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    • Skinkx
    • 31 janeiro 2017 editado

     # 41

    Eu acho que o isolamento é importante, quanto mais bem isolado, mais tempo se aguentam as temperaturas altas dentro do depósito. Não é por acaso que existem depósitos com perdas estáticas de 60 W e outros com 150 W - ao fim do dia, a diferença é bastante.

    Ainda assim, a própria capacidade do depósito é talvez mais importante.

    Se uma casa de 100 m2 tivesse realmente necessidades de 100 W/m2, teríamos necessidades caloríficas de 10000 Wh por cada hora.

    Ora, 10000 Wh corresponde a um depósito de 500 litros sofrer um abaixamento de temperatura de cerca de 17 ºC.

    Daqui parece-me que se pode concluir que é impossível trabalhar com inércias para habitações com esse grau de necessidades térmicas. Felizmente, já aqui o disse, andamos muito muito longe desses valores. Outra conclusão a tirar é que percebo cada vez mais porque é que os outros tipos falam em depósitos de inércia de 50 L/kW e talvez nem seja tanto por uma questão de segurança, mas também de "elasticidade" da instalação - pouca acumulação, pouca autonomia. isto para sistemas a lenha, com cargas manuais/ocasionais e que se pretende que assegurem as necessidades 24 sobre 24 horas.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  1.  # 42

    Anonimo06082021 - Posso dizer que com o tamanho da minha casa ou seja comprimentos dos tubos e numero de radiares o deposito ate podia ter 120mm ou 200mm que assim que os tubos de circulação e os radiadores começarem a consumir agua quente não existe temperatura que resista la dentro.
    PS - Não sou técnico nem vendedor apenas tenho e gosto de testar todos os limites dos meus equipamentos. e até me provarem o contrario sem ser em gráficos e números digo que é impossível os 400L chegarem.
    No mínimo para se ter uma boa autonomia aponto para uns 1000L no mínimo mas para isso na minha configuração já se tinha de alterar mais coisas tais como acrescentar mais tubos de vácuo.

    A pessoa que fez a instalação do meu deposito vez a configuração ideal entre deposito para um mínimo de tubos de vácuo. (que depois de um ajuste na electrónica chega e sobra para o verão).
  2.  # 43

    Bem depois de dois testes feitos com durações diferentes cheguei a concluir que não resulta.
    Mesmo com o termostato no máximo o deposito aquece até aos 80º mas só do meio para cima ou seja do termostato para cima todo resto fica na mesma temperatura que estiver antes de ligar.
  3.  # 44

    Colocado por: PaeanBem depois de dois testes feitos com durações diferentes cheguei a concluir que não resulta.
    Mesmo com o termostato no máximo o deposito aquece até aos 80º mas só do meio para cima ou seja do termostato para cima todo resto fica na mesma temperatura que estiver antes de ligar.
    certo e quando ligar o recuperador aquece mais rapidamente o restante diminuindo e muito o tempo de reacção.
  4.  # 45

    Colocado por: PaeanBoa tarde.
    Estou bastante satisfeito com o meu sistema, mas que a meu ver tem um problema.

    Com este sistema que tenho:
    - Recuperador a lenha ligado a um Deposito de inercia de 400L
    - AQC feito por radiadores ligado ao deposito (Cerca de 120 modulos)
    - AQS feito por (Verão (Maio - Outubro) - 20 Tubos de Vácuo, o deposito consegue chegar aos 60º Inverno (Outubro - Maio) Recuperador de Calor

    O problema que tenho é de Inverno e é ter que estar em casa para acender o recuperador.
    Ou seja chegando a casa em media por volta das 19H acendo logo o recuperador, este por sua vez demora uns 15 a 20 min ate chegar aos 71º e começar a mandar agua quente para o deposito.
    Até o deposito estar Quente na totalidade para mandar agua para os radiadores demora mais uns 30 a 50 min(conforme a temperatura do recuperador que no minino tem que estar nos 71º)

    Somando este tempo só por volta das 20H é que começo a aquecer a casa.

    Com esta solução que tenho o que aconselham para dar o arranque do aquecimento mais cedo?
    Tinha pensado em uma caldeira a pellets fraquinha para a poder arrancar por volta das 16-17 horas e ir aquecendo o deposito e a casa e depois quando estiver em casa acendo o recuperador e mantenho o aquecimento com lenha (Visto ter facilidade em adquirir lenha de borla ou quase)

    Agradeço sugestões opiniões


    Mas a grande vantagem dos tubos vacuo não é conseguirem aquecer a água também no Inverno? Pensava que no Inverno os tubos vacuo garantiam para ai 80-90% da temperatura da água e o restante ficava para o apoio.
  5.  # 46

    Colocado por: jo.san80-90% da temperatura da água e o restante ficava para o apoio.
    era bom era!!!
  6.  # 47

    Colocado por: Sergio Rodriguesera bom era!!!


    Será algo mais a rondar os 50% ou nem isso? E um painel plano 20-30%?
  7.  # 48

    Se estiver a falar de dias muito nublados ou de chuva que até é normal no inverno deve rondar os 0%
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 49

    Sem incidência solar não há aproveitamento solar, portanto vai depender muito do estado do tempo, a vantagem dos tubos de vácuo é que não têm praticamente perdas de calor pro ambiente
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 50

    O grafismo é mais rico, mas a simulação energética não difere assim tanto daquilo que se faz em termos de legislação/certificação energética.
 
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