Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    De: http://www.fazfacil.com.br/jardim/abacateiro/

    Modo de Cultivo :

    Necessita de local ensolarado, com solo profundo, fértil e bem drenado ligeiramente ácido.
    Regiões com índice pluviométrico de 1200 mm anuais, sem ventos fortes e com temperaturas entre 6 e 20 ºC é o ideal para seu cultivo.

    Muitas pessoas perguntam porque alguns abacateiros não produzem quase frutos.
    A característica diferente desta planta é que tem dois tipos, nomeados de A e B.

    Dentro destes tipos, temos o A: variedades Princesa e Paulista e B: Pollock e Quintal, dentre muitos cultivares.

    A polinização da flor na mesma muda é muito difícil ocorrer, porque a parte feminina (estigma) abre pela manhã para receber o pólen e as anteras estarão prontas somente na tarde do dia seguinte, quando o estigma já estará impossibilitado de receber este pólen.
    Já no B a abertura da antera e estigma são alternadas podendo polinizar as do grupo A sem problemas.
    Em produção usa-se intercalar o plantio dos tipos para facilitar o trabalho das abelhas, principais agentes polinizadores.
    Ou então cultivadores enxertam ramos do B na planta do tipo A,resolvendo assim a questão.

    Ou seja para os abacteiros darem fruto em quantidade ou foram enxertados com variedades A e B, ou têm uma variedade contrária perto para polinizar
  2.  # 42

    Colocado por: ParamonteDe:http://www.fazfacil.com.br/jardim/abacateiro/

    Modo de Cultivo :

    Necessita de local ensolarado, com solo profundo, fértil e bem drenado ligeiramente ácido.
    Regiões com índice pluviométrico de 1200 mm anuais, sem ventos fortes e com temperaturas entre 6 e 20 ºC é o ideal para seu cultivo.

    Muitas pessoas perguntam porque alguns abacateiros não produzem quase frutos.
    A característica diferente desta planta é que tem dois tipos, nomeados de A e B.

    Dentro destes tipos, temos o A: variedades Princesa e Paulista e B: Pollock e Quintal, dentre muitos cultivares.

    A polinização da flor na mesma muda é muito difícil ocorrer, porque a parte feminina (estigma) abre pela manhã para receber o pólen e as anteras estarão prontas somente na tarde do dia seguinte, quando o estigma já estará impossibilitado de receber este pólen.
    Já no B a abertura da antera e estigma são alternadas podendo polinizar as do grupo A sem problemas.
    Em produção usa-se intercalar o plantio dos tipos para facilitar o trabalho das abelhas, principais agentes polinizadores.
    Ou então cultivadores enxertam ramos do B na planta do tipo A,resolvendo assim a questão.

    Ou seja para os abacteiros darem fruto em quantidade ou foram enxertados com variedades A e B, ou têm uma variedade contrária perto para polinizar


    Estou de acordo quando dizem que o abacateiro so da passados varios anos,,ja fiz a experiencia tal como vizinhos e muita gente que conheço que tem tambem!
  3.  # 43

    Tenho um com cerca de 1 ano que está com flor. Vamos ver se elas resistem. Tenho outros com mais de 2 anos que não tenho visto flores.

    Tenho agora 2 mangueiras a nascer e estão a aguentar bem o frio. Os cajueiros morreram :) mamoeiros também estão a crescer bem dentro de uma estufa. Tenho outros ao ar livre que tbm vão crescendo já que não tem feito frio.. Maracujás tbm tenho alguns mas nem todos crescem nem sei porque.
      IMG_20160124_49541.jpg
  4.  # 44

    Os maracujás
      IMG_20160124_21460.jpg
  5.  # 45

    Colocado por: dedaoOs maracujás
      IMG_20160124_21460.jpg

    eu acho melhor que esses tamarilhos!
    • VXMC
    • 24 janeiro 2016

     # 46

    A minha mulher já provou tamarilhos e diz que não são nada de especial. Uns maracujás que já provei são uns que um vizinho meu tem e diz que são maracujás argentinos. São cor de laranja por fora e têm uma polpa avermelhada por dentro com sementes escuras. Já andei a pesquisar e não encontro nada. Vamos a ver se o pe que ele me deu da alguns exemplares.
  6.  # 47

    Colocado por: dedaoTenho um com cerca de 1 ano que está com flor. Vamos ver se elas resistem. Tenho outros com mais de 2 anos que não tenho visto flores.

    Tenho agora 2 mangueiras a nascer e estão a aguentar bem o frio. Os cajueiros morreram :) mamoeiros também estão a crescer bem dentro de uma estufa. Tenho outros ao ar livre que tbm vão crescendo já que não tem feito frio.. Maracujás tbm tenho alguns mas nem todos crescem nem sei porque.


    Os que não crescem meta borras de café no pe.

    Ou então será falta de sol.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  7.  # 48

    Colocado por: diysol

    Pesquise por CeraTrap.


    Obrigado
    • diysol
    • 24 janeiro 2016 editado

     # 49

    Colocado por: ParamonteDe:http://www.fazfacil.com.br/jardim/abacateiro/

    Modo de Cultivo :

    Necessita de local ensolarado, com solo profundo, fértil e bem drenado ligeiramente ácido.
    Regiões com índice pluviométrico de 1200 mm anuais, sem ventos fortes e com temperaturas entre 6 e 20 ºC é o ideal para seu cultivo.

    Muitas pessoas perguntam porque alguns abacateiros não produzem quase frutos.
    A característica diferente desta planta é que tem dois tipos, nomeados de A e B.

    Dentro destes tipos, temos o A: variedades Princesa e Paulista e B: Pollock e Quintal, dentre muitos cultivares.

    A polinização da flor na mesma muda é muito difícil ocorrer, porque a parte feminina (estigma) abre pela manhã para receber o pólen e as anteras estarão prontas somente na tarde do dia seguinte, quando o estigma já estará impossibilitado de receber este pólen.
    Já no B a abertura da antera e estigma são alternadas podendo polinizar as do grupo A sem problemas.
    Em produção usa-se intercalar o plantio dos tipos para facilitar o trabalho das abelhas, principais agentes polinizadores.
    Ou então cultivadores enxertam ramos do B na planta do tipo A,resolvendo assim a questão.

    Ou seja para os abacteiros darem fruto em quantidade ou foram enxertados com variedades A e B, ou têm uma variedade contrária perto para polinizar


    O abacateiro não só sobrevive a temperaturas abaixo de 6º como não sofre grande coisa (claro, que enquanto é pequena é melhor ter cuidados redobrados, eu nunca os tive e nunca nenhum morreu). Vento é um problema?Depende, se deixarem a arvore abrir-se muito, quando estiver carregada pode partir alguma ramada, de resto, a arvore parece elastica e é muito mais resistente que as árvores normais de pomar. Os da minha avo apanham vento directo e nenhum se queixou, e tambem já levaram com neve e geada.
    Um abacateiro isolado produz bastante fruto, demora é uma eternidade.

    A minha experiência pratica diz que a informação desse site é uma treta xD

    AInda para mais o meu solo é argiloso, pouco profundo e alcalino. Amanha já coloco como está um abacateiro relativamente jovem. Este ano já apanhei 100 abacates da mesma arvore e ainda tem mais do dobro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • VXMC
    • 24 janeiro 2016

     # 50

    Caramba isso é que foi produzir. Quanto tempo ele tem e que tempo esperou ate ele dar?
  8.  # 51

    Colocado por: VXMCCaramba isso é que foi produzir. Quanto tempo ele tem e que tempo esperou ate ele dar?


    Tem uns 6-7 anos. Passado 2-3 anos começou a produzir fruto, mas flor começa logo no ano a seguir ;)
  9.  # 52

    Colocado por: diysolAInda para mais o meu solo é argiloso, pouco profundo e alcalino. Amanha já coloco como está um abacateiro relativamente jovem. Este ano já apanhei 100 abacates da mesma arvore e ainda tem mais do dobro.


    Esse abacateiro foi semeado de caroço.

    Plantado ou semeado quando?

    Não terá nas vizinhanças, sem saber, outro abacateiro de especie diferente, com o qual o seu esteja a fazer polinização cruzada?
  10.  # 53

    Colocado por: dedaoTenho agora 2 mangueiras a nascer e estão a aguentar bem o frio.
    Em que zona estão pode dizer? As mangueiras estão encostadas a uma parede ou em campo aberto?
    Se bem me lembro julgo que vai levar uns 8 anos a dar frutos se forem plantadas de semente.
  11.  # 54

    Colocado por: Mighty SparrowEm que zona estão pode dizer? As mangueiras estão encostadas a uma parede ou em campo aberto?
    Se bem me lembro julgo que vai levar uns 8 anos a dar frutos se forem plantadas de semente.


    Oi :)já morreram haha

    apenas os abacateiros, goiabeiras, papaia e maracujás estão grandes. O abacateiro já com uns 4m caiu neste inverno mas voltámos a enterrar e está verdinho.

    Tenho tbm a nascer uns cajus mas estes têm morrido no inverno.... A ver se ponho aqui umas fotos mais logo.
  12.  # 55

    Colocado por: dedaoOi :)já morreram haha
    Experimente esta variedade "Keitt", mas proteja-a da geada. Encoste-a a um canto com paredes altas e que apanhe sol como se estivesse numa estufa. Se tiver receio das raízes (a árvore cresce muito) também dá em vasos grandes (o Leroy hás vezes tem uns vasos muito grandes)
 
0.0242 seg. NEW