Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Repare: é uma questão de racionalidade. Investir tempo e dinheiro na promoção de um imóvel sem exclusividade é pouco racional. A relação contratual com o proprietário é mais frágil, o cliente pode fugir para a concorrência, etc.
    Assim, a tendência é encaminhar o cliente para os exclusivos, e deixar os partilhados como último recurso.
  2.  # 22

    Colocado por: luisvvRepare: é uma questão de racionalidade.Investir tempo e dinheiro na promoção de um imóvel sem exclusividade é pouco racional.A relação contratual com o proprietário é mais frágil, o cliente pode fugir para a concorrência, etc.
    Assim, a tendência é encaminhar o cliente para os exclusivos, e deixar os partilhados como último recurso.


    e quando a agência não cumpre o estipulado? o meu esteve em duas em exclusivo, com promessas de jornal e mais não sei o quê, que fazer quando não cumprem , não deveriam indemnizar os cliente por incumprimento, nao deveria haver uma lei que efectivamente protegesse os vendedores de angariadores sem escrúpulos ?
    • pmc
    • 26 abril 2009

     # 23

    Eu na minha openião o culpado de haver dois preços em duas agencias imobiliarias será inteira culpa do proprietário, havia de por os preços iguais nas agencias se queria vender mais rapido o imóvel.E acho bem que faça a denucia dessas agencias para que outros nao fiquem na mesma situação,é o nosso denheiro que esta rolar.


    cumprimentos, e boa sorte, PedroCorreia.
  3.  # 24

    Quanto à questão inicial aqui colocada o que posso dizer é que qualquer pessoa que esteja compradora de um imóvel pode consultar tantas imobiliárias quantas as que estiverem a promover a venda desse imóvel. A lei da concorrência assim o permite pois não faria sentido estar a limitar a escolha por uma por que já tinha ido ver o imóvel em outra. Podia ter sido mal atendido na 1ª e depois não poderia consultar a 2ª ou a 3ª?

    Quanto à questão que "nasceu" neste debate, o que posso dizer é que tenho um apartamento T3 à venda na zona do Grande Porto e esteve com uma agência da Remax em exclusivo desde Set.2008 a Jan.2009 sem resultados. Até ao inicio de Jan.2009 não me apresentaram nenhum cliente. Depois no inicio de Janeiro falamos e acordamos estar até ao final do mês com redução do preço a ver o que dava. Levaram lá só um visitante e a mim mais me pareceu ser por favor. Comecei a comercializá-lo eu a partir de Fev.2009 e depois algumas imobiliárias contactaram-me. Tenho no meu anúncio e em todas as imobiliárias ao mesmo preço para evitar o problema inicial aqui relatado. Só posso dizer que já lá foram visitar algumas pessoas. Por isso para mim, REMAX nunca mais nem aconselho a ninguém. Algumas imobiliárias sim, mas muitas também penso não ser adequado.
  4.  # 25

    A minha experiência com a Remax também não foi muito famosa, mas como comprador, marcaram comigo 2 vezes para ir ver umas casas e nas duas vieram com desculpas esfarrapadas, depois de eu ter ido até à agência perder o meu tempo, nunca mais lá me apanharam. Fui à ERA, mostraram-me 4 casas e comprei a 4ª que vi. Eu sou muito pouco exigente em questão de casa e a Remax comigo perdeu um cliente fácil, azar o deles.
  5.  # 26

    Acrescento a minha voz aos demais, ao dar um mau exemplo do trabalho da Remax. Lá fui mais uma a ficar "presa" ao contrato de exclusividade, em troca de um péssimo trabalho. Eu, sem ser comercial, vendia melhor se me pudesse dedicar a isso! E não tenho nada a ganhar em dizer isto, até poderia simpatizar com a Remax (tenho um familar que trabalhou numa Remax), apenas me irrita ter perdido tanto tempo por razões de falta de profissionalismo por parte da agência(..). Não é a primeira vez que oiço "nem todos os profissionais são iguais e há bons e maus vendedores na Remax" o que acho absolutamente irritante como desculpa esfarrapada, os profissionais Remax têm que entender que o que fica manchado não é o seu nome particular - nunca ouvi dizer o José, António, Manuel da Remax são péssimos, mas o nome da Agência. Se se pretende dar bom nome, façam boa prática - espalhem esta "mensagem" dentro da Remax.

    Em relação a contratos de exclusividade, já me explicaram que não faz sentido quando existe uma oferta maior que a procura, fazer um contrato de exclusividade nestas condições de mercado, é limitar a possibilidade de venda, e isto - atenção - porque, lá está, as agências não "trabalham" a venda como exige/compensa ao proprietário esse contrato de exclusividade.

    Com cumprimentos,
    • luisvv
    • 27 abril 2009 editado

     # 27

    (Declaração de interesses:
    a) Não conheço ninguém da Remax, nunca vendi nem comprei através deles.
    b) Escolhi uma imobiliária A (local) em vez da B (franchising) para comprar a minha casa actual por questões de atendimento.
    c) Tive um apartamento à venda 2 anos, parte dos quais em exclusividade. )


    Agora, para as questões substanciais:
    A Remax e similares têm as vantagens ( partilham uma rede enorme, com uma estrutura sólida, práticas testadas, escala, etc. ) e desvantagens dos franchisings (debaixo de um "chapéu" de uma marca podem estar os mais diversos tipos de profissionais.).
    Devemos portanto ter isso em conta, quer quando elogiamos, quer quando criticamos. Do ponto de vista do cliente, é mais razoável e lógico dizer : a Remax de X é uma grande m**da, ou a Remax de Y é uma maravilha, Deus na Terra, etc. , do que referir genericamente "a Remax".


    Quanto à questão da exclusividade, cada caso é um caso. . Mas os dados da Century21 apontam para uma vantagem clara em termos de prazos de venda (acredito que na generalidade dos franchisings imobiliários os dados sejam similares).
  6.  # 28

    Colocado por: joaocosta
    e quando a agência não cumpre o estipulado? o meu esteve em duas em exclusivo, com promessas de jornal e mais não sei o quê, que fazer quando não cumprem , não deveriam indemnizar os cliente por incumprimento, nao deveria haver uma lei que efectivamente protegesse os vendedores de angariadores sem escrúpulos ?


    Se há um contrato tem que ser cumprido.
    • luisvv
    • 27 abril 2009 editado

     # 29

    Colocado por: rjmsilvaA minha experiência com a Remax também não foi muito famosa, mas como comprador, marcaram comigo 2 vezes para ir ver umas casas e nas duas vieram com desculpas esfarrapadas, depois de eu ter ido até à agência perder o meu tempo, nunca mais lá me apanharam. Fui à ERA, mostraram-me 4 casas e comprei a 4ª que vi. Eu sou muito pouco exigente em questão de casa e a Remax comigo perdeu um cliente fácil, azar o deles.


    Sem nomes de imobiliárias: Em Novembro de 2006 comecei a procurar casa - vivenda nova ou a precisar de obras.
    Na mesma semana vi 3 novas, e 2 para remodelar. Uma destas estava numa situação legal que me permitia comprá-la bem barata, pelo que pedi à imobiliária "X" (um franchising) uma informação, simples.
    Entretanto, acabei por me decidir por uma das novas (coisas de mulheres..) e fiz a escritura em Janeiro.
    No dia seguinte à escritura, recebi um telefonema da imobiliária "X" a dar-me a informação pedida no final de Novembro (basicamente, o nome do balcão onde estava o empréstimo do proprietário da vivenda "velha"), e a perguntar-me se o negócio seria viável.

    Moral da história: evidentemente, não voltei a considerar aquela imobiliária nas minhas pesquisas.
 
0.0160 seg. NEW