Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Regras para fazer publicidade: https://forumdacasa.com/discussion/41168/1/regras-publicidade/

    O objectivo do Fórum da Casa é ajudar, esclarecer, informar, trocar experiências e impressões sobre tudo o que esteja relacionado com casas.
    Não é uma plataforma de anúncios ou de publicidade, não é um local para trocar insultos, para confrontos pessoais, ameaças ou para competições. Estas regras aplicam-se tanto a mensagens públicas como privadas.
    Se a sua participação denotar que o seu objectivo não é ajudar ou participar com comentários relevantes, úteis e construtivos, procurando conflitos, sabotando ou provocando mau estar no fórum, poderá ser suspenso ou banido permanentemente.
    Se a sua participação se reger por más intenções, sejam elas em que forma forem, será sancionado com suspensão ou banimento.

    Guia de conduta a respeitar no Fórum da Casa


    Numa só frase: se quer participar no Fórum da Casa, faça-o correctamente, de boa fé, com boa vontade, desejo de ajudar e ser ajudado, sabendo que tanto pode ensinar como aprender, respeitando para ser respeitado.

    Em muitas frases, mais precisas:

    1. Não deve insultar, julgar, menosprezar ou censurar pessoas mas, pode discordar de ideias, conceitos ou princípios abstractos, fundamentando sempre que possível a sua perspectiva.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Não concordo com essa forma de fazer as coisas porque pode acontecer isto ou aquilo".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Só um estúpido como você é que faz as coisas assim".

    2. Deve evitar confrontações directas com outros membros que levem à criação de um mal estar no fórum. Respeite outras opiniões e permita que discordem de si - ninguém tem razão, todos temos perspectivas. Se for alvo de um membro mais abrupto, acalme-se e não responda, lembre-se do ditado: "vozes de burro não chegam ao céu". É preferível ignorar a continuar algo que não terá uma boa conclusão.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Sou da opinião que os profissionais tal devem ter em atenção que as coisas são vistas de outra forma por muitos".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Vocês são uma corja que anda por aqui só a roubar os desgraçadinhos".

    3. Tenha especial cuidado com referências depreciativas a empresas, produtos ou pessoas. Pode e deve contar a sua experiência mas, se necessário for, deve poder ser capaz de a fundamentar.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Comprei o produto Bolinhas de Sabão mas não fiquei satisfeito porque aconteceu isto (inserir foto)".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Esses produtos não prestam e quem os fabrica é um grande aldrabão".

    4. Se vai abrir uma discussão, pedir ajuda ou opiniões, deverá ter consciência que o fará para o bem e para o mal: quem responde tanto pode elogiar e apoiar como pode discordar e censurar. Deverá encarar as críticas como uma coisa boa, razão para reflectir e não como um atentado a si e ou às suas ideias ou princípios.

    5. Este é um fórum onde o objectivo comercial é bem vindo desde que moderado. Acredito que, neste tema, todas as opiniões são válidas e necessárias e isso inclui pessoas que fazem disto a sua vida profissional. Contudo, esse proveito comercial deverá ser claro, devidamente identificado e resultar de uma participação interessante, informativa e correcta. O equilíbrio de uma intervenção profissional/comercial poderá reflectir-se da seguinte forma: dá 10 para receber 1 de volta.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Na qualidade de instalador, sugiro que faça assim, depois certifique-se de que isto e aquilo estão correctos e por último finalize assim. Assinado: António Instalador Profissional de Equipamentos".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Eu faço esse trabalho, ligue-me ou mande-me um email".

    6. Tendo em conta o ponto anterior, deverá ter em consideração que poderá encontrar opiniões parciais e que depende só de si tomar decisões, sabendo de antemão que algumas sugestões poderão ser tendenciosas mas, por outro lado, lembre-se que tal não quer dizer que sejam inválidas. A melhor forma de aferir a validade das intervenções de um determinado membro é vendo o seu histórico: clique no nome do membro e na página pessoal do mesmo, escolha a opção "Ver todos os comentários de (membro)". Verá todas as intervenções desse membro e poderá assim julgar melhor em que contexto intervém. A propósito disto: desconfie de opiniões demasiado elogiosas feitas por membros com pouco histórico.

    7. Não é permitida a participação com mais do que um registo (mais do que um nome de utilizador ou membro).

    8. Coisas de que não gostamos, evite-as em qualquer circunstância: palavrões, conteúdo não adequado (sexual (explícito ou não), violento, difamatório, pejorativo), escrita em maiúsculas, escrita abreviada (ao estilo da utilizada em SMS - leia aqui porquê), títulos curtos e pouco descritivos, discussões inseridas em categorias inadequadas, publicidade, a mesma mensagem repetida em diversas categorias e ou discussões, pessoas que se arrependem do que escreveram e depois querem apagar.

    9. Coisas de que gostamos: fotos a ilustrar, testemunhos de quem já experienciou, fez ou comprou, que se pesquise antes de perguntar, divulgação (online ou offline) do Fórum da Casa.
      Gostaríamos que este fórum fosse de dois sentidos: ajudar e ser ajudado, aprender e ensinar, receber e partilhar. Faça para que isso aconteça. :)

    10. Respeite a privacidade de terceiros: não coloque o conteúdo de conversas privadas no fórum, não coloque fotos que invadam ou possam remotamente invadir a privacidade seja de quem for, não identifique pessoas, não divulgue nomes ou demais elementos identificativos seja de quem for. Qualquer menção a pessoas, locais ou eventos, implícita ou explícita, que possam violar a privacidade de terceiros poderá ser removida a pedido dos ofendidos.

    11. Tenha em especial atenção as regras específicas para as discussões inseridas na categoria Diários e exposição de obras, trabalhos e bricolagem e que pode encontrar aqui: Nova categoria: introdução.

    12. Isto é um Fórum, a participação é voluntária, todas as sugestões e críticas são bem vindas mas, não é uma democracia: se não gosta destas condições, por favor não participe. Dito isto, quem tem o poder de mudar e moderar, aceita e gosta de cumprir tudo o que acima está escrito. :)
      Fique também a saber que poderemos: editar, alterar, fundir, mover ou apagar comentários, discussões e títulos para manter a casa arrumadinha. Isto inclui mas não está limitado a: apagar palavrões e insultos, eliminar maiúsculas, formatar textos e citações, inserir imagens, alterar títulos pouco descritivos ou inexactos, eliminar textos repetidos, eliminar comentários sem conteúdo, movimentar/apagar comentários e discussões inseridos em locais incorrectos/inadequados ou cujo conteúdo não respeite as indicações deste guia, etc. É no entanto importante mencionar que sempre que se editam comentários, tenta-se dentro do que é possível, fazer-se de forma a que nunca seja retirado o sentido ou o contexto em que são escritos. Por diversas razões e motivos, pode ou não ser avisado de eventuais alterações efectuadas à sua discussão ou comentário; em todo o caso, sempre que um texto ou título é alterado verá essa menção descrita como "editado" a seguir à data.

    13. Todos os membros podem reportar comentários que não cumpram o estipulado neste guia. Quando virem um comentário que não cumpra as instruções aqui escritas, deverão reportar e não responder ao comentário, se responderem ao comentário arriscam-se também a ser sancionados. Aqueles que reportem comentários sem suporte ou fundamento neste guia de participação, também serão sancionados.

    14. Qualquer atitude contestatária das decisões dos administradores ou moderadores pode ser sancionada.

    15. O que pode acontecer se não respeitar este guia? O procedimento a tomar pelos moderadores será o seguinte (excepto em casos "urgentes" de publicidade desenquadrada, insultos, palavrões e outros casos menores de repetição ou formatação de comentários):

      • Avisa o membro uma vez;

      • Se o comportamento persistir, suspende o membro;

      • Se após a suspensão ou suspensões, não houver uma mudança de atitude, inibe o membro de colocar comentários e discussões de forma permanente (é banido).

      Se o membro se voltar a registar, o processo de aviso será mais curto, naturalmente. Em casos graves, ao mínimo indício, será permanentemente inibido.

    Este guia está sujeito a alterações. Se tiver dúvidas ou quiser sugerir alterações poderá enviar-me uma mensagem privada nesse sentido.
    Concordam com este comentário: JPN761, GMCQ, Magnus, Blasius, david.madeirareis
 
0.0121 seg. NEW