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  1.  # 21

    Colocado por: SabrinaSerá que ele me enganou?!
    dizer que a enganou é favor.
  2.  # 22

    ora bem vamos por agua na fervura:
    trocar radiadores por VC compensa se baixar a temperatura de impulsão da caldeira, devido á maior eficiência com temperaturas menores mas também precisam de um caudal maior e estando a instalação calculada para radiadores não sei se consegue ter esse caudal disponível.
  3.  # 23

    Colocado por: jorgealvesdizer que a enganou é favor.

    Penso que o sistema da Sabrina é com bomba de calor.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  4.  # 24

    Colocado por: Sabrinadisse que é o sistema mais eficaz aqui na minha zona (fria) e mais económico
    económico no sentido de mais barato na aquisição, na utilização somente se torna económico se estiver com muitas zonas desligadas e o conforto não tem nada a ver com PRH,

    portanto não sei se deva trocar de projectista ou de co-proprietario ou de ambos.
    Concordam com este comentário: zeto
  5.  # 25

    Colocado por: Nuno NunesPenso que o sistema da Sabrina é com bomba de calor
    vai ser um dia, por enquanto é mais bolos (para levar nas taparueres).
  6.  # 26

    Colocado por: jorgealveseconómico no sentido de mais barato na aquisição, na utilização somente se torna económico se estiver com muitas zonas desligadas e o conforto não tem nada a ver com PRH,

    Pelo que percebo (sem ligar ao conforto) alega que o piso radiante possui um custo de utilização inferior aos ventiloconvectores.
    Assumindo a mesma bomba em ambas as situações, as mesmas condições da habitação e desprezando o consumo elétrico dos ventiloconvectores não vejo muito bem onde está a diferença do consumo. Pode explicar ?
  7.  # 27

    Colocado por: Nuno NunesAssumindo a mesma bomba em ambas as situações, as mesmas condições da habitação e desprezando o consumo elétrico dos ventiloconvectores não vejo muito bem onde está a diferença do consumo. Pode explicar ?

    facilimo, para VC a agua tem que ir no minimo a 45ºC enquanto que para fazer exactamente o mesmo com PRH só pode ir no maximo a 40ºC em pavimento de madeira natural, se for cerâmica só precisa de ir a 25ºC,

    qual é que gasta mais? aquecer agua a partir dos 45ºC ou aquecer agua até aos 40ºC?

    com sensação de conforto muito diferente.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, fernandoFerreira
  8.  # 28

    Colocado por: jorgealves
    facilimo, para VC a agua tem que ir no minimo a 45ºC enquanto que para fazer exactamente o mesmo com PRH só pode ir no maximo a 40ºC em pavimento de madeira natural, se for cerâmica só precisa de ir a 25ºC,

    qual é que gasta mais? aquecer agua a partir dos 45ºC ou aquecer agua até aos 40ºC?

    com sensação de conforto muito diferente.

    Ah, as perdas tem a ver apenas com a eficácia a baixas temperaturas. Pensava que haveria alguma outra coisa que me estivesse a escapar. No entanto já vi uns VC a trabalhar a 35º mas não tenho conhecimento da sua eficácia.
  9.  # 29

    Colocado por: jorgealves
    facilimo, para VC a agua tem que ir no minimo a 45ºC enquanto que para fazer exactamente o mesmo com PRH só pode ir no maximo a 40ºC em pavimento de madeira natural, se for cerâmica só precisa de ir a 25ºC,

    qual é que gasta mais? aquecer agua a partir dos 45ºC ou aquecer agua até aos 40ºC?

    com sensação de conforto muito diferente.


    Ou seja: ter um delta de 25 ou de 5?
    • r.v
    • 26 outubro 2015

     # 30

    só o preço dos vc por si já fica caro,mais esgotos, mais tubagens de grande caudal.mais o isolamento.
  10.  # 31

    Colocado por: Nuno NunesNo entanto já vi uns VC a trabalhar a 35º mas não tenho conhecimento da sua eficácia.

    na pratica consegue dimensionar um VC para qualquer delta T que se queira, mas quando menor for o deltaT maior terá que ser o vc e mais caro.
  11.  # 32

    Então voltamos ao mesmo, poupar poupar, só se passando frio, ou diminuído o conforto.
    Sendo a fonte de energia, caldeira, bomba de calor, os kw necessários para aquecer o espaço são +/- o mesmo. A pensar em desligar, então instale PRE, vai ver a poupança na instalação, e a poupança na fase de exploração.
  12.  # 33

    .
      errado.jpg
  13.  # 34

    Então, depois das primeiras contas de eletricidade, o PRE passa mais tempo desligado que ligado. Assim é que se poupa.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 35

    Colocado por: callinasEntão, depois das primeiras contas de eletricidade, o PRE passa ais tempo desligado que ligado. Assim é que se poupa.


    Melhor ainda...não instale nada!
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 27 outubro 2015

     # 36

    Colocado por: pc ferreiraMelhor ainda...não instale nada!

    Às vezes é a melhor opção. ;)
  15.  # 37

    Então, mas depois perguntam que sistema de aquecimento tens é vais dizer o que? Passando à frente do off topic. Vamos lá dar comentários construtivos.
  16.  # 38

    Colocado por: callinasEntão, mas depois perguntam que sistema de aquecimento tens é vais dizer o que? Passando à frente do off topic. Vamos lá dar comentários construtivos.


    Se me perguntarem digo que tenho um destes:

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=420831578107786&id=402660866591524&ref=bookmarks
  17.  # 39

    Venho ressuscitar este tópico.

    Quando comprei o meu apartamento (em 2ª mão) este já tinha instalados os radiadores de aquecimento central, na altura assegurado por uma caldeira a gás.

    Entretanto, instalei uma salamandra a pellets e, nessa altura, fiz um estudo da potência instalada em cada cómodo. Cheguei à conclusão que as divisões com menos potência instalada por metro quadrado eram os quartos de dormir (das divisões em que dou mais valor ao aquecimento) que, para piorar, são virados a nordeste.

    O resultado é que toda a casa aquece bem e de forma rápida, excepto esses quartos (demoram muito tempo).

    Ora, não quero estar a aumentar ao tamanho dos radiadores, porque senão tenho de tirar as mobílias fora...

    Lembrei-me que ter alguma convecção forçada nestes quartos poderia facilitar a transferência de calor. Por outro lado, não quero andar a mexer nas tubagens nem a alterar os radiadores das outras divisões, que estão muito bem.

    PERGUNTA: existe algum tipo de ventiloconvector, silencioso (= ventoinhas a baixa velocidade) e que funcione com água a alta temperatura (70ºC)?

    Se quiser pesquisar on-line, porque termos devo procurar? (sim, porque tenho procurado mais os resultados que me aparecem são essencialmente de convectores com resistência eléctrica.
  18.  # 40

    Hello? Sugestão de trocar um radiador por ventiloconvector num circuito de água a 70ºC?
 
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