Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Ai é que está.. não vi isso escrito em lado algum

    A tetrapack fábrica para milhões de marcas, possivelmente algumas imprimem e outras não

    Já as de Pringles simplesmente têm um desenho de caixote lixo
  2.  # 42

    Pringles em casa não consumimos, aquilo é muito mau ;)

    embalagens da "tretapak", é sempre no amarelo... desde 2008 que se fala nisso ;)
  3.  # 43

    http://conexaoplaneta.com.br/blog/pringles-e-exemplo-de-pior-embalagem-para-ser-reciclada-afirma-especialista/


    Pringles é exemplo de pior embalagem para ser reciclada, afirma especialista

    Popular na década de 70 e 80, as batatinhas crocantes americanas Pringles vinham – e ainda vem – dentro de uma lata igual àquelas de bolas de tênis. A marca, comprada em 2012, pela gigante alimentícia Kellog’s, movimenta mais de 1,1 bilhão de dólares por ano, somente no mercado americano. Vale lembrar que o produto é vendido em mais de 140 países do mundo, e é considerado um dos mais comercializados globalmente.

    Mas esta semana, o presidente da Associação das Empresas de Reciclagem do Reino Unido, Simon Ellin, chamou a embalagem de Pringles de “pesadelo”, usando-a com o o pior exemplo de design da indústria para fins de reciclagem. “Que idiota projetou isso em termos de reciclagem?”, questionou. “O que colocamos em nosso lixo reciclável precisa ser reciclável. Precisamos nos livrar do fator Pringles”.

    A embalagem em formato de tubo é feita com uma base de metal, uma tampa plástica e tem a parte do corpo externo coberta de papelão e a interna com papel laminado. A utilização de todos estes materiais diferentes torna a reciclagem da mesma praticamente impossível.

    lata de pringles

    O uso de diferentes materiais na fabricação da lata impossibilita a reciclagem

    Em resposta ao comentário de Ellin, a Kellog’s afirmou em comunicado à imprensa que “A empresa assume sua responsabilidade com o planeta de maneira séria e está trabalhando continuamente para melhorar a performance ambiental”.

    O presidente da associação que representa o setor de reciclagem no Reino Unido citou outros tipos de embalagens que são péssimas para serem reaproveitadas. Uma delas é a da bebida Lucozade, que não é comercializada no Brasil, além de canudos, sachês de produtos de higiene, copos e tampas de café (aqueles utilizados em cadeias como Starbucks, que não são recicláveis), pacotes de salgadinhos. Outra embalagem criticada por Ellin são as bandejas de plástico preto, utilizadas muitas vezes para carnes nos supermercados.
    • civismo
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 44

    Noutro sitio, ainda no que respeita as PRINGLES :

    Sociedade Ponto Verde Olá Vanessa,
    Excelente questão. Porque são constituídas por um material misto de cartão e película de alumínio, estas embalagens não se podem reciclar.
    Continue a partilhar as suas dúvidas connosco.



    Sociedade Ponto Verde Olá Andreína e Joao. O ideal é separar os materiais que compõem a embalagem e colocar cada um no respetivo ecoponto (plástico e metal para o ecoponto amarelo e o cartão para o ecoponto azul). Caso isso não seja possível, devem seguir a regra do material que está em maioria, se o corpo da embalagem tem mais cartão que alumínio, então deverá ser colocado no ecoponto azul.
    Obrigado por reciclarem :)
    • civismo
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 45

    Quanto à TETRA PAK , tambem não é assim tao consensual, até proque sao constituidas maioritariamente por cartao :

    Em que contentor do ECOPONTO devem depositar-se as embalagens de ECAL? (embalagens de cartão para alimentos líquidos: Ex: pacotes de leite e sumo) A A A

    As embalagens de cartão da Tetra Pak são 100% recicláveis e na sua constituição são utilizadas fibras de papel extraídas de florestas geridas de modo sustentável. A reciclagem de uma tonelada de ECAL evita o abate de cerca de 15 árvores adultas e a emissão de perto de 900 kg de gases com efeito de estufa, poupando dois a três metros cúbicos de espaço no Aterro Sanitário.

    Quando se iniciou a recolha destas embalagens no nosso país, existiam divergências quanto ao contentor mais adequado para a sua deposição sendo que a indicação era do Ecoponto Azul em alguns locais e noutros de Ecoponto Amarelo. A indicação do ecoponto azul prende-se com o facto de estas embalagens serem constituídas maioritariamente por cartão.

    Após análise desta situação, a Sociedade Ponto Verde (SPV) e o Ministério do Ambiente optaram pela uniformização das sinaléticas a nível nacional, optando pela solução do ecoponto amarelo, tal como acontece na maior parte dos países europeus.

    Ao serem colocadas no ecoponto amarelo, estas embalagens passam por uma triagem mais elaborada, sendo separadas do plástico e do metal e, posteriormente, encaminhadas para reciclagem.

    De acordo com a SPV a colocação destas embalagens no ecoponto amarelo vem simplificar o processo de gestão dos resíduos de embalagem, facilitando o seu processamento e posterior envio para reciclagem. Diferentes tipos de embalagens, como embalagens de plástico e de metal, devem também ser colocados no ecoponto amarelo.

    Contamos consigo neste desafio!
  4.  # 46

    Bom dia

    Ontem estive a mudar a borracha frontal da maquina de lavar roupa

    Posso meter a borracha estragada no contentor amarelo do plastico ?

    Obrigado
      5af6b6ff-d3fb-432f-8c39-f2552a6145c7.jpg
  5.  # 47

    O que fazer aos esfregoes da loiça em fim de vida , bem como outras esponjas ?

    OBrigado
  6.  # 48

    Colocado por: civismoO que fazer aos esfregoes da loiça em fim de vida , bem como outras esponjas ?

    OBrigado


    Eu meto no Amarelo, se dá para reciclar ou não não faço ideia.
  7.  # 49

    Colocado por: civismoBom dia

    Ontem estive a mudar a borracha frontal da maquina de lavar roupa

    Posso meter a borracha estragada no contentor amarelo do plastico ?

    Obrigado
      5af6b6ff-d3fb-432f-8c39-f2552a6145c7.jpg


    Assim de repente um Ponto Electrão parece o sítio mais adequado, uma vez que desmontam e reciclam partes de electrodomésticos.
  8.  # 50

    Colocado por: civismoBom dia

    Ontem estive a mudar a borracha frontal da maquina de lavar roupa

    Posso meter a borracha estragada no contentor amarelo do plastico ?

    Obrigado
      5af6b6ff-d3fb-432f-8c39-f2552a6145c7.jpg


    Muito prático poder tirar o frontal da máquina para poder trabalhar. A minha MLR tem o frontal soldado ao resto do corpo (que é uma única chapa estampada e quinada) e aceder ao tambor é uma dor de cabeça. Que marca é essa máquina?

    Outra coisa: uma máquina de praticamente nova (2017) e já está a precisar de borracha?
 
0.0174 seg. NEW