Iniciar sessão ou registar-se
    • diana
    • 22 abril 2009 editado

     # 1

    Parece que é obrigatorio fazer o certificado energetico para vender e alugar casa1 mas e quem tem casas muito antigas tambem tem de o fazer ???
    •  
      FD
    • 22 abril 2009

     # 2

    Sim.
  1.  # 3

    Se quizer vender um terreno onde tem resistado uma casa mesmo que esta esteja em completa ruina tem que fazer a CE.
    Pareçe estupido mas é mais um dos resultados dos lobis que movem este estranho mundo da construção.
  2.  # 4

    Não, não é. Pelo menos na repartição de finanças onde me dirigi hoje, pagando o imposto de selo duma casa que arrendei, ninguem me solicitou o certificado.Aliás, já me tinham dito lá, que não estão a exigir o certificado -por agora.
    • AnaZ
    • 22 abril 2009

     # 5

    Eu comprei este mês um terreno com uma casa mt antiga em avançado estado de degradação e o proprietário para a poder vender teve de arranjar um certificado energético. Sem esse documento nao era possivel fazer a escritura.
    A classificaçao foi obviamente a mais baixa possivel.
    Para arrendar nao sei qual o procedimento...
    •  
      FD
    • 22 abril 2009

     # 6

    Colocado por: ParreiraNão, não é. Pelo menos na repartição de finanças onde me dirigi hoje, pagando o imposto de selo duma casa que arrendei, ninguem me solicitou o certificado.Aliás, já me tinham dito lá, que não estão a exigir o certificado -por agora.

    Parreira,

    Não é você que costuma dizer que as finanças só servem para cobrar impostos? ;)
    É que o certificado energético é competência da ADENE, as finanças nada têm a ver com o assunto.

    Já por aqui houve um aviso e uma espécie de testemunho de multa.

    Cito a intervenção que me parece importante:

    ATENÇÂO

    Pois eles não pedem mas é OBRIGATORIO, não é obrigatorio apresentar, mas tem de se têr, como depois existe cruzamento de dados, de todas as escrituras efectuadas, pedidas pela ADENE, quem vai ser chamado é o novo proprietario, a pagar coimas elevadas, e fazer na mesma a certificação.

    Eu não facilitava, mas cada um sabe de si...
  3.  # 7

    Colocado por: FD
    Colocado por: ParreiraNão, não é. Pelo menos na repartição de finanças onde me dirigi hoje, pagando o imposto de selo duma casa que arrendei, ninguem me solicitou o certificado.Aliás, já me tinham dito lá, que não estão a exigir o certificado -por agora.

    Parreira,

    Não é você que costuma dizer que as finanças só servem para cobrar impostos? ;)
    É que o certificado energético é competência daADENE, as finanças nada têm a ver com o assunto.

    Já por aqui houveum avisoeuma espécie de testemunho de multa.

    Cito a intervenção que me parece importante:

    ATENÇÂO

    Pois eles não pedem mas é OBRIGATORIO, não é obrigatorio apresentar, mas tem de se têr, como depois existe cruzamento de dados, de todas as escrituras efectuadas, pedidas pela ADENE, quem vai ser chamado é o novo proprietario, a pagar coimas elevadas, e fazer na mesma a certificação.

    Eu não facilitava, mas cada um sabe de si...


    Sim, é verdade. Mas nas Finanças, exigem (ainda não exigem) a apresentação desse certificado, quando lá vai pagar o imposto de selo.
    Mas como disse atrás, ainda não o estão a fazer. Mas irão faze-lo a qualquer momento.(informação dada pela repartição)
 
0.0134 seg. NEW