Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Colocado por: Ruipsmuma camada de 6cms de espuma ou lá de qualquer coosa

    Lã de rocha.

    Colocado por: Paramontemenos bicharada miuda

    Os EUA têm zonas onde o clima é bem mais tropical e dado a bicharada que o nosso.

    Colocado por: JotaPUmas com 20 e outras com 100 anos, todas com problemas estruturais

    Nem todas.
    Mas e que dizer com casas de alvenaria feitas há 20 anos ou a 100... (ups, não existem casas de alvenaria com tantos anos, ou seja, ainda não provaram a suposta durabilidade. As de madeira já.)? Querem lá ver que muitas não têm problemas desse nível ou piores? E quanto custa refazer num caso e noutro? Se vir nesses programas as reparações desses problemas andam na ordem dos 2 ou 3 mil dólares... canadianos.
    Ao mesmo tempo, haverá dúvidas que com os avanços tecnológicos desde há 20 ou 100 anos de certeza que as casas feitas agora duram muito mais, sempre e quando sejam feitas em condições? Isto tanto para o woodframing como para a alvenaria, é claro.

    Colocado por: Ruipsma mima, a modular system e rusticasa.

    Colocado por: pedrosslpA meu ver as únicas desvantagens que o wood framing oferece em Portugal são o preço (por não ser tão comum e não haverem muitas empresas, os preços acabam por não ser muito competitivos relativamente à alvenaria tradicional)

    O pessoal que procura métodos alternativos tende a chegar a esta conclusão pois vão sempre bater às mesmas portas. Experimentem pedir orçamentos em alvenaria a empresas de expressão nacional em vez de ao empreiteiro lá da zona e depois digam em quanto vos fica.

    Colocado por: ParamonteNão entendo muito bem o conceito de se fazer uma casa de madeira (será mesmo madeira maciça?) que depois é envolvida , pintada de modo a ficar indistinguivel de uma casa de alverania.

    Isso é o mesmo que questionar a lógica de alguém fazer uma casa em alvenaria e depois forrar as paredes, ou parte delas, em madeira.
    Querer uma casa (toda) de madeira ou simplesmente querer optar por um método construtivo alternativo são conceitos completamente diferentes.Tanto que até aqui no fórum existem dois grandes tópicos para cada um dos casos, sendo este o de quem procura a segunda opção.
    O conceito de woodframing é pura e simplesmente trocar frios e pesados (modo romanceado on) tijolos e pilares em betão - para sustentar os isolamentos, revestimentos internos e externos e a cobertura - por traves pouco condutoras e leves de madeira natural. A partir daí, tanto num caso como noutro, mete o que quiser conforme o seu gosto e carteira.
  2.  # 282

    Alguem tocou no ponto do nosso clima comparando com o clima do norte da Europa pois na última reunião que tive com o meu arquitecto antes de submeter o projecto a câmara eu falei que estavamos a ver alternativas de construção e falei de qual e ele não me tentou demover mas referiu isso do clima nesses paises ser diferente do nosso e por isso poderia aparecer os tais bichos na madeira. Na empresa que visitei do woodframing (Nogueira Fernandes) coloquei essa mesma questão e foi me garantido que isso é um nao problema pois a madeira é importada e leva um tratamento para que isso nao aconteça.
    O meu foco de duvida é mesmo a durabilidade da casa e o facto de ninguem conhecido ter uma igual que me possa fizer como é. Esse meu amigo vai começar a construção da casa dele agora no final de Maio no sistema woodframing e eu vou acompanhar de perto a construcao da mesma de certeza.
    O meu medo na alvenaria também é ser enganado pelo empreiteiro algo muito comum infelizmente.
    A nunha decisao vai ser tomada pesando os valores de construção num sistema, se bem que se estivermos a falar numa diferenca tipo 10000€ isso nao vai ser determinante. Eu vivi muitos anos numa moradia se bem que foi construida a 25 anos sem os materiais de agora mas como foi família que a construiu a qualidade foixa maxima da altura e sei que é muito humida isso é certo e nas woodframing isso nao se sente.
    Eu como disse ja tenho o orçamento em woodframing e quem souber digam-me o que acham relativamente a parede exterior:
    Estrutura em madeira em pinho nórdico maciço com 70mm de espessura com colocação de isolamento térmico interior em wallmate de 50mm de espessura, com acabamento interior em gesso cartonado com 13mm de espessura, e revestimento exterior em capoto de 50mm de espessura.
    Tecto:
    Estrutura de cobertura plana constituida por:
    Vigas em madeira de pinho tratado com secção variável entre 180 e 220×75mm (conforme projecto) isolada termimcamente com pirmate de 100mm (rrofmate). Aplicação de revestimento interior em gesso cartonado de 13mm de espessura e pelo exterior em tela asfaltica 2 camadas polylas 30 polyxis R40.


    Que me dizem do que diz no orçamento que tenho?!

    Quanto as duvidas em ser madeira maciça eu vi o esqueleto dde uma casa na empresa e aquilo é claramente madeira maciça
  3.  # 283

    Vou dar a minha experiencia como alguem que vive numa casa de woodframing e que vai comecar a construir outra no proximo mes.
    A minha casa vai demorar cerca de 8 meses a ser construida, o normal e entre 6-8 meses. 3 meses???? Vem da fabrica? A minha vai ser feita por carpinteiros no local, o resto e tudo igual a uma casa normal.

    Vive numa casa de woodframing com cerca de 90 anos e estara em pe durante outros 90 (sobreviveu a grande terramoto nos anos 30), por isso posso garantir que woodframing dura mais do que uma vida.

    Em termos termicos so sera agradavel se investir em isolamento, tal qual como faria com uma casa em alvenaria, no caso de woodframing e mais facil porque se coloco la na frame da casa, mas continua a precisar de outras fontes de aquecimento.

    Eu pesssoalmente nao me envolveria com amigos, numa situacao delicada como esta. Principlamente quando desconhece o metodo construtivo e ja esta numa fase tao avancado no seu projecto.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  4.  # 284

    Colocado por: smpvfVou dar a minha experiencia como alguem que vive numa casa de woodframing e que vai comecar a construir outra no proximo mes.
    A minha casa vai demorar cerca de 8 meses a ser construida, o normal e entre 6-8 meses. 3 meses???? Vem da fabrica? A minha vai ser feita por carpinteiros no local, o resto e tudo igual a uma casa normal.


    Os 3 meses era só para o caso das casas da Mima que são modulares, pré-fabricadas e depois transportadas para o terreno. Aquilo já vem quase tudo preparado da fábrica, daí ser tão rápido a montar. O woodframing normal imagino que leve mais tempo sim.
    Concordam com este comentário: Iko
  5.  # 285

    Colocado por: pedrosslp

    Os 3 meses era só para o caso das casas da Mima que são modulares, pré-fabricadas e depois transportadas para o terreno. Aquilo já vem quase tudo preparado da fábrica, daí ser tão rápido a montar. O woodframing normal imagino que leve mais tempo sim.


    Eu não sei se o sistema que vi e do qual falei é o que sr chama woodframing ou não, penso que sim.
    Os 3 meses (maximo 4) de construção é real mas funciona da seguinte forma, a estrutura em pinho é montada na empresa, fica com um aspecto tipo de bar de praia ou como os bungalows, depois essa estrutura é desmontada e transportada para o local da construção e depois a partir que começam a montar no local a casa demora os tais 3 meses, agora claro que há um tempo decorrido até chegar a essa fase mas a construção propriamente dita sao os 3 meses.

    Pelo que percebo e era onde queria chegar tudo se resume a uma questão de gosto pois uma casa em alvenaria também pode ser boa termicamente desde que bem construida (aí é o problema na confiança de quem constroi) e a grande vantagem é o tempo de.construção ser mais curto o resto parece me tudo muito idêntico.

    Outra questao que poucos falaram tem a haver com o crédito para a construção, os dois bancos que me oferecem melhores condicoes de financiamento não empresaltam para pré fabricadas nem nada do género isso a juntar qo valor de construção em alvenaria ou madeira ser idêntico nesse ponto nao ha grandes vantagens.
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 286

    Tenho acompanhado, este assunto é interessante. Há por ai alguma novidade em termos de custos deste tipo de solução, woodframing?
  6.  # 287

    Quanto mais pesquiso por métodos alternativos, mais estou convencido que vem cimento a caminho :D
  7.  # 288

    JotaP enviei-lhe mensagem :)
  8.  # 289

    Boas!

    Alguém tem alguma experiência com a modiko que possa partilhar?

    Obrigado!
  9.  # 290

    Relativamente ao que postei anteriormente sobre os meus dois casais amigos que estão a construir em woodframing, foram atraídos pelo curto prazo de construção. Sempre lhes foram ditos que em 4meses máximo estaria tudo concluído, ora bem, em ambos os casos já estão perto dos 7 meses e com 4 datas diferentes para a conclusão das obras! Na altura que pretendia construir em woodframing esse era um fator para nós muito aliciante, depois tendo em conta o nosso projeto optamos por alvenaria. Já passaram 7 meses e ainda não estão concluídas as casas!! Ou seja, tendo em conta o que sei, esse fator prazo, não é verdade! Pelo menos nestes casos que conheço
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
    •  
      mhpinto
    • 21 fevereiro 2019 editado

     # 291

    Colocado por: RuipsmOu seja, tendo em conta o que sei, esse fator prazo, não é verdade!

    Infelizmente no meu caso isso está a ser verdade e de que maneira.
    Há contudo que dizer que, ainda que parte do atraso eu o impute diretamente ao construtor, a maior parte da derrapagem temporal parece ser culpa do momento de viragem de mercado, com os poucos fornecedores que sobreviveram à crise a ficarem de repente inundados de encomendas e a fazer entregas com prazos muito mais alargados do que antes.
    Quando o mercado se adaptar à nova realidade, acredito que os prazos de construção se voltem a reduzir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilippObada
  10.  # 292

    Meus colegas estão muito descontentes, pois falta sempre alguma coisa e rara é a semana em que não falham pelo menos dois dias! Era para estarem concluídas andltes do Natal e estamos quase em Março
  11.  # 293

    Caro mhpinto, estou, igualmente ao senhor há uns anos atrás, a pesquisar sobre o sistema woodframing. Dado que não lhe consigo enviar MP (talvez por me ter acabado de inscrever no fórum) gostaria de o contactar a fim de esclarecer algumas dúvidas nesse sentido e ouvir a sua experiência e opinião. Caso não seja pedir muito, por favor envie-me um email para [email protected] para iniciarmos uma conversa.
    Peço desde já desculpa pelo incómodo e agradeço todo o seu contributo através desta discussão no fórum.
  12.  # 294

    Colocado por: RuipsmBoas a todos! Depois de ter iniciado outro topico do genero e do use mhpinto me chamar a atenção para este tópico (com as mesmas duvidas do meu) e depois de o ler todo ja posso falar.
    Iniciei o projecto para uma moradia no passado mês de Setembro tendo o projecto de arquitectura terminado em Janeiro depois de algumas alterações (como o normal, a vantagem de construir uma casa é construir como pretendemos). O projecto entrou na câmara entretanto e so depois de aprovado avançamos com as engenharias pois a camara pode pedir ou nao autorizar certos aspectos da construção. So ai vou saber o orçamento ao certo em alvenaria.
    Tenho um amigo engenheiro numa empresa de construções em madeira (fiquei agora a saber que o termo correcto é woodframing) que ja me tinha enviado um catalogo com exemplos de casas que constroem mas por achar os preços pouco convidativos o interesse desapareceu. Aqui a umas semanas falei do projecto que estavamos a fazer (pois optamos por so falar com amigos um tempo depois) e la veio ele mostrar-me as vantagens do woodframing e eu acedi a ouvir e até a ir a empresa dele.
    Bem tenho a dizer que fiquei impressionado, primeiro com a qualidade da construção e com o tempo de construção. Eu nao gosto que se veja a madeira (como o mhpinto) e entao é revestido a capoto e fica com a aparência de uma casa em alvenaria. Depois mostrei lhe o projecto e ele disse me que estão a ultimar uma casa mesmo parecida com a que projectei e fomos ver a construção da mesma. Bem... por fora ninguém diz que é em madeira e por dentro é como uma casa em alvenaria (mas ainda falta muitos pormenores como o flutuante). Dei o meu projecto ao meu amigo para ele fazer o orçamento da casa se fosse aprovado como estava no projecto e tenho a dizer que penso conseguir bem mais baratocem alvenaria, mas esse meu amigo disse que nao fica mais barato que alvenaria, ja me tinha avisado mas que tinha vantagens em comparação com alvenaria.
    O orçamento é para uma casa de 135m2, com laje de betão, revestimento exterior em capoto de 5cms, pinho nórdico com 7cms de estrutura (fui ver o "esqueleto" de uma que estao a fazer na empresa), uma camada de 6cms de espuma ou lá de qualquer coosa que ja nao me lembro e pladur por dentro, chave na mão excepto mobiliário e electrodomésticos na cozinha.
    Agora apesar de ja ter o projecto na camara para construir em alvenaria agora fiquei na duvida e ja comuniquei isso mesmo ao arquitecto que me desenhou a casa, pois apesar de ficar um pc mais caro em woodframing a casa parece me melhor em certificação energética e em 3 meses tenho a casa pronta. O meu medo relativamente a alvenaria é que tenho nuito medo que o empreiteiro nao seja honesto (como ja tive conhecimento de casos parecidos) e na empresa do tal meu amigo eu confio mas em contrapartida nao sei a durabilidade da construção em woodframing apesar do meu amigo dizer que nao fica atras a uma em alvenaria pois a manutenção é exactamente a mesma.
    A minha duvida é sobre que tipo de construção optar.

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana Portugal

    Boa tarde, optou por qual tipo por favor?
  13.  # 295

    Colocado por: smpvfVou dar a minha experiencia como alguem que vive numa casa de woodframing e que vai comecar a construir outra no proximo mes.
    A minha casa vai demorar cerca de 8 meses a ser construida, o normal e entre 6-8 meses. 3 meses???? Vem da fabrica? A minha vai ser feita por carpinteiros no local, o resto e tudo igual a uma casa normal.

    Vive numa casa de woodframing com cerca de 90 anos e estara em pe durante outros 90 (sobreviveu a grande terramoto nos anos 30), por isso posso garantir que woodframing dura mais do que uma vida.

    Em termos termicos so sera agradavel se investir em isolamento, tal qual como faria com uma casa em alvenaria, no caso de woodframing e mais facil porque se coloco la na frame da casa, mas continua a precisar de outras fontes de aquecimento.

    Eu pesssoalmente nao me envolveria com amigos, numa situacao delicada como esta. Principlamente quando desconhece o metodo construtivo e ja esta numa fase tao avancado no seu projecto.
    Concordam com este comentário:mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto


    Qual foi a empresa sff? Obrigada
  14.  # 296

    Colocado por: danyelcorreiahttps://facebook.com/lifestylec21/

    Esta é a empresa que à partida vai constuir a minha casa. Constroem em woodframing, e creio que LSF, como opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto,Ana Portugal


    Qual o seu feedback sff? Obrigada
  15.  # 297

    Colocado por: Ana Portugal

    Qual o seu feedback sff? Obrigada


    já existe conversa sobre essa empresa aqui no forum. Procure na lupa ...existe gente a reclamar....
 
0.0626 seg. NEW