Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    2970713
    Desculpe a repetição mas pensei que o comentário #19 n tivesse saído :)
  2.  # 22

    De qualquer das formas, se pretendermos a opção de pronto pagamento (temos de pagar em adiantado), vamos pagar o referente ao equipamento escolhido.
    Como as 3 opções têm preços diferenciados, já não sei como se processará...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  3.  # 23

    2970713
    O que será instalado será o que o sr. pagou. Caso haja a tal ruptura de stock com certeza que será informado e poderá até desistir e ser reembolsado. Essa cláusula de desistência e reembolso faz parte do contrato. Assinei ontem a papelada toda e um dos documentos era esse (Documento de Revogação).
  4.  # 24

    Bom dia,

    A minha duvida é a seguinte, vou iniciar a construção de uma vivenda, 2 pisos, 165m2, bastante sol.

    Queria instalar um sistema AQS energia solar, mas com tanto por onde escolher fico com duvidas em qual o melhor sistema.

    Para 3 pessoas +-, qual o sistema indicado? e qual o sistema de apoio? (electicidade? gas?), não estava a pensar colocar gas em casa, mas terei que fazer a instalação na mesma? E já que tenho que fazer essa instalação compensa colocar o gas tb como sistema de apoio ao AQS?

    Desde já agradeço a ajuda

    Cumprs
  5.  # 25

    gfrmartins

    Infelizmente não lhe sei responder às suas questões dado o seu lado técnico. Tenho casa feita já com uma caldeira a gas instalada que vai servir de apoio.
    Qto à capacidade, tanto quanto sei num agregado familiar um acumulador de 200L serve visto o consumo médio por pessoa ser de 50 litros/dia.
    É o meu caso. Mas como costumo ter sempre gente em casa aos fins de semana (5/6 pessoas) vou optar pelo sistema de 300L.
    Se está a construir, se calhar o sistema de Circulação Forçada é bem pensado. Sei que é mais eficaz que o sistema de Termossifão mas também é mais caro.
  6.  # 26

    Sim seria um Sistema de Circulação Forçada.

    O pior é o sistema de apoio que devo utilizar para o caso da energia solar não ser suficiente
  7.  # 27

    gfrmartins;

    Em tempos fizeram-me um orçamento para um sistema forçado e falaram-me numa bomba de calor como apoio.
    Disseram-me na altura que os gastos mensais que poderia ter com a bomba seriam de 7 a 10 euros (na conta da luz).
    Não sei se será assim ou não. O orçamento que me deram foi tão caro que nem sequer pensei mais nesse assunto, eheheh.
    Antes tinha pensado numa caldeira a gasoleo para tb dar para o aquecimento central. Mas depois pus-me a fazer contas e colocando os paineis vou poupar cerca de 400 euros por ano em gas (Botijas de 45 Kg a +- 80,00 cada).
    Qto ao aquecimento central, ponho 2 bons equipamentos de ar condicionado nos quartos e quando for necessário ligo-os. Com certeza que não vou gastar balurdios de luz por causa disso. Assim, tb n tenho a despesa de ter que encher o deposito com 700 litros de gasoleo.
  8.  # 28

    ccarvalho,

    A minha ideia é a seguinte:

    - AQS circulação forçada a energia Solar
    - Em relação ao aqu3ecimento, e como é uma vivenda a construir e em que vou ter alguns cuidados com o isolamento, e a zona do pais também não é das mais frias(nem das mais quentes :)) iria colocar acumulades de calor em algumas divisões

    - Também ja me falaram em por piso radiante, mas penso que é uma solução que iria ficar mais dispendiosa em termo de electicidade, convêm referir que não sou uma pesso muito friorenta, para mim divisões com 18º/20º constantes é bom.

    Agora gás é que eu não estou mesmo interessado em por, iria utilizar vitroceramica tb.

    O meu receio é que a conta da Luz venha por ai acima.

    Cumprs
  9.  # 29

    O apoio, no meu ponto de vista, será muito residual.
    Sei que um sistema de circulação forçada de 300ltrs é mais que suficiente para 3 pessoas de Março a Novembro.
    Digo isto, porque sei de um sistema que esta configurado assim e não deixa os habitantes "na mão".
    Em meados de Novembro até Março, o apoio usado é um esquentador que não chega a gastar um botija das pequenas.

    Eu continuo a pensar que queremos sempre mais do que aquilo que efectivamente precisamos.
  10.  # 30

    Sr Gfrmartins

    Se está a iniciar agora a construção de vivenda, tenha em atenção o Projecto de Comportamento Térmico.
    O DL 80/2006 define a obrigatoriedade de instalação de colectores solares, e atenção que terá de instalar 1 m2 de colector por cada habitante. ou seja: moradia T2 = 3 habitantes = 3 m2 de painel; Moradia T3 = 4 m2 de painel. etc
    Quando a casa estiver terminada, será necessário elaborar o Certificado Energético para a mesma, e se os painéis (e toda a construção) não cumprirem o regulamento e o projecto RCCTE, será dificil alguem lhe emitir um certificado energético. atenção que estes aspectos são muito importantes, assim como os equipamentos auxiliares de produção de AQS, os equipamentos de aquecimento / arrefecimento, as espessuras de isolamento. Aconselho a tirar muitas fotos da constução, para no final da mesma quando for necessário certificá-la energeticamente, tenha todos os comprovaticos da construção que foi feita.
    Cumprimentos
  11.  # 31

    Caros membros,

    No meu caso estou a habitar numa moradia nova, construída de raiz. Optei para AQS por uma bomba de calor da Dimplex, mas o modelo com serpentina interna, para poder acolpar mais tarde paineis solares. Será que posso aderir a este programa, não comprando o acumulador, pois isso já tenho na bomba de calor (300L), e instalação de tubos de cobre até à cobertura plana. Ou seja pretendia apenas os paineis e todos os outros acesso´reios menos o acumulador.
    Alguém me pode informar, ou dar contacto de quem saiba?

    Obrigado

    Tigra
  12.  # 32

    Colocado por: tigra.civicCaros membros,

    No meu caso estou a habitar numa moradia nova, construída de raiz. Optei para AQS por uma bomba de calor da Dimplex, mas o modelo com serpentina interna, para poder acolpar mais tarde paineis solares. Será que posso aderir a este programa, não comprando o acumulador, pois isso já tenho na bomba de calor (300L), e instalação de tubos de cobre até à cobertura plana. Ou seja pretendia apenas os paineis e todos os outros acesso´reios menos o acumulador.
    Alguém me pode informar, ou dar contacto de quem saiba?


    Pode optar por um sistema de termossifão
  13.  # 33

    Optando por este sistema pode interligá-lo com o cilindro que já possui aumentando assim a capacidade de água quente. Pode optar por aproveitar os beneficios
    anunciados pelo governo ou por outras entidades ou marcas que entraram na "guerra" por conta propria dando os mesmos beneficios que o governo não necessitando de ir ao banco,trata tudo com o instalador.
    • ns03
    • 19 abril 2009

     # 34

    Alguém já recorreu a Vulcano? Recomendam os paineis solares de circulação forçada?

    Obrigado,
    • Linus
    • 19 abril 2009 editado

     # 35

    Colocado por: ccarvalhoSe está a construir, se calhar o sistema de Circulação Forçada é bem pensado. Sei que é mais eficaz que o sistema de Termossifão mas também é mais caro.

    Tem a certeza do que diz? Em que se baseia?
    Sempre ouvi dizer que o sistema de termosifão consegue ganhos maiores... e não precisa de electricidade para funcionar (embora não seja deveras significante o consumo na circulação forçada).
    Só a titulo de curiosidade, eu até vou optar pela circulação forçada... mas é mais pela questão estética :) ficava com um pequeno monstro no telhado...

    Cumps
    • nj05
    • 19 abril 2009

     # 36

    Questões estéticas à parte, também tenho algumas dúvidas acerca da diferença real de eficiência entre o termosifão e circulação forçada. Pelo que tenho lido, a CF é efectivamente mais eficiente devido essencialmente aos seguintes factores:

    - A diferença de eficiência nota-se especialmente nos períodos de pouco sol, o que gera menores temperaturas no colector e reduz muito significativamente a convecção natural do termosifão e portanto a transferência de calor para a água a aquecer. Na CF este factor não é tão crítico devido à existência da bomba que promove a circulação do líquido entre o painel e a serpentina do tanque.

    - O tanque de acumulação fica mais protegido no interior do edifício, tendo portanto menos perdas energéticas para o exterior. O tanque do termosifão fica sempre muito mais exposto ao frio e vento.

    - O tanque do termosifão é horizontal, o que leva a uma pequena estratificação de temperaturas da água no seu interior (a temperatura é mais uniforme em todo o tanque). Na CF o tanque é vertical e estreito o que permite uma boa estratificação no seu interior. Desta forma permitirá extraír água para consumo a um temperatura um pouco mais alta pelo menos durante algum tempo.

    Julgo que em períodos de bom sol, qualquer dos sistemas funciona bem e será perfeitamente suficiente desde que bem dimensionado. O CF deverá ter algumas vantagens especialmente em períodos de menos sol. Como refiro, estas opiniões não são minhas mas sim de várias entidades nomeadamente fabricantes, instaladores, e especialmente da SPES - Sociedade Portuguesa de Energia Solar.

    Pessoalmente também estou um pouco dividido entre os dois sistemas, mas em princípio deverei avançar com um sistema CF.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  14.  # 37

    quando fui a uma feira de energias renováveis, falei com vários vendedores de painéis solares e todos aconselharam-me a por circulação forçada, por vários factores, estéticamente e melhor aproveitamento do sol, mas são vendedores. Será que alguém já optou por colocar este sistema da marca vulcano?
    Se alguem já colocou ou tenha boas referências de alguém conhecido, pode dar aqui a sua opinião.
  15.  # 38

    eu estou a pensar meter este . : GASOKOL PRO 300
    caracteristicas:
    2 colectores
    1 kit completo de ligação do colector
    1 separador de ar com isolamento
    1 acumulador sanitário skymantel 300 L
    1 tê p/sonda temperatura do acumulador
    1 controlador solar Gasokol 21
    1 grupo hidraulico flowstar s1
    1 vaso de expansão solar 18l
    1 kit ligação ao vaso de expanção
    1 fluido solar corrostar 10l
    1 fixação de telhado ou terraço 35º
    serviço chave na mão e garantia de manutenção por 4870€
    com desconto imediato de 1641€ mais benificio fiscal até 796€
    estará este orçamento dentro dos preços praticados no geral ?
    descontos feitos fica a volta de 2450€
    cumprimentos
  16.  # 39

    será que ninguém vai meter este tipo de painéis?
  17.  # 40

    Colocado por: Linus
    Colocado por: ccarvalhoSe está a construir, se calhar o sistema de Circulação Forçada é bem pensado. Sei que é mais eficaz que o sistema de Termossifão mas também é mais caro.

    Tem a certeza do que diz? Em que se baseia?
    Sempre ouvi dizer que o sistema de termosifão consegue ganhos maiores... e não precisa de electricidade para funcionar (embora não seja deveras significante o consumo na circulação forçada).


    A resposta do amigo nj05 está correctissima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
 
0.0265 seg. NEW