Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Topico da Reparacao - Grandes Domesticos: Arcas Frigorificos e Combinados

    Casa e electrodomésticos andam de mãos dadas.

    No entanto os electrodomésticos por vezes provocam bastantes dissabores quando avariam, sobretudo pela falta que fazem.

    Nesse sentido , lanço varios tópico temático aqui no forum sobre repação de electrodomésticos.
    Para não estar tudo ao molho, criei um tópico para cada tipo de electrodoméstico

    O objectido é a partilha de infomação, aliada a uma vertente ecológica de salvar electrodomésticos que por vezes vão para o lixo com avarias minimas

    Pessoalmente já aqui partilhei varias imagens e historias das repações que ja fiz no frigorifico lá de casa, mas o ideal é haver um tópico para cada tematica

    ::::::::::Advertencias:::::Advertencias:::::Advertencias:::::Advertencias:::::Advertencias:::::Advertencias:::::Advertencias:::::Advertencias::::::::::
    >SEMPRE, SEMPRE , SEMPRE façam testes com a maquina desligada da ficha, pois ha o risco de choque, uma vez que todos os componentes nesta maquina trabalham com 220V !!!
    >Se não sabem o que estão a fazer, não inventem e peçam ajuda a um profissional
    >Ressalvo que Nem todos os electrodomésticos valem a pena ser reparados, pois por vezes a incerteza dos resultados, bem com o custo das peças , aliado á idade ou estado degrado do electrodoméstico , tornam inviavel a repação.
    >As historias e testemunhos que aqui irá ler valem o que valem, não quer dizer que todas as avarias sejam como a que aqui lerá. Servem apenas de exemplo, cada caso é um caso, apesar de haverem muitas avarias comuns e repetitivas

  2.  # 2

    Boa tarde,

    Precisava de umas dicas preciosas.

    Tenho uma arca frigorifica BEKO que não fixa a temperatura, ou seja, quando ligo a arca, coloco na temperatura pretendida( por exemplo -23) , mas passado alguns segundos , a temperatura volta à temperatura ambiente ( 16 graus). Devido a isto, a arca não faz frio nenhum

    O que poderá ser?

    Obrigado desde já.
    Hugo.
  3.  # 3

    Colocado por: [email protected]Boa tarde,

    Precisava de umas dicas preciosas.

    Tenho uma arca frigorifica BEKO que não fixa a temperatura, ou seja, quando ligo a arca, coloco na temperatura pretendida( por exemplo -23) , mas passado alguns segundos , a temperatura volta à temperatura ambiente ( 16 graus). Devido a isto, a arca não faz frio nenhum

    O que poderá ser?

    Obrigado desde já.
    Hugo.


    Deve ser a placa electronica......
  4.  # 4

    marca e modelo? manual?

    não me admiraria que esse fosse o comportamento normal do display: enquanto se ajusta mostra o ajuste, e pouco depois retorna ao termómetro da temperatura interior.
  5.  # 5

    Viva,

    Marca e modelo é Beko FNE 19400. Ja consultei o manual mas não diz muito .
    Certo, compreendo, mas neste caso a temperatura interior é sempre a temperatura ambiente (16, 17 graus).

    Video abaixo. ( O apito é pelo fato de ter desmontado a porta)
    https://youtu.be/lpmSOfyeiaQ

    Visualizacao da parte traseira da arca:
    https://youtu.be/PcpiPSZn9gA


    Desde já Obrigado
  6.  # 6

    Larkhe,

    Quando diz a placa electronica refere-se à placa toda? => Placa do video https://youtu.be/lpmSOfyeiaQ

    Obrigado,
    Abraço.
  7.  # 7

    Colocado por: [email protected]Larkhe,

    Quando diz a placa electronica refere-se à placa toda? => Placa do videohttps://youtu.be/lpmSOfyeiaQ

    Obrigado,
    Abraço.


    Sim .

    Não sei os seus conhecimentos mas tente ligar o motor directamente para ver se trabalha se trabalhar tem 3 hipoteses 1º compra uma placa nova a Beko e é so substituir, no meu siemens custou cerca de 200 euros

    2ºColoca um termostato mecanico universal pelo exterior deve lhe custar uns 20 euros ou coisa assim

    3º Tenta arranjar alguem que lhe repare essa placa pode ter sorte e ser uma coisa simples ou ter azar e ser uma coisa onde nem sequer existam peças...
  8.  # 8

    Boa tarde,
    Mais uma vez obrigado pela ajuda.

    1. Apos ligar, ouve-se o motor a trabalhar ( https://youtu.be/Zg5kVLldALo )
    2. Acerca da placa (foto em anexo) , esta não é apenas um mostrador? O que existe a reparar nesta placa? Pergunto isto porque nao existe nenhum integrado, apenas o potenciometro e o display digital.

    Obrigado Mais uma vez .
    Cumprimentos.
  9.  # 9

    Colocado por: [email protected]Boa tarde,
    Mais uma vez obrigado pela ajuda.

    1. Apos ligar, ouve-se o motor a trabalhar (https://youtu.be/Zg5kVLldALo)
    2. Acerca da placa (foto em anexo) , esta não é apenas um mostrador? O que existe a reparar nesta placa? Pergunto isto porque nao existe nenhum integrado, apenas o potenciometro e o display digital.

    Obrigado Mais uma vez .
    Cumprimentos.


    Se o controlo não estiver nessa placa vai estar noutra, os números e a regulação não aparecem ai por magia.

    Como lhe disse se quer gastar pouco compre um termostato mecanico universal para arcas e ligue o motor directo

    Algo assim https://www.castroelectronica.pt/product/termostato-arca-universal-capilar-2000mm


    Se quer manter o aspecto e funcionalidades originais chame o tecnico da marca mas continuo a apontar para a placa electronica de controlo.
  10.  # 10

    Desculpem, mas acho que estão a falhar redondamente o alvo.

    A mim quer-me parecer que o frigorífico, apesar do motor trabalhar, simplesmente não faz frio (problema no circuito de gás).

    O painel normalmente mostra a temperatura no interior do frigorífico e, como ele não trabalha, é obviamente igual à temperatura ambiente cá fora.

    Quando se mexe nos ajustes o painel mostra temporariamente a temperatura-alvo e depois volta a mostrar a temperatura interior (= temperatura ambiente porque não faz frio).

    Logo, anda toda a gente à procura de um problema na electrónica quando quase de certeza que está no circuito de refrigeração.

    Colocado por: [email protected]Tenho uma arca frigorifica BEKO que não fixa a temperatura, ou seja, quando ligo a arca, coloco na temperatura pretendida( por exemplo -23) , mas passado alguns segundos , a temperatura volta à temperatura ambiente ( 16 graus). Devido a isto, a arca não faz frio nenhum


    Julgo, portante, que trocou causa e consequência: como não faz frio nenhum, a temperatura mostrada nunca baixa da temperatura ambiente.
  11.  # 11

    Colocado por: ClioIIDesculpem, mas acho que estão a falhar redondamente o alvo.

    A mim quer-me parecer que o frigorífico, apesar do motor trabalhar, simplesmente não faz frio (problema no circuito de gás).

    O painel normalmente mostra a temperatura no interior do frigorífico e, como ele não trabalha, é obviamente igual à temperatura ambiente cá fora.

    Quando se mexe nos ajustes o painel mostra temporariamente a temperatura-alvo e depois volta a mostrar a temperatura interior (= temperatura ambiente porque não faz frio).

    Logo, anda toda a gente à procura de um problema na electrónica quando quase de certeza que está no circuito de refrigeração.



    Julgo, portante, que trocou causa e consequência: como não faz frio nenhum, a temperatura mostrada nunca baixa da temperatura ambiente.


    Tb é possivel.... na video fiquei an duvida se seria o motor a trabalhar ou um ventilador do sistema.
  12.  # 12

    Viva,

    Compreendo onde quer chegar. Pelo fato de a arca não fazer frio as minhas 2 suspeitas eram termostato e circuito de gás. E começei a investigar pela suspeita do termostato.

    Porque motivo indica que é unicamente o gas e descarta a hipotese do termostato?

    nota: A questão da placa electronica surgi, pois ao contrario dos frigorificos tradicionais, não encontro o dito termostato, e o regulador de temperatura estar localizado nesta placa

    OBrigado,
  13.  # 13

    Se diz que o motor trabalha quando liga é porque o termostato (electrónico ou não, não importa) detecta que a temperatura está demasiado alta e manda o motor trabalhar. Se o motor trabalha e não faz frio o problema está no circuito de frio!
    Concordam com este comentário: larkhe
  14.  # 14

    Bom tópico!

    Alguém me pode ajudar? O meu pai gosta do frigorifico que tem há uns 20 anos. Nunca deu problemas ou se deu, sempre sobreviveu :D Mas as portas estão já muito picadas e ele gostava de dar uma repintura com qualidade, nas portas do combinado.

    Alguém sabe quem o faça?

    cumprimentos
  15.  # 15

    Colocado por: ClioIISe diz que o motor trabalha quando liga é porque o termostato (electrónico ou não, não importa) detecta que a temperatura está demasiado alta e manda o motor trabalhar. Se o motor trabalha e não faz frio o problema está no circuito de frio!
    Concordam com este comentário:larkhe


    Costumo dizer, quem sabe sabe!! Obrigado pela dica.
    Já agora, é facil carregar o circuito com gás ou seja, consigo fazer essa operação em casa?
    Ou o custo de carregar com gas não compensa?

    Obrigado.
  16.  # 16

    Colocado por: [email protected]

    Costumo dizer, quem sabe sabe!! Obrigado pela dica.
    Já agora, é facil carregar o circuito com gás ou seja, consigo fazer essa operação em casa?
    Ou o custo de carregar com gas não compensa?

    Obrigado.


    Isso tem mesmo que ser feito por um profissional com equipamento adequado. Se compensa ou não, não sei. Peça orçamento.
  17.  # 17

    Colocado por: [email protected]

    Costumo dizer, quem sabe sabe!! Obrigado pela dica.
    Já agora, é facil carregar o circuito com gás ou seja, consigo fazer essa operação em casa?
    Ou o custo de carregar com gas não compensa?

    Obrigado.


    Depois deixe ai o feedback....
  18.  # 18

    Certo, vou prosseguir com pedido de orçamento e volto com o feedback.

    Obrigado mais uma vez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  19.  # 19

    O gas é um circuito hermeticamente fechado, se saiu nao adianta voltar a carregar... tem de ser corrigido o ponto de fuga!
  20.  # 20

    Alguém me sabe dizer aonde é que se compra as borrachas das portas para substituir?

    Zona de Lisboa Évora ou Beja
 
0.0268 seg. NEW