Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: ccarvalhoAzeteka;

    Obrigado pela dica.
    No entanto, o meu gas é de botija (45k).
    Em vez dos 150 euros/ano que me deu a simulação vou poupar entre 400/500 euros.
    É obra!


    De nada...
    Ora ai está um bom exemplo...ainda bem q deu jeito!!
    Abraço
  2.  # 62

    Colocado por: lbvpa compensação é correcta e fica com mais rendimento que os outros dois kit´s.
    Por ser de produção nacional os meus grandes parabens a norquente. é que o socrates não descubra senão o preço vai ter de aumentar...


    Alguém confirma esta informação.

    Será que um 3º painel consegue fazer do sistema CF300 mais eficiente que a concorrência quando em condições de igualdade o sistema da Norquente é sem duvida o menos eficaz?

    Se porventura o 3º painel fizer esse "milagre", penso que não haverá duvidas em qual seja a melhor opção.
    Embora continue a achar que os painéis selectivos (Vulcano e Openplus) fazem imensa diferença, podendo gerar mais calor em tempo encoberto.

    À parte destas questões, penso que nos estamos a esquecer de outras de enorme importancia, como sejam as relacionadas com a assistencia pós-venda e fornecimento de peças sobressalentes.
    Por experiencia propria sei que a Vulcano é marca para nos acompanhar bem durante muitos e muitos anos, mas quanto à Norquente e Openplus, são para mim desconhecidas e não sei se num futuro estarão no mercado.

    Estas são as duvidas que me atormentam e que me levam a pensar na solução da Baxi-Roca.
  3.  # 63

    Boa Tarde;

    Foi ontem instalado em minha casa o sistema 300L Termossifão da Vulcano.
    Apesar de ter chovido a manhã toda, foi possível fazer a instalação tendo esta ficado concluída por volta das 16h30 (já estava Sol a essa hora).
    Cheguei do trabalho por volta das 19h e fiz o teste. Desliguei a caldeira (que está a servir de apoio) e abri a água quente. Lá veio ela, não a escaldar, mas quente suficiente para um banho por exemplo. Hoje já está diferente. São 14h30, tenho a caldeira novamente desligada e a água sai das torneiras a escaldar! Ao meio dia já saía nessas condições.
    Até ver, estou bastante satisfeito. Se há coisa que dá prazer é abrir a torneira da água quente e não ouvir a caldeira a trabalhar :))
    Quanto ao processo em si, pus os papéis na 5ª feira da semana passada pela hora do almoço, fui contactado pelo instalador no próprio dia por volta das 17h e ontem vieram instalar. Tudo perfeito.

    Cmpts a todos;
    CCarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ns03, zeus
  4.  # 64

    vá dando o feedback da coisa! :) era interessante saber por exemplo,essas condiçoes logo de manha cedinho com as temperaturas ainda fresquinhas. vá postando! acho que ainda ninguem fez isso por aqui....
  5.  # 65

    obrigado ccarvalho é desse tipo de post que a gente gosta, continue a comentar e a dar nos o seu parecer
  6.  # 66

    Zeus;

    Costumo tomar banho diariamente e de manhã ao acordar.
    Hoje vou dar uma de "porco". Não tomei banho de manhã e só o farei amanhã, justamente para testar as perdas durante a noite.
    Para mim, esse é o grande teste :)))
    Amanhã cá estarei a dar os resultados. Aí vai uma foto.
      DSCF0104.JPG
  7.  # 67

    .. não se esqueçam de ir dizendo de q zona do país foi efectuada a instalação (pelo menos o Concelho)...
  8.  # 68

    No meu caso...Anadia, distrito de Aveiro.
  9.  # 69

    ccarvalho:

    Disse que desligou a caldeira... o sistema precisa que faça isso manualmente?
    Não foi colocada uma válvula termostática que, caso a temperatura da água esteja abaixo de um determinado valor, liga a caldeira automaticamente?
    Não me agrada lá muito ter que ir ligar a caldeira a meio de um banho!

    O instalador deslocou-se a sua casa e forneceu um orçamento detalhado?
    Teve que pagar algo a mais?

    Boa sorte com o equipamento!
  10.  # 70

    jfkpt;
    Existe essa válvula termostática (ver foto), só que como no início água vem fria das tubagens...a caldeira liga e está uns 10 - 20 segundos a gastar gas...depois desliga-se qdo a água já vem à tenperatura. É para evitar isso que desliguei a caldeira. Quero gastar o indispensável em gas. Se vir que o tempo está meio "choco", aí ligo a caldeira para n correr o risco de a meio de um banho deixar de ter água quente do acumulador.
    Qto aos extras...paguei 130,00 eur mas pq queria que as tubagens passassem por um sítio onde n fossem precisas calhas a esconderem as tubagens. Sim...o instalador veio previamente à minha casa ver tudo e dar o orçamento.

    Zeus;
    Tomei banho às 7h da manhã e garanto-lhe que a água estava tão quente como ontem às 17h. Perfeito...estou satisfeitíssimo com isto :) Vamos ver no Inverno...como é que se comporta o acumulador.
    Abraços e espero ter sido útil. Se tiverem dúvidas, só vou poder postar à noite hoje. Vou estar fora o dia todo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfkpt, zeus
      DSCF0107.JPG
  11.  # 71

    é mesmo verdade, o rendimento real do termossifao é muito menor que o sistema forçado e tenho conhecimento de causa.
    apliquemos em duas obras distintas nos dois sistemas um contador para a eletricidade que se gasta para manter a agua a 55º chegamos facilmente á conclusao que o sistema se termossifao gasta mais do dobro da corrente em apoio e isto apenas para o conssumo se 200L por dia que durante 18 dias fomos prepositadamente descarregar para o esgoto.
    este teste ocorreu agora em abril e decorreu na zona da sª da hora em matosinhos, todas as manhas deitavamos 100L de agua para o esgoto, ao meio dia repetia-mos a situação com 30L e à noite com 70L e e no final confirmou-se que o sistema forçado apenas consumio 3.33Kw e o sistema de termossifao conssumiu 7.5Kw
    nota: as moradias estao em fase de conclusao e sao geminadas, portanto a exposição solar nao se discute.
    os sistemas são da junkers mas acredito que nas outras marcas o caso se repita.
    no nosso caso tanto aplicamos termossifao como forçado, o cliente è que escolhe.
    obviamente aconselhamos o que mais garantias nos dá
    lucro temos em ambas as situações.
  12.  # 72

    Colocado por: fsrm00é mesmo verdade, o rendimento real do termossifao é muito menor que o sistema forçado e tenho conhecimento de causa.
    apliquemos em duas obras distintas nos dois sistemas um contador para a eletricidade que se gasta para manter a agua a 55º chegamos facilmente á conclusao que o sistema se termossifao gasta mais do dobro da corrente em apoio e isto apenas para o conssumo se 200L por dia que durante 18 dias fomos prepositadamente descarregar para o esgoto.
    este teste ocorreu agora em abril e decorreu na zona da sª da hora em matosinhos, todas as manhas deitavamos 100L de agua para o esgoto, ao meio dia repetia-mos a situação com 30L e à noite com 70L e e no final confirmou-se que o sistema forçado apenas consumio 3.33Kw e o sistema de termossifao conssumiu 7.5Kw


    ...pois está a falar de exemplos localizados em MATOSINHOS..
    Mas não pode generalizar... a sul do Tejo a conversa é outra e chega ser o inverso...
  13.  # 73

    acredito que para efeitos de comparação os valores nao andarão muito longe em qualquer parte do pais visto que estamos a comparar produtos sem alterar a sua localização ou seja produtos aplicados sensivelmente no mesmo local e com as mesmas condiçoes climatericas.
    atençao que se nao se controlar os gastos dos que os equipamentos têm para alem do sol, nunca se chegará a ter a certeza da sua capacidade produtiva e consequentemente da sua eficacia.
      painel solar.JPG
  14.  # 74

    fsrm00;

    Com o devido respeito, este é um espaço para se debater o apoio do governo e não para se tentar vender o produto. Sei que pode ser chato para o seu negócio, mas já tive a oportunidade de o dizer noutro forum deste site: O sol qdo nasce é para todos. Se o Governo dá este apoio acho que as pessoas (que até aqui não podiam) só têm é que aproveitar e investir. Há muito que pensava nisto e não podia. Esta campanha apareceu, nem pensei 2 vezes! Já tenho o sistema no telhado e já estou a poupar em gas (significativamente).
    É nisto que se tem que pensar e não andar por aqui a baralhar cada vez mais as pessoas.
    É a minha opinião.
  15.  # 75

    Boas

    jfkpt;
    Existe essa válvula termostática (ver foto), só que como no início água vem fria das tubagens...a caldeira liga e está uns 10 - 20 segundos a gastar gas...depois desliga-se qdo a água já vem à tenperatura. É para evitar isso que desliguei a caldeira. Quero gastar o indispensável em gas. Se vir que o tempo está meio "choco", aí ligo a caldeira para n correr o risco de a meio de um banho deixar de ter água quente do acumulador.


    Lamento informá-lo... mas a sua ligação poderia ser muito melhorada! Caso a torneira termostática estivesse à saída do acumulador funcionava melhor. Pois só ia enviar a água para o esquentador caso a temperatura fosse inferior a X. Assim esses 20 segundos eram poupados em gás e na saúde do esquentador.

    Cumps
  16.  # 76

    Kami;
    Com certeza tem razão. No entanto...a situação da caldeira desligada resolve o meu problema e é tudo uma questão de irmos aprendendo consoante o tempo que está a fazer. Está visto que em dias de sol como ontem e hoje a caldeira n precisa estar ligada.
    Cmpts
  17.  # 77

    Boas

    Da forma como referi atrás... não precisa de desligar a caldeira!!!

    O que eu referi é apenas uma das formas... existe outra que melhora ainda mais o sistema solar!

    Cumps
  18.  # 78

    Pode dizer qual?
  19.  # 79

    Já agora, existe algum módulo digital ou de outra natureza que nos permita ver a temperatura da água no acumulador?
    Se sim, onde posso encontrar uma coisa dessas?
    Obrigado
  20.  # 80

    Colocado por: kamiBoas

    jfkpt;
    Existe essa válvula termostática (ver foto), só que como no início água vem fria das tubagens...a caldeira liga e está uns 10 - 20 segundos a gastar gas...depois desliga-se qdo a água já vem à tenperatura. É para evitar isso que desliguei a caldeira. Quero gastar o indispensável em gas. Se vir que o tempo está meio "choco", aí ligo a caldeira para n correr o risco de a meio de um banho deixar de ter água quente do acumulador.


    Lamento informá-lo... mas a sua ligação poderia ser muito melhorada! Caso a torneira termostática estivesse à saída do acumulador funcionava melhor. Pois só ia enviar a água para o esquentador caso a temperatura fosse inferior a X. Assim esses 20 segundos eram poupados em gás e na saúde do esquentador.

    Cumps


    Kami:

    Se a torneira termostática estiver à saida do acumulador, vai ser necessário passar desde o telhado dois tubos até à zona da caldeira, certo?
    Um deles se a temperatura estiver acima do valor determinado que entra no circuito de água quente da habitação.
    O outro que leva a água abaixo da temperatura da torneira até à entrada da caldeira para ser aquecida, correcto?

    O inconveniente que eu vejo nessa instalação é que o periodo de água fria desde que se abre a torneira é extremamente grande.
    Mesmo se a temperatura estiver acima de X, toda a água que está na tubagem entre o acumulador e a torneira pode estar fria e nesse caso pode demorar muitos segundos até à água aquecer.

    Já agora, qual é a forma que referiu que melhor ainda mais o sistema solar?

    Cumps.
 
0.0255 seg. NEW