Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: SrRboa para quem tem hábitos definidos, mesmo assim prefiro a solução com o botão de pressão


    Mesmo que não tenha hábitos definidos, tipo 3 da manhã o sistema está desligado e a água morna/fria, abre a água 2 segundos o sensor externo à saida da BC, deteta o aumento da temperatura e arranca automaticamente, como se fosse o tal interruptor.
    • SrR
    • 22 setembro 2023

     # 202

    Colocado por: Varejote

    Mesmo que não tenha hábitos definidos, tipo 3 da manhã o sistema está desligado e a água morna/fria, abre a água 2 segundos o sensor externo à saida da bomba, deteta o aumento da temperatura e arranca automaticamente, como se fosse o tal interruptor.
    se vai abrir a agua e usar a agua quente nao faz sentido ter a bomba a circular, é óptimo para definir hábitos e ajustar o funcionamento da bomba de forma totalmente automática sem intervenção qualquer, mas mesmo assim a bomba nao prevê mudanças de hábitos no próprio dia nessa situação o botão de pressão é a melhor opção, vai ao banho carrega no botao e esta feito
  2.  # 203

    2 segundos deve ser o equivalente a um copo de água.

    Gostava de ver crianças a ligar a luz, carregar no botão de pressão ao lado e esperar 2 minutos.

    Na minha também ficou preparado para os botões de pressão, mas já sabia que só eventualmente os adultos é que iam lembrar de carregar no botão e esperar 2 minutos antes de abrir as torneiras e mesmo assim certamente que iriam esquecer várias vezes, por isso optei pela grundfos autoadapt.

    Claro que se forem perguntar aos utilizadores se carregam sempre no botão, vão responder sempre que sim.

    Já agora se não tiverem bom isolamento térmico na tubagem AQS, nem vale a pena instalar recirculação.
    • SrR
    • 22 setembro 2023

     # 204

    Colocado por: Varejote2 segundos deve ser o equivalente a um copo de água.

    Gostava de ver crianças a ligar a luz, carregar no botão de pressão ao lado e esperar 2 minutos.

    Na minha também ficou preparado para os botões de pressão, mas já sabia que só eventualmente os adultos é que iam lembrar de carregar no botão e esperar 2 minutos antes de abrir as torneiras e mesmo assim certamente que iriam esquecer várias vezes, por isso optei pela grundfos autoadapt.

    Claro que se forem perguntar aos utilizadores se carregam sempre no botão, vão responder sempre que sim.

    Já agora se não tiverem bom isolamento térmico na tubagem AQS, nem vale a pena instalar recirculação.
    isso é muito relativo e podemos estar aqui a discutir (sem zangas atenção) as vantagens e desvantagens, 2 segundos com a torneira aberta pode ser um engano porque queriam encher um copo e afinal era agua fria que queriam e ai a bomba vai trabalhar desnecessariamente, o utilizador final provavelmente é que vai ter que optar entre os pros e contras
  3.  # 205

    Colocado por: SrRisso é muito relativo e podemos estar aqui a discutir (sem zangas atenção) as vantagens e desvantagens, 2 segundos com a torneira aberta pode ser um engano porque queriam encher um copo e afinal era agua fria que queriam e ai a bomba vai trabalhar desnecessariamente, o utilizador final provavelmente é que vai ter que optar entre os pros e contras


    Não há sistemas perfeitos, da Grundfos para mim será o que terá menos contras com crianças em casa, não posso estar a fazer de fiscal para confirmar se carregam no botão e esperam.

    De qualquer sem um bom isolamento térmico na tubagem, pouco vale fazer recirculação.
    Concordam com este comentário: SrR
    • SrR
    • 22 setembro 2023

     # 206

    Colocado por: Varejote
    De qualquer sem um bom isolamento térmico na tubagem, pouco vale fazer recirculação.
    obvio mas mesmo assim sendo um sistema para aumentar o conforto e diminuir os gastos de água há sempre custos associados
  4.  # 207

    Colocado por: SrRobvio mas mesmo assim sendo um sistema para aumentar o conforto e diminuir os gastos de água há sempre custos associados
    Naturalmente.
  5.  # 208

    Colocado por: VarejoteA Grundfos confort autoadapt BXA, custa quase isso e não necessita de botões de pressão.

    Prefiro com botão, os hábitos não são sempre os mesmos, chega as férias depois demora uns dias a adaptar e quando se adaptou acabam as férias, para mim não faz sentido.
    Com botão, quando é preciso carrega-se e está feito.
    • Rui1977
    • 15 fevereiro 2024 editado

     # 209

    Boas, reavivo o tópico, pós em minha casa com a recirculação ligada, só após sensivelmente 20 minutos é que tenho água quente imediata nas torneiras.
    Sei que alguma coisa não está bem, mas não consigo precisar o quê.
    Neste tópico, na última página tenho uma imagem da ligação do sistema aqs.
    Se puderem ajudar, agradeço.
    https://forumdacasa.com/discussion/79787/2/duvida-circulacao-de-agua-quente-sanitaria/#Item_4
    • SrR
    • 15 fevereiro 2024

     # 210

    É porque nao esta a circular como deve ser, deve ter ar na tubagem provavelmente.
    • Somar
    • 16 fevereiro 2024

     # 211

    Pergunto se algum forista recorre á recirculação para efeitos de piso radiante (além da AQS), se é necessária infraestrutura adicional (uma grundfos autoadapt é suficiente?), custos de investimento e exploração/benefícios e grau de satisfação.
    Obrigado.
  6.  # 212

    Colocado por: SomarPergunto se algum forista recorre á recirculação para efeitos de piso radiante (além da AQS), se é necessária infraestrutura adicional (uma grundfos autoadapt é suficiente?), custos de investimento e exploração/benefícios e grau de satisfação.
    Obrigado.
    até onde sei o piso radiante é um circuito fechado logo a água está em recirculação sempre que as válvulas estão abertas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar
  7.  # 213

    Boas, caros foristas.

    Na casa que vou construir, também vou colocar retorno da água quente nas duas casas de banho (a da suite e a das crianças), que serão as IS mais usadas.

    No meu caso vou usar a domótica que irei instalar na casa e a programação vai ser feita da seguinte forma (claro que poderá ser ajustada). A bomba recirculadora liga sempre que:
    - alguém ligar a luz da casa de banho ou for detetada presença na casa de banho. Trabalha durante dois minutos e fica parada durante 10 minutos.
    - De meia em meia hora e apenas se houver presença em casa e nunca no período da noite. Trabalha durante dois minutos.

    Como a linha de retorno está situada no mesmo ramal que vai para o exterior, a situação aplica-se à churrasqueira situada no exterior.

    O aquecimento da água será feito com bomba de calor.
  8.  # 214

    Colocado por: harsousaBoas, caros foristas.

    Na casa que vou construir, também vou colocar retorno da água quente nas duas casas de banho (a da suite e a das crianças), que serão as IS mais usadas.

    No meu caso vou usar a domótica que irei instalar na casa e a programação vai ser feita da seguinte forma (claro que poderá ser ajustada). A bomba recirculadora liga sempre que:
    - alguém ligar a luz da casa de banho ou for detetada presença na casa de banho. Trabalha durante dois minutos e fica parada durante 10 minutos.
    - De meia em meia hora e apenas se houver presença em casa e nunca no período da noite. Trabalha durante dois minutos.

    Como a linha de retorno está situada no mesmo ramal que vai para o exterior, a situação aplica-se à churrasqueira situada no exterior.

    O aquecimento da água será feito com bomba de calor.


    Eu não faria assim.

    Colocaria um tubo direto da bomba de calor para a pia da cozinha, pois aí precisamos de água bem quente para tirar gorduras etc.

    Para as WC colocaria com uma válvula termostática para não enviar a água tão quente e não ser necessário misturar água fria (ou misturar o mínimo possível)
    (Não fiz isso na minha casa, já não fui a tempo)

    Para o retorno das água eu vou colocar um shelly, programo para de manhã a X horas funcionar pois acordamos sempre à mesma hora, mas vou colocar um termostato no tubo de retorno, quando a água atingir 35 ou 40º desliga a bomba. Dessa forma evitamos que esteve sempre a circular para nada, só circula quando a temperatura no tubo baixar.
    Nos WC vou ter lá um Shelly button ou qualquer coisa parecida ainda não sei bem, para quando carregar ligar a bomba X minutos.
    Concordam com este comentário: harsousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
    • SrR
    • 27 março 2024

     # 215

    Colocado por: harsousaBoas, caros foristas.

    Na casa que vou construir, também vou colocar retorno da água quente nas duas casas de banho (a da suite e a das crianças), que serão as IS mais usadas.

    No meu caso vou usar a domótica que irei instalar na casa e a programação vai ser feita da seguinte forma (claro que poderá ser ajustada). A bomba recirculadora liga sempre que:
    - alguém ligar a luz da casa de banho ou for detetada presença na casa de banho. Trabalha durante dois minutos e fica parada durante 10 minutos.
    - De meia em meia hora e apenas se houver presença em casa e nunca no período da noite. Trabalha durante dois minutos.

    Como a linha de retorno está situada no mesmo ramal que vai para o exterior, a situação aplica-se à churrasqueira situada no exterior.

    O aquecimento da água será feito com bomba de calor.
    da maneira que vai fazer vai estar a desperdiçar e energia desnecessariamente
    Concordam com este comentário: harsousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
  9.  # 216

    Obrigado pelos comentários.

    Colocaria um tubo direto da bomba de calor para a pia da cozinha, pois aí precisamos de água bem quente para tirar gorduras etc.


    É uma bela ideia. Pelo que vejo no projeto de águas, a BC está perto da cozinha e o ramal pode sair direto sem qualquer impacto no custo.

    Para as WC colocaria com uma válvula termostática para não enviar a água tão quente e não ser necessário misturar água fria (ou misturar o mínimo possível)


    Mais uma boa ideia.

    Depois resta-me ir atualizando a programação para maximizar o conforto e reduzir os tempos de funcionamento.
  10.  # 217

    Se tem cozinha direto à bomba e fica longe, não vai ter recirculação.
  11.  # 218

    Colocado por: harsousaObrigado pelos comentários.



    É uma bela ideia. Pelo que vejo no projeto de águas, a BC está perto da cozinha e o ramal pode sair direto sem qualquer impacto no custo.



    Mais uma boa ideia.

    Depois resta-me ir atualizando a programação para maximizar o conforto e reduzir os tempos de funcionamento.


    Não sou a favor da programação, não temos sempre os mesmos horários etc. É preferível um interruptor dedicado nos wc, quando entramos no wc carregamos, faz ligar a bomba 2 ou 3min (o que for necessário) e que depois disso desliga. Enquanto tiramos a roupa etc a agua está quente quando se abrir.
  12.  # 219

    Colocado por: paulos

    Não sou a favor da programação, não temos sempre os mesmos horários etc. É preferível um interruptor dedicado nos wc, quando entramos no wc carregamos, faz ligar a bomba 2 ou 3min (o que for necessário) e que depois disso desliga. Enquanto tiramos a roupa etc a agua está quente quando se abrir.


    A água quente no WC, não serve só para tomar banho.
  13.  # 220

    Colocado por: Varejote

    A água quente no WC, não serve só para tomar banho.


    Exato, se for para lavar as mãos ou outra coisa qq, não é um habito portanto não deverá estar programado a bomba para essa hora (a não ser que esteja para trabalhar de meia em meia hora que é um desperdício).
    Se quiser poupar água e uma vez que se tem de esperar, carrega no botao e espera, pelo menos não está de água aberta.
 
0.0420 seg. NEW