Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos,

    Antes de mais gostaria de agradecer qualquer ajuda que me possam dar.

    Eu sou um licensiado em Engenharia Electronica com alguns conhecimentos de Electricidade e estou a utilizar este forum pela primeira vez na esperanca que me possam ajudar.

    A minha irma comprou um apartamento a pouco tempo que foi construido por volta dos anos 80. Ela esta a pensar comprar uma placa/fogao a gas e um forno electrico.

    No que diz respeito ao forno electrico, notei que existem 3 disjuntores no quadro que dizem Fogao. Apos alguma investigacao, reparei com alguma surpresa que se trata de uma instalacao trifasica. Na cozinha descobri uma caixa de derivacao com as 3 fases, neutro e terra num ligador ceramico. No quadro, cada uma das fases esta ligada a um disjuntor de 10 A. Creio que o cabo usado e' de 2.5 mm2 mas tenho ainda de confirmar.

    Um dos fornos que estamos a considerar e' este:
    https://www.worten.pt/inicio/grandes-eletrodomesticos/encastre/encastre-fornos/forno-eletrico-zanussi-zob12401xk.html

    Na Worten disseram-me que todos os fornos electicos sao monofasicos. Apos consultar o manual do utilizador eparei-me com o que se pode ver na imagem anexada.

    Posso confirmar que temos um contrato de potencia de 6.9KVA, ouseja, 10A por fase.

    Sera que vou ter problemas na instalacao do forno a uma das fases. Se sim, qual sera a melhor solucao? Mudar para monofasico?

    Cumprimentos,

    Jorge
      Forno Electrico.JPG
  2.  # 2

    Para os fornos o ideal é usar no minino um fio de 4mm2 , Se tem 6,9 kva trifasicos , será 30 A por fase

    Verifique no disjuntor principal da edp se a ligaçao é mesmo trifasica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmsa007
  3.  # 3

    Desculpe,se tem 6,9 Kvas contratados sao sempre 10 A por fase..nao aguenta.Se nao tem nada trifasico,é so alterar para mono,fica a pagar o mesmo e fica bem servido
  4.  # 4

    Colocado por: larkhePara os fornos o ideal é usar no minino um fio de 4mm2 , Se tem 6,9 kva trifasicos , será 30 A por fase

    Verifique no disjuntor principal da edp se a ligaçao é mesmo trifasica.


    Obrigado pela sua resposta, pois vai ser complicado passar um fio de 4mm2. Acho que esta enganado, tenho quase a certeza que 6.9KVA trifasicos da 10A por fase (total 30A).

    Vou sequir o seu conselho e verificar no disjuntor da edp se a ligacao e' mesmo trifasica.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  5.  # 5

    Amigo nao há essa tarifa 6.9 Kva trifasico. Para ter 30 Amperes por fase em trifasico tem de ter contratado 20.7 Kva...paga o triplo ta Taxa Mensal...nao duvide disto..Ou melhor,6.9 Trifasico há,mas 10 amperes por fase...
  6.  # 6

    Tem razão confundi .....
  7.  # 7

    Colocado por: joaosantosAmigo nao há essa tarifa 6.9 Kva trifasico. Para ter 30 Amperes por fase em trifasico tem de ter contratado 20.7 Kva...paga o triplo ta Taxa Mensal...nao duvide disto..Ou melhor,6.9 Trifasico há,mas 10 amperes por fase...


    Ora nem mais amigo. Ja agora, se eu pedir a edp para mudar a instalacao para monofasico posso depois usar os 3 fios (fases ja instaladas) e connecta-los num so disjuntor de 16A? Assim evitava instalar um fio de 4mm2. Abraco.
  8.  # 8

    Claro,e tem de shuntar o quadro de entrada....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmsa007
  9.  # 9

    Colocado por: jmsa007Ja agora, se eu pedir a edp para mudar a instalacao para monofasico posso depois usar os 3 fios (fases ja instaladas) e connecta-los num so disjuntor de 16A? Assim evitava instalar um fio de 4mm2. Abraco.

    se usar um disjuntor superior a 16A não deve juntar as fases e deixar o neutro com somente 1 fio,
    se usar 16A basta ligar numa fase e no neutro sem qualquer limtação.
  10.  # 10

    Hoje em dia nas casas não se justifica ter trifasico, porque são poucos os equipamentos que a utilizam e porque fica com menos potência por fase em relação ao mesmo tarifário em monofásico, e se tiver maquinas trifásicas de baixa potência pode as ligar na mesma fase (ex: se tiver uma maquina que utilize 10A por fase e tiver contratado uma potência de 30A monofásico)
  11.  # 11

    Colocado por: José1982
    1. se tiver maquinas trifásicas de baixa potência pode as ligar na mesma fase (ex: se tiver uma maquina que utilize 10A por fase e tiver contratado uma potência de 30A monofásico)
    desde que não sejam maquinas rotativas porque se forem só funcionam em trifasico.
  12.  # 12

    Já liguei uma maquina trifásica de uma serra de madeira com disco circular, num contador monofásico de 30A, fui ligar a caixa de dijuntores, liguei cada fase a um dijuntor diferente e não tive problemas.

    Obs: tenho a certesa absoluta que é uma instalação monofásica.
  13.  # 13

    Colocado por: José1982Já liguei uma maquina trifásica de uma serra de madeira com disco circular, num contador monofásico de 30A, fui ligar a caixa de dijuntores, liguei cada fase a um dijuntor diferente e não tive problemas.

    lamento mas isso só acontece num único tipo de motores e por sinal muito pouco comuns,

    a serra tinha um motor universal monofásico com ligação trifásica.
  14.  # 14

    Pode-me explicar se o motor é monofásico para que queria a ligação trifásica?
    Poderei eu da proxima vez que a utilizar ligar as 3 fases na mesma fase?
    Se eu fizesse isto com outro motor ele queimava ou simplesmente não funcionava?
  15.  # 15

    Colocado por: José1982Pode-me explicar se o motor é monofásico para que queria a ligação trifásica?

    binario ou torque, sucintamente força inicial de rotação.



    Colocado por: José1982Poderei eu da proxima vez que a utilizar ligar as 3 fases na mesma fase?
    Se eu fizesse isto com outro motor ele queimava ou simplesmente não funcionava?

    qualquer motor trifásicoo não tem ponto neutro ou comum dos enrolamentos logo ao ligar todas as entradas de fase na mesma fase ele não vai fazer literalmente nada.
  16.  # 16

    Para este caso já não deve ir a tempo, mas fica aqui o reparo: dois fios isolados, chantados nas pontas, não somam a secção. Ou seja, por exemplo dois fios de 2,5 mm² não perfazem 5 mm² (às vezes nem 4 mm²). Neste caso só servia para uma tensão em que o limite fossem os 2,5 mm².
 
0.0202 seg. NEW