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  1.  # 1

    Inauguro hoje mais um tópico

    Tenho uma carrinha mercedes do ano 2000, uma Classe E do ano 2000, motor 143CV CDI

    Os anos 15 anos têm passado relativamente bem, mas ja esta com a ficar com alguns problemas, e tudo indica que cada vez sejam mais

    Esta na altura de lançar entao este tópico sobre as duvidas mecanicas que afectam as viaturas desta marca

    Convido ainda para lançarem tópicos especificos sobre outras marcas , pois ficará uma grande salganhada se misturarmos todas as marcas num só tópico geral de mecãnica.

    Bem sei que isto é um forum de bricolagem e não de mecãnica, contudo muitos dos bricoleiros aqui são habilidosos e optam pelo DIY (faça você mesmo) na reparação das suas viaturas, por isso talvez estes tópicos não sejam despropositados :)

    Pessoalmente vou lançar este da Mercedes, da Honda e da Peugeot, pois sao as 3 viaturas do seio familiar

    Inauguro este da mercedes com um problema com que estou neste momento :


    Boas!

    Tenho uma mercedes Classe E 220CDI 143CV (ano 2000)

    Ha uns dias comecei a sentir um mau cheiro a oleo queimado em viagem

    Como ando sem a tampa plastica da cobertura do motor, bastou abrir o capot para saltar a vista que na zona da cabeça está um derramamento

    Primeiro pensei que fosse gasoleo, uma vez que esta na zona dos tubinhos do retorno

    Tirei estas fotos ontem antes de o lavar na agulheta da lavagem de alta pressao







    Entretando arranquei para lisboa, e 300KM depois parece-me que ainda esta mais borrado.
    Nitidamente parece-me oleo e não gasoleo

    Gostava da vossa opinião antes de me por a mexer.

    Isto são velas ou injectores ?

    Será só uma questão de aperto , ou terei que substituir algum o-ring ?

    Penso que ja li em tempos isto tratar-se de um problema comum, certo ?







  2.  # 2

    Junta da tampa de válvulas?
  3.  # 3

    então... mas os mercedes não duram uma vida... 15 anos não é nada!! :) ehhh, foi só para picar um bocadinho! :)
    • MDA
    • 2 abril 2015

     # 4

    Pelo que vejo são os injectores a precisar de levar anilhos novos.
    Isso é gasóleo, as vezes até parece alcatrão.
    Depois de levar os anilhos fica novo.
    Concordam com este comentário: 07, Filipe prado
  4.  # 5

    Só para acompanhar porque posso ser um futuro “mercedeiro”
  5.  # 6

    Colocado por: MDAPelo que vejo são os injectores a precisar de levar anilhos novos.
    Isso é gasóleo, as vezes até parece alcatrão.
    Depois de levar os anilhos fica novo.


    E que me sugere, mudo so do que esta precisar, ou mudo dos outros tambem ?

    E sera uma reparaçã facil de fazer em casa, ou existe algum cuidado especial nesta operaçao ?

    Obrigado
    • MDA
    • 2 abril 2015

     # 7

    Não sou mecânico.
    Acho melhor levar a um mecânico mesmo. Os anilhos é coisa barata. Normalmente se os injectores saírem bem é rápido e relativamente barato.
    Boa sorte.
  6.  # 8

    Será precisa alguma ferramenta especia l para sacar os injectores?
  7.  # 9

    Ou melhor, Várias questões :

    >Será algo que um bricoleiro expert como eu consiga fazer em casa ?

    >Necessita algum cuidado ou ferramenta especial ?

    >Troco apenas a anilha do que esta a verter ?

    >Ja que vou ter o injector fora, devo aproveitar para limpar de alguma forma ?

    >>Tenho que aplicar algo na rosca , por ex vedante, cola, etc ?

    >Tenho que apertar com uma chave normal ou dinamometrica ?

    >E preciso desligar a bateria ?

    Obrigado
  8.  # 10

    Eu cá acho que devia fazer isso no mecânico. Entre outras situações pode entrar ar para o circuito e ter que fazer o sangramento!
  9.  # 11

    Colocado por: André BarrosEu cá acho que devia fazer isso no mecânico. Entre outras situações pode entrar ar para o circuito e ter que fazer o sangramento!


    Explica la isso ... para que circuito ? Do gasoleo ?
  10.  # 12

    Sim!
    Pode existir retorno de ar para o circuito e sem sangrar nunca mais pega!
  11.  # 13

    Isso nao deveria ser o equivalente a desforrar o gasoleo numa inclinação ingreme, por ex ?

    Ja me aconteceu umas 3x estar na reserva, parar num local inclinado e depois ser um castigo para voltar a ferrar
    •  
      king25
    • 2 abril 2015 editado

     # 14

    Isso mais parece Oleo, deve ter a junta da tampa das valvulas a precisar de reforma.


    EDit: estive ver melhor, é capaz de não ter nada a ver com o que escrevi,
    por cima desse local está uma peça preta que trabalha com a respiração do motor
    e parece vir daí.
    O motor gasta Oleo?
  12.  # 15

    Colocado por: king25Isso mais parece Oleo, deve ter a junta da tampa das valvulas a precisar de reforma.


    EDit: estive ver melhor, é capaz de não ter nada a ver com o que escrevi,
    por cima desse local está uma peça preta que trabalha com a respiração do motor
    e parece vir daí.
    O motor gasta Oleo?


    Não costumava gastar

    Alias, nem nunca tenho precisado de acrescentar oleo entre as mudas a cada 20.000Kms
  13.  # 16

    também aponto para alguma fuga no respiro do motor. é aquela peça preta redonda logo por cima da zona da fuga (ao lado de onde se mete o óleo). tem um tubo preto a sair que deve ir ligar na admissão, ao pé do turbo.
    pode estar desapertada, ou ter estalado, ou alguma junta que se estragou....
    • MDA
    • 2 abril 2015

     # 17

    Deve trocar todos.
    Acho que para esses não é precisa nenhuma ferramenta especial mas deve sempre ser preciso um saca de massa.
    Pode tentar, mas pode acontecer que de para o torto, e depois acaba por gastar mais e avariar outras coisas.
    Sei que é bricoleiro ferranho, mas as vezes o ais sensato é ser um profissional responsavel a fazer. Até pode correr bem, mas se corre mal ...
    Desta vez veja como se faz e depois na proxima, faz voce. A peugeot vai preciar tambem um dia destes.
  14.  # 18

    Eu analisava esse condensador do respirador do motor. Pode ter entupido com o passar dos anos e a começar a enviar óleo condensado da respiração para o exterior. São três parafusos e é um processo mais simples de executar.
    • 07
    • 2 abril 2015

     # 19

    Isso é comum nesses motores, são os anilhos dos injectores.
    Convém mudar quanto antes, pois os injectores podem ficar colados e depois é muito complicado tirá-los.
    Se os injectores saírem bem é serviço para 15 min. E barato.
    Já aconteceu a um c220 cdi que tive e foi um mecânico amigo que fez o serviço sem me cobrar nada.
    Espero ter ajudado.
  15.  # 20

    Vou tentar eu mesmo :)

    Ja comprei a anilha de cobre + parafuso ... dois euros e tal na mercedes

    O injector tem que ser retirado com um saca, ou sai bem ?

    e como limpo isto ? Petroleo ?

    Obrigado !
 
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