Iniciar sessão ou registar-se
    • DM
    • 18 junho 2015

     # 1

    Viva,

    pretendo reabilitar um soalho de madeira, apresenta ataque de bichos mas parece-me que ainda possui integridade estrtural (com o martelo parace ainda em condições). Nalguns locais apresenta problemas de humidade, que se pensa em substituir.
    De salientar que este pavimento possui caixa de ar visitável.

    Qual a melhor solução para acabar com o bicho e conservar o pavimento?

    Desde já Obrigado
  1.  # 2

    Três demãos de cuprinol incolor. Arranja por cerca de 20 euros o galão de 5 litros.

    Faça o tratamento antes do fim de Setembro. As larvas do caruncho mais comum saem da madeira por volta de Maio (são as larvas que fazem os buracos) e procedem à incubação em Outubro, ou seja, reentram na madeira.

    Há a questão de se saber se o ataque é derivado a esse tipo de caruncho ou a outro tipo de insecto como o caruncho gordo, formigas brancas, etc...

    Analise bem se vale mesmo a pena manter o soalho ou se não é preferível arrancar e aplicar novo. Arranja soalho de pinho em condições por 8 euros + IVA.
    • DM
    • 18 junho 2015

     # 3

    Obrigado, Agonçalves.

    E qual o rendimento do cuprinol?
    Tenho mesmo essa dúvida se valerá a pena manter este soalho, nem sabia que o preço era esse...
    Seguem três fotos dos pavimentos..
      Foto2.jpg
    • DM
    • 18 junho 2015 editado

     # 4

    Mais uma...onde é possivel ver o pó do caruncho. Nalgumas zonas o soalho tem de ser substituido mas na maioria acho que está bom, à martelda tem um som "cheio"...
      Foto1.jpg
    • DM
    • 18 junho 2015

     # 5

    Outra...por baixo do soalho na caixa de ar.
      Foto3.jpg
    • AMCP
    • 18 junho 2015

     # 6

    é impressão minha ou o chão na 1ª foto faz um lomba!!!
    • DM
    • 18 junho 2015

     # 7

    penso que seja impressão, por que o diz?... no canto esquerdo está mesmo podre, tem de ser substituido, talvez dê a idéia de estar mais baixo.!?!
    • DM
    • 18 junho 2015

     # 8

    Já vi o rendimento do cuprinol (6 a 16m2/litro/demão) mas não encontro um prçeo tão baixo de 20euros/5litros...

    O soalho apresenta algumas manchas pois tinha alcatifa por cima que nós arrancámos no fim de semana passado...
  2.  # 9

    Colocado por: DME qual o rendimento do cuprinol?


    Anda em cerca 5 m2/l (com três demãos).

    O preço varia de marca para marca.



    Colocado por: DMno canto esquerdo está mesmo podre,


    As fotos não mostram com detalhe a superficie da madeira mas isso parece ataque fúngico. DEve ter humidades nas paredes desse canto.

    REpare que para além do soalho tem de examinar as vigas de suporte, nomeadamente nas entregas.
    • DM
    • 18 junho 2015

     # 10

    Sim, entra água na cobertura nesse canto...

    Vêem-se furinhos e montinhos de pó à porta.
    O ataque de fungos refere-se ao tom escurecido nalguns sitios? Pois, tinha alcatifa por cima... Há alguma forma de acabar com os fungos?

    O vigamento parece estar em condições, andei lá em baixo a martelar e reparei nas entregas, vou é substituir os prumos por montantes em blocos de betão ou assim, já estão algo podres e à compressão...
  3.  # 11

    Colocado por: DMSim, entra água na cobertura nesse canto...



    ...... TEm de começar por resolver isso.



    Colocado por: DMVêem-se furinhos e montinhos de pó à porta.


    Isso é caruncho. As formigas brancas comem literalmente a madeira, enquanto que o caruncho normal apenas incuba na madeira os ovos das larvas que, quando saem, fazem os furos e deixam o pó. Esse pó que aí vê terá sido deixado há coisa de mais ou menos um mês, aquando da saída das novas larvas.

    Colocado por: DMO ataque de fungos refere-se ao tom escurecido nalguns sitios? Pois, tinha alcatifa por cima... Há alguma forma de acabar com os fungos?

    Se forem fungos húmidos tem de acabar a fonte de humidade e aplicar um fungicida como o cuprinol. Se forem fungos secos tem de atacar bem com o cuprinol.

    Em minha casa, numa ala subterrânea muito húmida pela formação de condensações nas paredes, mudei o soalho de pinho. Para evitar problemas apliquei barrotes de suporte tratados em autoclave classe 4. No novo soalho apliquei-lhe cuprinol em todas as faces. Além disso, na face virada por baixo apliquei duas demãos de esmalte sintéctico diluído. Na parte de cima levou também verniz. Assim, a madeira fica completamente isolada e não ganha fungos.


    Colocado por: DMjá estão algo podres e à compressão...


    Isso não é bom sinal... Em principio esses prumos não seriam necessários. A não ser que o vão seja grande e as vigas não tenham a secção adequada, não seriam necessários. Podem já ter sido colocados por problemas de resistência das vigas.
    • DM
    • 19 junho 2015

     # 12

    Isso não é bom sinal... Em principio esses prumos não seriam necessários. A não ser que o vão seja grande e as vigas não tenham a secção adequada, não seriam necessários. Podem já ter sido colocados por problemas de resistência das vigas.


    Bem observado, não tinha pensado nisso mas não me parece isso.
    O vão é de 2.9m. O que está em primeiro plano a viga sustenta tambem uma parede...mas eles são realmente fraquinhos, as vigas parecem-me em bom estado...vou substitui-los sempre tenho ali outro suporte...
    • DM
    • 19 junho 2015

     # 13

    Já agora e vendo que percebe de madeiras, nesta mesma casa tenho um telhado para reabilitar, a telha vai ser toda substituida mas o vigamento em madeira tenho ainda algumas dúvidas, se bem que alguns estão empenados e um ou outro têm problemas de humidade...

    Ando a fazer o orçamento e ainda não encontrei preços, dimensões normalizadas, tratamentos e para vigas de madeira.
    Qual o tipo mais comum para este tipo de obra, casquinha? Onde encontrar isso? Isto é no alentejo, qual a dificuldade em usar madeira classificada, em termos de resistência? Ou nestes casos é o "que se costuma usar"...?
      IMG_5516.JPG
    • DM
    • 19 junho 2015

     # 14

    O canto das infiltrações para o piso inferior...
      IMG_5520.JPG
  4.  # 15

    Colocado por: DMO vão é de 2.9m. O que está em primeiro plano a viga sustenta tambem uma parede...mas eles são realmente fraquinhos, as vigas parecem-me em bom estado...vou substitui-los sempre tenho ali outro suporte..



    Pode substituí-los também por outros em madeira. Por cimento não recomendo. Algo em madeira com uma secção de 7x10. Se forem em casquinha não vale a pena aplicar o cuprinol porque essa madeira não o vai absorver. Mas pode e deve isolar a madeira com esmalte ou verniz ou o que tenha à mão.


    Claro que há os puristas que dirão para remover soalho e vigamentos e aplicar vigotas pré-esforçadas e tijoleira. É uma entre muitas soluções.
    • DM
    • 19 junho 2015

     # 16

    O arranque...
      IMG_5521.JPG
    • DM
    • 19 junho 2015

     # 17

    Vigamento...pretendo retirar as ripas e colocar revestimento tipo sandwich ou similar...
      IMG_5522.JPG
    • DM
    • 19 junho 2015

     # 18

    Claro que há os puristas que dirão para remover soalho e vigamentos e aplicar vigotas pré-esforçadas e tijoleira. É uma entre muitas soluções.


    Tambem me lembrei disto mas achei que o soalho não está assim tão mau, tinha a alcatifa que impedia a observação...e já agora se for para substituir vai por soalho tambem, não achei o preço caro...

    Obrigado pelos seus comentários
  5.  # 19

    Isto de ser ver por fotos é muito difícil. Além disso, o meu conhecimento por madeiras é algo limitado. Não sou profissional da área. É melhor outro especialista o aconselhar sobre o telhado.

    O que lhe posso dizer é que já vi estruturas de telhados em madeira de casquinha branca e vermelha, pinho nacional, lameladas, carvalho, castanho, riga, ...

    Também o pode fazer com vigas leves de aço galvanizado.
    • DM
    • 19 junho 2015

     # 20

    Em aço galvanizado tambem é uma boa hipotese mas queria manter o efeito do vigamento em madeira...de qualquer forma vou contabilizar ou a substituição completa ou o tratamento do existente com substituição de algumas, e vou proceder de igual forma com o soalho. Isto para me precaver aquando dos orçamentos...e opiniões.

    mas consegue-me arranjar preços ou fornecedores?

    Obrigado
 
0.0206 seg. NEW