  4.  # 46

    Não teve um arquitecto envolvido? Quem fez/faz a coordenação da arquitectura com a engenharia?
  5.  # 47

    então foi pelo "técnico responsável" amigo.

    Colocado por: LuisPereiraNão teve um arquitecto envolvido? Quem fez/faz a coordenação da arquitectura com a engenharia?
    • yoda
    • 30 março 2015 editado

     # 48

    Boas,

    A casa já está levantada.

    As paredes exteriores da cave que ainda faltava fazer estão a ser executadas.
    O isolamento térmico está a ser colocado nas paredes da cave.
    Começam a tratar-se de pormenores como telas para cobertura, sítio para tubos de queda, regularização de pendentes nas coberturas.
      frente_grosso.jpg
    • yoda
    • 10 abril 2015

     # 49

    Últimos avanços: paredes exteriores levantadas, parede do coberto automóvel, divisões na cave e RC.
      IMG_20150408_185848.jpg
    • yoda
    • 10 abril 2015

     # 50

    Boas,

    Gostava de saber a opinião dos caros foristas sobre o seguinte problema: tenho duas soluções para a janela frontal, já referida em posts anteriores, e que se verificou que o espaço disponível é exageradamente estreito.

    A) Uma solução, já indicada pelo LuisPereira, seria colocar uma cantoneira simples em alumínio para apoiar o vidro.
    Poderia levar vidro duplo? Ainda não sei.
    Está-se a ver com o vidraceiro, já que a solução apresentada pelo fornecedor de alumínios requer um perfil demasiado largo.
    Necessitaria de respiro na cobertura para ventilação do wc do 1º andar.

    vantagens:
    - alguma luz natural no hall e no wc do 1º andar;
    - fidelidade ao desenho original, criando um vinco claro que separa o volume branco à esquerda dos dois volumes à direita (fenólico em cima, painel de madeira em baixo);

    desvantagens:
    - não será possível ter a janela basculante no wc, pois isso requeria um perfil muito maior;
    - isto significa que necessitaria de um respiro na cobertura para ventilação do wc;
    - isolamento seria pior por causa do perfil simples de alumínio;
    - janela à esquerda com largura muito diferente da janela à direita, essa sim, basculante.


    B) Outra solução seria fechar com tijolo e capoto naquele sítio, mas continuando a fazer o vinco que separa verticalmente o volume de capoto dos volumes à direita.
    Esse vinco seria pintado a cinza, como se pode ver na imagem.
    No wc do 1º andar levaria uma clarabóia fixa, usando o espaço entre vigotas, idêntica às duas que já estão projetadas para o hall dos quartos.
    Necessitaria de um respiro na cobertura, para ventilação do wc.

    vantagens:
    - clarabóia no wc daria muito mais luz natural (e poderia tb integrar a luz artificial no seu interior, tal como será feito no hall dos quartos);
    - o vinco, enquanto função de separar volumes, acabava por funcionar melhor pois seria mais homogéneo, de fora a fora;
    - melhor isolamento ao nível da fachada, pois o capoto fechava aquela zona, inclusivé com os mesmos 6cm;

    desvantagens:
    - hall deixa de ter luz natural, embora convenha esclarecer que ainda recebe alguma luz da caixa de escadas e da própria sala, onde leva uma porta em vidro;
    - alguma perda térmica extra no wc, pela utilização da clarabóia;

    O que acham? Qual a solução que preferem?
    Cumprimentos,
    António
      Comparativo com janela vs sem janela frente.JPG
  6.  # 51

    Eu optaria pelo B)

    Mais simples e menos propício a problemas no futuro.

    Já agora falou em fenólico na parte superior, quanto vai pagar por preencher aquilo tudo a fenólico, quantos m² são?

    Tenho curiosidade porque eu numa quantidade que penso ser bem inferior a essa paguei um pequeno balurdio...
    • yoda
    • 12 abril 2015

     # 52

    Colocado por: Rodri12Eu optaria pelo B)

    Mais simples e menos propício a problemas no futuro.

    Já agora falou em fenólico na parte superior, quanto vai pagar por preencher aquilo tudo a fenólico, quantos m² são?

    Tenho curiosidade porque eu numa quantidade que penso ser bem inferior a essa paguei um pequeno balurdio...


    Obrigado pelo feedback.
    Tentei encontrar um fenólico que não perdesse (muita) cor com os anos e que não custasse 100€ ou mais por m2.

    Encontrei este da EPW, do qual conheço uma obra que tem esse mesmo fenólico há alguns anos e que não perdeu praticamente nada.
    Tentei saber preços junto do fabricante há cerca de 2 ou 3 anos e tenho ideia que era à volta de 60 e picos €/m2 já com mão de obra.
    Mas estou a falar de memória e já passou muito tempo.

    Cpts
    • yoda
    • 23 abril 2015

     # 53

    Boa tarde a todos,

    A construção avança a passos largos: as paredes interiores estão todas feitas, as claraboias foram abertas (entre vigotas), a cobertura foi regularizada, foram colocadas as telas de impermeabilização da cobertura e do coberto automóvel.
    Foi ainda decidido o layout base da cozinha e optamos por fechar a tal janela estreita na frente da casa.
    A grua será retirada em breve.

    Na próxima semana deverão começar os trabalhos de eletricista e picheleiro (abertura de roços).

    Confesso que estou surpreendido com a rapidez até agora. Só passaram três meses e meio!
    Dizem que nos acabamentos será mais lento, e até prefiro que assim seja, para podermos pensar um pouco mais nas opções que tomamos.

    António
    • yoda
    • 17 agosto 2015 editado

     # 54

    Boas,

    Três meses volvidos e a obra finalmente recomeça. Mesmo a tempo de mais uma interrupção para as férias.
    Foram abertos os roços de pichelaria e eletricidade.
    Entretanto iniciou-se a colocação do capoto.
      IMG_20150815_111649_med.jpg
  7.  # 55

    Capoto? Já? E as caixilharias?
  8.  # 56

    À velha moda tuga, primeiro capoto, depois caixilharia, depois enche-se os buracos com mastigue ou silicone. O que não deve ser feito.
    • yoda
    • 17 agosto 2015

     # 57

    Não conheço outra sequência de colocar capoto e caixilharia.
    Há outra forma/sequencia?
  9.  # 58

    Colocado por: yoda
    1. Há outra forma/sequencia?


    primeiro coloca-se a caixilharia, e depois o ETICS.
    as outras sequências devem estar erradas, e no forum qualquer topico sobre o assunto diz isso. não percebo como ainda se faz ao contrario.
    • yoda
    • 17 agosto 2015 editado

     # 59

    Colocado por: Mr. GustavoJasus! Que mau gosto! Isso é para viver dentro ?!!! (...)


    Gostos não se discutem, sempre ouvi dizer.
    Já a educação, nota-se bem (...)
    Concordam com este comentário: ram
    • yoda
    • 17 agosto 2015

     # 60

    Colocado por: valtores

    primeiro coloca-se a caixilharia, e depois o ETICS.
    as outras sequências devem estar erradas, e no forum qualquer topico sobre o assunto diz isso. não percebo como ainda se faz ao contrario.


    Agradeço o seu comentário.
    Não sou empreiteiro nem arquiteto, sou apenas dono da obra, mas vou me informar melhor sobre este assunto.
    Concordam com este comentário: valtores
 
0.0279 seg. NEW