Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 8 dezembro 2016

     # 301

    Não estará a confundir o aumento de capital com as comissões cobradas aos clientes?
  1.  # 302

    Claro que aumentar comissões e quase eliminar os juros nos depósitos nada tem a ver com os salários da administração.
    Ainda há poucos anos atrás a mesma "esquerda" que aprovou estes aumentozinhos berrava isto nos seus cartazes...
    Concordam com este comentário: two-rok
      outd201005.jpg
  2.  # 303

    Colocado por: euNão estará a confundir o aumento de capital com as comissões cobradas aos clientes?

    Se há o tal buraco na CGD de que você se queixa, terá de haver recapitalização e corte de custos e/ou aumento de receita. Não vai dar tudo à mesma coisa?
  3.  # 304

    Colocado por: CarvaiClaro que aumentar comissões e quase eliminar os juros nos depósitos nada tem a ver com os salários da administração.
    Ainda há poucos anos atrás a mesma "esquerda" que aprovou estes aumentozinhos berrava isto nos seus cartazes...


    aqui esta um simples esquema de o porque neste momento quando falam em crises e temos que trabalhar mais e reduzir custos é so cantiga,,é sempre o mesmo a pagar e o facto de cortarmos na saúde,serviços públicos é so uma pequena parte da cantiga!e depois ainda tem a lata de falar em cortar e não deixar aumentar salários mínimos quando um mamão desses ganha uma carrada deles!
  4.  # 305

    Colocado por: euO problema é que eles têm um buraco gigantesco nas contas, em virtude de vários empréstimos que concederam através de pressões de amigos políticos.

    É para isso que toda a gente diz que serve ter um banco público: para "apoiar" a economia, para viabilizar projectos "estratégicos", etc.
    Claro que haverá sempre um preço a pagar.


    E agora querem que os cidadãos comuns, que não têm nada a ver com esta pouca vergonha, paguem por estas asneiras.


    Os cidadãos comuns pagam, enquanto accionistas que querem continuar a ter um banco, e pagam enquanto clientes através da redução de serviço e/ou aumento de preços - como acontece com os clientes de empresas de outros ramos que estão sujeitos a reestruturações e coisas do género.
    • eu
    • 9 dezembro 2016

     # 306

    Colocado por: luisvvpara viabilizar projectos "estratégicos"

    É pertinente esta pergunta: estratégicos... para quem?
  5.  # 307

    Colocado por: eu
    É pertinente esta pergunta: estratégicos... para quem?



    Tem piada, essas dúvidas surgem sempre à posteriori.

    Em 2008, quando foi preciso meter o guito na LaSeda, era assim:


    A unidade ‘Artenius Sines’ deverá criar 200 postos de trabalho indirectos e 150 directos. A nova unidade de produção, projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN), foi considerada pelo presidente do grupo La Seda de Barcelona, Rafael Español, sinónimo de “competitividade, eficiência tecnológica e energética”. O início da actividade comercial está previsto para o primeiro trimestre de 2010 e a unidade terá uma capacidade de produção de 700 mil toneladas anuais de PTA para o mercado externo, o que faz dela uma das maiores do Mundo. José Sócrates, afirmou tratar-se de um investimento “modernizador da economia” e importante para o País. “Dá um sinal claro de que Sines se está a assumir como um cluster petroquímico no contexto europeu e mundial”, disse. Apelando à competitividade do mercado global, Sócrates acrescentou outros investimentos na área petroquímica, como o projecto de ampliação da Repsol YPF e de requalificação da refinaria de Sines da Galp Energia. Para acompanhar o investimento privado na região, Sócrates acha prioritária a adjudicação da obra do IP8, o arranque do aeroporto de Beja e a ligação ferroviária com Sines.
    Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/milhoes-para-sines


    Quando as coisas correm mal, está sempre tudo pronto a atirar pedras..
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 12 dezembro 2016

     # 308

    Colocado por: luisvv
    Tem piada, essas dúvidas surgem sempre à posteriori.

    Não sei a quem é que se está a referir, mas eu sempre fui contra muitos investimentos "estratégicos", nomeadamente as AE duplicadas, a tentativa do novo aeroporto, a tentativa do TGV.

    De facto, estes investimentos são mesmo "estratégicos"... para algumas empresas e alguns políticos...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Skinkx
  6.  # 309

    Os argumentos para a existência da CGD como banco público são essencialmente:
    a) O suposto papel "regulador" do mercado;
    b) O suposto papel "estratégico";

    Relativamente a a), muito haveria que dizer, mas quanto a b), a coisa resume-se assim: se certos projectos só avançariam com o ok da CGD, isso é indício de que não são interessantes para os privados (o que, a não ser que a CGD fosse excepcionalmente melhor a avaliar o risco, sugere que são demasiado arriscados ou que terão pouco retornos;); por sua vez isso sugere que a probabilidade de correr mal é grande - e como qualquer bicho careta que chega ao governo tem uma ideia sobre o que será "the next big thing", o potencial para o desastre aumenta. Depois é só esperar que as Qimondas e as LaSedas desta vida corram bem.
    Há ainda a questão de ser importante ter um braço armado que mantenha a influência do Estado nas empresas privadas - o que seria de nós se o Governo não tivesse uma palavra a dizer em quem manda no BCP, p.ex?
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, Carvai
    • eu
    • 12 dezembro 2016

     # 310

    No fundo, no fundo, a CGD serve de braço financeiro do poder político.
  7.  # 311

    Colocado por: euNo fundo, no fundo, a CGD serve de braço financeiro do poder político.


    nao servem todos?
    • eu
    • 12 dezembro 2016 editado

     # 312

    Colocado por: loverscoutnao servem todos?

    Não.

    No caso dos bancos realmente poderosos, a situação inverte-se: os políticos é que são o braço político do poder financeiro.
  8.  # 313

    No fundo muito se muda, umas coisas para bem outras para mal.
    A custas de facilitismos a banca está como está.
    Para ter ideia, pedi um crédito à habitação, para uma habitação com varandas, Platibandas, palas, grandes janelas, etc, foi avaliada em pouco mais de 600 euros o m2 área de compartimentos, já o terreno menos 10 mil que o valor de finanças. Antigamente Dava-se crédito de 200 mil por uma casa de 150 mil, agora dá-se 150mil para uma casa de 200 mil. É a vida...
  9.  # 314

    Andaram anos a criticar o Paulo Macedo enquanto oposição e agora foram buscá-lo para salvar a CGD. Para mim é um Beirão que eu fico só a assistir, pode ser? :D
  10.  # 315

    Boa tarde,

    Alguém sabe como está a questão da dívida pública, a renegociação da dívida? Hoje na CGD, um funcionário disse-me que os dois partidos que apoiam o governo querem a renegociação mas nunca ouvi isso. É verdade? A questão prende-se com a segurança com os Certificados do Tesouro, pois se houver renegociação estes estão na linha da frente.

    Depois de perguntar se havia algum depósito a prazo tão aliciante como os CT, o funcionário disse-me que os CT não eram assim tão seguros como eu tinha em mente pois os dois partidos estão a pedir a renegociação da dívida. Como tenho alguns, até fiquei preocupada.

    Obg
  11.  # 316

    Sim é verdade que o PCP e o BE passam a vida a falar nisso mas é só conversa para enganar "fofinhos".
    E não é o Governo português que decide o eventual perdão parcial da divida. Seriam os principais credores de Portugal a começar pelo BCE e o FMI. E isso só será acionado em ultimo caso pois os efeitos para Portugal seriam desastrosos, tal como sucedeu na Grécia.
    Eu Também tenho Certificados de Tesouro e também sei que não são 100% seguros tal como NENHUM investimento financeiro no mundo o é.
    Mas no dia em que o Estado estoirar já a CGD e muitos outros bancos estoiraram 1º. O funcionário da CGD apenas quis justificar o porquê de praticamente não pagarem juros aos depositantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  12.  # 317

    Fiquei preocupada! Mas também se as coisas piorarem, vamos ouvindo as notícias e podemos tirá-los atempadamente ou não?
    • emad
    • 7 fevereiro 2017

     # 318

    Se renegociaram a divida de Portugal depois vai bater tachos para a frente da assembleia da república.
    Os juros da dívida soberana andam altos porque? Que risco anda no mercado para continuarmos a pagar 4℅ e Espanha e Itália apenas pagam 1℅?
  13.  # 319

    Sim, pode levantar quando quiser embora perca os juros.
    E voltando ao perdão da divida, na Grécia foram os bancos comerciais que aceitaram perdoar 50% da divida que tinham dos gregos. Os particulares não foram afetados. Mas 2 bancos portugueses ficaram a arder com 1.000 milhões de euros.
    No entanto são coisas normais nos bancos. A CGD ficou a arder com muito mais do que isso em 3 ou 4 empréstimos que fizeram aos "amigos".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
    • emad
    • 7 fevereiro 2017

     # 320

    Um desses banco até foi o BPI. Ficou sem 320M€.
    E para aprenderem a não serem gananciosos.
 
0.0448 seg. NEW