Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos
    Gostaria da vossa opinião de conhecedores e experientes nestas questões, para uma grande dúvida que tenho.
    Há muito tempo que procurava uma casita no Alentejo para reconstruír, com algum terreno, para fins de semana e férias e parece que encontrei mais ou menos o que procurava -uma casa com 50m2 num terreno com 700m2
    Vim a saber que afinal são dois artigos (um com 200m2, onde está implantada a casa e o outro que é contíguo, com 500m2). Fui à Camara e disseram-me que podia aumentar a área da casa até 80m2 e que no outro terreno, podia construír até 300m2.
    A minha ideia inicial era manter o mais possível a construção existente e acrescentar os 30m2 possíveis, mas agora estou muito dividida.
    Digo porquê e o que pensava fazer:
    A casa tem água apenas no exterior, tem electricidade, mas não tem esgotos, por isso há que fazer toda a rede de esgotos e água e refazer a rede electrica.
    - substituir telhado e forro
    - picar e rebocar as paredes que ficam e levantar duas novas
    -fazer cozinha e WC
    - acrescentar os 30m2 ( um rectángulo onde seria a sala)

    A casa tem alguns inconvenientes como por exemplo a orientação solar e nas traseiras está apenas a um metro da extrema, para além de ter que condicionar a remodelação à arquitectura actual

    Toda a gente diz que construír de novo sai mais barato do que reconstruir e neste caso, pergunto se não irei gastar o mesmo ou mais numa construção que, para todos os efeitos já existe,podendo valorizar o outro terreno com a construção de uma casa nova?
    Resumindo ( e desculpem ser tão longa mas é para perceberem o que ambas as situações implicam) que diferenças de custos existirão entre reconstruir 50m2e ampliar 30m2 ou construír uma casa de raíz com 80m2 ?
    Agradeço a todos os que puderem ajudar-me a decidir.
    Cumprimentos
  2.  # 2


      em que zona do alentejo se encontra a casa
  3.  # 3

    Normalmente sai mais barato fazer tudo de novo, mas tambem depende das condições em que a casa se encontra...
    •  
      FD
    • 14 abril 2009

     # 4

    Não percebo muito disto mas, pelo que tenho lido:

    -> se é para fazer uma coisa em condições, para não se chatear durante muitos anos, o mais barato é construir de novo
    -> se é para desenrascar e para pouco uso (casa de férias ou de fim de semana, como é o caso) e, dependendo muito do estado em que se encontra, o mais barato e prático é a remodelação ou o lavar de cara ao estilo do "Querido Mudei a Casa"

    O problema com esta última abordagem é que a probabilidade de encontrar problemas graves a curto-médio prazo é elevada. E com esses problemas vêm chatices, gastos extra que podiam ter sido evitados com uma remodelação/reconstrução completa e que no fim, feitas as contas, podem deixar esta opção mais cara que a inicial. Mas aqui, tem grande importância o actual estado da casa e o que pretende fazer com ela.
    Por exemplo, para mim, não faz sentido gastar 10.000€ num sistema de climatização (seja ele qual for) para uma casa em que viverá 1 ou 2 fins de semana por mês. Por isso, sugiro o meio termo: pondere muito bem o que quer da casa, estruture o seu orçamento e decida de acordo.

    Na minha opinião, pode optar por 3 cenários, ordenados por custo decrescente:
    -> reconstrução/remodelação completa
    -> demolição (atenção que para a Câmara isto não pode acontecer em muitos povoados) e nova construção
    -> "lavar a cara" com pequenas remodelações

    Agora, você é que deve medir as suas expectativas e ambições e decidir de acordo com as mesmas.
    Eu, para passar alguns fins de semana, a não ser que tivesse uma conta bancária muito gorda, optaria por um lavar de cara ou remodelação simples...

    A melhor forma de saber qual o mais barato/caro é pedindo orçamentos: peça-os para os três cenários e avalie.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsayahoo
  4.  # 5

    Obrigada pelas sugestões mas para ser mais precisa, na casa dá para manter apenas as paredes exteriores com as respectivas portas e janelas e algumas interiores. Outras têm que se deitadas abaixo para reorientar o espaço O resto é tudo para refazer. Claro que a perspectiva é gastar o mínimo porque a casa é mesmo só para fins de semana, mas "lavar a cara" ali é difícil porque nem sequer tem cozinha nem casa de banho. Tem duas divisões mais uma mínima e o WC vai ser feito num curral que liga com a casa.
    Já agora alguem me sabe dizer quais os projectos de especialidade que podem ser dispensados neste tipo de construção em meio rural?
    É que há coisas que não fazem sentido como por exemplo a pre-instalação de gás natural que ali não há nem irá haver se calhar enquanto eu viver. O projecto ITED, que acho que tem a ver com comunicações e que é tudo o que não me interessa fazer quando lá estiver, acústico (que pelo que tenho lido aqui no Forum também existe e que no meio do nada também não fará sentido )e outros que nem sei bem quais são.
    Peço mais uma vez a vossa ajuda para esta questão: no caso da construção nova,quais os projectos para além do projecto de arquitectura, quais aqueles que podem ser dispensados e se possível valores dos projectos em si e das respectivas instalações para este caso - 80m2
    Obrigada
  5.  # 6

    Colocado por: Marcelino bravo

      em que zona do alentejo se encontra a casa


    A casa situa-se na zona do Redondo
    •  
      FD
    • 14 abril 2009

     # 7

    Colocado por: elsayahooPeço mais uma vez a vossa ajuda para esta questão: no caso da construção nova,quais os projectos para além do projecto de arquitectura, quais aqueles que podem ser dispensados e se possível valores dos projectos em si e das respectivas instalações para este caso - 80m2

    Pelo que leio, a exigência de determinado tipo de projectos varia bastante consoante a Câmara Municipal e a zona onde se insere a construção. De qualquer forma, assunto já discutido: projectos de especialidade obrigatórios.

    Se a si lhe faz sentido ou não a exigência de determinado projecto nada interessa, a máquina burocrática é que manda... ;)
  6.  # 8

    FD agradeço a informação. Já consultei o tópico mas nunca são referidos os custos.
    Alguem pode dar uma ajuda?
    Obrigada
  7.  # 9

    Vasco tome,
    Pode ajudar-me de alguma maneira para ter uma ideia das diferenças?
    % para mão de obra num caso e noutro, p ex, projectos exigidos nas duas situações (embora a reconstrução neste caso implique ampliação).
    Obrigada
    •  
      FD
    • 14 abril 2009

     # 10

    Colocado por: elsayahooJá consultei o tópico mas nunca são referidos os custos.

    No supermercado há vinho a 1€ e a 25€...

    Leia: quanto custa um projecto de arquitectura, algures aí deverá encontrar alguns valores indicativos.
  8.  # 11

    peça uns orçamentos da remodelação que quer fazer fica com o valor ou então faça
    um esboço de uma construção nova com o que quer la construir e fica com uma ideia, um projecto na área de Montemor-o-novo poderá andar entre os 1500euros e os 2500euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsayahoo
  9.  # 12

    Marcelino,
    Esses valores são apenas do projecto de arquitectura ou englobam todos os projectos de especialidade que a construção nova implica?
  10.  # 13

    pelo a informaçao que me foi dada acho que inglobam todos os projectos mas é preciso estudar primeiro a situaçao porque cada caso e um caso se passar por montemor -o-novo contacte a civinove eles tentarao elhe darão essa informação que são arquitectos vá a www.civinove.pt e exponha o seu caso diga que se informou com osr. marcelino e eles de certeza que elhe dão um orçamento por daqui ao redondo e um salto se for preciso alguma coisa que eu possa ajudar ligue 965414268
 
0.0174 seg. NEW