Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: AmorinNão se cansem, ponho tudo no tapete rolante Tejo que ele leva tudo ao centro de reciclagem chamado Atlantico.

    ~
    Espero que esteja a ser ironico
    Concordam com este comentário: clasus
  2.  # 22

    ha coisas engraçadas... ou que nao têm graça nenhuma ... como esta da Fabrioleo

    http://www.fabrioleo.pt/

    Quem vai a pagina, percebe que se intitulam de os salvadores ecologicos do planeta... na pratica, acabaram por ver a sua actividade suspensa por poluição no rio almonda

    https://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/interior/fabrioleo-recebe-ordem-de-encerramento-9089084.html

    http://www.mediotejo.net/torres-novas-no-coracao-da-fabrioleo-ninguem-entende-como-se-tornou-o-vilao-da-poluicao/

    https://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/interior/fabrioleo-contesta-ordem-de-encerramento-com-trabalho-da-universidade-nova-9091823.html
  3.  # 23

    Onde devo colocar umas sapatilhas velhas ?
  4.  # 24

    Colocado por: civismoOnde devo colocar umas sapatilhas velhas ?


    Onde vivo há uns contentores chamados "roupão" para colocar roupas e sapatos usados para dois fins: os que estão decentes e apresentáveis para dar, o que já não estiver em condições para reciclar.
  5.  # 25

    Colocado por: ClioIIpão" para colocar roupas e sapatos usados para dois fins: os que estão decentes e apresentáveis para dar, o que já não estiver em condições para reciclar.


    Mas mete-se tudo no mesmo contentor, ou tem um contentor para cada efeito ?

    É que estas sapatilhas estao podres / acabadas
  6.  # 26

    Tudo no mesmo, depois eles fazem a triagem.
  7.  # 27

    Colocado por: ClioIITudo no mesmo, depois eles fazem a triagem.


    sim se fazem a triagem ás roupas de marca e em bom estado tambem fazem a essas...... =)
  8.  # 28

    Colocado por: loverscout

    sim se fazem a triagem ás roupas de marca e em bom estado tambem fazem a essas...... =)


    A verdade é que ofertas de roupa são às carradas. Mesmo os sovinas ou quem não quer dar nada, dá roupa que já não usa.

    Em tempos fui dar roupas em estado óptimo a uma fundação local de solidariedade social. Levei as roupas para umas salas que eles lá tinham onde depois são encaminhadas para as pessoas a quem fazia falta. Fiquei estupefacto: a quantidade de roupas doadas numa freguesia tão pequena enchia umas três salas, superou largamente o que esperava.

    Depois tb há o reverso da medalha: malta que oferece "roupa" que acha que está em bom estado (mas para os outros): rota, desbotada, com nódoas que não saem, sem botões, etc... O melhor é essa ir mesmo para a reciclagem!
  9.  # 29

  10.  # 30

    conversa interessante sobre reciclagem https://soundcloud.com/user-48668146
  11.  # 31

    Vou copiar para aqui um site interessante com o qual me cruzei: https://www.ecocasa.pt/residuos_content.php?id=120

    RESIDUOS - DUVIDAS SOBRE RESIDUOS

    No dia-a-dia, lidamos com tantos materiais diferentes que quando chega a altura de os encaminhar como resíduo, muitas vezes surgem dúvidas sobre qual o destino mais correto.

    Nesta área, procuramos esclarecer algumas questões sobre o que se pode ou não colocar nos ecopontos e se têm outro tipo de encaminhamento ou não.

    Sempre que possível, as embalagens devem ser espalmadas de modo a reduzir o seu volume, e as embalagens de vidro, plástico e metal devem ser escorridas e enxaguadas em água (se necessário).
    Se possível, deve-se reutilizar o saco que se utilizou para levar o papel ao ecoponto. Se não for possível, e caso se tenha usado um saco feito de material reciclável (plástico ou papel), este deve ser depositado no respetivo ecoponto (amarelo ou azul).

    No quadro em baixo é feita uma identificação dos materiais que se devem colocar ou não nos ecopontos:
      SX.Casa.01800797.jpg
  12.  # 32

    Outras questões:


    Toda a esferovite pode ser reciclada?
    Sim. O aproveitamento varia consoante o tipo de esferovite, mas todas podem ser recicladas e entrar no processo de fabrico de novos produtos.


    O que fazer aos óleos domésticos resultantes das frituras?
    Vários municípios do país e algumas cadeias de supermercados têm pontos de recolha de óleos alimentares usados.
    Caso não exista um local próximo onde deixar este resíduo, deve-se armazenar o óleo usado num recipiente de plástico, vedá-lo bem para não correr o risco de se abrir e depositá-lo no contentor de lixo indiferenciado. Nunca se devem despejar os óleos domésticos no esgoto.


    Porque é que há vidros que não podem ser colocados no ecoponto verde?
    O vidro das embalagens (de garrafas, frascos e boiões) têm as mesmas características entre si, garantindo-se que o vidro se funde a temperaturas semelhantes durante o processo de reciclagem. O resultado é um vidro reciclado de qualidade. Por outro lado, os vidros que não provêm de embalagens têm características diferentes do vidro de embalagem, contaminando o processo de reciclagem.


    Tenho um monstro doméstico para deitar fora, o que devo fazer?
    A recolha de objetos de grandes dimensões, conhecidos como monos ou monstros, exige a utilização de equipamento específico. Assim, deve-se avaliar junto dos serviços municipais como e onde pode fazer a deposição destes resíduos. Há municípios que têm dias específicos para a colocação dos monos, outros recolhem mediante marcação prévia. No caso dos eletrodomésticos, na compra de um novo deve-se solicitar a recolha do antigo.


    Onde colocar CD, DVD, VHS, disquetes e cassetes?
    Atualmente os CD DVD já têm um sistema de recolha, através da rede "Pick me!" da Chronopost, podendo-se entregar estes materiais em qualquer uma das lojas parceiras desta rede. Deve-se ter em atenção que os CD/DVD e as respetivas caixas devem ser entregues em separado, por serem feitos de materiais/plásticos diferentes.
    Os restantes materiais devem ser colocados nos contentores de lixo indiferenciado. Caso estejam em causa grandes quantidades, deve-se contactar a Agência Portuguesa do Ambiente.


    Onde colocar cápsulas de café usadas?
    Existem já algumas marcas no mercado nacional que já asseguram a recolha e reciclagem das respetivas cápsulas de café usadas, disponibilizando nos seus websites e pontos de venda informação sobre esta prática e os locais de entrega.
    No caso de marcas que ainda não tenham soluções próprias para o encaminhamento das cápsulas, a solução é deitar as mesmas no lixo indiferenciado. Por não serem consideradas na legislação um resíduo de embalagem, as cápsulas de café que são depositadas no ecoponto amarelo – com ou sem a borra de café no interior – são rejeitadas na triagem e consideradas lixo indiferenciado.
  13.  # 33

    Cito ainda este artigo da visão:

    As embalagens devem ser lavadas? E onde se depositam as lâmpadas? Tire todas as dúvidas

    O que deve e não deve pôr no ecoponto azul.

    Pôr: caixas de cartão (se forem grandes, desmonte-as antes), jornais, revistas, papel de escrita e impressão. Não pôr: papel vegetal, papel prata, autocolantes, papel sujo ou que contenha plástico.

    Onde se põem os envelopes com janela?

    O ideal seria retirar a janela de plástico, mas pode pôr estes envelopes no contentor azul. Durante o processo de reciclagem, os contaminantes serão retirados.

    A loiça de papel pode ser colocada no ecoponto azul?

    Não, porque está suja com restos de comida. Na reciclagem do papel e cartão, não é possível retirar essa sujidade.

    O que deve e não deve pôr no ecoponto amarelo.

    Pôr: embalagens de plástico, garrafas e garrafões de plástico, pacotes de bebidas, pacotes de batatas fritas, recipientes de iogurtes, latas e sacos. As embalagens devem ser espalmadas e escorridas do seu conteúdo. Não colocar: alguidares e baldes de plásticos, papel, cartão, electrodomésticos.

    Onde se depositam as latas de conserva com gordura?

    A gordura no metal não inviabiliza a reciclagem. Deverá escorrê-las e colocá-las no ecoponto amarelo.

    Os aerossóis (sprays) devem ser colocados no ecoponto amarelo?

    Se estiverem vazios, sim.

    Onde se põe a esferovite?

    No ecoponto amarelo.

    O que deve e não deve pôr no ecoponto verde.

    Pôr: garrafas, frascos e boiões de vidro vazios. Não pôr: cerâmicas, lâmpadas, cristais, loiças, espelhos, pirex, ampolas de medicamentos.



    Onde se depositam as garrafas de vidro com gordura, como as de azeite?

    A gosdura do vidro não inviabiliza a reciclagem. Deverá escorrê-las e colocá-las no ecoponto verde.

    As tampas devem ser retiradas das garrafas de plástico?

    Não, as tampas devem ser colocadas nas embalagens, depois de espalmadas e postas no ecoponto amarelo.


    As embalagens devem ser lavadas ou enxaguadas antes de serem colocadas no ecoponto?

    Não é necessário. Lembre-se de que estaria a desperdiçar um bem essencial, a água. Basta escorrê-las bem.

    O que fazer ao óleo alimentar usado?

    Muitos municípios já fazem a recolha selectiva destes óleos, através de oleões instalados na via pública. Se não for o caso da sua autarquia, tem duas opções: deitar o óleo usado num recipiente de plástico, vedá-lo bem, para não se abrir, e pô-lo no lixo indiferenciado. Por outro lado, a AMI-Assistência Médica Internacional estabeleceu parcerias com várias entidades (ver www.ami.org) para receber aqueles óleos que, depois, serão reciclados e transformados em biodiesel.

    Onde se colocam as lâmpadas?

    Deve depositá-las (à excepção das incandescentes, que podem ir para o lixo comum) no Ponto Electrão, o contentor de cor vermelha, em parques de estacionamento de centros comerciais e em áreas de serviço (lista completa em www.amb3e.pt). Caso não existam na sua zona, deve entregar as fluorescentes com um material inflamável que polui o ambiente, quando deitadas no lixo comum - no local onde comprar as novas.

    O que fazer às radiografias que já não são necessárias?

    A AMI efectua, regularmente, campanhas de recolha, em parceria com as farmácias.

    Onde se devem pôr as pilhas?

    Alguns ecopontos têm Pilhão (recipiente vermelho). Caso não haja, pode deixá--las nos caixotes existentes para o efeito nos super e hipermercados.

    Onde se devem colocar CDs, DVDs, cassetes de VHS ou disquetes?

    No lixo comum.

    O que se deve fazer aos medicamentos fora de prazo?

    A bula e a embalagem de cartão são colocadas no ecoponto azul. Os medicamentos propriamente ditos devem ser entregues em farmácias.

    O que fazer com tinteiros, toners e telemóveis?

    A AMI estabeleceu parcerias com várias entidades www.ami.org.pt) que recebem estes objectos.

    Onde se devem pôr as rolhas de cortiça?

    Desde Abril, e no âmbito de um programa de reciclagem desenvolvido pela Quercus, denominado Green Cork, pode deixá-las nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e em agrupamentos de escuteiros.

    Onde se põem os equipamentos eléctricos e electrónicos, com menos de 55 cm, como pequenos electrodomésticos, computadores ou telemóveis, em desuso ou avariados?

    No Ponto Electrão.
  14.  # 34

    Isto tudo porque andei à procura de: Os talões e faturas de compras podem ser colocados no ecoponto azul?

    Os talões e faturas de compras devem ser reciclados ou colocados no lixo indiferenciado?

    Uma leitora fez-nos esta questão e nós perguntamos à Sociedade Ponto Verde, que nos respondeu o seguinte:
    “Os talões e faturas devem ser colocados no ecoponto azul, o único ecoponto onde é possível colocar artigos que não sejam embalagens – por exemplo jornais, papel de escrita e impressão, entre outros.
    Nos restantes ecopontos - amarelo e verde - só deverá colocar artigos que cumpram a função de embalagem. No caso do amarelo, poderá colocar por exemplo garrafas de água, latas de conservas ou bebidas, pacotes de leite ou sumos, entre outros. No caso do verde, deverá colocar garrafas de vidro, boiões, frascos.”

    O senão:
    Os talões costumam conter Bisfenol A (BPA), um disruptor endócrino, que passará depois para os produtos de papel reciclado, como o papel higiénico reciclado (onde são frequentemente encontrados resíduos deste composto).
  15.  # 35

    Bom dia

    Tenho algumas duvidas em relaçao a se alguns destes materiais podem ser depositados no contentor amarelo:

    >Placas de Espuma que vêm em algumas encomendas

    >Latex / Vinyl (por ex luvas)

    >Silicone

    Obrigado
    • hangas
    • 5 dezembro 2019 editado

     # 36

    Aproposito disto, ainda ontem vi no Netflix um episodio da serie documental "Broken" sobre a reciclagem dos plásticos.
    Para quem tem Netflix fica o link

    para a serie: https://www.netflix.com/title/81002391?s=i&trkid=13747225
    e para o episodio: https://www.netflix.com/watch/81002637?trackId=14277283&tctx=0%2C3%2C1f7734d5-1475-43bc-91ed-90d17caffcc8-47858398%2C%2C


    É uma perspetiva um bocado do US/UK, mas certamente há um paralelo com o resto da Europa. Nem todos os plásticos são recicláveis, e para os que não são a solução é o aterro.
  16.  # 37

    "Separamos e vocês misturam tudo"
    É o maior mito da reciclagem. "O top", admite Ana Loureiro, responsável pela comunicação da EGF - Environment Global Facilities.
    Os camiões que fazem as recolhas têm dois ou três compartimentos e o facto de se ver o plástico, o cartão ou o vidro a serem colocados no mesmo veículo não quer dizer que a divisão não esteja a ser feita. Trata-se apenas de uma "otimização de recolhas".

    Artigo completo em
    https://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/da-lavagem-do-lixo-a-caixa-da-pizza-os-muitos-mitos-e-as-verdades-da-reciclagem-10763011.html
  17.  # 38

    Boas!

    As embalagens tetrapack dos pacotes de leite e afins , fazem-me confusao ... aquilo tem papel e plastico ... em que ecoponto metem ?

    E as de pringles ?

    Obrigado
  18.  # 39

    AMARELO!!! está descrito isso em todo o lado....

    Colocado por: civismo
    As embalagens tetrapack dos pacotes de leite e afins , fazem-me confusao ... aquilo tem papel e plastico ... em que ecoponto metem ?
  19.  # 40

    Colocado por: civismoBoas!

    As embalagens tetrapack dos pacotes de leite e afins , fazem-me confusao ... aquilo tem papel e plastico ... em que ecoponto metem ?

    E as de pringles ?

    Obrigado


    Está escrito nas próprias embalagens!
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0219 seg. NEW