Iniciar sessão ou registar-se
    • Fmar
    • 17 abril 2009 editado

     # 1

    boa noite e desde já agradeço a quem tiver a amabilidade de me responder:
    em setembro 2002 comprei um apartamento por 80.000,00 euros e vendi por 125.000,00 euros em outubro 2008 e tenciono reinvestir no prazo de 36 meses. entretanto recebi a notificação das finanças da nova avaliação (por 88.360,00) euros, e de momento só tenho duas dúvidas:
    1º qual o valor que devo mencionar no anexo G, relativo à aquisição (80.000,00 ou 88.360,00)?
    2º Mas caso eu não reinvista para habitação própria e permanente no prazo estipulado, qual será a taxa de juro que incide sobre os 50% das mais-valias e que terei de pagar às finanças?
    Cumprimentos
    • Fmar
    • 18 abril 2009

     # 2

    Boa noite de novo
    Na questão que coloquei, fiquei com a impressão que fiz confusão relacionar a nova avaliação (88.360,00) com a aquisição!? Alguém faz o favor de me esclarecer?
    Cumprimentos.
    Fmar
  1.  # 3

    1)O valor a considerar, é o maior dos dois, logo, serão os 88.360,00. No entanto, vc pode não concordar com a avaliação das finanças,e recorrer dela. Depois dar-lhe-ão razão, ou não.
    2)Não há nenhuma taxa de juro. Se não reinvestir, o global dos seus rendimentos totais -que desconhecemos- dar-lhe-é o valor a pagar, ou a receber.
    • Fmar
    • 18 abril 2009

     # 4

    Boa tarde Sr. Parreira e muito obrigado pela sua resposta.
    Peço desculpa por incomodar de novo mas, talvez por minha culpa, não soube transmitir as minhas dúvidas:
    Para a semana vou entregar o IRS, via internete, e no campo 5 do anexo G vou indicar que pretendo reinvestir... mas se daqui a 6 meses, um... dois anos, e até final dos 36 meses não reinvestir mesmo, tenho que pagar as mais valias, certo? E a essas mais valias não será acrescido uma taxa de juros (por ex. juros de mora) pelo tempo deccorrido desde a realização da venda até à minha posterior informação às Finanças que não pretendo reinvestir?
    Tenho esta dúvida porque um meu amigo disse-me que tinha de pagar juros sobre as mais valias!
    Cumprimentos.
    • Fmar
    • 18 abril 2009

     # 5

    E se tiver que pagar juros, qual é o valor da taxa?
  2.  # 6

    A sua questão, é se caso informe a DGCI que vai reinvestir, e depois não o fizer, que custos acarreta. De cor não lhe sei dizer. Tenho que pesquisar.
    • Fmar
    • 18 abril 2009

     # 7

    Agradeço a sua atenção e disponibilidade.
    Fico a aguardar...
 
0.0118 seg. NEW