Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Lanco hoje este que será o primeiro de uma nova série de tópicos sobre reparação de electrodomésticos

    Começo por este, das máquinas de lavar roupa, pois tive que reparar a minha esta semana.

    A maquina é uma electrolux de 7KG, comprada em 2009. (cerca 450€ na altura) EWF 10480 W

    O problema era: Parava a meio da maioria dos programas

    Após pesquisar na net e ver alguns videos no youtube, apercebi-me que esta (e muitas outras maquinas) têm um modo de diagnóstico.
    Com o botão no OFF, pressionar o Play + Hold (botao com o desenho de um relogio) , e com os dois botoes pressionados rodar o selector para a primeira posicao . A partir daqui podeos accionar cada uma das partes da maquina individualmente, tal como se pode ver neste video.
    https://www.youtube.com/watch?v=zYgVVGiRU6w

    Entretanto, apercebi-me que só um dos compartimentos metia agua.
    Abri o filtro do abastecimento de agua e tirei imensa areia !
    Pensava que estava resolvido, mas não, continuava a meter agua só de um lado
    Fui então medir se a energia estava a chegar às electrovalvulas (são de 220V ! ).
    E aqui lixei-me: escapou-me as pontas do multimetro e fiz um curto circuito, ouvi imediatamente um estalo electrico a vir do controlador e cheiro a queimado .
    Desmontei tudo e apercebi-me de umas pecinhas rachadas, uns integrados de 8 patas, que são uma especie de uns triacs ou tiristors.
    Mandei vir da net, e por 3 unidades paguei 13€ + 7€ de portes (mandei vir 3 pois sabia que pelos menos dois estavam queimados)
    Claro que se tivesse mandado vir do ebay custaria menos, mas queria ter a maquina pronta antes do fim de semana, por isso não olhei a despesas

    O integrado em causa foi este , ACS1026T , e a unica casa que me conseguiu stock imediato foi a Ledistronica, que mandou por CTT Expresso, passo a publicidade, mas é merecida.




    Montei os integrados, e apercebi-me que ainda estava algo diferente, uma resistencia não media o mesmo que as outras iguais que estavam no circuito impresso.
    Subsitui por uma de 220Ohm, como se vê numa foto.

    Fui montar o painel já era tarde, e nada, o problema subsistia

    Apercebi-me que das duas electrovalvulas da entrada , apenas a castanha tinha resistencia, a verde estava aberta.

    Um amigo meu que arranjou maquinas em tempos procurou num caixote velho por uma electrovalvula e ofereceu-me o electroiman de uma que encaixava no sitio da verde, e disse que isto era tudo mais ou menos igual .

    Montei a electrovalvula e continuou a nao dar !

    Fiz mais uns teste, e ja estava a pensar que fosse um integrado de 16 pinos que tem antes das das resistencias (por vezes alguns integrados quando queimam, fazem passagem para os que estão ao lado). Este integrado de 16 pinos é o ULN2001 e custa poucos centimos na net.

    Felizmente não era o integrado, era apenas a soldadura que passa o sinal de uma camada para a outra da placa que estava a fazer mau contacto !

    Eram já duas da manhã quando fiz o teste que me fez guitar " Eureka !!" e acordar todo o bairro !!!

    Conclusão: Partilho este tópico antes do mais por razões ecologistas, por ter presente que o conhecimento deve ser partilhado, e porque tantos e tantos electrodomésticos vão fora com avarias da treta, como foi o caso deste

    O diagnóstico final que faço foi: Uma electrovalvula queimou, e levou o circuito correspondente que a alimenta a queimar tambem (o fio ate estava chamuscado).
    Ao fazer o diagnostico, eu queimei o circuito que alimenta a outra electrovalvula.
    Não fosse este meu erro, e à partida só teria necessitado trocar um dos integrados de 8 patas ACS1026T, e o iman da electrovalvula (ou o bloco das electrovalvulas inteiro).

    Seja como for, está tudo a trabalhar bem e já lavou umas quantas maquinas de roupa.

    Advertencias:
    >SEMPRE, SEMPRE , SEMPRE façam testes com a maquina desligada da ficha, pois ha o risco de choque, uma vez que todos os componentes nesta maquina trabalham com 220V !!!
    >Se não sabem o que estão a fazer, não inventem e peçam ajuda a um profissional
    >A minha historia vale o que vale, não quer dizer que todas as avarias sejam como a que tive. Serve apenas de exemplo.

    Recomendo caso tenham problema similar a começarem por :
    >Desligar da tomada
    >Desligar os fios das electrovalvulas, e verificar com um multimentro na escada X1 ou X10 dos Ohms se estão com medicoes similares
    >Se a simples reparação das electrovalvulas não resolver, vejam se ha peças queimadas na placa de comando.
    >Para facilitar, à medida que desmontarem tirem fotos do processo , para saberem onde estavam ligados os fios

    Seguem imagens de todo o processo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, GMCQ
      IMG_20151210_104412.jpg
      IMG_20151212_153728.jpg
      IMG_20151212_153031.jpg
      IMG_20151212_155126.jpg
      IMG_20151212_153015.jpg
      IMG_20151212_1530152.jpg
      IMG_20151212_003857_1.jpg
      IMG_20151209_212731.jpg
      IMG_20151211_232328.jpg
      IMG_20151210_005313.jpg
      IMG_20151209_224837.jpg
      IMG_20151209_230510.jpg
      IMG_20151211_204804.jpg
      IMG_20151209_231647.jpg
      IMG_20151212_153737.jpg
      IMG_20151212_155843.jpg
  2.  # 2

    Se houverem por ai tecnicos de maquinas de lavar a ler isto, esclareçam a minha curisidade:

    Fiquei com a sensação que muitas maquinas têm o mesmo corpo, e apenas muda o painel .

    Vi na internet uma série de paineis da Electrolux e Balay que pareciam encaixar perfeitamente na minha electrolux

    Por ex, se colocasse este painel na minha electrolux , iria funcionar ? AS fichas parecem semelhantes....
      823009103_3_1000x700_peas-para-mquina-de-lavar-roupa-aeg-electrolux-electrodomsticos_rev001[1].jpg
      823009103_1_1000x700_peas-para-mquina-de-lavar-roupa-aeg-electrolux-santa-maria-da-feira_rev001[1].jpg
      823009103_2_1000x700_peas-para-mquina-de-lavar-roupa-aeg-electrolux-imagens_rev001[1].jpg
  3.  # 3

    Está visto que não há técnicos de máquinas lavar aqui no fórum :)
    • smar
    • 13 dezembro 2015

     # 4

    Colocado por: civismo3citarmensagem


    Tenho uma máquina de lavar louça avariada... :)
  4.  # 5

    Colocado por: civismoEstá visto que não há técnicos de máquinas lavar aqui no fórum :)

    Mas há donas (os) de casa desesperadas (os) por causa de avarias nos grandes domésticos!
    Mil agradecimentos pela iniciativa. Vamos acreditar que vão aparecer, aqui no fórum, outros técnicos de outros domésticos- grandes e pequenos-, que saibam de reparações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  5.  # 6

    Colocado por: smar

    Tenho uma máquina de lavar louça avariada... :)


    Boas, conte aqui a sua historia, para inaugurar o topico :)

    https://forumdacasa.com/discussion/41607/topico-da-reparacao-grandes-domesticos-maquinas-lavar-loica
  6.  # 7

    Eu tenho uma Ariston hotpoint 7kg que come literalmente a roupa em carga máxima.
    Reclamámos ainda na garantia, a assistência trocou a borracha da porta mas continua com o mesmo problema.
    Ariston nunca mais.
    •  
      sousal
    • 15 dezembro 2015 editado

     # 8

    Frequentemente acontece obstruções nos tubos de saída e canos de esgoto resultantes da utilização de detergentes em pó e a baixas temperaturas. A baixas temperaturas o pó não se desfaz na totalidade.
    Procurem usar detergentes líquidos e de quando em vez façam lavagens a altas temperaturas, sem roupa ou com gangas.
    Limpem regularmente o filtro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  7.  # 9

    Também já reparei a minha de secar roupa, indesit IDC 75. Pena nao ter tirado fotos, mas pela mulher ja ia para o lixo. O veio que segura o tambor, roda ferro com ferro, não tem rolamento e acabou por enfraquecer o veio, e o tambor andava aos tombos. Ao desmontar a maquina reparei tambem que tinha o tubo de esgoto entupido e a agua nao saia para o esgoto, e ja tinha apodrecido as resistencias da maquina. Acabei por comprar o kit de resistencias, e fiz um anel para suportar o novo veio, que supostamente era provisorio, mas ja passou mais de um ano e ainda não cedeu. lol. De volta e meia meto alguma massa de lubrificação para dimiuir o desgaste. Apesar de ser Indesit, para alguns uma grande marca, noto claramente, que este veio sem rolamento, é feito a pensar no descartavel.
    • rec
    • 3 janeiro 2016

     # 10

    Peço desculpa por me estar a repetir, mas só agora é que vi este tópico:
    Alguém me sabe indicar onde encontro o kit de rolamentos + retentor para máquina de lavar roupa (é uma Balay) na zona de Lx, Oeiras, Cascais ou Sintra?
    Grato,
    Rec
  8.  # 11

    Colocado por: civismoPor ex, se colocasse este painel na minha electrolux , iria funcionar ? AS fichas parecem semelhantes....

    Não lhe sei dizer porque não experimentei, mas é bem possivel visto que hoje em dia cada peça tem um fabricante, as marcas limitam-se a juntar várias peças de diferentes fabricas de forma a funcionar.. Acho que me fiz entender ;)
  9.  # 12

    Agora foi de vez.
    A minha ariston que come literalmente a roupa em carga máxima (7kg), pifou de vez.
    Primeiro começou a desligar o quadro quando começava a centrifugar e agora dá choque quando se toca no tambor.
    Resumindo, 5 anos de utilização, problemas desde o início, sem que a marca os resolvesse e 450€ para o lixo.
  10.  # 13

    Isso está a dar passagem da fase para a carcaça. Dá choque mesmo quando não está a trabalhar? Arrisco dizer que é o filtro de EMI logo junto à entrada do cabo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  11.  # 14

    Se eu não fosse tão nabo em electricidade, conseguia compreender o que disse.
    Se lá vou fazer alguma coisa, arrisco-me a destruir o que resta da máquina.
    Acho que vou chamar o vizinho que é electricista.
  12.  # 15

    ou entao ligue numa tomada sem terra, assim ja é mais improvavel que dispare o quadro :)

    ESTOU A BRINCAR :)
  13.  # 16

    Além de correr o risco de apanhar um esticão, o que é que pode acontecer mais?

    Edit. Arde a máquina?
  14.  # 17

    Colocado por: 21papaleguasAlém de correr o risco de apanhar um esticão, o que é que pode acontecer mais?

    Edit. Arde a máquina?


    Diagnósticos à distância é complicado, mas o risco de vida deveria ser suficiente para levar essa avaria a sério.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  15.  # 18

    Depois de mais uma visita à loja e mais 60 paus a voar, lá veio a máquina outra vez, desta vez em condições, espero eu!
    Diagnóstico do técnico - Resistência avariada.
  16.  # 19

    Pode acontecer, sim. Já tive problemas com fornos em que a resistência dava passagem à terra, e curiosamente só depois de quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  17.  # 20

    Boa tarde,

    Avariou a máquina de lavar da minha sogra, foi o motor que foi á vida, ficou todo preto por dentro, ora pediram-lhe 300 e muitos euros para a reparação, como qualquer um pensa entre 300 e muitos ou uma nova por mais 100, mais vale a nova.
    Dito isto a maquina que avariou o motor está impecável terá no máximo 5/6 anos. Gostava de saber se alguem tem conhecimento de algum
    site ou sitio onde possa comprar um motor a preço razoavél. Já vi no olx mas tem o mesmo motor mas com 7 ou 6 fios e este tem 9 fios.




    Candy GC 12102D2


    Referência do Motor





    A ficha que liga ao motor


    A ficha do motor
 
0.0247 seg. NEW