Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Sempre tive termoacumuladores e nunca tive problemas de aumentos de pressão devido ao aquecimento, pois a pressão da água na minha herdade sempre foi muito pouca.
    Quando comprei uma casa nova, já tinha instalação de gás e esquentador, mas quem está habituado a termoacumulador muito dificilmente se contenta com um esquentador... Cheguei a comprar uma misturadora termoestática para eliminar as variações de temperatura nos banhos, mas mesmo assim não estava satisfeito com a temperatura máxima e caudal. Decidi então trocar por termoacumulador e finalmente tenho a água como eu quero, mas surgiram alguns problemas... Sempre que aquece água fico com a válvula de segurança a pingar, quando atinge a temperatura seleccionada os pingos param. Resolvi comprar uma válvula redutora de pressão (caleffi 533241) e deixei ficar a 3 bars, e funciona tudo bem até começar a aquecer a água e aumenta a pressão até aos 8 bars e começa novamente a pingar da válvula de segurança. Já li e percebi que é preciso de um vaso de expansão, a minha duvida é saber se um de 2 litros será suficiente para um termoacumulador de 80 litros?
    Infelizmente não tenho espaço para meter um vaso de maiores dimensões.
    Já agora, os vasos da caleffi vem com pré-carga com azoto, onde é que posso aumentar carga com azoto?

    Obrigado desde já pela ajuda que possam disponibilizar.
  2.  # 2

    a minha duvida é saber se um de 2 litros será suficiente para um termoacumulador de 80 litros?

    não, tem que ser no minimo um de 18 litros (isto a olhometro, não fiz os calculos)

    onde é que posso aumentar carga com azoto?

    porque raio é que precisa de aumentar a pressão de vaso de expansão?habitualmente é retirada pressão para ficar com 2\3 da pressão maxima de serviço.
  3.  # 3

    Talvez tenha percebido mal, mas se tenho a pressão a 3 bar não tenho de ter o vaso com uma pressão ligeiramente maior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r.v
  4.  # 4

    mas se tenho a pressão a 3 bar não tenho de ter o vaso com uma pressão ligeiramente maior?

    assim ele não estava lá a fazer nada,


    Colocado por: jorgealvespara ficar com 2\3 da pressão maxima de serviço
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  5.  # 5

    Ok, tinha uma ideia errada. Mas os cálculos que fez para chegar aos 18 litros foi usando as formulas para uma instalação de aquecimento, correcto? Pelo que vi, para instalações sanitárias o volume necessário é bastante inferior.
  6.  # 6

    Boa tarde,
    um de 12 serve....
  7.  # 7

    Colocado por: jmrgbfoi usando as formulas para uma instalação de aquecimento, correcto? Pelo que vi, para instalações sanitárias o volume necessário é bastante inferior.


    Colocado por: jorgealves(isto a olhometro, não fiz os calculos)

    o volume do vaso de expansão depende do volume de agua da instalação ou do acumulador sanitario e do diferencial de temperatura da mesma,
    • fsc
    • 20 março 2015

     # 8

    com água fria a 15 e água quente acumulada a 60
    pressão de entrada 3bar e valvula de segurança a 7
    volume de expansão é de 2,8 litros
  8.  # 9

    Pelo que li pela internet, um de 5 litros é suficiente. Vou ter de analisar isso com mais atenção e ver onde poderei instalar o vaso... Estou com um pequeno problema de espaço.
    • fsc
    • 20 março 2015

     # 10

    reduzindo a pressão de entrada para 1,5 bar e mantendo os restantes parâmetros constantes, o volume de expansão cai para 1,9 litros. nesse caso o vaso de 2 litros é suficiente.
    faça uma experiência com a redutora que tem instalada. reduza para 1,5bar e veja se dá um bom banho.
    se der bom resultado é importante certificar-se que a redutora fica na entrada da sua casa e não apenas na derivação para o termoacumulador.
    na derivação deve ter uma válvula de corte, válvula de retenção, válvula de segurança e o vaso de expansão antes de chegar ao termoacumulador.
  9.  # 11

    Obrigado fsc pelo conselho, mas infelizmente 1,5 bar é muito pouco. Não quero dizer que seja impossível de tomar banho, mas...
    A solução que arranjei foi a seguinte:
    - Comprei o vaso de expansão Caleffi 555705 (5 Litros)
    - Comprei uma válvula de segurança Caleffi 311570 (7 Bar)

    Instalei tudo no circuito da água quente debaixo do lava loiça, eu sei que não é o mais indicado, mas só naquele ponto tenho espaço para aplicar o vaso, e aproveitei meti uma válvula de segurança de 7 bar para se alguma coisa falhar a água ir para o esgoto, pois onde coloquei o termoacumulador não tenho esgotos e estava a escoar a água para um garrafão de 5 litros.

    Já testei e está tudo a funcionar correctamente. Poderia aplicar no circuito da água fria, mas para isso teria de deslocar a redutora de pressão para outro local.
  10.  # 12

    Boa noite a todos e bom ano já agora!

    Vou usar este tópico para colocar a minha questão que é a seguinte:

    A torneira de segurança (ou devo dizer válvula de segurança) que está junto ao vaso de expansão de AQS da minha caldeira está sempre a pingar (quando a caldeira está a trabalhar). Tem apenas 2 litros mas durante muito tempo funcionou. Pelo que tenho lido tanto pode estar furado como estar com falta de pressão. Já tentei meter ar mas aquilo faz uma grande pressão na bomba de ar. Existe algum procedimento mais correcto ou basta meter ar no vaso (neste caso até atingir 1,5 bar)?

    Obrigado.
      VasoExpAQS - Cópia.jpg
  11.  # 13

    Pressione o "pipo" do vaso de expansão com um bico de uma caneta por exemplo, e veja se sai água.
  12.  # 14

    Colocado por: C. LoboPressione o "pipo" do vaso de expansão com um bico de uma caneta por exemplo, e veja se sai água.


    Não saía água nem ar. Consegui meter algum ar mas não sei se estará na pressão certa. Agora carregando no pipo sai ar.

    Obrigado.
  13.  # 15

    Isso n é assim que se faz
  14.  # 16

    Colocado por: Sergio RodriguesIsso n é assim que se faz


    Então como é? Diga lá se faz favor!
  15.  # 17

    Fechou o abastecimento de agua fria á caldeira e deixou uma torneira da quente aberta enquanto colocou ar no vaso??? se não fez isto entao fez mal!
  16.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesFechou o abastecimento de agua fria á caldeira e deixou uma torneira da quente aberta enquanto colocou ar no vaso??? se não fez isto entao fez mal!


    Não fiz isso que diz! Faz todo o sentido.
    Obrigado.
  17.  # 19

    Boa tarde.

    Está feito! A pressão não estabilizava enquanto a bomba estava no pipo, por isso meti a pressão um pouco acima e quando estava próximo de 1,5 bar tirei a bomba. Não sei se o defeito é meu, da bomba que deixava sair o ar ou se é mesmo assim. Pelo menos agora não pinga!

    Obrigado pela a atenção.
  18.  # 20

    Boa noite
    Coloquei em casa um termoacumulador em casa de 300 Lts e por cima dele tenho um deposito em aço inox que ja tinha quando tinha um de 100 lts e gostava de saber se a torneira wue tem em cima desse deposito deve estar aberts ou fechada porque ja ouvi as 2 versoes...Tambem desde que montaram o novo deposito isto nunca funcionou bem ou seja tem dias que aquece a agua e os raduadires de aquecimento so passadas4 horas do figao a lenha estar ligado...Ultimamente os radiadores aquecem ao fim de 30 min mas no dia a seguir a agua para o banho esta pouco acima de morna...Hoje acendi o fogao as 17h30 e ja la vao 2h30 r os radiadores ainda estao frios...Cumps e obrigadoa
    .
 
0.0234 seg. NEW