Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho estado atento às discussões sobre aquecimento e já aprendi muito sobre pisos radiantes electricos e hidraulicos. Mas porque nunca consideram a hipotese de AC para vivendas? É cara, tem maleficios? Já agora pretendo colocar madeira em todas as divisões da minha nova vivenda (excepto cozinha e wc´s), razão pela qual estou um pouco indeciso entre optar por piso radiante ou AC? Quem me ilucida sobre vantagens/ incovenientes. Obrigado. António, Cª
  2.  # 2

    Colocado por: mirandus72Tenho estado atento às discussões sobre aquecimento e já aprendi muito sobre pisos radiantes electricos e hidraulicos. Mas porque nunca consideram a hipotese de AC para vivendas? É cara, tem maleficios? Já agora pretendo colocar madeira em todas as divisões da minha nova vivenda (excepto cozinha e wc´s), razão pela qual estou um pouco indeciso entre optar por piso radiante ou AC? Quem me ilucida sobre vantagens/ incovenientes. Obrigado. António, Cª


    Tenho 4 ac na minha casa e quando ligos os 4 ao mesmo tempo, fico com um ambiente agradável e com temperatura uniforme em toda a casa. Em termos de €€ julgo ser a opção mais barata e versátil pois dá tanto para frio como para calor (entre outtras funções).

    No respeitante a despesa com a luz, não me parece nada de mais, o máximo que paguei foi à volta de 80€/mês (os 4 Ligados fora do bi, das 19:30 às 22:30 e de manhã 1 hora para desumifdificar todos dias; ao fim de semana todo o dia + Placa etc)

    Na minha opinião estou bastante satisfeito, mas existem outras opções a considerar por cada um
    •  
      FD
    • 24 abril 2009 editado

     # 3

    As queixas do ar condicionado de que falam em diversas discussões prendem-se com:

    -> circulação do ar (levantamento de pó, circulação de cheiros, fumos e outros inconvenientes)
    -> desconforto físico (incomodidade) provocado pela circulação do ar (em algumas pessoas)
    -> ruído de funcionamento, tanto da unidade interna como da unidade externa
    -> alguma manutenção (limpeza de filtros, essencialmente)
    -> estética (as unidades desenquadram-se das divisões e muitas vezes ocupam espaço útil)

    De resto, pelo tenho percebido, as vantagens são:

    -> excelente relação custo/desempenho (é talvez o sistema mais barato e com melhor rendimento)
    -> aquece e arrefece num só sistema
    -> relativamente acessível (investimento inicial e utilização)
    -> relativamente rápido a aquecer/arrefecer
  3.  # 4

    Um ponto negativo que falta referir na minha opinião é que só aquece/arrefece enquanto está ligado.


    Cumprs
  4.  # 5

    Colocado por: gfrmartinsUm ponto negativo que falta referir na minha opinião é que só aquece/arrefece enquanto está ligado.


    Cumprs


    Só precisa aquecer/ligar enquanto estiver alguém em casa, ou não ? Além disso acho que os outros métodos também funcionam da mesma maneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui_e90
  5.  # 6

    Não concordo Cimento,

    Por exemplo os acumuladores de calor, o piso radiante, entre outros, conseguem manter a temperatura mais tempo mesmo estando desligados ou melhor, sem estarem a consumir energia.

    O ritmo de descida da temperatura numa divisão é bastante mais baixo que no caso do AC não?

    Cumprs
  6.  # 7

    Colocado por: gfrmartinsNão concordo Cimento,

    Por exemplo os acumuladores de calor, o piso radiante, entre outros, conseguem manter a temperatura mais tempo mesmo estando desligados ou melhor, sem estarem a consumir energia.

    O ritmo de descida da temperatura numa divisão é bastante mais baixo que no caso do AC não?

    Cumprs


    Depende, aí acho que já vamos pelo caminho de um isolamento térmico eficaz na construção.O ritmo de descida da temperatura até pode ser mais baixo, mas o de aumento também o é. O ac climatiza muito mais rápidamente que qualquer outro aparelho, penso eu.
  7.  # 8

    Ok concordo quando dizes que aquece mais rapido, mas também arrefece mais rápido :)

    Isto quando estamos a comparar partindo do principio que o isolamento é o mesmo.

    Numa mesma divisão e com o mesmo isolamento, se desligares o ac a temperatura baixa mais rapidamente que se desligares o piso radiante por exemplo, tendo em conta que a divisão estava à mesma temperatura nas duas situações.

    Estou correcto?
  8.  # 9

    Duas questões: piso radiante e madeira e AC e saúde? Que concluir. Obrigado pelas vossas participações.
  9.  # 10

    Colocado por: gfrmartinsOk concordo quando dizes que aquece mais rapido, mas também arrefece mais rápido :)

    Isto quando estamos a comparar partindo do principio que o isolamento é o mesmo.

    Numa mesma divisão e com o mesmo isolamento, se desligares o ac a temperatura baixa mais rapidamente que se desligares o piso radiante por exemplo, tendo em conta que a divisão estava à mesma temperatura nas duas situações.

    Estou correcto?


    Aí já não consigo responder pois não tenhos dados para tal, no entanto se estiverem o mesmo tempo ligados em divisões iguais e com o mesmo isolamento e à mesma temperatura, não vejo porque é que a temperatura da divisão climatizada pelo ac desceria mais rápidamente...
    •  
      FD
    • 24 abril 2009

     # 11

    Colocado por: mirandus72Duas questões: piso radiante e madeira e AC e saúde? Que concluir. Obrigado pelas vossas participações.

    Que eu conheça, não há estudos conclusivos feitos por entidades idóneas. Tudo o que vai obter são opiniões.

    Na minha opinião :), o AC é melhor, desde que tenha filtro de polén, por forçar a re-circulação do ar. Uma das preocupações de saúde mais recentes vai nesse sentido, o do ar poluído que respiramos em casa.
    Por outro lado, segundo sei, o AC também seca o ar, retirando-lhe alguma da humidade - os olhos, por exemplo, podem sofrer se usar lentes de contacto.

    O piso radiante sofre de um mito sobre o inchar dos pés devido à temperatura elevada. Há quem lhe diga que sim, que pode provocar varizes e outros problemas de circulação relacionados com a temperatura mas, de uma pesquisa exaustiva que fiz na internet, não existem provas de que o piso radiante possa contribuir para qualquer um desses problemas desde que a temperatura não seja muito elevada. Por muito elevada e pelo que li, entende-se inferior a 25~27º.

    Agora depende muito das suas patologias e do que espera de um sistema climatização.
  10.  # 12

    boa tarde a todos
    alguem no forum que me possa ajudar em relaçao ao sistema multi split ou seja ( dois em um ) inverter
    ideias de valores com montagem , onde comprar se e que alguem tem e esta bem servido
    abraço
  11.  # 13

    Colocado por: pedegessoboa tarde a todos
    alguem no forum que me possa ajudar em relaçao ao sistema multi split ou seja ( dois em um ) inverter
    ideias de valores com montagem , onde comprar se e que alguem tem e esta bem servido
    abraço


    Em termos de especificações técnicas não sei responder, no entanto uma desvantagem é que se avariar a unidade exterior, deixam de funcionar todas as interiores.
    Ao que sei este sistema é bem mais caro que a opção convencional.
  12.  # 14

    penso que no conjunto o preço nao sera superior, o que me disseram é que é mais económico
    sendo com sistema inverter logo classe A
  13.  # 15

    esta satisfeito com os seus 4
    qual a marca
    tem sistema inverter
  14.  # 16

    Colocado por: pedegessoesta satisfeito com os seus 4
    qual a marca
    tem sistema inverter


    Não acredito que o preço não seja superior, pode ser inverter e não ser classe A.

    Os meus 4 são 5*, funcionam na perfeição ( até me surpreenderam pela positiva ). Não são de marca conhecida (sou adepto de que se exitem mais baratos e fazem o mesmo efeito ou melhor, força se for para poupar) mas são classe A, não inverter (para a utilização que tenho não justificou o acréscimo de preço.)

    Estão instalados a mais de 20 (2 a mais de 20 , 1 a +-15 e outro a +-10) metros e funcionam lindamente.

    Três (9.000btus x2 + 1x 12.000Btus) são da Electric Co (Feira nova, acho que já não existe) e 1 da Marca Tango (18.000 btus) (julgo espanhola não tão desconhecida assim). Quanto a preços , ficaram todos +- 1.350€ (sem instalação).
  15.  # 17

    acabam de me dar valores para muiti split 1690+IVA +montagem
    brrrrrrrrrrrrrrrrrr
  16.  # 18

    Colocado por: pedegessoacabam de me dar valores para muiti split 1690+IVA +montagem
    brrrrrrrrrrrrrrrrrr


    Pois...alguém tem que pagar o mercedes

    Já agora, quantas unidades interiores e com que capacidades ?
  17.  # 19

    duas interiores uma exterior 7000 btus
  18.  # 20

    Colocado por: pedegessoduas interiores uma exterior 7000 btus


    ?!?!? Aconselho a procurar outras soluções (se quiser poupar alguns €€€)
 
0.0207 seg. NEW