Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

    Colocado por: callinas
    Precisa do sensor adicional que custa 30 euros.
    Esse inversor é um Solis 4g?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hucruz


    Exactamente!
    E esse cabo chega na segunda-feira. ;)
    • FDR
    • 26 agosto 2018

     # 802

    Colocado por: skyptBoas,

    Sou o novo e feliz novo produtor de energia solar (apenas um painel de 270W 😀).

    Painel comprado na SolarImpact (165 €) e conversor (vindo da China, 600W, Grid Tie, PureInverter) 100€.

    Vamos ver qt produz para depois avaliar o ROI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna,Joanita


    Olá, nos ultimos tempos tenho pensado em implementar energia solar para consumo ca em casa dos meus pais. A minha mãe esta em casa actualmente e calhou me ver esta opção "low cost".

    Vi que ate tem corrido bem, achas que esta a valer a pena? Ca em casa instalei este fim semana um sistema monitorização energia para conseguir ter mais dados e espero em breve os ter.

    Umas duvidas: Visto que o Verão esta a terminar, caso veja que compense, vale ainda a pena investir nos painéis este ano ou é preferível investir no próximo ano la para Abril?

    Se quiseres mais tarde meter outro painel igual esse conversor vai funcionar certo? Alem da compra do painel e do conversor tiveste que gastar quanto mais? (cabos, fixação etc?)

    É algo simples de ser instalado por pessoas "comuns"?
    •  
      skypt
    • 26 agosto 2018 editado

     # 803

    Se vale a pena ?
    SIM,sem dúvida
    ... é apenas uma questão de tempo, o retorno, mas ele virá é certo.

    Investir já ( ou ontem...), seja verão ou inverno, compensa sempre.

    Estou a espera de chegar ao fim do 1o mês completo, de facturação da EDP, para fazer a comparação realística,
    já tenho um post semi-preparado pra sair com tal avaliação,
    depois coloco por aqui tbm.

    Sim qualquer um instalar aquilo, depende da habilidade é certo, mas não acho complicado.

    https://pbcs15.blogspot.com/2018/07/energia-solar-poc.html

    No início do próximo de Setembro, sai a 1a avaliação comparativa e com dados.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocas1
    • FDR
    • 26 agosto 2018

     # 804

    Bom artigo :)

    Vou analisar durante umas semanas os valores gastos durante as alturas possiveis de sol para ver o que me compensa mais :)
  2.  # 805

    Mas como é que existe o mito "se vale a pena colocar painéis"???

    Numa sociedade evoluida todas as casas já teriam no minimo dois paineis no telhado... mas como não convem destruir lobbys continuamos assim... cheios de chinocas :P a comprarem as nossas empresas
    Concordam com este comentário: jo.san, 21papaleguas
  3.  # 806

    Um. pouco por maluqueira, em casa nova acabada de construir instalei 6 módulos FV.
    Estou a ter poupanças entre 7 a 8 kWh diários. É só fazer contas.
    • emad
    • 27 agosto 2018 editado

     # 807

    Colocado por: callinasUm. pouco por maluqueira, em casa nova acabada de construir instalei 6 módulos FV.
    Estou a ter poupanças entre 7 a 8 kWh diários. É só fazer contas.

    Eu desde junho que tenho consumos diarios de cerca de 5 e 6 kwh e regra geral este consumo é realizado das 19h ate as 8h00. Com excepçao do frigorifico/arca que consomem 24h.
    Nao é tao obvio quanto isso.
    Mais uma vez é preciso ter em conta o modo de vida de cada um.
    Concordam com este comentário: treker666, ptuga, r_m_f_f
  4.  # 808

    Colocado por: skypthttps://pbcs15.blogspot.com/2018/07/energia-solar-poc.html


    O painel foi colocado com cuidado na varanda e preso com muitas braçadeiras plásticas de aperto rápido ao longo do mesmo


    Painel solar numa varanda e 150w de pico maximo ?? .....existe mesmo gente disposta a mandar dinheiro á rua, vou guardar esse link e daqui a 3 anos pergunto se o painel ainda está fixo.. :-)

    Muitas empresas ex: solarimpact , cobram 150€ de instalação, dão garantia do material, sobem ao telhado, passam os cabos, fazem os furos e fixam os painéis adequadamente.

    A instalação de paineis solares é recomendado ser fixos a vigas de cimento (no minimo) os paineis vão la ficar 25 anos, e teem de resistir a intempéries, tempestades entre outros factores da natureza.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • FDR
    • 27 agosto 2018 editado

     # 809

    Que acham de comprar este inversor:
    https://www.ebay.co.uk/itm/1000W-Grid-Tie-Inverter-AC220V-Use-For-18V-24V-36V-Solar-Panel-Pure-Sine-Wave-UK-/372167047027

    Aqui fiquei com duvida devido a voltagem. estes painéis do que vejo são 30/36V certo?

    e 2 painéis:
    https://loja.solarimpact.pt/modulo-fotovoltaico-recom-amur-leopard-270w

    Para começar? Que acham?

    Se mais tarde visse que era preciso facilmente comprava mais painéis ate aos 1000W do inverter.

    Do que tenho analisado ca em casa facilmente se gasta perto de 600W durante o dia visto que temos 2 frigoríficos + 1 arca + equipamentos normais e tenho sempre uma pessoa pelo menos em casa e podemos assim rentabilizar esta altura para maquinas lavar.
  5.  # 810

    Eu acho mal.
    Na loja onde compra os módulos FV, compra a solução completa.
    2 módulos mais um micro inversor depois actualiza para mais dois módulos FV mais micro inversor se achar necessário
    Concordam com este comentário: mafgod
    • FDR
    • 27 agosto 2018 editado

     # 811

    Mas porque achas mal?

    Vi também nesta loja:

    FV's: 2* https://www.ev-power.eu/Solar-Panels/Solar-module-CanadianSolar-Poly-280Wp-60-cells-CS6K-280P.html?cur=1
    Inversor: https://www.ev-power.eu/GridFree-Inverters/GridFree-AC-Inverter-with-limiter-1kW-SUN-1000G-22-65V.html?cur=1

    Mesmo com portes fica me abaixo de 700€ e este inversor sempre aparenta ter melhor qualidade.
    Que acham?
    • jo.san
    • 27 agosto 2018 editado

     # 812

    Colocado por: emad
    Eu desde junho que tenho consumos diarios de cerca de 5 e 6 kwh e regra geral este consumo é realizado das 19h ate as 8h00. Com excepçao do frigorifico/arca que consomem 24h.
    Nao é tao obvio quanto isso.
    Mais uma vez é preciso ter em conta o modo de vida de cada um.
    Concordam com este comentário:treker666,ptuga


    Acho que em 99,9% das casas em Portugal, pelo menos um painel + inversor de 250w tem sempre retorno finaceiro garantido em 10anos ( e isto a exagerar no tempo, mas é a garantia minima dos paineis solares de qualidade, normalmente até é de 12 anos). Gasta mais das 19h até as 8h00 e nas outras outras horas quanto gasta? Qual é o consumo em standby? Só para ter uma noção, uma placa indução consome em standby +-20w, a box meo 20-30w dependendo do modelo, router 10-20w, sem falar em frigorificos / arcas com compressor inverter. Quem tem bomba de calor só de AQS então os paineis fotovoltaico deviam ser "obrigatórios". Basta ter um consumo media de 100w constante que um painel + inversor de 250w fica pago em pouco anos, então com bi-horario (como deve ser o caso) o retorno ainda seria mais rápido.
    Tem algum perfil do consumo que faz durante o dia?
    Concordam com este comentário: mafgod
    • FDR
    • 27 agosto 2018

     # 813

    Ou este:
    https://www.ev-power.eu/GridFree-Inverters/GridFree-Kit-of-2pcs-of-solar-panel-280Wp-Microinverter-230V-500W.html?cur=1

    A duvida é mesmo se depois for a meter mais 2 este inversor (https://www.ev-power.eu/GridFree-Inverters/GridFree-AC-Inverter-with-limiter-1kW-SUN-1000G-22-65V.html?cur=1) parece-me melhor.

    Deste site do que vi:
    Mais caro e preciso perceber se me compensa os 4 paineis (4 paineis 280wp + invertor 1kw): 916€
    2 paineis 280wp + microinverter: 510€ (parece-me por um lado a opção mais sensata)
    2 paineis 280wp + invertor 1kw (a pensar no futuro e o invertor parece-me ter mais possibilidades): 668€
    • emad
    • 28 agosto 2018

     # 814

    Colocado por: jo.san

    Acho que em 99,9% das casas em Portugal, pelo menos um painel + inversor de 250w tem sempre retorno finaceiro garantido em 10anos ( e isto a exagerar no tempo, mas é a garantia minima dos paineis solares de qualidade, normalmente até é de 12 anos). Gasta mais das 19h até as 8h00 e nas outras outras horas quanto gasta? Qual é o consumo em standby? Só para ter uma noção, uma placa indução consome em standby +-20w, a box meo 20-30w dependendo do modelo, router 10-20w, sem falar em frigorificos / arcas com compressor inverter. Quem tem bomba de calor só de AQS então os paineis fotovoltaico deviam ser "obrigatórios". Basta ter um consumo media de 100w constante que um painel + inversor de 250w fica pago em pouco anos, então com bi-horario (como deve ser o caso) o retorno ainda seria mais rápido.
    Tem algum perfil do consumo que faz durante o dia?
    Concordam com este comentário:mafgod

    Leu o que eu escrevi? Se ler está lá a resposta à sua questão.
    Nao tenho consumos durante o dia. Mas isso sou eu.
  6.  # 815

    Colocado por: emad
    Leu o que eu escrevi? Se ler está lá a resposta à sua questão.
    Nao tenho consumos durante o dia. Mas isso sou eu.


    Então devo ter lido mal...mas "...geral este consumo é realizado das 19h ate as 8h00. Com excepçao do frigorifico/arca que consomem 24h."

    Ou seja, tem uma arca e frigorifico 24h ligado, logo como é que não tem consumo durante o dia? Além do frigorifico/arca todos os outros aparelhos estão desligados na ficha?
    •  
      skypt
    • 28 agosto 2018

     # 816

    Colocado por: AlarmesdoMeco



    Painel solar numa varanda e 150w de pico maximo ?? .....existe mesmo gente disposta a mandar dinheiro á rua, vou guardar esse link e daqui a 3 anos pergunto se o painel ainda está fixo.. :-)

    Muitas empresas ex: solarimpact , cobram 150€ de instalação, dão garantia do material, sobem ao telhado, passam os cabos, fazem os furos e fixam os painéis adequadamente.

    A instalação de paineis solares é recomendado ser fixos a vigas de cimento (no minimo) os paineis vão la ficar 25 anos, e teem de resistir a intempéries, tempestades entre outros factores da natureza.
    Concordam com este comentário:mafgod


    Sabe ler ?
    Leu com atenção TUDO ?
    Sabe o que quer dizer "POC" ?

    ... e não, não vai cair, pergunte sem medos daqui a 3, 4, 5 anos ..

    #NoComents
    • emad
    • 28 agosto 2018 editado

     # 817

    Colocado por: jo.san

    Então devo ter lido mal...mas "...geral este consumo é realizado das 19h ate as 8h00. Com excepçao do frigorifico/arca que consomem 24h."

    Ou seja, tem uma arca e frigorifico 24h ligado, logo como é que não tem consumo durante o dia? Além do frigorifico/arca todos os outros aparelhos estão desligados na ficha?

    Se eu tenho consumos de 5 e 6 sobretudo à noite, quanto acha que tenho de consumo em standby durante as horas de sol? 7 e 8?
    Ou acha que o consumo em standby é maior que o consumo em si?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlarmesdoMeco
    • FDR
    • 31 agosto 2018

     # 818

    Ola pessoal, tenho andando analisar consumos e a fazer contas e estou virado para esta solução:
    https://www.ev-power.eu/GridFree-Inverters/GridFree-Kit-of-4-pcs-of-solar-panel-280Wp-Invertor-with-limiter-1kW-45-90V-230V.html?cur=1

    Kits para montar isto no telhado o que recomendam? Tenho visto varias formas.
  7.  # 819

    como tem analisado os consumos? com algum aparelho?
    •  
      skypt
    • 31 agosto 2018

     # 820

    Colocado por: FDROla pessoal, tenho andando analisar consumos e a fazer contas e estou virado para esta solução:
    https://www.ev-power.eu/GridFree-Inverters/GridFree-Kit-of-4-pcs-of-solar-panel-280Wp-Invertor-with-limiter-1kW-45-90V-230V.html?cur=1

    Kits para montar isto no telhado o que recomendam? Tenho visto varias formas.


    Bom preço,
    mas :
    -confia no site
    -garantias
    -1 inversor só, não é o ideal, pelo menos 2

    Se avançar, diga como correu ;-)


    Os suportes de telhado, pode comprar em qq loja por cá, são "universais/adaptáveis".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FDR
 
0.2698 seg. NEW