Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de saber qual o melhor sistema para remover o ferro e o manganês da água de um furo.
    A água tem 0,47 mg/l de ferro e 0,5 mg/l de manganês.

    Sei que existem sistemas baseados em precipitação catalítica ou por troca iónica. Alguém me sabe dizer qual funciona melhor?

    Falaram-me também na possibilidade de usar um depósito para fazer oxidação com cloro e de seguida remover o excesso de cloro.

    Agradeço desde já os vossos comentários

    jserra
  2.  # 2

    O latão acho que não gosta muito dessa composição da água
    • SVM
    • 9 outubro 2015

     # 3

    JMSerra diga.me p.f. os sintomas da sua agua.
    Tenho um furo 130mts zona granito que tem agua com um cheiro que não desaparece...
    Abraço
  3.  # 4

    Caro SVM

    As águas com ferro e manganês têm muitas vezes associados compostos com enxofre que dão um cheiro a "podre", embora não queira dizer que a água está contaminada. A minha por exemplo foi analisada e está bacteriológicamente pura

    Nota manchas castanhas nas louças sanitárias? Ou na roupa quando é lavada? São sintomas da presença de ferro

    JMSerra
  4.  # 5

    Já fez uma análise à água?
    • SVM
    • 11 outubro 2015

     # 6

    Boas!
    Já fiz análise a água.. deu Boa para consumo.
    O cheiro persiste. Tenho que colocar um filtro novo de carvão activado de 3 em 3 meses.
    E sim, a louça fica sempre manchada... até parece manchas de calcário...
    Abraço
  5.  # 7

    Quanto custa esse filtro?
    • SVM
    • 11 outubro 2015

     # 8

    :-) é barato...
    é o só o cartucho, a ultima vez que comprei acho que custou a volta de 8eur, mas se continuar assim vou ver se arranjo onde comprar á caixa completa, sempre saem mais baratos...

    JMSerra, onde e quanto custou a sua análise ao ferro e outros?


    Abraço
  6.  # 9

    Boa noite,

    Foi feita em Sines e custou cerca de 100 euros. Inclui análise bacteriológica, análise química, dureza.
    Permite medir o teor de ferro e manganês em solução entre outras coisas.
    Não quero pôr em causa o resultado que obteve mas a minha análise levou mais de 10 dias a vir...

    AS manchas de que fala são amareladas/acastanhadas ou esbranquiçadas?

    Abraço
    • SVM
    • 13 outubro 2015

     # 10

    pois... a mim pediram cerca de 200eur para fazer essa análise, tenho que procurar um melhor preço.

    As manchas no vidro parecem mais esbranquiçadas, mas o que tenho reparado é uma "corrosão" mais intensa nalgumas peças..
    Abraço e obrigado
  7.  # 11

    Caro SVM

    Quando diz: As manchas no vidro parecem mais esbranquiçadas,

    A mim isso indica que deve ter é depósitos de calcário

    Quanto à corrosão que indica deveria tentar medir o Ph da sua água

    João
    • ift
    • 12 julho 2017

     # 12

    Bom dia.
    Efetuei recentemente análises microbiológica e físico-química à água de um furo feito em abril.
    A microbiológica está conforme, mas a físico-química não, pois o laboratório diz ter Ferro total (Fe) superior aos valores aceites.
    Dizem-me que é devido ao facto de se tratar de um furo recente e que em princípio tirando bastante água que resolve.
    Acham que deva repetir esta análise noutro laboratório ou sigo o conselho e espero 2 meses e repito no mesmo laboratório?
    Obrigado.
    • ift
    • 5 fevereiro 2018

     # 13

    Colocado por: iftBom dia.
    Efetuei recentemente análises microbiológica e físico-química à água de um furo feito em abril.
    A microbiológica está conforme, mas a físico-química não, pois o laboratório diz ter Ferro total (Fe) superior aos valores aceites.
    Dizem-me que é devido ao facto de se tratar de um furo recente e que em princípio tirando bastante água que resolve.
    Acham que deva repetir esta análise noutro laboratório ou sigo o conselho e espero 2 meses e repito no mesmo laboratório?
    Obrigado.


    Alguém no forum pode ajudar??
  8.  # 14

    Boa tarde!

    Conseguiram resolver o problema do ferro na agua?
    Estou com o mesmo problema no furo que fiz.. a agua depois de ficar algum tempo parada fica com manchas castanhas…
  9.  # 15

    manchas castanhas pode não ser ferro pode ser manganês
  10.  # 16

    mas a agua cheira ao ferro.. a não sei o que cheiro seja o mesmo. e já retiramos bastante agua para uma caixa de aguas pluviais e até a própria caixa ficou castanha
  11.  # 17

    ninguém com uma situação desta?
    • ift
    • 3 abril 2020

     # 18

    No meu caso resolvi retirando bastante água do furo.
    Passado 2/3 meses repeti as análises já estava normal.
  12.  # 19

    Zona do país
  13.  # 20

    Colocado por: iftNo meu caso resolvi retirando bastante água do furo.
    Passado 2/3 meses repeti as análises já estava normal.
    is


    Nós já o fizemos.. Umas quantas vezes... Parece que melhora mas depois piora
 
0.0228 seg. NEW