Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Gostaria de saber qual o consumo de agua ( em euros ) que poderei ter para regar um jardim com 100 m2 de relva nos meses de Verão.
    Já ouvi falar em valores de 150 euros mensais, mas gostaria de ouvir a opinião, principalmente de quem tem um jardim com esta dimensão.
    É que se for esses valores , pondero por relva sintéctica.

    Obrigado
  2.  # 2

    também depende do tipo de relva
    eu tenho um jardim com essa dimensão e nunca chego aos 40€ mensais
    à zonas que no final do verão fica mais amarelada mas no inverno recupera
  3.  # 3

    Colocado por: fsilva106também depende do tipo de relva
    eu tenho um jardim com essa dimensão e nunca chego aos 40€ mensais
    à zonas que no final do verão fica mais amarelada mas no inverno recupera


    e rega quantas vezes por dia no verão?
  4.  # 4

    Colocado por: fsilva106também depende do tipo de relva


    depende muito do tipo de relva.....e depende muito da zona onde vive! a agua é mais cara numas zonas que outras......
  5.  # 5

    Depende da zona do país, e se a taxa de resíduos sólidos for indexada ao consumo de água ( como onde moro)...bem...
  6.  # 6

    aproveito o topico para questionar:

    custo de um furo de agua VS custo da agua fornecida pelo municipio?

    Alternativas para rega, lavar passeios e carros?
  7.  # 7

    O meu jardim com 80m2 e regas diárias no Verão gasto cerca de 35€ - 40€. No Inverno São Pedro tem dado uma ajuda (tem chovido todos os dias) a conta baixa para 25€.
    • emad
    • 15 janeiro 2016

     # 8

    Colocado por: Bru92aproveito o topico para questionar:

    custo de um furo de agua VS custo da agua fornecida pelo municipio?

    Alternativas para rega, lavar passeios e carros?

    Imagine que paga uma factura da agua de cerca de 25€/mes. Isto dá 300€/ano. Agora divida 4000€:300€=13 anos. Precisa de 13 anos para recuperar o investimento. Acha que e negocio ? É claro que com um furo depois pode gastar a agua que quiser a lavar passeios. Nao se esqueça das avarias e luz para a bomba. Eu se tivesse possibilidade de fazer um furo nao faria.
    Concordam com este comentário: Bru92
    • diysol
    • 15 janeiro 2016 editado

     # 9

    Colocado por: emad
    Imagine que paga uma factura da agua de cerca de 25€/mes. Isto dá 300€/ano. Agora divida 4000€:300€=13 anos. Precisa de 13 anos para recuperar o investimento. Acha que e negocio ? É claro que com um furo depois pode gastar a agua que quiser a lavar passeios. Nao se esqueça das avarias e luz para a bomba. Eu se tivesse possibilidade de fazer um furo nao faria.


    ??? Bem que estava eu desgraçado se não tivesse um furo....

    Um furo é dos poucos investimentos com retorno garantido.
    Avarias? É meter uma bomba de inox e fica tranquilo. A electricidade que gasta? Se estiver a gastar muita luz com a bomba quer dizer que está a gastar imensa água, logo pagaria um preço absurdo se fosse a comprar água.

    Aqui a única questão que é preciso saber é o tamanho do jardim, se for algo pequeno como é obvio não vale a pena. Agora se for um jardim que já gaste alguma água (então com relvado nem é preciso ser um jardim muito grande). Uma coisa é certa, a´te num jardim médio-pequeno um furo vai ter sempre retorno financeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  8.  # 10

    Normalmente a bomba dura 25 anos ou bem mais.... A do furo dos meus pais tem 35 anos sem avarias nem problemas. É um equipamento que bombeia águas limpas... Portanto menos falível.
    Em alternativa pode fazer o aproveitamento das águas cinzentas. Mas também o investimento para fazer algo bem pensado não é pouco, pode chegar facilmente aos 3mil também.
    Tanto uma como a outra opção fazem sentido, se pretender usar a água para o autoclismo,. No caso de furo, usa-la também na MLroupa e MLlouca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
    • emad
    • 15 janeiro 2016

     # 11

    Colocado por: diysol

    ??? Bem que estava eu desgraçado se não tivesse um furo....

    Um furo é dos poucos investimentos com retorno garantido.
    Avarias? É meter uma bomba de inox e fica tranquilo. A electricidade que gasta? Se estiver a gastar muita luz com a bomba quer dizer que está a gastar imensa água, logo pagaria um preço absurdo se fosse a comprar água.

    Aqui a única questão que é preciso saber é o tamanho do jardim, se for algo pequeno como é obvio não vale a pena. Agora se for um jardim que já gaste alguma água (então com relvado nem é preciso ser um jardim muito grande). Uma coisa é certa, a´te num jardim médio-pequeno um furo vai ter sempre retorno financeiro

    Com um jardim de relva com 80m2 ou 100m2 na minha opinião é empatar dinheiro. Quando se paga a agua temos tendência para poupar o recurso. Os furos deviam ser proibidos.
    Concordam com este comentário: gonzaga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  9.  # 12

    Eu sou mais apologista do aproveitamento das águas da chuva e cinzentas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
    • diysol
    • 15 janeiro 2016 editado

     # 13

    Colocado por: emad
    Com um jardim de relva com 80m2 ou 100m2 na minha opinião é empatar dinheiro. Quando se paga a agua temos tendência para poupar o recurso. Os furos deviam ser proibidos.


    Quem abordou as questões do furo não falou em áreas nenhumas.
    Era o que mais falta agora os furos serem proibidos, eu tenho furo e poupo bastante água. A começar não tenho nenhum relvado, tenho casca pinheiro que no Verão retém imensa humidade e evita muita perda de água por evaporação. Além que esteticamente para mim mete qualquer relvado a um canto, mas cada um tem os seus gostos ;)

    Secalhar também deviamos de proibir tudo o que é jardim/plantas, sim, porque no dia em que os furos forem proibidos 90% dos jardins particulares vão à vida. Afinal as plantas não servem para nada, não libertam nada de essencial...

    E a agricultura? Devia de ser bonito se tivessem que pagar água...

    "Proibir" e criticar quem gasta mal água sou todo a favor, dizer que os furos deviam ser proibidos não faz qualquer sentido.
    Concordam com este comentário: treker666, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
    • eu
    • 15 janeiro 2016

     # 14

    Colocado por: callinasEu sou mais apologista do aproveitamento das águas da chuva e cinzentas.

    O aproveitamento das águas das chuvas só é viável com depósitos gigantescos, que são muito caros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
    • eu
    • 15 janeiro 2016

     # 15

    Colocado por: diysolSecalhar também deviamos de proibir tudo o que é jardim/plantas,

    Nalgumas zonas dos USA é proibido regar jardins.
    Concordam com este comentário: emad
  10.  # 16

    A parte da relva terá cerca de 70 a 80 m2 de relva. Fora os passeios..

    Disseram-me que nao compensava fazer um furo para o meu caso.

    Estava a pensar mandar fazer um furo e agora fiquei na duvida...
  11.  # 17

    Colocado por: emad
    Imagine que paga uma factura da agua de cerca de 25€/mes. Isto dá 300€/ano. Agora divida 4000€:300€=13 anos. Precisa de 13 anos para recuperar o investimento. Acha que e negocio ? É claro que com um furo depois pode gastar a agua que quiser a lavar passeios. Nao se esqueça das avarias e luz para a bomba. Eu se tivesse possibilidade de fazer um furo nao faria.
    Concordam com este comentário:Bru92


    Fala de 25€ de consumo de agua por mês para relva / passeios / carros?
  12.  # 18

    Colocado por: eu
    Nalgumas zonas dos USA é proibido regar jardins.
    Concordam com este comentário:emad


    E também têm jardins em desertos...
    • emad
    • 15 janeiro 2016

     # 19

    Diysol, nao deve estar longe o dia em que vao proibir os furos e poços artesanais. É claro que a agricultura nao subsiste sem agua.
    Quantos aos jardins, apenas tem de ser pensados para plantas que subsistem com pouca agua.
    Sabia que as plantas "cactos" estão cada vez mais na moda em jardins.? Nao precisamos de ter casca de pinheiro como única solução. É preciso apenas evoluir. Como acontece na construção. Com isto não pense que sou um fanatico ambiental. Mas tento nao desperdiçar apenas. E quando se paga alguma coisa, a tendência e valoriza la. E a agua em Portugal ainda e muito desperdiçada por todos nos.
    Nota: Nunca foram ao ikea tomar cafe ou lanchar ou jantar? Quando compramos o copo podemos reabastecer as vezes que quiser. Ja vi pessoas a tomar 4 cafes seguidos. Ja vi pessoas que ficam tempo indeterminado para usufruir dos reabastecimentos gratuitos. Este é o exemplo que muitas pessoas nao regram o consumo quando e de graça.
    Concordam com este comentário: Bru92
    • emad
    • 15 janeiro 2016 editado

     # 20

    Colocado por: emadDiysol, nao deve estar longe o dia em que vao proibir os furos e poços artesanais. É claro que a agricultura nao subsiste sem agua.
    Quantos aos jardins, apenas tem de ser pensados para plantas que subsistem com pouca agua.
    Sabia que as plantas "cactos" estão cada vez mais na moda em jardins.? Nao precisamos de ter casca de pinheiro como única solução. É preciso apenas evoluir. Como acontece na construção. Com isto não pense que sou um fanatico ambiental. Mas tento nao desperdiçar apenas. E quando se paga alguma coisa, a tendência e valoriza la. E a agua em Portugal ainda e muito desperdiçada por todos nos.
    Nota: Nunca foram ao ikea tomar cafe ou lanchar ou jantar? Quando compramos o copo podemos reabastecer as vezes que quiser. Ja vi pessoas a tomar 4 cafes seguidos. Ja vi pessoas que ficam tempo indeterminado para usufruir dos reabastecimentos gratuitos. Este é o exemplo que muitas pessoas nao regram o consumo quando e de graça.


    Colocado por: Bru92

    Fala de 25€ de consumo de agua por mês para relva / passeios / carros?

    Eu tenho 100m2 de relva e rego 5 minutos as 23h e outros 5 minutos as 6h, repartido em duas zonas. Nos meses de verão nao passa dos 35€. O resto do ano praticamente nao precisa de regar.
    Você vai lavar os passeios todas as semanas? Vai lavar o carro todas as semanas?
 
0.0228 seg. NEW