Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Temos 2 pátios lá em casa. Lindíssimos. Um fica à entrada, e a casa "circunda-o", estilo pátio espanhol (que na realidade não é porque a casa é bem portuguesa e o pátio acho que já foi há tempos uma espécie de horta). Este pátio tem 50m2, é mais ou menos rectangular e dá para o quarto (porta) para a sala (porta dupla em vidro) e mais uma porta que dá entrada para a cozinha.

    O outro pátio fica nas traseiras, é bastante mais pequeno, tem 6m2, e dá para um quarto.

    Não sei bem o que fazer para ficarem bonitos e "arranjadinhos" e agradecia as vossas sugestões (obras, pinturas, mobiliário, plantas, qualquer coisa..!).
    Obrigada.

    Fica uma "planta" do pátio grande:
      patiogrande.JPG
  2.  # 2

    E a planta do pequeno:
      patiopequeno.JPG
  3.  # 3

    Penso que tem alguma importância referir que a casa é de arquitectura popular, com pintura branca e risca azul, logo, não me parece permitir grandes modernices.

    Agradeço imenso.
  4.  # 4

    Olá CMartin!

    Se pudesse colocar uma fotos dos pátios seria mais fácil dar sugestões. Os decks em IPE são uma boa solução para forrar o chão. Confere conforto e fica com excelente aspecto. Pode depois colocar mesa e cadeiras em madeira apropriada para exterior, fica excelente. Pode ficar um bocado dispendioso~vendo pelos m2, mas não sei quais são as suas expectativas orçamentais.

    Cump.
    Lucílio
  5.  # 5

    Obrigada pela resposta.
    Assim é o pátio grande,
      ExterioresPatiox.JPG
  6.  # 6

    E este é o pátio pequeno (fotografia não se vê grande coisa, mas permite talvez ter uma ideia)
      patiopequenox.jpg
  7.  # 7

    Tenho uma pequena colecção de livros de jardinagem (sou uma apaixonada pela Natureza) e destaco-lhe o seguinte:

    http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=1722&osCsid=c405f364257768a8df01d9b5c519f9e2

    pode encontrá-lo aqui (WOOK) a um excelente preço

    http://www.wook.pt/ficha/patios-e-terracos/a/id/222757
  8.  # 8

    Parece-me uma óptima ideia! Excelente sugestão, obrigada woodhouse.
  9.  # 9

    Os livros são pequenos mas são de excelente qualidade. A colecção é muito variada e permite trabalhar a nossa criatividade e fazer-nos sonhar ;)

    E devagar, devagarinho, pode elaborar e construir uns pátios de sonho ;)

    Pode ainda inspirar-se nos jardins/terraços ingleses:

    http://www.locationworks.com/library.php?cat=1702
    entre outras pequenas maravilhas arquitectónicas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  10.  # 10

    dois vasos grandes com duas belas palmeiritas ficam sempre bem

    Colocado por: woodhouseTenho uma pequena colecção de livros de jardinagem (sou uma apaixonada pela Natureza) e destaco-lhe o seguinte:

    http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=1722&osCsid=c405f364257768a8df01d9b5c519f9e2

    pode encontrá-lo aqui (WOOK) a um excelente preço

    http://www.wook.pt/ficha/patios-e-terracos/a/id/222757
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  11.  # 11

    Obrigada pelas respostas.
    Adoro jardins, e adoro pátios e especialmente os meus pátios ;o)
    A questão, e embora me canse de ler livros com sugestões e ver fotos, é quase nunca que vejo algo do género do meu, adaptado a um estilo que eu goste; Ou são pátios altamente modernos com decks e mobiliário contemporâneo, que no meu não me parece a solução mais adequada, nem eu gostaria de ver, ou então tudo cheio de cores (laranjas, rosas, verdes alface com almofadas, lanternas,..) que também não tem nada a ver com o género "popular português".
    Por outro lado, assim como está, está "pardacento" e desinteressante, sei que poderia ser muito mais..não sei é como! Gosto muito de decoração, tanto interior e exterior, e especialmente de casas antigas/populares/.. com a qual podemos fazer tantas coisas, e inventar soluções tão giras, mas o espaço exterior confesso, estou "bloqueada", e o que acontece é que acabo por comprar coisas "desirmanadas", que não gosto de ver juntas e que não contribuiem para o embelezamento. As plantas estão em vasos, onde colocar os vasos (agrupados em arranjos, espalhados pelo pátio, encostá-los à parede)? Que tamanho de plantas, e quantas (muitas ou menos)? O que faço com aquela mobília (sem interesse nenhum, vulgar, em madeira)? Pinto ? Estava a pensar em mandar fazer um "caramanchão", e colocar trepadeiras, ou opto por um pérgola em madeira rústica?
    Adoro florzinhas coloridas, e gosto de girassóis, e de árvores (aquelas laranjeiras pequenas que se vêem agora), adoro buganvílias, etc.
    Obrigada.
  12.  # 12

    Boas

    Quando o espaço não é muito grande não devemos fazer grandes misturas. Existem agora uns vasos em barro muito bonitos (praticamente da cor do seu chão e, também assim com manchas/ barro não tradicional). Olhando para as suas fotos, o que faria era escolher uns vasos todos iguais de tamanhos diferentes com plantas identicas ( mesma variedade cores diferentes ou mesma cor variedades diferentes). Na mesa, para quando não está a ser usada podia colocar uma taça com plantas pequeninas (tipo amor perfeito por ex.). A escolha do tipo de plantas é muito importante, se num jardim metade das plantas for de folha caduca é normal, num terraço "sente-se" mais, opte por plantas de folha persistente, pelos menos os vasos estão sempre compostos, mesmo que não tenha flor. Outro dado importante, orientação solar. Mais sol?mais sombra? é muito importante na escolha das plantas.
    Aproveite o fim de semana e dê uma volta pelos centros de jardinagem da sua zona e peça conselhos / ajuda para o seu espaço.

    Cumprimentos
  13.  # 13

    Colocado por: marjoaoBoas

    Quando o espaço não é muito grande não devemos fazer grandes misturas. Existem agora uns vasos em barro muito bonitos (praticamente da cor do seu chão e, também assim com manchas/ barro não tradicional). Olhando para as suas fotos, o que faria era escolher uns vasos todos iguais de tamanhos diferentes com plantas identicas ( mesma variedade cores diferentes ou mesma cor variedades diferentes). Na mesa, para quando não está a ser usada podia colocar uma taça com plantas pequeninas (tipo amor perfeito por ex.). A escolha do tipo de plantas é muito importante, se num jardim metade das plantas for de folha caduca é normal, num terraço "sente-se" mais, opte por plantas de folha persistente, pelos menos os vasos estão sempre compostos, mesmo que não tenha flor. Outro dado importante, orientação solar. Mais sol?mais sombra? é muito importante na escolha das plantas.
    Aproveite o fim de semana e dê uma volta pelos centros de jardinagem da sua zona e peça conselhos / ajuda para o seu espaço.

    Cumprimentos


    Marjoao,
    Obrigada, excelentes conselhos. Acho que, seguindo-os, vou conseguir o tal ar "composto e amoroso" que pretendo. Vou imprimir a sua sugestão.
    Cumprimentos,
 
0.0177 seg. NEW