Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Cá estou eu novamente

    Já escolhi as aparelhagens elétrica e para me darem cotações pediram-me os PN's e quantidades que pretendo de cada artigo.

    No entanto tenho várias duvidas:

    1) Qual a diferença de adquirir interruptor unipolares ou bipolares?

    2) Qual a relevância/cuidados de de interruptores de 16A face a 10A? É correcto pensar que mais é sempre melhor?

    3) Qual a diferença entre um interruptor e um comutador de escada (isto parece-me tudo o mesmo)?

    4) Qual é melhor Tomada - com alveolos protegidos ou nao? (ja agora, qual a diferença?)

    5) Devo colocar tomadas TV-FM 47-860Mhz ou de R-TV/SAT (vou ter ZON em casa)?

    6) Dentro das tomadas de TV, qualquer das anteriores, qual a diferença entre Série Intermédia ou série terminal?

    Grato desde ja a quem me possa ajudar total ou parcialmente :)
  2.  # 2

    Colocado por: nspinheiroQual a diferença entre um interruptor e um comutador de escada (isto parece-me tudo o mesmo)?

    Um comutador de escada funciona aos pares. Imagine que entra numa escada e acende a luz num interruptor (comutador) ao inicio e apaga noutro interruptor (comutador) no cimo da escada. Se fossem interruptores simples, tinha de descer a escada para apagar a luz. Com comutadores (liga-se mais um fio) apaga-se e acende-se em qualquer local

    Colocado por: nspinheiro4) Qual é melhor Tomada - com alveolos protegidos ou nao? (ja agora, qual a diferença?)

    As tomadas de alvéolos protegidos têm uma pequena tampa interior que quando não está nada ligado, fecha a entrada. Serve para evitar que as crianças enfiem lá algo metálico

    Colocado por: nspinheiroDentro das tomadas de TV, qualquer das anteriores, qual a diferença entre Série Intermédia ou série terminal?

    Uma tomada intermédia está no meio de um circuito, tem uma cabo de entrada e um cabo de saída. A tomada terminal é a última tomada de um circuito e que o "fecha". Se não a puser fica com o sinal cheio de chuva


    Colocado por: nspinheiroQual a relevância/cuidados de de interruptores de 16A face a 10A? É correcto pensar que mais é sempre melhor?

    Pode ser melhor, mas é mais caro e no projecto de electricidade, isso está definido

    No tópico das tabelas de preços têm lá várias empresas com preços
  3.  # 3

    Interruptores de 16A.. só se for para ligar desligar máquinas...
    10A, chegam e sobejam para circuitos de iluminação... é o caso? certo?
    Hoje em dia, não faz sentido não se instalar tomadas com alvéolos protegidos... é mais barato e mais simples que andar com os protectores de tomadas atrás.. por causa das criancinhas.. deveriam ser sempre obrigatórios.
  4.  # 4

    Muito obrigado pelas respostas.

    Relativamente as tabelas de preços eu ja tenho a tabela de PVP's da marca que quero, estou a escolher os PN's

    Relativamente aos comutadores, quer dizer que naqueles locais em que por exemplo tenho dois botões para a mesma luz, tenho de por um comutador, isto é, a sala tem 60m2, se puser um botao à entrada e outro noutra ponta tem de ser um comutador, certo?

    Relativamente à TV, fiquei com uma duvida... a casa é em U... no entanto a TV nao é como a eletricidade pois nao? nao vai um circuito para cada divisao da casa. ou vai?

    Relativamente à amperagem, sim, será tudo para iluminação... focos economizadores ou led's...
  5.  # 5

    quanto à TV... deve ter um Projecto ITED? certo?
    está lá como deve ser efectuado a ligação dos circuitos.

    PS: as instalações electricas e de telecomunicações.. têm que ser efectuadas por um electricista, inscrito na DGE e ANACOM... quem lhe vai passar o termo de responsabilidade no fim da obra, as instalações serão objecto de certificação no ITED e nas Inst. electricas.... cuide-se.
  6.  # 6

    Nao tenho projecto, é uma remodelação do meu apartamento que ja tem 26 anos
  7.  # 7

    Certo... então não se esqueça de passar cabo de terra, nas tomadas (pelo menos) e actualizar o quadro eléctrico. verificar se os condutores da rede de tomadas têm a secção de 2,5mm2, etc..etc...
  8.  # 8

    o quadro vai ser todo novo. nao mencionei a questão da terra ao electricista porque nem me passou pela cabeça ser de outra forma... mas vou referir isso.
  9.  # 9

    ... então afinal, sempre existe um electricista!!!!
  10.  # 10

    sim, nao disse que nao... so disse que nao tinha um projecto.

    Eu nao conheço o electricista, ha-de sa empresa que me irá fazer a empreitada.
  11.  # 11

    Fiquei ainda com uma duvida.. ponho tomadas de tv-fm ou R-TV Sat? E percebi o que seriam as Intermédias e as terminais, mas o que sao as de derivação unica?
 
0.0123 seg. NEW