Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    No sábado liguei o aquecimento a lenha lá de casa. A temperatura da casa já estava a diminuir para os 15º/16º. Recordo que vivo numa zona com acentuado arrefecimento nocturno.
    Foi para aí a 4º vez que o fiz. A casa é recente e apenas tinha sido testado 2 ou 3 vezes já na primavera.
    Ora bem, normalmente só tenho "ligado" aquilo a partir das 20H (já sei que não é o ideal mas não tenho ninguém em casa antes) até cerca das 23H. Ora aquilo demora um pouco a aquecer mas depois mantém a temperatura com certa facilidade e a temperatura da casa sobe para os 19º/20º quando me vou deitar e de manhã baixa para os 17º/18º.
    A casa tem dois pisos (190m2) e cerca de 80 elementos de radiadores (Dubal 70), mais os toalheiros nas casas de banho. O recuperador divide a sala e a cozinha no 1º piso praticamente a meio o que permite aquecer aquela parte quase sem os radiadores...
    Ora tenho algumas questões que se me puderem ajudar agradecia, no sentido de melhorar o desempenho do sistema.
    Alguns radiadores não aqueciam todos os elementos, sendo que lhes retirei ar e melhorou. A pressão no sistema a frio baixou de 1,9 para 1,7 mas não sei se foi disso...
    1) Dois dos radiadores (os que estão mais junto do recuperador) fazem barulho de água a pingar/correr, embora aqueçam bem. Já lhes retirei algum ar. Devo retirar mais?
    2) Tenho purgadores automáticos (acho). Aquilo deve estar todo enroscado ou deve estar solto. Não sei se me explico bem...
    3) Tenho a bomba pronta para disparar aos 52ºC. Devo subir a temperatura para os 55º/60º?
    4) A pressão a frio está nos 1,7 Bar. Tenho receio de se retirar ar a pressão desça muito embora pense que o sistema regula isso certo?
    Já sei que podia falar com o instalador mas como normalmente fico mais esclarecido aqui no fórum aqui vai... :-)
    Se tiverem mais alguma sugestão agradeço
    • size
    • 4 novembro 2015

     # 2

    Esse barulho nos radiadores deve-se a ar no seu interior. Tem que continuar a purgar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  2.  # 3

    Colocado por: Ramiro10411) Dois dos radiadores (os que estão mais junto do recuperador) fazem barulho de água a pingar/correr, embora aqueçam bem. Já lhes retirei algum ar. Devo retirar mais?
    2) Tenho purgadores automáticos (acho). Aquilo deve estar todo enroscado ou deve estar solto. Não sei se me explico bem...
    3) Tenho a bomba pronta para disparar aos 52ºC. Devo subir a temperatura para os 55º/60º?
    4) A pressão a frio está nos 1,7 Bar. Tenho receio de se retirar ar a pressão desça muito embora pense que o sistema regula isso certo?

    Tem de tirar o ar todo dos radiadores senão funcionam mal e fazem barulho. Cada radiador deverá ter um purgador que deve abrir ligeiramente até só sair água. Tem de purgar todos os radiadores.

    Ao retirar o ar a pressão do sistema vai baixar. Deverá haver uma válvula manual para abrir que vai introduzir mais água no circuito e aumentar a pressão. Existem alguns sistemas com válvula automática mas o normal é ser manual.

    Os radiadores normais até funcionam tradicionalmente com temperaturas superiores aos 60º, no entanto só justifica aumentar se o rendimento dos mesmos começar a ser baixo.
  3.  # 4

    Colocado por: Nuno Nunes
    Tem de tirar o ar todo dos radiadores senão funcionam mal e fazem barulho. Cada radiador deverá ter um purgador que deve abrir ligeiramente até só sair água. Tem de purgar todos os radiadores.

    Ao retirar o ar a pressão do sistema vai baixar. Deverá haver uma válvula manual para abrir que vai introduzir mais água no circuito e aumentar a pressão. Existem alguns sistemas com válvula automática mas o normal é ser manual.

    Os radiadores normais até funcionam tradicionalmente com temperaturas superiores aos 60º, no entanto só justifica aumentar se o rendimento dos mesmos começar a ser baixo.


    Obrigado.
    Mas tenho que purgar todos os radiadores ou só aqueles 2?
    No meu caso o que vejo é uma "entrada" de água fria" e um manómetro que tem um ponteiro vermelho regulado nos 2,5 bar (o preto a frio está nos 1,7 bar) e vejo uma válvula que diz 1,5 bar. Tem também um vaso azul e outro vermelho. Será isto? A pressão é automaticamente regulada por esta válvula?
    Já agora refiro que dois toalheiros dos WC não aquecem o ultimo suporte dos mesmos. É mesmo assim ou também tenho que purgar?
  4.  # 5

    Sempre que há partes de radiadores que não aquecem e/ou barulhos de água significa que deve purgar o sistema. Purgue os radiadores todos um por um para ter a certeza. Não é tão demorado quanto isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  5.  # 6

    Bom dia
    Purguei os radiadores que ainda não tinha purgado e pelo 1 deles já não faz barulho mas o outro ainda fal algum.
    Penso que terei ainda que purgar os toalheiros que estão no piso de cima e que não aquecem o último elementos (ficam portanto nos pontos mais altos) mas esses têm que ser com uma chave própria penso eu. É assim?
    A pressão a frio penso que se manteve ou desceu ligeiramente para 1,6...
    Já agora para quem tem recuperador a lenha quanto tempo ligam normalmente o recuperador de seguida? E quanto tempo demoram a subir a temperatura em casa?
  6.  # 7

    Se são purgadores automáticos não precisa de os porgar, são automáticos. Só precisa de ter a tampinha de rosca desapertada do purgador para sair o ar.
    Para uma área tão grande que tem a sua habitação acho pouco ter 80 elementos. Isso tenho eu para uma área com 100m2.
    Com um nível verifique se os radiadores estão ligeiramente a subir no sentido do purgador, se estiver está bem, pois assim facilita a saída de bolhas de ar.
    Referente à temperatura para ligação da bomba acho pouco. Pois a temperatura de retorno vai ser fria logo aí a água da caldeira nunca vai estar muito quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  7.  # 8

    Colocado por: C. LoboSe são purgadores automáticos não precisa de os porgar, são automáticos. Só precisa de ter a tampinha de rosca desapertada do purgador para sair o ar.
    Para uma área tão grande que tem a sua habitação acho pouco ter 80 elementos. Isso tenho eu para uma área com 100m2.
    Com um nível verifique se os radiadores estão ligeiramente a subir no sentido do purgador, se estiver está bem, pois assim facilita a saída de bolhas de ar.
    Referente à temperatura para ligação da bomba acho pouco. Pois a temperatura de retorno vai ser fria logo aí a água da caldeira nunca vai estar muito quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ramiro1041


    Obrigado.
    Ok. Então tenho que ter a tampa desapertada.
    É que eu na dúvida tinha aquilo apertado... mas naqueles que tinha a tampa desapertada quando pressionei com a unha saiu ar assim eventualmente é mais rápido.
    Mas depois de serem purgados devo manter a tampa desapertada ou devo voltar a apertar?
    Pois realmente se calhar devia ter mais alguns elementos de radiadores. Tenho 11 em cada quarto (3) que me parecem suficientes, mais 15 no hall/escritório do 1º piso para além dos 2 toalheiros nos WC. Estes não aquecem a última barra. Devo purgar? Estes têm uma rosca...
    Em baixo tenho o recuperador central e 3 radiadores de 10 elementos cada mais 1 toalheiro no WC de serviço. Como o recuperador é de dupla face a aquece bem aquela zona central no piso de baixo (está praticamente a meio entre a sala e a cozinha) se calhar os 80 elementos são suficientes. Pelo menos para já em cerca de 2 horas aumentam a temperatura ambiente em 3 graus. Não sei se é optimo mas não me parece mal...
    Já me arrependi foi de não deixar um radiador na lavandaria para secar a roupa em dias húmidos...
    Já agora os radiadores são Dubal 70 que penso têm bom rendimento. Isso também tem influência não é?
  8.  # 9

    Boa noite
    Que marca é o seu recuperador?
    Os 52º C é pouco, vai ter muita condensação no recuperador, tem que colocar a água a circular entre os 60 e os 65º.
    Tem instalado no seu sistema uma válvula anticondensação?

    Veja esta instalação

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  9.  # 10

    Colocado por: leiriaBoa noite
    Que marca é o seu recuperador?
    Os 52º C é pouco, vai ter muita condensação no recuperador, tem que colocar a água a circular entre os 60 e os 65º.
    Tem instalado no seu sistema uma válvula anticondensação?

    Veja esta instalação

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ramiro1041


    Bom dia
    Estive a ver a sua instalação. Tem pormenores muito interessantes como aquele de ter um backup para manter a bomba em funcionamento. Não tenho isso...
    Já agora o que fazer se tivermos o recuperador cheio de lenha e de repente faltar a luz e a temperatura subir para para os 80º/90º. Teoricamente tem os sistemas de segurança, mas podemos fazer alguma antes. Ouvi falar em apagar as chamas com água mas não me parece muito bem...
    O meu recuperador é Solius dupla face.
    Entretanto, ontem saiu mais um pouco de ar de 2 radiadores mas ainda não purguei os 2 toalheiros e continuo a ouvir o barulho de água a pingar num dos radiadores (é o que está mais próximo do recuperador) embora pareça um pouco menos. No entanto depois de estar bem quente nem se podia quase pousar a mão fechei o radiador e parecia que continuava a fazer um ligeiro barulho. É normal? O purgador automático é para estar sempre enroscado e depois desenroscar quando necessário ou é para estar desenroscado (tenho receio que deite água fora...)
    Ontem arrancou aos 52º e passado cerca de meia ora subiu para os 62º e aí se manteve durante mais ou menos hora e meia. Isto com cerca de 15 Kg de lenha. Como já tinha as divisões a 20º não acrescentei mais lenha e fui dormir... Acha então melhor subir para os 55º. Na sua instalão refere que tem 55º...
    Não faço ideia se válvula de condensação. Como vejo?
    Relativamente ao nº de elementos são suficientes? 78 elementos Dubal 70 mais 3 toalheiros?
    Se tiver mais sugestões agradeço-lhe.
  10.  # 11

    Os meus purgadores estão sempre com a tampa despertada e eles não pingam.
    Os Roca DUBAL são muito bons. Referente aos toalheiros de casa de banho não emitem tanto calor com um radiador, prefiro um radiador na casa de banho do que dois toalheiros.
    Mande informação à bomba circuladora para arrancar só aos 60ºC.
    A válvula anti condensação evita que se crie condensação no interior da caldeira, isto é, injecta água quente no retorno a fim de a água não entrar fria na caldeira.
    Se a electricidade faltar retire com cuidado a lenha do recuperador para dentro de um caldeiro de latão e apage aí as brasas. Pode em alternativa colocar uma ups que lhe permita trabalhar durante algum tempo a bomba circuladora.
    Se mantiver a lenha e fechar os registos ela vai acabar por apagar mas vai demorar algum tempo.
    Os sistemas de segurança servem para evitar o problema de sobreaquecimento da caldeira. A válvula de segurança deve ser testada no inicio e meio de cada época de frio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  11.  # 12

    Colocado por: Ramiro1041O purgador automático é para estar sempre enroscado e depois desenroscar quando necessário ou é para estar desenroscado (tenho receio que deite água fora...)

    Se deitar água fora não é automático, é manual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  12.  # 13

    Colocado por: Nuno Nunes
    Se deitar água fora não é automático, é manual.


    Eles deitam ar e depois água se eu pressionar com a unha no meio do purgador. Não são desses?
    Eu penso que são automáticos mas...
  13.  # 14

    Colocado por: C. LoboOs meus purgadores estão sempre com a tampa despertada e eles não pingam.
    Os Roca DUBAL são muito bons. Referente aos toalheiros de casa de banho não emitem tanto calor com um radiador, prefiro um radiador na casa de banho do que dois toalheiros.
    Mande informação à bomba circuladora para arrancar só aos 60ºC.
    A válvula anti condensação evita que se crie condensação no interior da caldeira, isto é, injecta água quente no retorno a fim de a água não entrar fria na caldeira.
    Se a electricidade faltar retire com cuidado a lenha do recuperador para dentro de um caldeiro de latão e apage aí as brasas. Pode em alternativa colocar uma ups que lhe permita trabalhar durante algum tempo a bomba circuladora.
    Se mantiver a lenha e fechar os registos ela vai acabar por apagar mas vai demorar algum tempo.
    Os sistemas de segurança servem para evitar o problema de sobreaquecimento da caldeira. A válvula de segurança deve ser testada no inicio e meio de cada época de frio
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ramiro1041


    E relativamente ao recuperador Solius que lhe parece? Lá pesado é ele.
  14.  # 15

    Volto a este tema pedindo a opinião dos entendidos.
    Tenho vindo a retirar ar do sistema (é o 1º inverno que funciona) e os barulhos de água a pingar diminuíram bastante. Já praticamente não os ouço.
    Por outro lado, ao retirar ar a pressão no sistema a frio tem diminuído e estava apenas a 0,9 bar hoje de manhã. Em funcionamento estava nos 1,8 ontem antes de purgar mais ar e estava nos 1,2 a frio.
    A minha questão é se esta pressão está bem (a casa tem dois pisos)?
    Está lá uma válvula que penso que seja de enchimento automático que diz 1,5 bar. O sistema não devia automaticamente "encher" o sistema para esta pressão ou isso é feito de forma gradual? A válvula tem uma rosca cinzenta que parece estar fechada. É assim ou devia estar desenroscada?
    Ontem depois de purgar o sistema estava a aquecer bem mas tenho receio que alguma coisa esteja a falhar...
    Se me puderem ajudar agradecia.
    Obrigado e Bom Ano.
  15.  # 16

    Com tanto ar nas tubagens até me interrogo se não hove rotura da membrana do vaso de expansão.
    A pressão em frio também não deve estar tão baixa.
    Vamos aguardar o comentário de alguém mais experiente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  16.  # 17

    Colocado por: C. LoboCom tanto ar nas tubagens até me interrogo se não hove rotura da membrana do vaso de expansão.
    A pressão em frio também não deve estar tão baixa.
    Vamos aguardar o comentário de alguém mais experiente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ramiro1041


    Aquilo tem dois vasos (um azul e outro vermelho).
    Mas aquilo não devia repor a pressão no sistema automaticamente ou por causa da tal rosca estar apertada?
  17.  # 18

    Colocado por: Ramiro1041

    Aquilo tem dois vasos (um azul e outro vermelho).
    Mas aquilo não devia repor a pressão no sistema automaticamente ou por causa da tal rosca estar apertada?

    O azul é referente às águas quentes sanitarias e o vermelho é o do aquecimento central
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  18.  # 19

    Vamos por partes a válvula de enchimento automático regula a pressão de entrada de água no recuperador, que por norma não deve ser inferior a 1,5bar e a pressão do vaso de expansão deve ser regulado para 1/3 da pressão de serviço em frio.
    Para regular a pressão do vaso de expansão o circuito tem de estar vazio ou seja tem de vazar a água toda e depois e ter a torneira de esvaziamento aberta.
    A função do vaso de expansão não é para dar pressão ao circuito é sim para absorver o aumento da pressão da água provocada por consequencia do aumento da temperatura,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro1041
  19.  # 20

    Eu agora não estou em casa e portanto não estou completamente seguro do que vou dizer:
    O sistema tem painéis solares e aquecimento a lenha.
    E tem 3 vasos :
    - branco ligado aos tubos dos painéis solares
    - vermelho ligado aos tubos do aquecimento
    - azul ligado à entrada de água fria que vai também para o cilindro (não tenho agora a certeza disto)
 
0.0248 seg. NEW