Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Venho pedir ajuda para ligar um relé de estores para botões basculantes.
    Agradecia a vossa ajuda.
    Vou colocar uma foto do esquema de ligação.
    Obrigado
      1433356921780.jpg
  2.  # 2

    Não sei qual é a referencia do relé, mas convém ser aquele 26.08... mas esses relés não têm um funcionamento muito agradável... vai mesmo meter desses? A efapel e a legrand têm soluções melhores... para interruptores com 2 teclas em que intuitivamente tem tecla para subir e tecla para descer...

    Um relé desses com contacto invertidos, funciona por impulso, ou seja, como no esquema, alimenta com a fase o contacto 1 e 3 que chame-mos de entradas, para as saídas respetivamente 2 e 4 que vai ligar o subir e o descer do estore...
    Alimenta também a bobine do relé com a fase no A1.

    O interruptor do estore (só precisa ter um interruptor simples, de uma tecla) leva o Neutro ligado num terminal, e a saída liga a outra ponta da bobine do relé, no caso A2...

    Sempre que clicar no botão o relé vai alterar o estado... ou seja, sobe, pára, desce, pára, e assim sucessivamente....

    (Atenção!!! Não use o 26.04, porque esse comuta para um estado em que ativa o subir e o descer ao mesmo tempo e isso queima-lhe o motor do estore)

    Ou pode meramente usar um interruptor com encravamento em que carrega para subir ou para descer, ou para parar na posição neutra...
    Concordam com este comentário: Bragas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas
  3.  # 3

    Boa tarde

    Vi a sua resposta para a ligação de um relé finder 26.08 para centralização de estores efapel.

    Acontece o seguinte, é se me puder dar uma ajuda, era bem vinda...

    Estou a tentar fazer a ligação desse relé à um botão duplo basculante da efapel (21156).

    No entanto, do relé só consigo tirar 1 fio vindo do A2 (bobine do relé)

    Ou seja, no botão ligo de um lado o neutro, e de outro lado esse do A2, mas apenas uma tecla funciona tal como referiu anteriormente... Vê alguma forma de conseguir colocar as 2 teclas a funcionar? (1 só para subir e outra só para descer)? Com um shunt consegui colocar as 2 em funcionamento mas tanto sobem como descem...

    Não sei se consegui explicar bem a questão..
  4.  # 4

    Este relé não é para usar com botão duplo, é para usar com botão simples sem prisão, que o botão retorne ao estado off... Funciona por pulsos, você dá um pulso com o botão e ele desce o estore, da mais um pulso e ele pára de subir... Dá mais um pulso e ele fecha o estore, mais um pulso e ele pára de subir, se voltar a dar mais um pulso no botão a sequência volta a iniciar e volta a abrir e assim sucessivamente...

    Liga da seguinte forma:

    Fase vai ao 1,3 e A1 direto da rede
    Neutro vai ao interruptor e a saída do interruptor ao A2 do relé
    Fio de subir do estore liga no 2
    Fio de descer do estore liga no 4
    Neutro do estore liga no neutro da rede direto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas
  5.  # 5

    Desde já muito obrigado pela resposta.

    Mas isso seria possível com o relé da efapel por exemplo? Foram estes que me venderam como sendo os corretos...

    E mesmo que use outro mecanismo da efapel (tipo inversor de estore)? Mas pelo que me diz, é pelo que percebi, tudo se concentrará numa tecla...
  6.  # 6

    Sim o relé de estore da efapel funciona com o interruptor de 2 botões. Tem a vantagem de escolher logo se é para subir ou descer. E pode centralizar, e ter um comando que suba/desça todos os estores em casa...

    São é mais caros que estes possivelmente um bom bocado!

    Disponha :)
    Concordam com este comentário: Bragas
  7.  # 7

    Julgo que é este o relê que fala
      C515E8F3-9310-4E35-A70A-871DB015E7D8.png
  8.  # 8

    Exacto... Se não precisa de temporizações de abertura, para mim é a melhor coisa... Os meus funcionam muito bem, com teclas bonitas e fáceis de usar ao contrário dos de botão e visor... :/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas
  9.  # 9

    Pelo que vi nos esquemas da efapel, existem 2 formas de centralizar os estores. Ou esse esquema que publicou que usa as peças 21283 ou outro esquema que usa os botões basculantes 21156. Julgo que os reles da efapel serão diferentes em função do esquema escolhido...

    Já agora, alguém sabe quais as vantagens de um ou outro?
  10.  # 10

    Boa noite,

    Também gostaria de saber qual a diferença entre os relés 81512 e 81511 da Efapel.

    O que consegui perceber pelo catálogo, o relé 81512 tem proteção contra duas ordens em simultâneo, e portanto podemos utilizar botõe basculantes. E o relé 81511 não tem essa proteção, ficando essa proteção a cargo dos botões duplos de comutação de persiana 21283.

    Com o relé 81511 para subir/descer a totawlidade é necessário manter a tecla pressionada. No caso do relé 81512 basta um toque para subir/descer na totalidade? E mantendo premida o botão, ele desce/sobe até pararmos?

    O relé 81512 é temporizado e o 81511 não. O que significa?
  11.  # 11

    Sim, basicamente com o temporizado pode usar botões de pulso, basta um toque no botão e ele fica a subir/descer, até ao fim do estore ou até dar outro pulso e ele pára.
    O outro relé não temporizado não serve para grande coisa, vai usar com botões que não são de pulso se não tem de ficar lá a carregar que é uma seca, a única mais valia é que pode centralizar, e a "ordem" que der no comando central sobrepõe-se à local (interruptor ao pé do estore) e assim pode rapidamente fechar tudo ou abrir tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aerodolphin
      Screenshot_2020-06-14-12-54-12-611_com.google.android.apps.docs.jpg
  12.  # 12

    Obrigado pela informação.

    Estou a ver se consigo colocar os estores elétricos a funcionar com domótica. Julgo que com o relé 81512 se consegue controlar o estor com domótica através da entrada do geral. Darei ordem de subida/descida através de outros dois relés controlados pela domótica.
  13.  # 13

    Sim dá para fazer dessa forma e se a domotica falhar tem sempre o comando local...
  14.  # 14

    Exato. Penso que é a melhor solução.

    Na iluminação também tenho a domótica a controlar. Mas em caso de falha, o interruptor funciona sempre. Neste caso utilizei telerruptores.
  15.  # 15

    Eu acredito que esteja a tentar fazer uma solução para centralizar e controlar individualmente os estores, no entanto, utilizando knx, já consegue uma solução de relés para grupos de 8 estores por 208€ + iva. Depois pode colocar um interruptor já com medição de temperatura ambiente por 65€ ÷ iva para poder interligar com o posso radiante ou por 60€ sem medição de temperatura. Necessita ainda de uma fonte de alimentação que lhe custa 110+ iva.
    Ou seja, cada 8 estores, com iva custam-lhe 900€ já com os interruptores e medição de temperatura.
    A seguir tem um módulo de controlo de piso radiante que custa 214€+ iva por cada 8 zonas e faz o ponerlo do piso.
    Coloca um ecrã tactil com acesso por Internet para controlar tudo individualmente por mais 500€ + iva.
    Despesa total: 1773€
 
0.0187 seg. NEW