Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      omega
    • 1 fevereiro 2016

     # 41

    eu quero ligar na central, quero que isto fique o mais certinho que conseguir e a dar-me o menos trabalho possível.
    a sua explicação tem lógica mas não invalida a preocupação com a legionella, sobretudo no inverno.
    eu não lhes chamei burros, não quero ofender ninguém, além do mais eles devem saber bem mais que eu
  1.  # 42

    Fora poucos os reservatórios que vi, mas todos eles tinham a entrada/saida do solar na parte superior e para outros apoios na parte inferior.
    Enfim
  2.  # 43

    quais é que viu?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 44

    Uns quantos roca, 150 e 200 litros, e zantia 750 l
  4.  # 45

    e a serpentina solar era na parte superior do deposito? tem a certeza?
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves, fernandoFerreira
  5.  # 46

    Sim tenho. Porquê?
    Não deveria ser assim....
    •  
      omega
    • 2 fevereiro 2016

     # 47

    pela explicação do fernandoFerreira, (que eu concordo), faz mais sentido a sepentina solar ser em baixo, mas eu não percebo nada disto
  6.  # 48

    Colocado por: callinasSim tenho. Porquê?
    Não deveria ser assim....

    Nao, o solar e sempre em baixo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 49

    Colocado por: jorgealvesNao, o solar e sempre em baixo.
    tambem pode ser em cima!! dependo do deposito e do que se pretende!
    mas normalmente é em baixo!
  8.  # 50

    por ex
      12.jpg
    •  
      omega
    • 2 agosto 2016 editado

     # 51

    Boas
    Nunca mais vim cá fazer um update da situação, mas hoje por causa de outra coisa lembrei-me de vir aqui.
    então cá vai, isto parecia mais difícil do que realmente era.

    comprei uma caixa externa toda catita (porque a beleza importa sempre :)) para 3 disjuntores,
    liguei na central solar os fios que controlam o relé externo
    Liguei esse fios na portas A1 e A2 do contactor (é por ai que a central vai mandar abrir ou fechar o contactor)
    Liguei a resistência eléctrica a um disjuntor,
    do disjuntor liguei ao contactor (fica como segurança, caso haja problema o disjuntor desliga a resistência, não era necessário, mas fica melhor).
    Ainda tenho uma secção livre na caixa que vai servir para colocar um contador de energia, para ter noção dos gastos da resistência, como são caros, só o coloco se arranjar um, por umas cascas de alho, pois o beneficio deste é meramente a curiosidade.

    Configurei a central para ligar a resistência sempre que a agua descer dos 45 ºC, e apenas das 05:00 horas em diante até as 09:00 horas, assim não corro o risco de acordar de manhã sem agua quente, e nem tenho a resistência a aquecer agua durante o dia.
    estes parâmetros são sempre alteráveis conforme a conveniência do utilizador

    Podia ligar a resistência a um simples relógio? podia, mas não era a mesma coisa, pois com o relógio se estiver no período de não ligar a água descer para temperaturas baixas, esta não entra em funcionamento por falta de corrente :)
  9.  # 52

    Mas se a central do solar tem essa possibilidade porque haveria de colocar um relogio?
  10.  # 53

    se usar a central não precisa do relógio, percebeu mal.
    se não a utilizar é que basta um relógio
  11.  # 54

    Boa tarde,

    Peço desculpa por "reativar" esta discussão mas não encontrei outra no forum relativa a este tema e preciso de ajuda.

    Tenho um deposito - com resistência interna - ligado a paineis solares.

    A resistencia está ligada a uma tomada com um temporizador analógico (por causa do bi-horário). Na semana passada, queimou o temporizador. Comprei outro mas tenho 2 dúvidas:
    1. perceber a razão porque poderá quiemar um temporizador (estava instalado à 4 anos)?
    2. a instalação tinha um posição especifica de ligação da ficha que vem do deposito (resistência) ao temporizador. Pode existir algum problema ao ligar outro temporizador (no caso digital)?

    Obrigado.
  12.  # 55

    Seja analogico ou digital, o relogio tem de estar preparado para o minimo de 16A., o de 10A... vai estourar... Fora claro está, outros problemas que possam ter surgido... Como tudo na vida, nada dura eternamente.
  13.  # 56

    Sim Pedro, entendo isso.

    Mas relativamente à posição em que se liga o temporizador e cabo+ficha do deposito à tomada, é possivel que exista uma orientação especifica, que possa ter a ver com o neutro e fase ou a existência de algum fusível?

    Obg
  14.  # 57

    Sim deve ligar sempre a F com a F e o N com o N....
    Quanto ao relogio... se avariou, substitua. Que quer agora fazer!!? compre outro, de outra marca.
  15.  # 58

    Obrigado Pedro.
    •  
      omega
    • 21 fevereiro 2018

     # 59

    mas a consola do sistema solar não tem relógio?
    eu tenho a própria consola do sistema solar (que tem relógio) ligada a um contactor.
    depois mediante o horário pretendido definido na consola, o contactor abre ou fecha e liga a resistência a resistência
  16.  # 60

    Omega,
    Confesso que pouco ou nada percebo disso.

    Vou tirar uma fotografia e colocar aqui :).
 
0.0217 seg. NEW