Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Esta é a minha primeira discussão aqui no fórum já sendo "leitor" à uns 3 anos.
    Agora, o que me leva aqui a pedir o v/apoio e esclarecimentos.
    A 25 de Março fizemos a escritura de um andar moradia Novo sem nunca ter sido habitado. Foi vendido directamente empresa que mandou construir o empreendimento. Tratava-se de uma obra com cerca de 60 habitações (andares moradias Duplex c/garagem).
    O que acontece é que desde a escritura que constatamos alguns problemas.

    Primeiro, logo na 1ª noite que a habitámos, 27.03.2015:
    1. Uma das janelas não tinha a persiana completa, ou seja, tinha apenas 4 lâminas;
    2. Uma das paredes da sala apresentava bolhas e o rodapé com caruncho devido a uma infiltração exterior na fachada lateral.

    Estas situações foram comunicadas no dia 31.03.2015, no entanto, ainda não foram colocar as persianas uma vez que não têm as mesmas em stock (na construtora), das paredes repararam para "tapar os olhos" para se verificar se até ao inverno surgia de novo humidade porque alegavam que a parede já tinha sido reparada e não fazia sentido perderem mais tempo sem perceberem se a infiltração pelo exterior ficou resolvida ou não.

    Outra situação, bem mais grave a meu ver e mais urgente, no passado dia 06.05.2015 tive uma inundação na garagem. O que acontece é que a entrada para a minha garagem tem uma inclinação demasiado elevada (não se consegue entrar com nenhum carro na garagem de frente senão o pára choques parte ao bater no chão), tem umas grelhas de escoamento no final da descida antes do portão (grelhas com cerca de 7cm de largura) mas a água entrou na mesma, mas não de forma uniforme, ou seja, no centro do portão estava seco, entrou pelas pontas do portão e depois não saiu porque o pavimento da garagem está irregular, ou seja, algumas zonas está inclinada para o fim da garagem e noutras cria poças não havendo qualquer inclinação ou escoamento de águas para a grelha exterior. Segundo o Construtor, mal comuniquei o sucedido, questionou se as duas bombas de extração falharam e indicou que era normal que entrasse um pouco de água pelo portão. O que é certo é que foram verificar as bombas e as grelhas, dizem que estava tudo bem. À momentos recebi um email a indicar que as grelhas estavam bem colocadas e que não havia qualquer problema de construção. O pior, este fim de semana fiz um teste, despejei um balde com 5l de água a partir do meio da rampa e entrou água uns 40 cm depois do portão. Se acontece isto só com um balde, o que acontecerá no inverno?

    Na semana passada verifiquei que existe mais uma infiltração, desta vez na parede do lado da entrada da casa. Tenho o escritório cheio de bolor nos rodapés e a tinta da parede a descascar e a ganhar bolhas de ar.

    Não trabalho na área da construção cívil mas a meu entender, nada disto é normal e será mesmo problemas de construção (erros de projecto, de execução o que quer que seja).

    A Construtura / empresa que vendeu a moradia, está à este tempo todo por resolver as coisas. Só hoje foram verificar as ditas grelhas. Não sou advogado nem nada semelhante nem contacto com quem trabalhe nestas áreas. Necessito mesmo dos v/esclarecimentos para ver se estou errado ou não e para me "ajudarem" a indicar formas de como pressionar a construtora. Não comuniquei nada por carta registada para tentar resolver estas situações "a bem" uma vez que esta mesma construtora já tem processos em tribunal abertos por outros inquilinos do empreendimento e foi-nos mesmo indicado pela vendedora para tentarmos resolver o problema " a bem" caso contrário a construtora iria adiar, deixar ir para tribunal, tudo isto para adiarem o problema e para os lesados continuarem com os problemas.

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: jpereira89Não comuniquei nada por carta registada para tentar resolver estas situações "a bem" uma vez que esta mesma construtora já tem processos em tribunal abertos por outros inquilinos do empreendimento e foi-nos mesmo indicado pela vendedora para tentarmos resolver o problema " a bem" caso contrário a construtora iria adiar, deixar ir para tribunal, tudo isto para adiarem o problema e para os lesados continuarem com os problemas.

    se já são experientes sabem que existem prazos a cumprir e podem limitar-se a deixar andar,

    no seu interesse dev comunicar tudo por via escrita de preferência registado, e tem até 1 ano para intentar acção em tribunal caso não tenha resposta, passado ese prazo perde direito a reclamar sobre os defeitos apontados.
  3.  # 3

    Boa tarde,
    Ainda de volta deste assunto, foi aberta uma ação comum através do condomínio uma vez que em 44 fogos, pelo menos metade tem problemas de construção / avarias por má construção que ainda não tenho qualquer resposta sobre o mesmo.

    Preciso de ajuda dos mais experientes uma vez que na prática sei algumas coisas de construção cívil e tento aprender mas na teoria não.

    Da última vez que estiveram lá em casa para tentar resolver a infiltração de água em duas das divisões, a única coisa que fizeram foi retirar uma boa camada de gesso (cerca de 1cm) e de seguida aplicaram Proyal XXI e deixaram ficar para secar. Indicaram que não encontram nenhuma infiltração uma vez que o gesso que removeram mais próximo do tijolo estaria seco e então esta água seria da má tentativa de reparação. Que como não deixaram o gesso ou massas secar corretamente, humedeceu ficando a dar a entender no exterior que se trataria de uma infiltração.

    O que acontece é que 6 meses depois disso mais ninguém lá foi fazer nada e ficou sem ser lixado nem pintado. Numa das divisões deixei de ver a infiltração de água nessas zonas nestes últimos dias. Noutro local vejo ainda água.

    As minhas dúvidas uma vez que em tribunal pode demorar anos ou nem sequer temos sucesso:

    Outra situação. Na soleira da porta, o rasgo onde fica a água é mais fundo que os rasgos de escoamento para o exterior e com a chuva forte, a água enche o rasgo de "depósito" e não sai pelos rasgos para o exterior o que faz entrar água para dentro da habitação.

    1. O que acham das desculpas / resolução por parte dos funcionários da construtora acima?
    2. Onde aplicaram o Proyal XXI noto que é muito mais duro do que o restante gesso. É normal levar só o Proyal XXI ou por cima desse deve levar um gesso de acabamentos fino? Se sim, com que espessura mínima e máxima normalmente se aplica e qual a espessura mínima e máxima para o Proyal XXI?
    3. O Proyal XXI tem algum poder (nem que seja mínimo) de impermeabilização?
    4. Este comportamento é normal ou a soleira está mal aplicada / rasgos feitos inadequadamente?
    5. Com esta entrada de água, os rodapés e as paredes de gesso absorvem a água tendo no gesso água por vezes numa altura de 20cm. Como posso resolver isto de forma a que não passe água nem para os rodapés, nem para o gesso nem para o parquet?

    Obrigado.
 
0.0117 seg. NEW