Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Anonimo09092021,

    Sabe quanto custaram essas casas? E em que zona estão implantadas?
  2.  # 122

    E já agora... empresa construtora e local de implantação?
  3.  # 123

    Colocado por: Anonimo09092021Pois eu já estive em duas casas de madeira Rusticasa a falar com os donos, uma de Certificado A e outra A+, e ambos utilizam apenas recuperador a ar para aquecer toda a casa (ambas apenas com cerca de 110m2). Estavam muitíssimo satisfeitos os dois.

    Exatamente.
    Tendo eu já entrado numa casa já acabada em woodframing e em outras duas em construção, foi por demais evidente o conforto térmico que senti, pelo que não me custou nada acreditar no que me disseram. Numa delas eles até tinham feito a instalação para o aquecimento central a pedido do DO, mas mesmo assim o construtor disse-me que tinha a certeza que nunca iria ser usado.
    Posso dizer que até foram mais longe e disseram que nem recuperador era preciso, mas se isso é treta ou não estou-me a borrifar pois disso não abdico nem que vá fazer casa para os trópicos (a minha veia incendiária).
    Já agora, para os vários que quiseram dar a entender que me estava a ser vendida a "banha da cobra", pedia a gentileza de fundamentarem as afirmações, para lhes dar credibilidade e eu assim poder ficar devidamente informado, que é para isso que para aqui ando.
  4.  # 124

    Colocado por: mhpintoTendo eu já entrado numa casa já acabada em woodframing e em outras duas em construção, foi por demais evidente o conforto térmico que senti

    Já o disse por aqui e reafirmo.
    Essa diferença também é notória quando se entra numa casa com interiores em pladur e em alvenaria.
  5.  # 125

    Colocado por: mhpintofoi por demais evidente o conforto térmico que senti

    O conforto térmico tem a ver com o isolamento térmico, e não ao facto da estrutura ser de madeira, ferro ou betão.

    Colocado por: 21papaleguasEssa diferença também é notória quando se entra numa casa com interiores em pladur e em alvenaria.

    Deve ter paldur radiante :-))
    O gesso tem a capacidade de absorver e libertar humidade, e talvez isso cause algum conforto, mas não é um isolamento térmico, ..... e também pode ser aplicado em casas com estrutura em betão e paredes exteriores em tijolo ou bloco.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Anonimo16062021
  6.  # 126

    Também é uma das minhas apostas: interiores em gesso cartonado com o respetivo isolamento térmico!
  7.  # 127

    Colocado por: PicaretaO conforto térmico tem a ver com o isolamento térmico, e não ao facto da estrutura ser de madeira, ferro ou betão.

    Pois, mas prova, ou pelo menos indicia, que com estrutura em madeira se consegue um bom isolamento térmico, dando credibilidade à desnecessidade de se investir em aquecimento central.
  8.  # 128

    Colocado por: Picaretae também pode ser aplicado em casas com estrutura em betão e paredes exteriores em tijolo ou bloco.

    É o meu caso.
    Estrutura em betão, paredes exteriores e telhado em alvenaria, interiores em pladur com isolamento.
  9.  # 129

    Colocado por: mhpintoPois, mas prova, ou pelo menos indicia, que com estrutura em madeira se consegue um bom isolamento térmico

    O isolamento térmico de uma parede é-nos dado pelo valor do seu coeficiente de transmissão térmica (U), quanto menor melhor, uma casa de madeira com o U da parede igual a 0.8 é pior do que uma casa de tijolo com um U igual a 0.6 .... Dizer que uma parede pelo facto de ser em madeira tem melhor isolamento do que uma parede de tijolo, apenas porque é de madeira, é um disparate.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  10.  # 130

    Colocado por: 21papaleguasEstrutura em betão, paredes exteriores e telhado em alvenaria, interiores em pladur com isolamento.

    Para mim, a melhor solução construtiva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  11.  # 131

    Sempre o mesmo... Uma casa (seja em que material for) pode ter o melhor material e método de isolamento que nunca será confortável por si só! Isto se estiver implantada numa zona que tenha temperaturas ou relativamente altas ou relativamente baixas! Se tiver uma casa numa zona que tenha temperaturas médias no inverno de 10/11ºC, como raio querem que a casa esteja a 20ºC sem nenhuma fonte de aquecimento?? IMPOSSÍVEL! Agora, vão gastar muito menos e ter mais conforto com uma casa bem isolada? Claro que sim. E é só esta a questão! Agora sem nenhuma fonte de aquecimento e estar a 18ºC ou 20ºC dentro de casa no pico do inverno? Se a casa for no Funchal talvez....
    Concordam com este comentário: Picareta
  12.  # 132

    Colocado por: PicaretaPara mim, a melhor solução construtiva.

    Ainda assim, se tivesse pilim gostava de ter feito em madeira.
  13.  # 133

    Colocado por: Pedro Azevedo78Se tiver uma casa numa zona que tenha temperaturasmédiasno inverno de 10/11ºC, como raio querem que a casa esteja a 20ºC sem nenhuma fonte de aquecimento?? IMPOSSÍVEL!

    Tem muita razão no que diz, mas isso não é absolutamente verdade.

    Basta que a casa tenha um bom aproveitamento da luz solar no inverno para que a temperatura interior suba consideravelmente em dias de sol, independentemente da temperatura exterior. E se for bem isolada, essa temperatura manter-se-á por muitas horas. Falo pela experiência própria adquirida no meu atual apartamento. Não tem aquecimento e a temperatura dificilmente baixa dos 17ºC e a casa está longe de estar devidamente isolada.
    Além disso, a menos que a casa esteja desabitada, muita da atividade humana gera algum tipo de calor (cozinhar, aparelhos elétricos em funcionamento, etc,etc). Isso só por si garante que uma casa bem isolada estará sempre alguns graus acima do exterior.

    Mas indo ao que interessa: vivemos num país com imensas horas de sol. Estou convencido que, com janelas que aproveitem isso, numa casa de dimensões modestas e devidamente isolada se torna desnecessário o aquecimento central, pelo menos na zona do país onde pretendo construir (grande Lisboa), seja em alvenaria seja em madeira. Se por azar houver meia-dúzia de dias seguidos de muito frio sem sol (coisa rara) prefiro investir nuns aquecedores a óleo (que já tenho) do que investir umas milenas em aquecimento central. E isto não considerando que, como já disse, não abdico do recuperador.

    Voltando atrás, por muito que garantam que não há diferença em termos de isolamento consoante o tipo de construção - e eu acredito nisso, em lado algum disse o contrário - facto é que nestas casas não se sente a frigidez que se sente quando se entra numa casa ainda não habitada em alvenaria.
    Sim, isso não me diz que o isolamento é melhor, não é isso que quero dizer, mas não fará sentido que haja uma sensação (nem que seja só aparente) de maior conforto se só houver madeira e não alvenaria? Poderá estar associado à diferença que se nota quando se pousa a mão num bocado de betão ou num bocado de madeira, não sei, estou a falar daquilo que senti e que creio será isso que leva muita gente a pensar em fazer casas de madeira depois de entrar numa.
  14.  # 134

    Colocado por: mhpintoBasta que a casa tenha um bom aproveitamento da luz solar no inverno para que a temperatura interior suba consideravelmente em dias de sol, independentemente da temperatura exterior.

    Completamente de acordo.
    Colocado por: mhpintoE se for bem isolada, essa temperatura manter-se-á por muitas horas

    Verdade.
    Colocado por: mhpintoIsso só por si garante que uma casa bem isolada estará sempre alguns graus acima do exterior.

    Alguns? Pois olhe que na minha zona (minho) precisamos de bem mais que alguns....
    Colocado por: mhpintonuma casa de dimensões modestas e devidamente isolada se torna desnecessário o aquecimento central, pelo menos na zona do país onde pretendo construir (grande Lisboa),

    Ora lá está. Tudo depende da zona. No funchal garanto-lhe que consegue ainda melhor!
    Colocado por: mhpintoSe por azar houver meia-dúzia de dias seguidos de muito frio sem sol (coisa rara)

    Continua a falar de Lisboa certo? É que ainda este inverno por aqui foram dias a fio de chuvinha da boa e sol nem vê-lo!
    Colocado por: mhpintoE isto não considerando que, como já disse, não abdico do recuperador.

    Ora lá está! A tal fonte de calor de que eu falava. Eu não disse que tinha de ser isto ou aquilo. Mais barato ou mais caro. Só disse que precisamos na grande maioria do nosso território de alguma fonte de calor numa casa, para conseguir esses valores de conforto!
  15.  # 135

    Colocado por: sousa tavares
    Talvez...

    Eles tinham lá 3 amostras de parede exterior, cada uma com um tipo diferente de isolamento: EPS grafite, lã de rocha e fibra de coqueiro.


    Colocado por: mhpinto
    Mas eles afinal usam lã de rocha?!


    Caso sousa tavares, como esteve mais atento do que eu, será que me podia esclarecer quanto a este ponto?
  16.  # 136

    Caro mhpinto,

    Para responder melhor à sua dúvida, resolvi contactar a Livinwood.

    Então o que me disseram é que usam dois tipos de isolamento térmico:

    - isolamento (EPS grafite, lã de rocha, ...) no meio da estrutura em madeira e fachada ventilada;

    - isolamento pelo exterior (ETICS).

    As construções garantem, no mínimo, classificação energética B.

    Espero que tenha ajudado às suas dúvidas.

    PS: a construção da Solidhome também me parece bastante boa. Faltam dados técnicos, pois o site está em manutenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  17.  # 137

    Colocado por: sousa tavares- isolamento (EPS grafite, lã de rocha, ...)

    Bem, se calhar eu já tinha bebido (que tinha) mais que a conta nesse dia (não creio), mas era capaz de jurar que o senhor que lá estava me tinha falado mal da lã de rocha, mas enfim.

    Colocado por: sousa tavaresPS: a construção da Solidhome também me parece bastante boa.

    Alguém por estas fotos (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1155742194436061.1073741853.549581811718772&type=3)consegue ver alguma coisa de muito errado naquilo que eles fazem? Parece estar dentro muito daquilo que já vi.
  18.  # 138

    Colocado por: mhpintoAlguém por estas fotos (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1155742194436061.1073741853.549581811718772&type=3)consegue ver alguma coisa de muito errado naquilo que eles fazem? Parece estar dentro muito daquilo que já vi.

    Ninguém? Estou-vos a estranhar... ;)
  19.  # 139

    Não estranhe... Este é um método construtivo que não interessa a quem frequenta este fórum, seja profissional, seja leigo!
  20.  # 140

    Interessar, até que interessa, mas quantos aqui realmente sabem os "segredos" deste método construtivo? O normal é a construção em alvenaria e a formação dos Engenheiros/Arquitectos é feita nesse sentido (o que é perfeitamente normal).
    Concordam com este comentário: sousa tavares, mhpinto
 
0.0460 seg. NEW