Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: zedasilvaJá encontrar um destes técnicos devidamente habilitados para fiscalizar uma construção com um desses métodos construtivos menos comuns, é coisa para não ser tão fácil assim.

    Não vejo dificuldade nenhuma, neste tipo de projecto é obrigatório projecto de execução. Em obra é apenas ver o projecto e verificar se está a ser cumprido.
  2.  # 102

    Colocado por: Picaretaneste tipo de projecto é obrigatório projecto de execução. Em obra é apenas ver o projecto e verificar se está a ser cumprido.

    Sem duvida, mas quem me garante que os projeto de execução está correto?
    Entendo a fiscalização como uma atividade que pode trazer valor acrescentado á obra. Se for só para verificar se está de acordo com os projetos isso até os arquitetos conseguem fazer.
    :)
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  3.  # 103

    Colocado por: Mk PtPorque é que em Portugal construir [como deve ser, cumprindo legislação etc] em madeira ou lsf ou outra 'invenção' não é mais barato e, normalmente, o preço até é superior à construção 'tradicional'?
    Porque, talvez, e apenas talvez, a 'construção tradicional' seja o método mais utilizado e daí os preços serem bastante competitivos.

    Não podia discordar mais.

    Em primeiro lugar, continuo a achar que sim, que se pode construir "como deve ser" em woodframing (que é o que se discute aqui, diferente daquilo que se diz serem casas "de madeira", essas sim justifica-se que sejam caras, basta ver a quantidade de madeira que levam) a preços bem mais baixos do que os médios apregoados aqui no fórum para a alvenaria, ou não tivesse eu visitado casas nesse sistema e preços já com alguns anos ainda impecáveis. Não me venham dizer que não é lógico que uma casa onde as paredes exteriores são meia dúzia de paus recheados de lã de rocha fique mais barata que uma que tem de levar duas fiadas de tijolo (e não pode ser um tijolo qualquer) para ter a mesma capacidade de isolamento! (Atenção que me refiro a woodframing com revestimentos iguais aos da alvenaria) Sem esquecer que se constrói em metade do tempo!
    A análise detalhada de orçamentos (que deverá estar para breve) tratará de me dar razão ou não.

    Em segundo lugar, também estou cada vez mais convencido de que os preços que aparecem mais vezes no fórum, como é lógico, são os das empresas mais conhecidas e que essas apostaram na lógica do "nicho de mercado" (pouca procura, mais margem de lucro)e de uma certa "exclusividade" do seu produto. Do pouco que procurei encontrei empresas pequenas que me parece que estão a seguir uma lógica muito diferente, de concorrência direta ao betão, e aí o preço é tudo.

    Quanto ao lsf não me pronuncio, para já.
  4.  # 104

    Estive ontem no stand da Livinwood na Feira de Março (Aveiro). Queria tirar algumas dúvidas, nomeadamente na espessura do isolamento térmico utilizado. Assim, nas fachadas utilizam 5 cm de EPS grafite (pareceu-me...) e nas coberturas 8 cm do mesmo material. Para o isolamento acústico empregam um material chamado aglomex com 2 cm de espessura. Tem o ar de ser uma esponja baratucha e duvido que cumpra a sua função. Talvez esteja enganado...
    Relativamente às caixilharias apostam numa marca polaca chamada Dako. O sistema é oscilo-batente e pareceu-me que cumpre a sua missão. Os vidros não têm caraterísticas especiais e a câmara é de 16 mm com árgon. Quanto aos estores, também da mesma marca, fiquei com a sensação que estão abaixo da média.
    Assentam a casa em desvão sanitário.
    Demoram demasiado tempo, cerca de 1 ano, a construir a habitação, coisa que não compreendi porquê.
    Disseram-me que o preço mais em conta, embora já com bastante qualidade, rondaria os 600 euros/m2.

    Resumindo... Ainda não foi desta vez que fiquei convencido quanto ao sistema constritivo apresentado por esta empresa. Falta um click qualquer que ainda não aconteceu.
  5.  # 105

    Pelo que eu li no fórum o EPS grafite é superior ao EPS normal (isola mais).

    Em relação ao isolamento acústico:

    http://aglomex.flex2000.pt/

    Que fale quem sabe da poda...
  6.  # 106

    Colocado por: sousa tavaresDemoram demasiado tempo, cerca de 1 ano, a construir a habitação, coisa que não compreendi porquê.

    Quase nos encontrávamos ;)

    Também me fez muita confusão este prazo.
    Outra coisa que também estranhei foi eles não usarem aquilo que é vulgarmente designado por capoto (ETICS), e daí, presumo eu, fazerem sempre caixa de ar e meterem tela antivapor em cima do OSB, (mesmo na versão mais barata que é a de aplicação de "reboco" como revestimento exterior vejam aqui: http://www.livinwood.pt/pt_pt/item/Casa_em_Madeira/1/SistemaConstrutivo) o que suspeito fará encarecer a coisa.
    Quando perguntei a razão, a resposta foi no sentido de que o capoto não cumpre os padrões de qualidade deles. Que com o tempo (meia dúzia de anos) perde as caraterísticas e deixa de fazer efeito.
    Também falou mal da lã de rocha como isolador interno.

    Que vos parece, faz sentido esta resistência ao que é mais "normal"?
  7.  # 107

    Colocado por: sousa tavaresAssim, nas fachadas utilizam 5 cm de EPS grafite (pareceu-me...) e nas coberturas 8 cm do mesmo material.

    E o EPS é fixado em que base?Madeira?
  8.  # 108

    Sim, mais ou menos. Se entrar no link colocado pelo mhpinto já fica com uma noção mais exata da utilização do EPS.
  9.  # 109

    Colocado por: mhpintoQuando perguntei a razão, a resposta foi no sentido de que o capoto não cumpre os padrões de qualidade deles. Que com o tempo (meia dúzia de anos) perde as caraterísticas e deixa de fazer efeito.
    Também falou mal da lã de rocha como isolador interno.

    Que vos parece, faz sentido esta resistência ao que é mais "normal"?

    Ninguém?
  10.  # 110

    Eles usam outros materiais ou fazem uma mistura de materiais para conseguirem atingir um certo padrão. Se é o suficiente ou não, não sei porque não sou da área.

    Ainda não percebi é como são feitas as paredes interiores. Levam aglomex?
  11.  # 111

    Colocado por: branco.valterAinda não percebi é como são feitas as paredes interiores. Levam aglomex?

    No esquema do site deles dão a entender que sim, que usam apenas (?!) isolamento acústico nas paredes interiores.
    Na feira olhei de soslaio para aquilo que acho que era uma "amostra" de parede interior e o que vi pareceu-me ser mais algo tipo lã de rocha no recheio. Digo isto pois achei muito parecido ao que vi em paredes de casas de outros construtores. Não perguntei detalhes pois não era o que me interessava mais.
    Talvez o sousa tavares tenha prestado mais atenção.
  12.  # 112

    Colocado por: mhpintoTalvez o sousa tavares tenha prestado mais atenção.


    Talvez...

    Eles tinham lá 3 amostras de parede exterior, cada uma com um tipo diferente de isolamento: EPS grafite, lã de rocha e fibra de coqueiro.

    Todas as amostras tinham fachada ventilada, que pode ser pintada, levar reboco ou revestida a pedra natural.

    Não me lembro de mais alguma coisa digna de ser reportada.
  13.  # 113

    Colocado por: sousa tavareslã de rocha

    Mas eles afinal usam lã de rocha?! Ou era para fazer o comparativo entre o sistema deles e outros? Eu como ia fisgado à parede com reboco (a mais barata) pouca atenção prestei ao resto.
  14.  # 114

    A propósito, se há coisa em que os construtores com quem falei foram consensuais foi na absoluta desnecessidade de aquecimento central em casas destas.

    Colocado por: nelson__ricardojá agora qual é o preço medio para cada ponto de radiador?
    tenho um orçamento para 9 pontos em tubo pex a 1600€+iva
  15.  # 115

    Colocado por: mhpintoA propósito, se há coisa em que os construtores com quem falei foram consensuais foi na absoluta desnecessidade de aquecimento central em casas destas.



    Compre mantas com força.
  16.  # 116

    Colocado por: mhpintoA propósito, se há coisa em que os construtores com quem falei foram consensuais foi na absoluta desnecessidade de aquecimento central em casas destas.

    Eu só acredito nessas coisas, quando apresentarem o certificado energético, onde estão as necessidades anuais de aquecimento e arrefecimento.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  17.  # 117

    Colocado por: mhpintoA propósito, se há coisa em que os construtores com quem falei foram consensuais foi na absoluta desnecessidade de aquecimento central em casas destas.


    Publicidade enganosa...!! É lamentável que esses senhores utilizem argumentos falaciosos para vender o produto.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  18.  # 118

    Colocado por: sousa tavaresÉ lamentável que esses senhores utilizem argumentos falaciosos para vender o produto.

    Lamentável é alguém acreditar nisso.
    •  
      Mk Pt
    • 6 maio 2016 editado

     # 119

    Colocado por: Picareta
    Lamentável é alguém acreditar nisso.


    Muitas pessoas 'compram' aquilo que querem ouvir.

    Quem não perdeu já clientes, ou deixou de os ganhar, por apenas e só serem honestos e sérios?
    Só mesmo aqueles que vendem a banha da cobra e prometem todas as facilidades é que não perderam clientes assim.


    Muitos, só porque pagam - e ainda mais tratando de investimento avultado e, 'melhor' sendo 'donos e senhores' acham que podem, querem e mandam.
    E claro que alguém sério e honesto, que diga que não faz sentido casa ilegal em madeira e fazer necessidades na moita (como o outro do outro tópico) é alguém inconveniente.
    E claro que as páginas na net com casa assim e quem diga amém a tudo é que tem toda a razão.

    As pessoas querem facilitismo.
    E quando se junta a isto um sentimento (ignorante) de 'isto é meu' confundido com poder pôr e dispor como quiserem, pior.
  19.  # 120

    Colocado por: Mk PtMuitas pessoas 'compram' aquilo que querem ouvir.

    Quem não perdeu já clientes, ou deixou de os ganhar, por apenas e só serem honestos e sérios?

    subscrevo!!!! E sinto isso na "pele".. mas prefiro assim ;)
    Concordam com este comentário: Mk Pt
 
0.0442 seg. NEW