Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: Pedro Barradas0.89€ / garrafão... de Monchique... Ainda me lembro da mesma a 0.65€... e menos!!!. Já foi vendida remarcada como agua do Continente (nas lojas do Algarve)
    Está tudo um roubo, a agua engarrafada (boa) cada vez mais um luxo...


    Virou moda por causa das dietas alcalinas (digo eu), quando até por razões medicinais (menopausa) deviam ser consumidas mais águas alcalinhas.

    Ainda assim pessoalmente, gosto mais do paladar das águas mais ácidas, têm mais sais dissolvidos e são de paladar mais elaborado.

    Fastio (Gerês)
    Glaciar (Manteigas)
    Vitalis (Castelo de Vide)
    Serrana (Caramulo)

    As outras não me aquecem nem arrefecem na sua maioria, mas há algumas que bebo sem problemas (tipo Luso) e há outras que não gosto mesmo nada, nem dadas (Cruzeiro, por exemplo, acho-a uma água "pesada").

    E não olhem a isto como uma crítica, por acaso na água sou mesmo picuinhas, quando saio de Portugal é sempre uma inquietação com a água engarrafada, fresca é toda igual, mas natural é uma diferença de paladar enorme, sempre com vantagem para as nossas águas.

    Monchique nunca chega a ser opção na medida em que cá para cima quase não se encontra.

    Antigamente havia uma transmontana de Boticas (7 Fontes) que também gostava muito, mas desapareceu.
  2.  # 182

    Colocado por: SkinkxVitalis (Castelo de Vide)

    Também tem Vitalis da Serra das Águas Quentes de Mação.
  3.  # 183

    E em relação à mineralização das águas? É melhor muito mineralizada ou pouco?

    Eu costumo beber bastante Água das Pedras e tem cerca de 2700mg/l, comparando com as águas sem gás que têm muito menos, tipo 100mg/l, por isso uma diferença brutal. Até que ponto será saudável?
  4.  # 184

    Colocado por: ghost12E em relação à mineralização das águas? É melhor muito mineralizada ou pouco?

    Eu costumo beber bastante Água das Pedras e tem cerca de 2700mg/l, comparando com as águas sem gás que têm muito menos, tipo 100mg/l, por isso uma diferença brutal. Até que ponto será saudável?


    A pedra renal gera-se a partir de depósitos minerais nos rins... por isso, sempre que possível, menos mineralizada é mais saudável.

    E pessoas com problemas renais devem ter um cuidado acrescido com esta situação, da mesma maneira que pessoas com problemas cardíacos devem optar por águas com pouca quantidade de sódio e por aí fora.
    • eu
    • 9 agosto 2017

     # 185

    Colocado por: Skinkxpor isso, sempre que possível, menos mineralizada é mais saudável.

    Tem que haver algum equilíbrio, pois também precisamos de minerais...
  5.  # 186

    Faz falta cá em Portugal filtros à séria tipo: https://www.hsn.com/products/clean-and-pure-25000-gallon-countertop-filter-2-pack/7398436 (filtra cerca de 94 635,2946 litros de água "tratada" da rede pública). Claro que este é só por exemplo para beber e preparar as refeições. Para tomar banho por exemplo seria necessário outros para o banho ou então aqueles na entrada da água vinda do exterior que alguns já referiram aqui no fórum.
  6.  # 187

    Colocado por: Anonimo06082021

    nós também....é a melhor,é alcalina.

    Porquê?
    9,5 de pH é muito acima do pH do corpo.
    Há águas baratas de nascente com pH 6,9 muito mais próximo dos 7 que é neutro.
    Modas, nada mais.
    • LuB
    • 18 agosto 2017

     # 188

    A pedra renal gera-se a partir de depósitos minerais nos rins... por isso, sempre que possível, menos mineralizada é mais saudável.

    E pessoas com problemas renais devem ter um cuidado acrescido com esta situação, da mesma maneira que pessoas com problemas cardíacos devem optar por águas com pouca quantidade de sódio e por aí fora.


    Mas os sais minerais estão nos alimentos tb...
    Pelo seu raciocínio o melhor era deixar de dar ao "serrote", não?!
  7.  # 189

    Colocado por: josexyFaz falta cá em Portugal filtros à séria tipo:https://www.hsn.com/products/clean-and-pure-25000-gallon-countertop-filter-2-pack/7398436(filtra cerca de 94 635,2946 litros de água "tratada" da rede pública). Claro que este é só por exemplo para beber e preparar as refeições. Para tomar banho por exemplo seria necessário outros para o banho ou então aqueles na entrada da água vinda do exterior que alguns já referiram aqui no fórum.

    sinceramente.. isso não serve para muito, para a gua do poço talvez, agora para agua da rede... Somente tira algum sabor a cloro... devisdo ao carvão activo.
    Concordam com este comentário: joni
  8.  # 190

    Muito mito por aqui ! Querem -se preocupar : então preocupem-se com a comida que ingerem , o tabaco , o abuso de álcool , o sedentarismo , as bebidas gasificadas cheias de açúcar ... isso sim pode influenciar a vossa vida a medio/ longo prazo.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  9.  # 191

    Pois não, mas há coisas que são estupidamente más para o organismo e o pessoal come, bebe e fuma e nem pensa duas vezes. E contra mim falo...

    Agora quem pensa nisso tudo, aí já falamos outra história.
    Concordam com este comentário: tiagottx
  10.  # 192

    Colocado por: valtoresA melhor água que podemos beber, como já foi dito acima é a água da serra de monchique. Tem um ph muito alto que ajuda a reduzir a acidez do corpo. Um corpo ácido (e tendo em conta a nossa alimentação actual é sempre muito ácido), é um corpo inflamado e em stress. Há muita informação sobre isto. O ideal é subir o ph do corpo (por meio de alimentos, água, etc). E nisso a água serra do monchique é de longe a melhor.
    Esta água é vendida nos eua em garrafa de vidro para os ricaços, e custa balurdios (sob a marca Chiq). Por cá felizmente ainda a temos ao preço das outras.

    Aguas com ph abaixo de 7 aumentam a acidez de corpo. 90% das águas em Portugal tem ph abaixo de 7. Muitas delas ph abaixo de 6, que é ridiculamente baixo.
    Concordam com este comentário:tiyxu,lilianae


    Pode-me explicar como é que a água de Monchique passa pelo estômago com PH de 3, e se mantém alcalina antes de ser absorvida?
    Concordam com este comentário: tcouto
  11.  # 193

    É engraçado ver o pessoal que só quer beber água alcalina e depois comem alimentos ácidos como as laranjas!

    O nosso corpo faz um efeito tampão, tentado neutralizar o ph.
  12.  # 194

    É porque está provado que quem toma suplementos de cálcio sem mais nada vive menos tempo, qual é a lógica de dizer que águas de PH alto que o são devido ao cálcio que contêm, isso é melhor para a saúde? Existe algum estudo científico que alguma vez o tenha comprovado? Alguém conhece algum?
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 195

    a melhor agua é aquela que quando eu venho da terra numa tarde de sol quente cheio de securas do atum meio salgado do almoço o boto a boca na torneira e lá se vai 2 lt pela goela abaixo ... um homem acaba e diz " não há nada melhr que esta agua para matar a sede" !!!!!!!!! essa é a melhor agua que se bebe .
    Concordam com este comentário: tcouto
  14.  # 196

    Excelente reportagem sobre este tema:

    https://www.rtp.pt/play/p4231/linha-da-frente
    • eu
    • 30 novembro 2018

     # 197

    Colocado por: ToinoExcelente reportagem sobre este tema:

    https://www.rtp.pt/play/p4231/linha-da-frente


    Mas falharam no essencial!

    Deviam ter feito recolhas das águas da rede em vários locais do país e analisado essas amostras em laboratórios independentes.
  15.  # 198

    Isto não é jornalismo ! Identificam os casos problemáticos, mas será que estes correspondem à realidade nacional ? Ou apenas se focaram no que está mal enviezando a percepção global?
    Sinceramente acho que o jornalismo em Portugal vale zero ! São muito parciais em muitos assuntos.
    Concordam com este comentário: branco.valter, eu
  16.  # 199

    Colocado por: enf.magalhaesIsto não é jornalismo ! Identificam os casos problemáticos, mas será que estes correspondem à realidade nacional ? Ou apenas se focaram no que está mal enviezando a percepção global?
    Sinceramente acho que o jornalismo em Portugal vale zero ! São muito parciais em muitos assuntos.
    fazem de um detalhe o foco de uma notícia . Tá mesmo muito mal !
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 200

    Colocado por: zedasilvaEu gosto de água - ardente velha!
    Concordam com este comentário:ultrahipermega,Dj_C,larkhe,Carvai,macau5m


    1920 e CRF
 
0.0495 seg. NEW