Iniciar sessão ou registar-se
    • tyui
    • 26 junho 2015

     # 1

    Olá amigos boa noite

    um familiar meu tem um furo que abastece a habitação onde vive; contudo quando a água da rede pública era tutelada pela Câmara Municipal e o preço era simbólico, esse meu familiar mesmo não gastando água, pagava sempre o que lhe era devido.

    Acontece que agora o abastecimento de água passou para a empresa "Águas do Noroeste" e os preços subiram em flecha!! mesmo não gastando água e o contador marcando 0m3, cobram mensalmente 1,39€ por "Serviços Prestados"(ver fatura em anexo)

    como no local não há saneamento pagava também aquilo que era devido pela Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.

    Acontece que com o aumento brutal do preço da água, e tendo que pagar mesmo sem gastar 1 gota os tais "Serviços Prestados", o meu familiar não pode dar baixa do contador pois não precisa da água da rede pública para nada?

    Obrigado desde já e um abraço a todos.
  1.  # 2

    Colocado por: tyuio meu familiar não pode dar baixa do contador pois não precisa da água da rede pública para nada?


    pode
    Concordam com este comentário: joalage, Caravelle
  2.  # 3

    Claro que sim, porque não?
  3.  # 4

    Colocado por: joalageClaro que sim, porque não?


    pode neste caso concreto! porque nao é assim tao linear, como se julga!

    em caso de haver saneamento e voce esteja ligado ao mesmo, experimente cancelar o contador para ver o que lhe fazem ao saneamento!

    posso apenas falar pela autarquia de Setubal.... em que casas sem contador andaram a tamponar os esgotos dessas casas!
  4.  # 5

    E se for questionado pelas autoridades,tem de mostrar as análises da água,que mesmo seu,não pode consumir sem as mesmas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aztino
  5.  # 6

    Vale a pena arranjar chatices por causa de 1,39€ mensais????
  6.  # 7

    Pois bem então o que dizer aqui, em Lisboa, em que eu só por ter a água ligada num imóvel que felizmente agora já o tenho arrendado, a gastar 0 litros por mês, repito zero litros, nunca paguei menos de 20/21 euros por Mês de factura.


    E quando a água for totalmente privatizada ainda ainda vai subir mais, muito mais, roubartaxar assim legalmente o povo é fácil, mais fácil só mesmo na gasolina e nas margens brutais que despudoradamente nestes ultimos meses tem havido neste ramo.
  7.  # 8

    Tenho furo com 70m, não tenho água da rede ligada, sei que é incorreto, mas perante o tamanho de tantas incorreções, confesso que também me apetece "pecar". Mando analisar a água uma vez por ano, tudo dentro dos parâmetros legais.
  8.  # 9

    Na minha cidade a agua já e privada ha mais de 10 anos,e melhorou imenso o serviço..dantes havia uma carrinha velha da Camara e agora teem montes de gente,menos roturas,e numa casa de 4 pessoas,ke tomam banho ;) ,gasto,ja com as taxas todas 20/22 mes
  9.  # 10

    Não é tão linear assim.

    Eu para ter licença de habitabilidade fui obrigado a ter ligação á rede de água publica, mesmo tendo furo e não tendo saneamento.

    Pior, obrigaram-me a ter a rede do poço completamente separada da rede publica, nem valvulas anti-retorno foram permitidas.

    Resultado... tenho rede publica a ligar uma torneira, para mostrar aos fiscais da empresa de águas que tinha agua da rede, nao tenho esgotos publicos, tenho uma fossa e pago contador de água!
  10.  # 11

    Colocado por: LuisPereiraNão é tão linear assim.

    Eu para ter licença de habitabilidade fui obrigado a ter ligação á rede de água publica, mesmo tendo furo e não tendo saneamento.

    Pior, obrigaram-me a ter a rede do poço completamente separada da rede publica, nem valvulas anti-retorno foram permitidas.

    Resultado... tenho rede publica a ligar uma torneira, para mostrar aos fiscais da empresa de águas que tinha agua da rede, nao tenho esgotos publicos, tenho uma fossa e pago contador de água!


    Mas eu concordo que as redes nao se misturem! imagine que por qualquer motivo, existe contaminação da agua da rede com a agua do seu poço? de quem é a responsabilidade? tem que haver maneiras de controlar as coisas, senao tambem é uma balburdia...
  11.  # 12

    mas tambem temos ke aceitar ke numa emergencia..um By pass...
  12.  # 13

    Sei de um caso a uns valentes anos

    Que a agua do furo esteve vários meses abastecer a rede publica tendo o contador chegado perto de Zero ....
  13.  # 14

    Colocado por: loverscoutMas eu concordo que as redes nao se misturem! imagine que por qualquer motivo, existe contaminação da agua da rede com a agua do seu poço? de quem é a responsabilidade? tem que haver maneiras de controlar as coisas, senao tambem é uma balburdia...
    tem peças proprias para isso!!!
  14.  # 15

    Colocado por: rcosta77Vale a pena arranjar chatices por causa de 1,39€ mensais????


    quais 1.39 mensais??? eu tenho um contador numa casa sem uso e pago 20 euros por mes,taxa de saneamento,taxa da agua e não sei mais o que!!!
  15.  # 16

    Eu também concordo que nao se devam misturar, mas há valvulas que impedem isso.
    No meu concelho enquanto era a Camara a gerir a água só se ligava á rede de abastecimento de água quem quizesse.

    A partir do momento que passou para mãos de privados a camara fez questão e passar a obrigar todas as novas habitações com abastecimento de rede a se ligarem a elas.

    Para isso colocou a empresa privada a fiscalizar e só depois da empresa privada receber o dinheiro da ligação e ter um contrato de abastecimento na mão é que a camara passa a licença de habitabilidade.

    Preocupados com a saude publica? E que tal fazerem saneamento?
  16.  # 17

    Colocado por: tyui

    Acontece que agora o abastecimento de água passou para a empresa "Águas do Noroeste" e os preços subiram em flecha!! mesmo não gastando água e o contador marcando 0m3, cobram mensalmente 1,39€ por "Serviços Prestados"(ver fatura em anexo)


    É o valor que o tyui referiu no tópico inicial.
  17.  # 18

    Colocado por: LuisPereiraEu também concordo que nao se devam misturar, mas há valvulas que impedem isso.
    No meu concelho enquanto era a Camara a gerir a água só se ligava á rede de abastecimento de água quem quizesse.

    A partir do momento que passou para mãos de privados a camara fez questão e passar a obrigar todas as novas habitações com abastecimento de rede a se ligarem a elas.

    Para isso colocou a empresa privada a fiscalizar e só depois da empresa privada receber o dinheiro da ligação e ter um contrato de abastecimento na mão é que a camara passa a licença de habitabilidade.

    Preocupados com a saude publica? E que tal fazerem saneamento?



    eu tou a falar mas na casa do meu pai tambem tinhamos a mesma situação, furo ligado á rede da casa, torneiras de segurança valvulas anti retorno bla bla bla bla.... um dia tambem recebemos uma visita dos senhores das aguas! a multa era qualquer coisa de outro mundo, felizmente tudo muito bem conversado, feitas as modificações necessarias, o furo deixou de estar ligado á rede principal....la fecharam os olhos e a coisa ficou por ali!

    Mas tenho que confessar que efectivamente tambem nao concordo que aguas de furos ou poços possam ter ligação á rede! independentemente se tem valvulas anti retorno. se tem torneiras de segurança etc etc etc!
  18.  # 19

    e quando se paga o saneamento basico e nem o temos? ahhh, em sintra acontece isso muito!
  19.  # 20

    Isto é de facto uma questão muito relevante... Se tivesse furo com água utilizável para banhos, mandava cortar tudo... Esses 1.39€ são um valor mínimo mas a nível nacional dá muito dinheiro sem prestarem qualquer serviço em troca...

    Há que meter essa gente em linha porque a água está a ficar caríssima!!!
    Concordam com este comentário: zeto, master_chief
 
0.0183 seg. NEW