Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros senhores,

    a situação é esta: depois de ter ido ver um apartamento através de uma imobiliária "A" (tendo ficado na minha lista de favoritos para uma possível aquisição), encontrei-o no site de outra imobiliária "B" por €225.000, sendo €25.000 mais barato do que na primeira imobiliária.

    Agora a questão: não tendo até ao momento assinado nada, excepto as folhas de visita, tenho alguma obrigação para com a imobiliária "A"? Será que posso contactar a imobiliária "B" e fechar negócio com ela? (Desde já descarto sugestões acerca de abordar o construtor directamente. A questão prende-se mesmo com efectuar negócio numa ou noutra imobiliária.)

    À partida, julgo que não haverá grande problema, uma vez que o mercado é livre e esta é apenas uma questão de livre concorrência, contudo... gostaria de ter as vossas opiniões.


    Desde já grato,

    JD
  2.  # 2

    Boa tarde,
    Isso acontece não raras vezes. A casa que eu comprei estava nas mesmas condições, preços diferentes em três imobiliárias. Penso que não está condicionado a comprar à imobiliária mais cara, portanto, dirija-se à outra mais barata. Seria mais simpático talvez não tentar divulgar à agência mais cara que a mesma casa está mais barata noutra (podem não saber e colocamos o proprietário/dono numa situação chata, o que se pode evitar), se não quiser negociar com a agência mais barata, ou afinal estiver condicionado à mais cara, negoceie com a mais cara com base nesse elemento - o preço de venda da outra agencia, faça a sua oferta com base nisso, ofereça um preço considerando os tais menos 25000euros, e a agência mais cara fará essa mesma oferta ao proprietário (pode ser que ele perceba a "mensagem" sem ter que ser o Johndoe a dizê-lo directamente agência).
    Cumprimentos,
  3.  # 3

    Tal como já foi referido isso sucede "n" vezes.

    Se a imobiliária que tem o preço mais elevado ligar para o proprietário a solicitar uma baixa de preço, provavelmente ficará com o mesmo preço que a outra. 25.000€ de diferença não será seguramente pela, eventual, diferença de comissão.

    Por uma questão de ética, eu informaria a imobiliária com preço mais elevado da situação e se tivesse interesse na aquisição, negociava fazendo de conta que esses 25.000€ nem existiam.

    Não sei o que dita a lei da mediação imobiliária, no entanto o bom senso diz-me que pode visitar e fazer negócio com o prestador de serviços que entender.
  4.  # 4

    Cara CMartin.
    A fazer a oferta, será abaixo dos 225mil €, e não tendo em conta que está noutra mediadora a menos 25mil €. :-)

    Eu já tive um imóvel meu em meia duzia de sites com os valores mais inacreditáveis, com dados erradissimos (com elevador/ sem elevador; com estacionamento/ sem estacionamento; construido em 1993/ construido em 2003...).

    O que interessa é o valor pelo qual o proprietário aceita vender, não é o que a mediadora pede.

    Já houve uma altura em que as mediadoras negociavam uma comissão extra no caso de conseguirem vender mais caro do que o sugerido pelo proprietário.
    Hoje em dia deviam fazer o contrário... (aceitar uma redução na comissão) :-)
  5.  # 5

    Caros senhores,

    gostaria de começar por agradecer os comentários já efectuados. Contudo, continuo mais ou menos com o mesmo dilema: entrar ou não em contacto com a segunda imobiliária.

    Com base nos comentários efectuados e também naquilo que à partida o bom senso recomendaria, a solução passaria por indicar à imobiliária mais cara que o apartamento está à venda mais barato noutra e depois se esta nada fizesse, contactar a outra. Só que não sei se a diferença de preços é da autoria de uma das imobiliárias ou mesmo do vendedor, e também não tenho especialmente interesse em descobrir. :)

    Assim, o que gostaria é de saber se alguém conhece o que a lei diz quanto a isto: uma pessoa é livre de escolher a imobiliária que vende mais barato, mesmo que já venha a contactar ou tenha contactado ambas? (É que uma coisa é o que à partida chamaríamos de bom senso e outra é o que a lei diz. Se fossem duas lojas de electrodomésticos, a resposta seria evidente.)


    Mais uma vez, grato,

    JD
  6.  # 6

    johndoe
    A diferença de preço é tão grande que não se justifica só pela comissão da imobiliária, provavelmente o proprietário baixou o preço e não avisou a imobiliária ou esta não actualizou o valor.
    O comprador é livre de escolher a imobliária, mas o proprietário tem contrato assinado com a imobiliária com que fez a visita á casa e se não quiser problemas terá de negociar com essa imobiliária.
  7.  # 7

    Caro miguelg,

    continuando um pouco a jogar com as possibilidades, o facto de serem duas imobiliárias não coloca este problema no domínio da livre concorrência?

    E se tivesse ido visitar o apartamento através de cada uma das imobiliárias, sem conhecimento a priori de que se tratava do mesmo?

    Essencialmente gostaria de conhecer os motivos pelos quais poderiam surgir problemas. Não somos livres de escolher o preço mais barato? Note-se que não se trata de enganar uma imobliária consultando directamente o construtor, mas sim do facto de duas imboliárias estarem a negociar o mesmo imóvel.


    Grato,

    JD
  8.  # 8

    Colocado por: johndoecontinuando um pouco a jogar com as possibilidades, o facto de serem duas imobiliárias não coloca este problema no domínio da livre concorrência?


    Antes de mais, o que dizem os papéis que assinou ? Assumindo que não se trate de um contrato, a sua relação com a imobiliária é zero.
    Eventuais "problemas" decorreriam do incumprimento de um contrato - pelo que só poderão surgir no âmbito da relação proprietário / imobiliária.

    Resumindo, para si, no problem...
  9.  # 9

    Colocado por: luisvv
    Antes de mais, o que dizem os papéis que assinou ? Assumindo que não se trate de um contrato, a sua relação com a imobiliária é zero.


    Os papéis que assinei eram apenas as folhas de visita, em que dizemos o que gostamos e o que não gostamos, nada mais...


    JD
  10.  # 10

    Ao menos a RE/MAX trabalha em exclusividade...evita essas situações que só envergonham ainda mais a profissão imobiliária em Portugal...mas os culpados são os donos, com a mania que são espertos..."ai e tal, é mais barato e tenho mais possibilidades de venda..." Mentira e mentira...Mentalizem-se disso.
  11.  # 11

    Colocado por: johndoe
    Colocado por: luisvv
    Antes de mais, o que dizem os papéis que assinou ? Assumindo que não se trate de um contrato, a sua relação com a imobiliária é zero.


    Os papéis que assinei eram apenas as folhas de visita, em que dizemos o que gostamos e o que não gostamos, nada mais...


    JD


    normalmente essas fichas de visita não servem para isso, o logro utilizado é esse (da apreciação do imóvel). O intuito é outro bem diferente. As imobiliárias utilizam-na para em caso de litígio (com os proprietários) terem a prova que de facto o imóvel foi apresentado ao cliente X na data Y.

    Contudo, e como já foi referido, o cliente comprador está salvaguardado.
  12.  # 12

    Colocado por: ricardo_gtAo menos a RE/MAX trabalha em exclusividade...evita essas situações que só envergonham ainda mais a profissão imobiliária em Portugal...mas os culpados são os donos, com a mania que são espertos..."ai e tal, é mais barato e tenho mais possibilidades de venda..." Mentira e mentira...Mentalizem-se disso.

    Caro Sr. Ricardo,

    desde quando é que colocar o imóvel em várias imobiliárias é "ter a mania que são espertos"? Está a tentar vender uma ideia que não faz sentido nenhum. Já tive um imóvel à venda na Remax, com exclusividade e o resultado foi...nenhum. deixei-me disso e abri o mercado a outras imobiliárias e fiz negócio rapidamente.
    o seu comentário não passa de publicidade enganadora.
  13.  # 13

    Colocado por: oli_rod
    Colocado por: ricardo_gtAo menos a RE/MAX trabalha em exclusividade...evita essas situações que só envergonham ainda mais a profissão imobiliária em Portugal...mas os culpados são os donos, com a mania que são espertos..."ai e tal, é mais barato e tenho mais possibilidades de venda..." Mentira e mentira...Mentalizem-se disso.

    Caro Sr. Ricardo,

    desde quando é que colocar o imóvel em várias imobiliárias é "ter a mania que são espertos"? Está a tentar vender uma ideia que não faz sentido nenhum. Já tive um imóvel à venda na Remax, com exclusividade e o resultado foi...nenhum. deixei-me disso e abri o mercado a outras imobiliárias e fiz negócio rapidamente.
    o seu comentário não passa de publicidade enganadora.


    Não se engane a si próprio!
    Cada agência RE/MAX, tem em média 10 agentes, é o equivalente a você contratar 10 agências diferentes!
    O seu caso foi resultado de sorte ou mau profissionalismo de quem o representou na RE/MAX. Por alguma razão a RE/MAX ajuda a vender muito mais que as outras.
  14.  # 14

    Colocado por: ricardo_gtNão se engane a si próprio!
    Cada agência RE/MAX, tem em média 10 agentes, é o equivalente a você contratar 10 agências diferentes!
    O seu caso foi resultado de sorte ou mau profissionalismo de quem o representou na RE/MAX. Por alguma razão a RE/MAX ajuda a vender muito mais que as outras


    não passa de pura treta, a minha casa teve em exclusivo na E/RA de BRA/GA MAXI/MINOS 6 meses e apenas 1 cliente, depois pus na RE/MAX , ate que cancelei recentemente o contrato por incumprimento de não sei quantas clausulas, o vizinho meu pôs na LA/FORET de S.LA/ZARO em BRA/GA em exclusivo , também a mesma coisa , prometem mundos e fundos e depois estão-se baldando para os clientes, ja que ficam a espera que alguém lhes bata a porta,sobre o meu entretanto falei com uma agência que comigo foi 5 estrelas uma tal de BRA/GA VEN/DE, e o negocia está quase concluído, o imóvel até pode ser difícil de vender , mas se se dão expectativas aos cliente /vendedores e depois falham redondamente...a culta é de alguém, quase que me apetece dizer que existe 1 bom profissional para 10 incompetentes, e depois querem que os clientes confiem nas imobiliárias, eu afirmo que E/RA , RE/MAX e LA/FORET são agências a evitar a todo custo, mais vale apostar naquela pequena ali do lado, contrato sem exclusivo e podem ter certeza que aí os funcionários dão o litro porque simplesmente outra agência pode lhes passar a perna.
    • luisvv
    • 24 abril 2009 editado

     # 15

    O mito..

    Colocado por: joaocosta
    não passa de pura treta, a minha casa teve em exclusivo na E/RA de BRA/GA MAXI/MINOS 6 meses e apenas 1 cliente, depois pus na RE/MAX , ate que cancelei recentemente o contrato por incumprimento de não sei quantas clausulas, o vizinho meu pôs na LA/FORET de S.LA/ZARO em BRA/GA em exclusivo , também a mesma coisa , prometem mundos e fundos e depois estão-se baldando para os clientes, ja que ficam a espera que alguém lhes bata a porta,sobre o meu entretanto falei com uma agência que comigo foi 5 estrelas uma tal de BRA/GA VEN/DE, e o negocia está quase concluído, o imóvel até pode ser difícil de vender , mas se se dão expectativas aos cliente /vendedores e depois falham redondamente...a culta é de alguém, quase que me apetece dizer que existe 1 bom profissional para 10 incompetentes, e depois querem que os clientes confiem nas imobiliárias, eu afirmo que E/RA , RE/MAX e LA/FORET são agências a evitar a todo custo, mais vale apostar naquela pequena ali do lado, contrato sem exclusivo e podem ter certeza que aí os funcionários dão o litro porque simplesmente outra agência pode lhes passar a perna.



    Os factos..



    Ter mais do que um mediador é melhor?
    Não existe uma ciência exacta, mas as mediadoras imobiliárias garantem que, se o imóvel estiver em exclusividade, lhe é dada mais dedicação e por isso o tempo de venda é mais rápido. Na Century 21, a exlusividade parece trazer vantagens. "Um em cada dois imóveis angariados em exclusivo são vendidos em oito meses, contra um em cada dez imóveis angariados sem exclusividade".
  15.  # 16

    Colocado por: luisvv"Um em cada dois imóveis angariados em exclusivo são vendidos em oito meses, contra um em cada dez imóveis angariados sem exclusividade".


    falta apenas saber se os 9 restantes não foram vendidos por outras imobiliárias num prazo inferior aos 8 meses.

    Sou completamente a favor da Exclusividade, no entanto, não como é praticada por muitos operadores em Portugal, que apenas serve para "amarrar" o cliente pelo período de 6 meses.

    Exclusividade sim, mas com os serviços que a imobiliária se propõe a realizar descritos no contrato de mediação imobiliária.
    •  
      FD
    • 24 abril 2009

     # 17

    Colocado por: luisvvO mito..

    Nesse mesmo artigo:

    António Rodrigues vive em Campo de Ourique, "um dos melhores bairros residenciais de Lisboa", e tem a casa à venda desde Maio de 2008. Neste período teve "12 a 13 visitas", mas para isso foi preciso andar a saltar de mediadora em mediadora.

    "No início, optei por um contrato em exclusivo, mas perante o deficiente serviço prestado, com três visitas em quatro meses, denunciei-o. Em Novembro, entreguei a mediação da venda a uma imobiliária do bairro, em Janeiro acrescentei uma multinacional ao rol e, há duas semanas, entreguei a mais duas. Desde aí, tive sete visitas", diz.

    Muitos mais casos foram já aqui falados no Fórum. Falta-lhe assim um bocadinho para ser mito...
  16.  # 18

    Colocado por: FD
    Colocado por: luisvvO mito..

    Nesse mesmo artigo:

    António Rodrigues vive em Campo de Ourique, "um dos melhores bairros residenciais de Lisboa", e tem a casa à venda desde Maio de 2008. Neste período teve "12 a 13 visitas", mas para isso foi preciso andar a saltar de mediadora em mediadora.

    "No início,optei por um contrato em exclusivo, mas perante o deficiente serviço prestado, com três visitas em quatro meses, denunciei-o. Em Novembro, entreguei a mediação da venda a uma imobiliária do bairro, em Janeiro acrescentei uma multinacional ao rol e, há duas semanas, entreguei a mais duas. Desde aí, tive sete visitas", diz.

    Muitos mais casos foram já aqui falados no Fórum. Falta-lhe assim um bocadinho para ser mito...


    Não. São factos, estatísticas - que incorporam seguramente a deficiência do serviço - e que têm a vantagem de representar um universo de estudo mais relevante que o proporcionado pelo caso pessoal de A ou B.

    Repare - o "serviço deficiente" é subjectivo, mas uma diferença consistente entre resultados de 2 modalidades de venda é um indicador relevante - no mínimo, mostra que na mesma imobiliária ( e portanto com o mesmo "nível de serviço?") os contratos de exclusividade são mais trabalhados..
    •  
      FD
    • 24 abril 2009

     # 19

    Colocado por: luisvvNão. São factos,estatísticas - que incorporam seguramente a deficiência do serviço

    Bem... são "estatísticas" parciais e como tal, pelo menos para mim, falíveis.

    Seria um grande tiro no pé uma destas multinacionais que trabalham os clientes no sentido da exclusividade, algum dia dizerem que a exclusividade pode não ser eficaz - é compreensível que defendam este método, para eles só tem vantagens.
    Aliás, pelo que percebo, esta estatística é deles e não do mercado:

    Na Century 21, a exclusividade parece trazer vantagens. "Um em cada dois imóveis angariados em exclusivo são vendidos em oito meses, contra um em cada dez imóveis angariados sem exclusividade".

    Uma estatística fiável seria saber de entre todos os imóveis vendidos num determinado período de tempo, quantos deles estavam à venda em regime de exclusividade. Aí sim, poderíamos afirmar se é como dizem.
  17.  # 20

    Colocado por: FD
    Bem... são "estatísticas" parciais e como tal, pelo menos para mim, falíveis.

    Em todo o caso, muito mais fiáveis que queixas de clientes isolados.


    Seria um grande tiro no pé uma destas multinacionais que trabalham os clientes no sentido da exclusividade, algum dia dizerem que a exclusividade pode não ser eficaz - é compreensível que defendam este método, para eles só tem vantagens.

    Mas aí é que está : a prova de que a exclusividade é mais eficaz é precisamente o facto de ser prática comum de todas elas. Se a não-exclusividade levasse a mais vendas .......

    Aliás, pelo que percebo, esta estatística é deles e não do mercado:

    Sim, isso é claramente indicado.


    Uma estatística fiável seria saber de entre todos os imóveis vendidos num determinado período de tempo, quantos deles estavam à venda em regime de exclusividade. Aí sim, poderíamos afirmar se é como dizem.

    Desculpe, mas está errado. Isso dir-nos-ia apenas se a opção pela exclusividade é mais ou menos comum...

    Já estes dados são concretos: em média, os imóveis em exclusividade são vendidos mais rapidamente.
 
0.0240 seg. NEW