Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Se a caixa levar revestimento e espuma PU taMbem elimina as pontes termicas
  2.  # 42

    Colocado por: asgrandePara uso esporádico qual será o melhor sistema?

    um esquentador, pois qualquer solar termico será um despedicio,

    fundamental não usar uma solução que faça acumulação de agua de consumo para evitar contaminações e depósitos de lodos e lamas.
  3.  # 43

    Colocado por: asgrandeSupondo que estão 5graus exteriores quanto tempo demora este sistema a pôr a casa a 20 graus?

    como foi referido anteriormente e em situações ideais demora cerca de 2 horas até á temperatura de conforto, mas para tal ser possivél é necessario todo uma serie de encravamentos electricos e mecanicos para atingir a performance ideal, na pratica demoora um pouco mais porque não se calcula os elementos de produção para 100% da utilização simultanea mas sim para 80%, logo demora cerca de 4 a 6 horas até atingir as temperaturas de conforto contrastando com 24 a 48 horas dos sistemas convencionais,

    Colocado por: asgrandeE no verão, exterior 32, em quanto tempo consegue por a vinte e poucos com pavimento flutuante?
    idem,

    Colocado por: asgrandeA este sistema não temos que acrescentar o custo da "tela" da schluter específica nas zonas em que o pavimento é cerâmico ?
    a tela tem sempre de ser aplicada quando tenha uma betonilha desacopolada da base, como acontece sempre que tem isolamento termico no chão, independentemente de ser aquecido ou não.
  4.  # 44

    Colocado por: asgrandenão se perde muita temperatura no circuito?
    se as tubagens não tiverem um bom isolamento termico e um bom dimensionamento (nota: um bom dimensionamento não é ter um tubo de maior secção mas sim ter um tubo com a secção correcta para o uso esperado, um dos grandes problemas que encontro tem exactamente a ver com o sobredimensionamento de tubagens de agua quente que tendo m ais volume demora muito tempo a agua quente a chegar ao ponto de utilização desejado), sim vai perder muita energia nesse percurso, e isso é independente do sistema de produção.

    Colocado por: tiago_ecoentao toda a gente anda a dormir porque é raro ver tubos de vacuo. alias penso que ate´hoje só vi 2 vezes... ou entao sao muito caros?

    dentro dos m tubos de vacuo existe muita coisa, os mais vulgares são de fabrico chinês e baixa qualidade,

    a solução que estou a usar é unica e esta protegida por diversas patentes o que a torna inimitavél nos próximos 20 anos,

    neste momento uma solução completa a tubos de vacuo custa tanto com uma boa solução pressurizada ou em dainback,

    a media anda pelo 3600€+ IVA
  5.  # 45

    Colocado por: jorgealves
    um esquentador, pois qualquer solar termico será um despedicio,

    fundamental não usar uma solução que faça acumulação de agua de consumo para evitar contaminações e depósitos de lodos e lamas.


    Referia-me a qual o melhor sistema para climatizar "Uso esporádico "
    • ram
    • 17 agosto 2015 editado

     # 46

    Peço desculpa por começar as hostilidades, mas a partir das imagens da betonagem da laje de fundação eu não percebi o que é que se pretende fazer com a armação dos pilares. A armadura dos pilares foi mesmo assentada directamente no terreno?

    Estou a referir-me a esta foto.
  6.  # 47

    Colocado por: ramPeço desculpa por começar as hostilidades, mas a partir das imagens da betonagem da laje de fundação eu não percebi o que é que se pretende fazer com a armação dos pilares. A armadura dos pilares foi mesmo assentada directamente no terreno?

    Estou a referir-me aesta foto.


    ram nao entendi bem o que quer dizer. a armadura dos pilares nao está simplesmente assente no terreno! os pilares estao assentes numa sapata continua com 1 metro (salvo erro) de largura.
    • ram
    • 17 agosto 2015

     # 48

    Colocado por: tiago_eco
    ramnao entendi bem o que quer dizer. a armadura dos pilares nao está simplesmente assente no terreno! os pilares estao assentes numa sapata continua com 1 metro (salvo erro) de largura.


    Ok, percebido. Tinha ficado com a ideia que as fundações ainda não tinham sido construidas, e pareceu-me que o cascalho que era visível correspondia a uma camada filtrante e que o betão a ser colocado por cima seria o betão de limpeza.
  7.  # 49

    Boa noite.
    Antes demais, quero pedir desculpas por estar a "invadir" o seu tópico, mas comecei igualmente a construir e, se não se importar, gostaria de partilhar igualmente o desenvolvimento da minha moradia e, com isso, partilhar ideias, opiniões e ajudas.
    Eu estou numa fase um pouco mais avançada (preparo.me para passar para a laje do teto), e começo a ver os pormenores.
    Sou eu que vou/estou a contratar tudo o q não seja trabalho de pedreiro e estou farto de ler, ler, ler...
    Quanto ao seu sistema de aquecimento eu vou partilhar o q aprendi até aqui.
    É importante apostar num sistema seguro, prático, económico e rentável.
    No meu caso, coloquei de lado o piso radiante e vou optar por recuperador a água, com apoio ao termoacumulador de 500 litros, com 2 painéis solares e aquecimento com radiadores. Tudo da rotex (o que me parece ser uma marca de confiança).
    Depois de estudadas várias soluções penso q é a melhor opção parã quem tem orçamento limitado...
  8.  # 50

    Colocado por: Modesto16No meu caso, coloquei de lado o piso radiante e vou optar por recuperador a água, com apoio ao termoacumulador de 500 litros, com 2 painéis solares e aquecimento com radiadores. Tudo da rotex (o que me parece ser uma marca de confiança).
    Depois de estudadas várias soluções penso q é a melhor opção parã quem tem orçamento limitado...


    Ja agora qual o valor orçamentado para esta solução de aquecimento + AQS?
  9.  # 51

    Colocado por: Modesto16recuperador a água, com apoio ao termoacumulador de 500 litros, com 2 painéis solares e aquecimento com radiadores. Tudo da rotex

    se for o sanicube da rotex, não dá para ligar recuperadores com potencia superior a 10Kw,

    cuidado com esta configuração, o sanicube não é um deposito de inercia convencional,

    ps: a Rotex não tem recuperadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Modesto16
  10.  # 52

    Bom dia.
    Desculpem a minha imprecisão,as vou tentar então ser mais preciso com os detalhes.
    Recuperador de calor a água da Marca Acqua com potência nominal 30 kw. Radiadores Vox. Sistema AQS + solar Rotex Solaris, sendo o painel solar o v26p, e o termo acumulador da sanicube Solaris SCS 538/16/16-DB-2 serpentinas, 500 litros. O recuperador de calor fica com ligação para o termo acumulador para servir de apoio ao aquecimento quando não existir sol suficiente para aquecer (mas tem igualmente a resistência para caso seja necessária).

    O sistema com todas as peças (e 112 elementos do aquecimento) fica em cerca de 10800€ (sem contar com descontos e já com IVA).

    E sr Jorge, pode-me explicar a questão dos tais 10kw de potência? É q está solução foi feita pelos "engenheiros" da empresa que me vende os produtos e confirmada pelo canalizador. Agradeço a ajuda q possa facultar em entender isso para q possa contestar antes de estar instalado. Caso tenha outra solução melhor, por favor partilhe.
    Mt obrigado.
  11.  # 53

    na minha opiniao essa solucao esta mal conce ida, pois os recuperadores:-)para trabalharem de forma eficiente precisam de um deposito de inercia com um volume adequado a potencia do mesmo, os nordicos usam 100litros por kw, eu diria que 20 kitros por kw e bom compromisso, o deposito sanicube tem muitas vantagens mas nao e um deposito de inercia e somente 2 paineis para 500litros e muito curto,


    Existem outras solucoes mais eficientes pelo mesmo valor, como seja deposito de inercia misto receber do recuperador de calor com ligacao directa a colectores solares a tubos de vacuo mantendo a vantagem do aquecimento instantaneo da agua de consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Modesto16
  12.  # 54

    Pelo que me diz então não deveria utilizar este da sanicube, ou então acrescentar um deposito de inércia a este, correto? E os dois painéis foram sugestão deles pois eu coloquei essa questão é eles disseram-me q era o q devia fazer. Se quisesse poderia era optar pelo de 300 da sanicube mas assim ficava sem uma serpentina...

    Sr Jorge, tem alguma outra solução dentro da mesma configuração? É q me parece q seja uma mais valia ter o recuperador acqua (é dos melhores q encontrei no mercado) e um deposito de 500 litros...

    E sr Jorge, o senhor está no ramo? É q se sim, ainda vou a tempo de mudar pois o negócio ainda não está fechado...
  13.  # 55

    Numa instalação com radiadores usar a 3 serpentina para aumentar a tempo do retorno pouca utilidade tem,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Modesto16
  14.  # 56

    Pelos agradecimentos que tem deve perceber alguma coisa :)))

    Colocado por: Modesto16E sr Jorge, o senhor está no ramo? É q se sim, ainda vou a tempo de mudar pois o negócio ainda não está fechado...
  15.  # 57

    É o ramo dele ;)
  16.  # 58

    para o meu caso (não sei se é possível) também seria uma solução semelhante a descrita pelo sr jorgealves. se bem percebi um deposito de 500L para uma vivenda com 180m2 é sempre necessário. então esse deposito deve ter no mínimo 2 serpentinas (uma para o recuperador a lenha e outra para o sistema solar. a tal resistência a eletricidade no fundo do deposito é que não me convence. prefiro um esquentador a gas natural para consumo de agua quente instantânea. penso q isto seja possível...?
  17.  # 59

    Colocado por: tiago_ecopara o meu caso (não sei se é possível) também seria uma solução semelhante a descrita pelo srjorgealves. se bem percebi um deposito de 500L para uma vivenda com 180m2 é sempre necessário. então esse deposito deve ter no mínimo 2 serpentinas (uma para o recuperador a lenha e outra para o sistema solar. a tal resistência a eletricidade no fundo do deposito é que não me convence. prefiro um esquentador a gas natural para consumo de agua quente instantânea. penso q isto seja possível...?


    Eu irei instalar um sistema idêntico, sendo que vou optar por piso radiante. Irei deixar a pré-instalação de esquentador, apenas porque assim está definido no projecto de gás, pois penso que nunca irei instalar esquentador.
    Se pensar bem, se tiver um sistema solar bem dimensionado nunca (ou quase nunca) irá utilizar a resistência eléctrica. Isto porque esta é normalmente necessária em épocas do ano em que o solar térmico não satisfaz as suas necessidades de AQS, como é o caso do inverno. Como nesta altura do ano terá recuperador de calor, este irá fazer o devido backup aos paineis solares.
  18.  # 60

    e sera que vai ter pachorra para fazer fogueiras todos os dias e manter o recuperador todos dias durante todo o inverno...é q dá trabalho... por isso e q eu falei no esquentador para ter agua quente instantanea sem me aborrecer em fazer a fogueira por causa dum banhito....
    Concordam com este comentário: asgrande, GMCQ
 
0.0415 seg. NEW