Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais peço desculpa por qualquer erro, mas electricidade não é o meu forte. O caso é o seguinte na moradia que estou a construir, foi sugerido por um dos electricistas que a instalação da casa fosse feita para um limite de 45 amperes, e não com um quadro de 30 amperes, que é o que está projectado.

    Mas falando com outras pessoas do ramo, a maioria diz-me que 30 amperes é suficiente para o que a casa irá ter, isto é:

    - Piscina (penso que com bomba de 3kw)
    - Estores eléctricos
    - Portão exterior e da garagem eléctricos
    - Sistema de ar condicionado Daikin (2 unidades exterior multi-split)
    - 1 Banheira de hidromassagem
    - Electrodomésticos (ie: microondas, frigorifico, tvs, placa de indução, maq de lavar roupa, maq de aspiração central, e os demais...)
    - Respectiva iluminação

    Como é óbvio nunca haveria um uso em simultâneo de todos os aparelhos, até pq temos o exemplo da piscina cuja bomba levaria temporizador para trabalhar em bi-horário, nocturno. Por isso estou mesmo inclinado para manter os tais 30 amperes, pq os custos para aumentar este limite para 45 são alguns, não falando só no aluguer mas também na cablagem.

    Por isso, se alguem perceber do assunto que me aconselhe, mesmo não sabendo as potências dos equipamentos, tentando talvez fazer uma estimativa a partir de aparelhos comuns.

    Deseja obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Colega coiso

    De electricidade não percebo. Mas já tenho alguma experiência de vida, o que me obriga a levar o meu caro coiso a pensar no seguinte:

    "O seguro morreu de velho"

    "O pouco basta, e o muito se gasta"

    "O barato sai caro"

    "A experiência é a mestra da vida"

    "A isca é que engana e não o pescador que tem a cana"

    "Dinheiro é aquilo com que tudo se compra"


    O Troll

    Nota: desculpe o off topic e boa sorte na sua mansão
  3.  # 3

    Bom dia coiso,
    30 amp monofasica ou trifasica?
    Pois se for tifasica tem 30 amp por cada fase o que premite distribuir as varias cargas,se monofasica so tem 30 amp para tudo o que limitara mais o uso dos varios aparelhos electricos.
    Pense bem agora !Se pagar mais não sera mais facil para o futuro pois contrata 45amp inicialmente e depois reduz para 30amp ,mas fica sempre garantido , depois de certificada a instalação se quiser aumentar a potencia tera de pedir uma nova inspecção e se já tiver os 45 amp podera alterar em qualquer altura!!
  4.  # 4

    Electricidade também não é o meu forte. Mas quando me baralho com intensidades e voltagem faço analogias com a hidraulica (caudal e pressão) e a coisa vai lá.

    O problema não me parece ser o «quadro» mas sim o «contador». Os electrotécnicos de serviço que me corrijam.

    Quanto a mim, o projectista/instalador só tem é de fazer o cálculo correcto (fios e protecções) para os equipamentos que você vai ter instalados (nomeadamente, motores, AVAC, placas de indução, etc.), de forma a que os enfiamentos tenham as secções (e protecções) suficientes para os aparelhos que você vai ter.

    Por outras palavras: você tem de fornecer ao seu projectista/instalador TODOS OS DADOS antes de começar a obra.

    Caso contrário, suponha que depois da obra pronta, instalava um contador de "1.000 Amperes" e consumia energia a condizer. Se os enfiamentos não estiverem correctos, podem derreter/incendiar.

    Tem a certeza que isso não é o seu instalador a arranjar argumento para lhe cobrar mais 50% pela instalação?

    Nota: Já coloquei uma placa de indução (Placa Ceran KM 5993 da Miele) com 11100w. Só isto são quase 50Amperes! (a maior parte anda pelos 7,5kw, isto é, consomem mais de 30 Amperes).
  5.  # 5

    A instalação é monofásica, e como vejo a maior parte das moradias com instalação sempre abaixo dos 30, nao tendo apenas as bombas da piscina e o Ar Condicionado fiquei na duvida. Mas vendo o que dizem secalhar é mesmo avançar para um limite mais alto para me precaver :(
  6.  # 6

    Não tendo apenas bomba da piscina e Ar condicionado? Mas isso (tirando a placa de indução) consome mais que tudo o resto!

    E tem a certeza que as outras têm placa de indução? Pelas minhas contas (mas eu sou do betão) isso come-lhe mais do que os 30A!
    Repito: A maioria das placas de indução tem uns 7.500W e algumas vão às 11.100W!

    Explique-me uma coisa, coiso: você está a fazer a moradia sem projecto de electricidade (apenas uma fichazinha electrotécnica) e sem o acompanhamento por um Engenheiro Electrotécnico, não é?
  7.  # 7

    Boa noite coiso,
    Deixe de coisas ,coiso com monofasica não pense muito 45 amp e tera o seu problema resolvido depois podera reduzir quando quiser ,mais vale à mais hoje para salvaguardar o amanha!!!!
  8.  # 8

    pra um apartamento T2, em lisboa,

    eu queria colocar uma placa de indução, mas... acho q a coluna do predio n aguenta...
    tenho 15A, será q dá pra ter uma placa de indução?
  9.  # 9

    Eu tenho 1 AC com 12000BTU's + 1 AC de 18000BT's + placa vitrocerâmica 6600W (os 4 focos ligados ao mesmo tempo) + termoacumulador + forno electrico multifunções... tenho em casa monofásica 30A. Não tive problemas... mas as UPS's às vezes apitam... consoante a simultâneadade dos aparelhos...

    Posso afirmar q os 2 AC's + 2 focos ligados, e alguma intermitência do termoacumulador.. o quadro aguenta-se bem...

    Os 15A... parecem-me curtinhos...
  10.  # 10

    eu n terei AC
    tenho so vitro + termo + os electrodomesticos normais
    (MLR, MLL, FORNO, pc, luzes etc...) e n terei simultaneadade, a MLR por exemplo so ligarei a noite...

    é q o meu problema, julgo q a coluna do predio n deve ter capacidade pra tanto...
    plo q me disse o tecnico q me foi ligar a luz hj, a coluna tem fio de 4 mm
    • eu
    • 29 junho 2009 editado

     # 11

    Pela análise da sua descrição, parece-me que 30 ampéres só são suficientes, se não ligar tudo ao mesmo tempo.

    A bomba da piscina tem 3 KW ? Tem a certeza? Parece-me demasiado...

    Kuis K. W. , de facto as placas de indução têm normalmente entre 6 a 8 KW de potência, mas apenas se estiverem todos os focos ligados... e no máximo.
  11.  # 12

    Colocado por: euPela análise da sua descrição, parece-me que 30 ampéres só são suficientes,se não ligar tudo ao mesmo tempo.

    A bomba da piscina tem 3 KW ? Tem a certeza? Parece-me demasiado...

    Kuis K. W. , de facto as placas de indução têm normalmente entre 6 a 8 KW de potência, mas apenas se estiverem todos os focos ligados... e no máximo.


    estara por acaso a falar em relação ao meu post?
    eu acho q n posso ter os 30A, n ha nada acima dos 15 e abaixo dos 30? algo q dê pra ter a vitro ligada?
 
0.0145 seg. NEW