Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: SofiacostaPois o nosso dilema passa realmente pela decisao entre reunir maximo de condicionantes do nosso agrado vs investimento futuro. Tambem achamos que o valor justo seria abaixo dos 200.000, 190.000 por exemplo. Mas sabemos que este imovel nos pode proporcionar algumas coisas que consideramos importantes, tais como nao precisar de usar o carro diariamente e ter espaço exterior suficiente para as crianças correrem e brincarem, bem como ter a possibilidade de ir a pe para a escola/trabalho/etc. Sabemos que por esse valor conseguimos uma mansao fora da cidade, mas temos de depender do carro ou transporte publico para tudo.


    Sofia o seu comentário diz tudo, e eu pouco vou acrescentar.
    1) Acham que o valor justo seria abaixo dos 200.000€...
    2) A casa tem o que procuram, mas outras também poderão ter! Por isso o que eu aconselho é não se precipitarem na compra e ver, visitar, pesquisar até efectivamente chegarem ao que tanto querem.

    Boa sorte com a vossa compra!
    Concordam com este comentário: novatonoramo
  2.  # 42

    Obrigada a todos pelas diversas opinioes, da realmente muito em que pensar!
    Nos recebemos o relatorio completo da avaliaçao, com os criterios discriminados. A grande diferença entre avaliaçao e proprietario é que na avaliaçao contabilizaram o quintal/logradouro de 200 metros quadrados a 10 euros por metro quadrado, o que resultou apenas num extra de 2000 euros na avaliaçao total do imovel. Ou seja, valorizaram muito pouco o terreno que a casa tem. Ja o proprietario acha que o logradouro é o grande trunfo da casa, e que por ser quase unico na zona que deve ser valorizado.
    Ja andamos a procura de casa ha mais de um ano, e ja 'perdemos' uma casa por 10.000 (outro comprador ofereceu mais), e outra tivemos de desistir por causa de um inquilino de uns anexos que na hora h se recusou a sair. Ja vimos bastantes imoveis, mas ou sao casas muito antigas que precisam de obras de raiz ou entao sao carissimas, ou em localizacoes mais isoladas. Estamos naquele dilema de dar um bocado mais e ter o que queremos (e se calhar mais umas dores de cabeça com obras e extras) ou entao desistir de comprar uma casa e começar a procurar apartamentos, ja que a oferta é muito maior.
    •  
      CMartin
    • 9 fevereiro 2016 editado

     # 43

    Sofia,
    No nosso caso procedemos a 3 avaliações bancàrias até se conseguir a que pretendiamos . Connosco, o banco não valorizou a casa ser património nos seus càlculos. Não somos caso único. Tenho um casal amigo que teve que ir à segunda avaliação também mais ou menos na mesma altura.
    Cheguei a pensar que seria até uma forma do banco ganhar (ainda mais) dinheiro, afinal cada avaliação custa cerca de 300euros.
    É um risco porque podem nunca avaliar pelo que se pretende. Se vale ou não, acho pouco linear com muitas variantes para se poder de facto considerar as avaliações fidedignas e rigorosas.
    Em ambos os casos que lhe refiro, conseguiu-se a avaliação pretendida.
    Mas também acho que os anteriores conselhos são bons. Tome uma decisão ponderada.
    Pessoalmente não me arrependo.
    • narg
    • 9 fevereiro 2016

     # 44

    Sofiacosta o logradouro é normal ser avaliado a esse valor, pois o preço do logradouro não tem nada a haver com o preço de terreno para construção, tente vender esse logradouro de 500mts a alguem a ver se alguém lhe dá mais que 10€ o metro quadrado.

    Comprei casa em Novembro e tem 1900Metros de logradouro e a avaliação foi idêntica, mesmo conseguindo eu com tanto logradouro fazer um lote.
    Estive com outro negocio em curso antes deste e o logradouro foi avaliado a 5€ o metro por não ter acessos de carro para o mesmo... Uma coisa é certa os metros de terreno para quem quer comprar uma casa são um extra com pouco valor neste momento.

    Não se iluda com o vendedor que diz que o logradouro é a 50€/100€ o metro que isso é tudo conversa de vendedor, a partir do momento que está construída uma casa num terreno o mesmo vale pela casa e não pelo terreno em si, a menos que a casa seja para destruir.
  3.  # 45

    Hoje tivemos a mesma situação veio eng avaliador por 200 euros do banco e quando perguntei se me podia dizer +- quanto podia custar(eu ja moro nesta casa há 4 anos e agora quero comprar ele dise K nao pode dizer por que as vezer o banco ponha menos o preço do que ele o valor +-10 por cento ou mais dependendo do sitio e a casa ja foi evaluada por um perito por 250000 o dono so quer 215000 e vamos ver o banco que anda a inventar....
  4.  # 46

    Colocado por: PipelineCaro Loverscount, só me envolvo em temas que domino! Acho o seu comentário ao meu post desadequado. "só se for o seu banco" ? "Peça o relatório de avaliação ao banco"? Pondere bem nos seus comentários


    entao ocorreu uma de duas situações... dominal mal o assunto ou envolveu-se num assunto que nao domina!
    nao vou ponderar o meu comentário pois nao tem nada de mais, pelo contrario é uma informação bastante util que poucos clientes sabem que a podem pedir!

    más disposições ou azias tratam-se de outras formas! =)
  5.  # 47

    Colocado por: loverscoutpoucos clientes sabem que a podem pedir
    As avaliações são um serviço pago pelo cliente, o banco tem o dever de o comunicar/enviar/mostrar ao cliente. Por experiência das avaliações que fiz, os bancos fazem "photoshop" nos relatórios. No fundo a avaliação é para o banco ter uma garantia do que vai emprestar e não para o cliente saber se está a fazer uma boa compra, essa trabalho de casa já o cliente devia ter feito (digo eu). Na última que tive, os avaliadores em conversa deram-me +/- um valor e o resultado final, que o banco me enviou, veio com uma diferença de 50.000€ menos.
    Concordam com este comentário: tiyxu
  6.  # 48

    Colocado por: RibeiroSantosAs avaliações são um serviço pago pelo cliente, o banco tem o dever de o comunicar/enviar/mostrar ao cliente. Por experiência das avaliações que fiz, os bancos fazem "photoshop" nos relatórios. No fundo a avaliação é para o banco ter uma garantia do que vai emprestar e não para o cliente saber se está a fazer uma boa compra, essa trabalho de casa já o cliente devia ter feito (digo eu). Na última que tive, os avaliadores em conversa deram-me +/- um valor e o resultado final, que o banco me enviou, veio com uma diferença de 50.000€ menos.



    o banco tem o dever? nao lhe peça e fique á espera desse dever do banco.....


    quanto á acusação que faz, se tem provas do que diz é avançar com queixa no sitio proprio..... que eu saiba os bancos nao fazem photoshop nenhum, ha sim avaliações mal feitas pelos avaliadores, e mesmo essas sao poucas/rarissimas....e nesses casos o banco envia la outro avaliador (empresa distinta) e se se verificar o desencontro de contas o banco nem cobra ao cliente a segunda avaliação!
    Ja agora sabia que quando o avaliador sai da sua casa, vai procurar habitações identicas na rua ou na zona e vai ter em conta o respectivo preço de venda dessas casas na determinação do valor da sua? pelo que qualquer valor que tenha sido dito pelo avaliador foi isso mesmo, Mais ou Menos, e sem o relatorio estar concluido!
    se for como alguns avaliadores que conheço ate lhe disse um valor que voce queria ouvir so para nao ter que o ouvir mais!


    entao os bancos ha uns anos que optaram por este modelo, ou seja contratam empresas avaliadoras (antigamente eram os funcionários dos bancos que faziam as avaliações), não so por uma questão de custos, mas tambem para poderem limpar as maos em caso de divergencia, e vão-se por a fazer photoshop de um relatorio de avaliação, que a avaliadora guarda religiosamente para uma eventual disputa em tribunal de responsabilidades........ e olhe que nao era o primeiro cliente que levava um tema destes á barra do tribunal!

    enfim....... eu gostava de saber é no que é que se baseia para dizer que a sua avaliação veio com uma diferença de 50 mil euros a menos...... mas veio com um diferença face ao qué? qual é a a outra avaliação que voce tem? 31 de boca do avaliador? serve para ter uma ideia, mas daí a ser o valor final que o avaliador assina vai muito......
    Concordam com este comentário: treker666
    • narg
    • 10 fevereiro 2016

     # 49

    O banco pode não alterar nada no photoshop, mas posso garantir que o banco diz ao avaliador para baixar em x% em alguns casos, e o relatório do banco é o mesmo da avaliação.

    Isto foi-me dito por um gestor de um banco, e o mesmo disse-me que se eu disse-se isto que ele negava ou seja .. os bancos não assumem que o fazem .. mas no fundo no fundo fazem-no.


    Mas isto é uma discussão para conspiração, se tem duvidas pague a avaliação à empresa de avaliação e veja o relatório sem influencias, porque um banco se deixar de ser cliente de algumas empresas de avaliação as mesmas vão à falencia :D
    Concordam com este comentário: tiyxu, loverscout
  7.  # 50

    Colocado por: nargO banco pode não alterar nada no photoshop, mas posso garantir que o banco diz ao avaliador para baixar em x% em alguns casos, e o relatório do banco é o mesmo da avaliação.

    Isto foi-me dito por um gestor de um banco, e o mesmo disse-me que se eu disse-se isto que ele negava ou seja .. os bancos não assumem que o fazem .. mas no fundo no fundo fazem-no.


    Mas isto é uma discussão para conspiração, se tem duvidas pague a avaliação à empresa de avaliação e veja o relatório sem influencias, porque um banco se deixar de ser cliente de algumas empresas de avaliação as mesmas vão à falencia :D
    Concordam com este comentário:loverscout


    concordo so com o ultimo paragrafo e apenas na parte das duvidas! o resto nao vou opinar, pois é o diz que disse e o diz que nao disse.....
    Concordam com este comentário: narg
  8.  # 51

    Não quero entrar em conflitos com ninguém, apenas exponho com base no que me aconteceu, mas já que estamos a ser "rigorosos":
    Colocado por: loverscouto banco tem o dever? nao lhe peça e fique á espera desse dever do banco.....

    https://www.publico.pt/economia/noticia/relatorio-de-avaliacao-do-imovel-deve-ser-entregue-aos-clientes-em-qualquer-tipo-de-credito-diz-bdp-1663821
    Parece-me que se tem o dever, nem devia ser necessário pedir nada e sim, ficar à espera.

    Colocado por: loverscoutquanto á acusação que faz, se tem provas do que diz é avançar com queixa no sitio proprio

    mas eu não me estou a queixar...

    Colocado por: loverscouteu gostava de saber é no que é que se baseia para dizer que a sua avaliação veio com uma diferença de 50 mil euros a menos

    Empréstimo há 3 anos para um apartamento T3 de 1970 em estado original impróprio para habitação: avaliação do banco 132.000€ (valor arredondado)
    Empréstimo há 6 meses do mesmo apartamento, depois de sofrer obras de remodelação TOTAL (tudo novo): avaliação do banco 142.000€ (valor arredondado).
    Os avaliadores e o banco foram exactamente os mesmos.
    Na área os apartamentos parecidos (T3) começam com valores +/- nos 140.000 e todos a necessitar de obras.

    Em conversa com o avaliador, perguntei qual o valor dos imóveis naquela zona, e sem eu avançar com qualquer valor, ele adiantou-se com o valor de que andavam nos 180.000€ / 195.000€.
    Em conclusão, vendi o apartamento por 200.000€.
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  9.  # 52

    Colocado por: nargO banco pode não alterar nada no photoshop, mas posso garantir que o banco diz ao avaliador para baixar em x% em alguns casos, e o relatório do banco é o mesmo da avaliação.

    Chamem-lhe o que quiserem, o resultado é o mesmo.
    Concordam com este comentário: tiyxu
    • Tarug
    • 18 fevereiro 2016

     # 53

    Viva,

    Aproveito o tópico para colocar duas questões.

    Para a avaliação bancária só é tido em consideração os m2 construídos ou também é tido em consideração o espaço exterior?
    Se o avaliador considera que o m2 de uma moradia em péssimo estado vale X qual a percentagem que deve aumentar a avaliação após remodelação?

    Obrigado!
  10.  # 54

    Colocado por: TarugViva,

    Aproveito o tópico para colocar duas questões.

    Para a avaliação bancária só é tido em consideração os m2 construídos ou também é tido em consideração o espaço exterior?
    Se o avaliador considera que o m2 de uma moradia em péssimo estado vale X qual a percentagem que deve aumentar a avaliação após remodelação?

    Obrigado!


    É considerado também o espaço exterior mas não espere ser valorizado mais de 20% do valor total da avaliação, mas isso também varia dependendo do espaço de que está a falar concretamente.

    Quanto à remodelação tem tudo a ver com a remodelação que irá fazer, não conseguimos quantificar sem ter dados concretos mas para ter uma ideia depois de remodelada, faça as contas a 600€/m2. Obviamente que é um valor indicativo.

    Numa avaliação tudo conta, localização, vistas, acessos, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tarug
    • Tarug
    • 20 fevereiro 2016

     # 55

    Viva,

    Obrigado pela resposta.

    No relatório que tive acesso não vem contemplado qualquer valor para espaço exterior e o preço do m2 interior é igual com e sem remodelação.

    Vou pedir esclarecimentos.
  11.  # 56

    Boa tarde.
    Por falar em avaliações, comprei um apartamento em 2008 como sendo um T2 e depois para o vender, veio na avaliação como sendo T1, porque supostamente era um T1 + arrecadação (quarto). Perdi imenso $$$!!Vale tudo hoje em dia. Não brique com os bancos porque no final quando se sentir apertada, não querem saber se tem filhos para criar, teto onde dormir, etc. O negócio deles é fazer $$ com o $$ dos outros (e quanto mais melhor).
  12.  # 57

    Se é uma divisão sem janela, nunca pode ser considerado quarto, quando comprou certamente já era T1+1.
  13.  # 58

    Colocado por: Victor Ribeiro

    É considerado também o espaço exterior mas não espere ser valorizado mais de 20% do valor total da avaliação, mas isso também varia dependendo do espaço de que está a falar concretamente.

    Quanto à remodelação tem tudo a ver com a remodelação que irá fazer, não conseguimos quantificar sem ter dados concretos mas para ter uma ideia depois de remodelada, faça as contas a 600€/m2. Obviamente que é um valor indicativo.

    Numa avaliação tudo conta, localização, vistas, acessos, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tarug

    Boa tarde,

    então e quando o espaço exterior é num condominio com jardim e piscina também é considerado na avaliação do imovel ou não?
  14.  # 59

    Já não vai ser necessário um desfibrilador para ressusitar este tópico...
 
0.0250 seg. NEW