Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Estamos interessados em comprar uma moradia. O valor inicial que pediam era 240.000, mas o resultado da avaliaçao por parte do banco foi de 190.000. Os proprietarios ja baixaram para os 220.000 mas nao baixam mais. Ora, nos queremos mesmo comprar a casa, mas sera uma boa ideia comprar uma casa 30.000 acima do valor da avaliaçao, mesmo tendo possibilidade de pagar a diferença ? As avaliaçoes bancarias hoje em dia sao realistas em relaçao ao mercado, ou abaixo?
    Agradeço desde ja qualquer esclarecimento.
  2.  # 2

    Uma casa vale o que o dono acha que vale. Até pode vir o papa dizer que a minha casa vale 80 mil e eu se enterrei la 150 mil, é natural que me agarre a um valor próximo dos 150 mil. Passando esse ponto à frente, se você quiser a casa tem de dar o valor que os donos pedem e não o que o banco diz que vale. Afinal a quem vai comprar a casa? Ao banco?
    Concordam com este comentário: HideCode, arquitecturagaia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  3.  # 3

    As avaliações dos bancos são muito subjectivas, aliás, não são os bancos, as avaliações costumam ser feitas por empresas externas ao banco.
    Se tivesse sido outra pessoa/empresa a fazer a avaliação dificilmente seria com o mesmo valor.
    Concordam com este comentário: thekillerpt
  4.  # 4

    Obrigada pelos comentarios. Concordo que o dono da casa é que dita o valor, mas ficamos com algum receio de ser um mau investimento. O problema é que uma avaliaçao custa cerca de 300 euros...acredito que outra empresa iria chegar a outro valor, mas nao da para andar a pedir muitas avaliacoes.
    • narg
    • 7 fevereiro 2016 editado

     # 5

    Viva,

    O valor da avaliação quer seja do banco quer seja de um louvado/avaliador é sempre muito subjectiva no entanto mediantes os metodos de avaliação, eles tem de bater mais ou menos certos, quer pelo metodo de arrendamento, e investimento do dinheiro.

    Quando o valor da avaliação vem abaixo não quer dizer que a casa valha menos, mas é o valor que a pessoa que avaliou julga valer a casa que por vezes até pode estar certa, pois imaginemos que uns compradores iludidos iam comprar uma casa, um avaliador também serve para proteger quem compra, contudo se acham que a avaliação está baixa tem de ter um motivo, ou avaliaram em pouco o preço por m2 de logradouro, ou avaliaram o preço da habitação muito baixo e neste casos uma vez que a avaliação é paga há que reclamar ao banco para que seja reavaliada.

    Mas já agora ... mediante a avaliação os donos já baixaram 20.000 será que a avaliação está assim tão mal ....

    E outra coisa, quem faz o preço não são os proprietários mas sim os compradores, um proprietário pode pedir um milhão, se não tiver comprador não vale e ponto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  5.  # 6

    Se tem receio que é um mau investimento, então não o faça. Nem que os outros, que não conhece, lhe digam que sim. Neste caso até lhe estão a dizer que não o é. O que eu considero um bom investimento é se depois de o comprar ter quase 100% de certeza que o consigo logo vender pelo menos pelo mesmo valor. Isto, claro com base no valor dos mais próximos. Quem vende pode pedir o que quer, e fazer um desconto de 50% não quer dizer que seja barato.
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro, novatonoramo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta, kiliam
  6.  # 7

    se vocês querem mesmo a casa e tem dinheiro para jogar com a avaliação feita pelo banco, qual é a dúvida

    é o vendedor que estabelece o preço, depois ou aparecem compradores interessados ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  7.  # 8

    As casas valem o que os interessados quiserem dar por elas, não é por terem torneiras em ouro que o valor de mercado vai ser diferente.
    Façam a vossa proposta para a casa se tiverem interesse nela, procurem outras soluções.
    Com tantas casas que há por aí à venda quem vos garante que não vão conseguir encontrar outra que também gostem?
    Concordam com este comentário: joao2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  8.  # 9

    Qual é a área e constituição da moradia? Quantos quartos? Quantos wc? Idade? Estado conservação?
    Não é preciso muito para uma vivenda tipo t4 custar 200 mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  9.  # 10

    A moradia é uma moradia geminada dos anos 70, tem 4 quartos, 1 wc completo + 1 wc pequeno de serviço, area de 165 metros quadrados, inserida num lote de 300 mts, numa zona urbana. O problema é que esta a precisar de umas boas obras de renovaçao. A cozinha/wc/pisos/janelas sao todos originais dos anos 70 e em bastante mau estado, a casa ja nao esta habitada ha uns anos. Ja para nao falar em isolamento e algum tipo de sistema de aquecimento. O banco estima o valor da casa em cerca de 250.000 apos remodelaçao.
  10.  # 11

    Bem os os bancos a gente sabe como é, à uns anos atrás sobre avaliavam os imóveis para poderem emprestar mais dinheiro e houve muita gente que se aproveitou desse esquema. Hoje são mais cautelosos, mas se for a outro banco já deve dar outros valores.
    • narg
    • 7 fevereiro 2016

     # 12

    Uma moradia germinada dos anos 70 a necessitar de renovação para esses valores têm de ser muito bem localizada para ter esses valores.

    É claro que após remodelações o banco estima o valor em 250k, mas será que não precisa de gastar 60k para isso ?


    Se gosta da casa veja em primeiro se tem dinheiro para as obras pois pelo que vejo já está a ser difícil lidar com a avaliação quanto mais para obras, peça a um empreiteiro ou um entendido que lhe dê um valor estimado dos gastos.

    Se vê que a avaliação não dá para os valores que pretende, diga abertamente ao vendedor o seu limite, acredite que o vendedor para baixar assim 20k vai acabar por baixar mais ou caso contrario perde um potencial comprador.

    O ramo imobiliário melhorou muito neste ultimo ano, inclusive eu comprei uma casa que estou neste momento a remodelar também, mas o principal mal é que os compradores procuram imoveis de banco por terem 100% de financiamento ou então imoveis cujo tenham a certeza que a avaliação cubra o financiamento, logo os vendedores tem de se moldar um pouco às possibilidades dos compradores.

    Só para ter uma ideia na zona norte (braga) comprei uma moradia individual com 2300Metreos de logradouro, 2 pisos com 3 quartos cada piso e 155metros de area por piso, se bem que o piso de baixo está registado como anexos, por pouco mais que 130k e uma avaliação do banco de 170k também dos anos de 1980, e já gastei mais de 10k nela fazendo eu a maior parte das remodelações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  11.  # 13

    Eu estive na mesma situação e não avancei com o negocio, acredite que para renovar uma casa dessas vai gastar mais do que esta a espera.

    Os donos baixaram o valor após mostrar a avaliação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  12.  # 14

    Pois o nosso medo é esse, ja nao ter muito espaço de manobra para realizar uma renovaçao em condicoes...é que esses 30.000 de diferença entre avaliaçao e valor da compra davam para fazer muita coisa!... Eles baixaram de 240.000 para 220.000 apos o resultado de 190.000 da avaliacao. Mas tambem concordo com o que ja algumas pessoas aqui disseram, que quem dita o valor final é o dono, mas eu acho que deveria ser o mercado.
  13.  # 15

    E é o mercado! Voce so compra se concordar .
    Por 220 000 euros na minha zona comprava terreno e construía!
    Concordam com este comentário: RibeiroSantos, Victor Ribeiro, GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  14.  # 16

    Pela sua descrição da moradia e dos valores em jogo, eu não compraria a casa, a não ser que seja no centro de Lisboa. De que zona está a falar?
    Não haverá nessa zona casas parecidas e por valores semelhantes, mas em melhor estado de conservação?
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  15.  # 17

    Colocado por: SofiacostaA cozinha/wc/pisos/janelas sao todos originais dos anos 70 e em bastante mau estado, a casa ja nao esta habitada ha uns anos.


    as remodelações tem uma coisa parecida com a construção de uma casa nova, pensamos gastar 1000 e depois gastamos 1500.

    remodelar uma cozinha com electrodomésticos gasta nas calmas 5.000, nas duas casas de banho tb gasta facilmente esse valor, se pretender mudar as louças e os azulejos, o que deve queres fazer, já que os azulejos dos anos 70 eram lindos :-). Mudar as janelas todas pode chegar aos 10.000. Provavelmente a casa tem a instalação electrica de raiz, assim como a canalização da água, comprar uma casa deste valor e não reformar estes items agora, pode ser má escolha, corre o risco daqui a uns anos ter que andar a partir paredes. Pintar a casa toda, por dentro e fora, ou seja, comprando a casa por 220.000, e fazendo as obras todas fica ai com bem mais do que os 250.000 pelo que o banco está a avaliar a casa no final.

    Numa altura que existe tanta escolha no mercado, já ponderou procurar outra casa. A menos que a localização dessa dispense o uso do carro no dia a dia não estou a ver muitas vantagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  16.  # 18

    Com todo o respeito pelos comentários já inseridos, gostaria de esclarecer que o valor de avaliação transmitido ao cliente é definido pelo Banco e não pelo Avaliador.
    O Banco reduz sempre o valor de avaliação mediante um coeficiente de "risco"
    Concordam com este comentário: RibeiroSantos, Victor Ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  17.  # 19

    Esta situação na minha perspectiva é normal, rara é a casa que tem uma avaliação proposta pelo banco idêntica ao valor pedido pelo proprietário, o proprietário rege se pelo custo que teve com a casa e pelo estudo de mercado que fez nas redondezas do imóvel, o banco pelo valor dado pelo avaliador, em função da localização das condições da casa e do valor de mercado de outros imóveis na mesma zona, retirando depois uma percentagem para o risco que corre.

    Tirando alguns casos em que o proprietário precisa urgentemente de vender e baixa o valor, parece me que haver uma diferença de 30000 euros em 200000 euros não é nada do outro mundo.

    Contudo como sempre quem compra é que tem o poder de decisão, e tem de procurar o melhor negocio possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  18.  # 20

    Colocado por: PipelineCom todo o respeito pelos comentários já inseridos, gostaria de esclarecer que o valor de avaliação transmitido ao cliente é definido pelo Banco e não pelo Avaliador.
    O Banco reduz sempre o valor de avaliação mediante um coeficiente de "risco"



    só se for o seu banco! mas se tem duvidas peça o relatório de avaliação ao banco, e veja o que o avaliador pos lá!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
 
0.0235 seg. NEW