Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde.
    Como novo membro deste fórum ,venho por este meio pedir conselhos e ajudas nesta minha substituição do telhado.
    O telhado so tem cerca de 20 por cento de inclinação na pendente maior que são 5 metros.Segundo me informaram para colocação de telha de cerâmica precisava no mínimo de 30 por cento.Eu estava a pensar colocar telha supra mais da margon, que acho que é a mais indicada para poucas inclinações.Mas não sei se evitara infiltrações.qual a melhor solução e se fosse possível,a visita de alguém para construir o telhado e dar orçamentos grátis.
    Obrigado
    • jafn
    • 25 abril 2015

     # 2

    Tem sempre a solução da sub-telha da Onduline, mais o respectivo isolamento
  2.  # 3

    Pode sempre considerar não substituir as placas de fibrocimento. Pode aplicar o "Foam Lok Roofing" um sistema em espuma projectada PUR, rigida, de alta densidade, completamente impermeável á água e com um rendimento térmico incomparável. Sobre a espuma é aplicado o revestimento acrilico "Termoflex" de cor branco que além de proteção tem uma excelente refletividade.

    Veja o exemplo:https://www.youtube.com/watch?v=es0TMm_3byU
  3.  # 4

    E se for sandwhich?
  4.  # 5

    Boa noite Clioll.
    Não queria por telha sanduich,visto que a casa esta a cerca de3800 metros do mar e ai cerca de 2km da ria que se formos a ver,tambem é agua salgada,e não sei ate que ponto isso é bom para a duração da mesma
  5.  # 6

    Colocado por: rui duarteClioll.
    Não queria por telha sanduich,visto que a casa esta a cerca de3800 metros do mar e ai cerca de 2km da ria que se formos a ver,tambem é agua salgada,e não sei ate que ponto isso é bom para a duração da mesma


    Se o sandwich for feito em chapa de alumínio não vai ter problema algum com a corrosão.
  6.  # 7

    Boa Tarde.
    Em relação a substituição do telhado com chapas de fibrocimento por telha cerâmica,recebi uma proposta,mas não sei se sera uma boa solução.Como a inclinação da pendente é so 20 por cento.Fazia uma estrutura em vara e ripado de cimento.E levava um isolamento de espuma de polietileno extrudido de 25Kg/m3,laminado de ambos os lados com folha de alumínio.
    Esta solução e a mais económica,visto que assim eu não precisava de levantar no pe direito para ter mais inclinação.O
    O imóvel tem a forma de um L.
    Tinha que partir duas empenas,e aumentar nas duas paredes cerca de 40 cm num comprimento total de cerca de 31 metros.
    Sera que com esta solução o telhado ficava impermeável para sempre? Ou essa manta dura pouco tempo? Eu quero colocar a telha da supra mais da margon para 40 anos.
    O vao não e para utilizar,podia mais tarde isolar a placa de teto por cima ou pelo interior.Isso agora não me preocupa.
    O espaço entre a laje e a telha deve servir para ventilar se eu pusesse umas grelhas de ventilação nas paredes opostas para circular o ar.Agradecia que me ajudassem,visto que mais cedo ou mais tarde vou ter que substituir o telhado e é com tempo que quero achar uma solução razoável em relação ao custo.
    Não sei se essa manta e a mais indicada ou há melhor .
    Obrigado.
    Obs: ainda não consegui por fotos .
  7.  # 8

    Boa noite.
    Um construtor deu a ideia de aplicar uma telha sanduich e aplicar por cima telha cerâmica .
    Sera que a telha fica com ventilação suficiente?
    E sera preciso isolar a placa de esteira?
    Obrigado.
    Espero por opiniões.
  8.  # 9

    Colocado por: rui duarteUm construtor deu a ideia de aplicar uma telha sanduich e aplicar por cima telha cerâmica .
    Sera que a telha fica com ventilação suficiente?
    E sera preciso isolar a placa de esteira?

    Esse seu empreiteiro só tem ideias... parvas... esqueça isso.
    TEM de isolar a laje de esteira.. cumpram o definido em projecto e deixem-se de invenções...
    Concordam com este comentário: An0nYmUs
  9.  # 10

    Boa tarde S. Pedro Barradas.
    O imóvel e um anexo que serve de habitação,eu vou mudar a cobertura por minha iniciativa,e como so e para substituir a telha não vou precisar de arquiteto.
    Não vou partir nem alterar a configuração.
    E so levantar a telha de fibrocimento que esta assente uma parte em estrutura de tubo retangular e outra parte em barrotes de madeira.A estrutura e pouca visto que as telhas são relativamente compridas e por isso so assentam praticamente em três apoios, no cume a meio e na ponta junto ao beiral.
    Como já disse anteriormente,estava a pensar por vigotas em cimento e telha cerâmica .O construtor disse-me que se utilizar a telha sanduiche e telha cerâmica por cima assente em ripado de pvc,ia levar menos vigas e mao de obra ,em relação se escolher so a telha cerâmica e usar uma tela de impermeabilização visto que assim leva mais vigotas e ripado em cimento,Ele diz que deve ficar ela por ela e que ficava mais bem servido .O senhor Pedro acha que se eu utilizar as vigotas e ripado de cimento e aplicar a tela por cima e aplicar a telha cerâmica junto a tela é melhor?
    Se puder ser assim deve ficar mais barato ,nem que eu tivesse que aplicar uma manta para impermeabilizar da melhor qualidade.
    Mas não sei qual?Se pudesse dizer-me agradecia.
    Mais tarde aplicava um isolamento sobre a laje de esteira.
    Eu não consigo por fotos aqui no Forum.
    Se me mandasse por mensagem privada o seu email,eu enviava lhe as fotos do telhado e vista do imóvel para ter uma ideia .
    Obrigado.
    OBS:Eu estava a pensar utilizar a telha supra mais da margon,e ao assentar ela não fura a tela?Apesar da telha ser bastante estanque Não vou arriscar aplicar a telha sem tela visto so ter 20 por cento de inclinação.
  10.  # 11

    Boa Tarde.
    JAFN se eu optar por meter vigotas de cimento e a subtelha onduline,como são apertadas as chapas ás vigas ou ao ripado de cimento.
    O isolamento punha depois sobre a laje de esteira.
    Obrigado.
    PS:será preciso utilizar na mesma telhas de ventilação.
  11.  # 12

    Não consegue colocar um esquema em corte, ou fotografias do telhado? Iria animar muito a discussão.
  12.  # 13

    Boa tarde.
    Não consigo ou não sei inserir fotos.
    Aceito ajuda.
    Obrigado
  13.  # 14

    Boa tarde.
    Parece que para o meu problema do telhado,vou optar por meter vigotas em betão e subtelha da onduline.
    O construtor disse-me que depois utilizava ripas metálicas aparafusadas com buchas as vigotas para apertar a subtelha.Nao sei se é uma boa solução.Outra solução mas não sei se será mais cara é utilizar na mesma as vigotas e aplicar por cima placas de obs para apertar as subtelhas.
    O isolamento eu aplico depois por cima da laje de esteira.O sotao não vai ser utilizado e praticamente duma so agua e na parte mais alta so tem no máximo 1 metro e 10 centímetros.
    Isolava por exemplo la de rocha.
    A minha duvida é se o obs não apodrece ou o sotao tem que ser ventilado.
    Como já referi anteriormente so tenho uma inclinação de 20%.por isso já esta decidido que vou utilizar a subtelha.
    Agradecia que me respondessem com alguma rapidez visto que estou a ponderar começar a remoção do telhado de fibrocimento.
    Já agora sobre a telha estava a pensar utilizar a telha da margon supra mais de 40 anos de garantia,ou existe outra semelhante com melhor vedação.
    Desde já agradeço.
    Muito obrigado..
  14.  # 15

    Colocado por: rui duarteBoa tarde.
    Parece que para o meu problema do telhado,vou optar por meter vigotas em betão e subtelha da onduline.
    O construtor disse-me que depois utilizava ripas metálicas aparafusadas com buchas as vigotas para apertar a subtelha.Nao sei se é uma boa solução.Outra solução mas não sei se será mais cara é utilizar na mesma as vigotas e aplicar por cima placas de obs para apertar as subtelhas.
    O isolamento eu aplico depois por cima da laje de esteira.O sotao não vai ser utilizado e praticamente duma so agua e na parte mais alta so tem no máximo 1 metro e 10 centímetros.
    Isolava por exemplo la de rocha.
    A minha duvida é se o obs não apodrece ou o sotao tem que ser ventilado.
    Como já referi anteriormente so tenho uma inclinação de 20%.por isso já esta decidido que vou utilizar a subtelha.
    Agradecia que me respondessem com alguma rapidez visto que estou a ponderar começar a remoção do telhado de fibrocimento.
    Já agora sobre a telha estava a pensar utilizar a telha da margon supra mais de 40 anos de garantia,ou existe outra semelhante com melhor vedação.
    Desde já agradeço.
    Muito obrigado..
  15.  # 16

    Já pôs o que disse a sub telha nas vigas de cimento e depois telha?
    Se sim diga como "agarrou" a subtelha ás vigas...
  16.  # 17

    Bom dia Zecalobo.Ja coloquei sim.A estrutura é feita com as vigotas e o ripado em cimento como se fosse para levar a telha diretamente.Depois é colocada a subtelha da onduline e por cima o perfil metálico.Depois é furado juntamente o perfil e a subtelha e no mesmo orifício leva um grampo em alumínio que é dobrado por baixo de cada tipado de cimento e apertado por cima com uma porca.Deve levar por baixo da porca uma anilha de borracha ou outro material para fazer melhor a vedação .No meu caso não puseram e nestes dias se calhar com este vento pingou-me agua no teto.Fui la ver e era em dois grampos que se infiltrava no telhado todo.Tem que estar uma pessoa por baixo do telhado a enfiar o grampo e a segura-lo ,e porcima outro a furar e a apertar a porca com anilha.Nao caia na asneira de não colocar as anilhas.Espero ter ajudado.se tiver mais alguma duvida ,pergunte.Cumprimentos.
    • JPJDLV
    • 24 dezembro 2019 editado

     # 18

    Colocado por: rui duarteBoa tarde.
    Parece que para o meu problema do telhado,vou optar por meter vigotas em betão e subtelha da onduline.
    O construtor disse-me que depois utilizava ripas metálicas aparafusadas com buchas as vigotas para apertar a subtelha.Nao sei se é uma boa solução.Outra solução mas não sei se será mais cara é utilizar na mesma as vigotas e aplicar por cima placas de obs para apertar as subtelhas.
    O isolamento eu aplico depois por cima da laje de esteira.O sotao não vai ser utilizado e praticamente duma so agua e na parte mais alta so tem no máximo 1 metro e 10 centímetros.
    Isolava por exemplo la de rocha.
    A minha duvida é se o obs não apodrece ou o sotao tem que ser ventilado.
    Como já referi anteriormente so tenho uma inclinação de 20%.por isso já esta decidido que vou utilizar a subtelha.
    Agradecia que me respondessem com alguma rapidez visto que estou a ponderar começar a remoção do telhado de fibrocimento.
    Já agora sobre a telha estava a pensar utilizar a telha da margon supra mais de 40 anos de garantia,ou existe outra semelhante com melhor vedação.
    Desde já agradeço.
    Muito obrigado..


    Já agora, qual é o verdadeiro problema do telhado? Por mera curiosidade, sendo que estou a acompanhar o tópico.
    É pela questão do material em si?
  17.  # 19

    bom dia jp.o meu telhado já esta feito.o problema era a utilização duma sub-camada devido a pouca inclinação.(20 por cento) Era uma roleta russa aplicar so a telha .Obrigado.
  18.  # 20

    Aproveito este tópico para pedir referências de fabricantes, ou marcas, de telhas de fibrocimento além dos que já "conheço", que são Fibrolite e Euronit. Alguém consegue ajudar? Obrigado.
 
0.0197 seg. NEW