Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    pretendo adquirir um imóvel mas estou com algumas dificuldades.
    Trata-se de um prédio em propriedade total com divisões susceptíveis de utilização independente.
    Na verdade é um prédio com um T1 na cave, um T3 no R/C e um T3 no 1º andar que eu pretendo adquirir para habitação própria permanente na sua totalidade.
    Quero fazer obras e juntar tudo como uma moradia única.
    Tem ainda um anexo T1.
    Na caderneta predial consta o seguinte:
    "pédio composto por cave, r/c e 1º andar para habitação de 3 inquilinos"
    "nº de andares ou divisões com utiliz. independente: 4"
    Na câmara nem sequer está registada a cave e o anexo está registado como garagem.

    O banco pré-aprovou o crédito para habitação própria e permanente.
    Acontece que depois da avaliação (que foi de um valor que permitia o crédito para 100% do valor de compra) o banco disse que só era possível o financiamento para habitação secundária dado que o imóvel tem várias fracções.
    Com estas novas condições não consigo comprar a casa, porque o valor financiado é mais baixo, as taxas são mais elevadas e não posso pedir isenção de IMI.

    Não há qualquer possibilidade de crédito tendo em conta que o prédio está em propriedade total?
    E o banco tinha de esperar que eu gastasse 208€ na avaliação para alterar as condições, tendo em conta que tinham os documentos todos aquando da pré-aprovação?

    Há alguma hipótese de alterar a caderneta predial para que não constem as divisões susc. de utiliz. independente?

    Agradeço desde já a vossa opinião/conselhos.

    Cumprimentos,
    ICosta
  2.  # 2

    um pormenor:

    vai fazer obras?
    o que diz a certidão da conservatória do registo predial?
    será que alterando apenas a caderneta nas finanças o banco não aceitaria/ consideraria isso apenas como uma fração?

    uma coisa é certa, tendo tudo em ordem na camara e ficando a licença de utilização como uma habitação unifamiliar, o banco não tem como que recusar.
    Concordam com este comentário: loverscout
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ICosta
  3.  # 3

    As obras que pretendo fazer é simplesmente tirar as cozinhas que estão a mais (quero manter apenas a cozinha do R/C) e remover as portas que dão acesso às escadas. De resto são apenas obras de impermeabilização e melhoramentos estéticos.

    O Registo predial não o tenho. Não sei o que consta nele.
    Pode ser diferente do que consta na caderneta predial?

    As alterações na caderneta predial têm custos?
    Poderei pedir aos atuais proprietários que façam essas alterações para que eu consiga o crédito?

    Obrigada.
  4.  # 4

    Acho que deve pedir tudo o que puder para conseguir fazer o negócio.
    Não é do interesse deles vender o prédio também?
  5.  # 5

    bem o banco já papou 208€ e está agora ver se consegue papar mais alguma coisa, porque se em vez de um crédito fizer três (um para cada fracção) o banco triplica as comissões iniciais dos creditos e em dois deles ainda ganha mais algum.
  6.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosbem o banco já papou 208€ e está agora ver se consegue papar mais alguma coisa, porque se em vez de um crédito fizer três (um para cada fracção) o banco triplica as comissões iniciais dos creditos e em dois deles ainda ganha mais algum.


    pelo aqui exposto o banco quer é a documentação toda certinha.....caso contrario empresta dinheiro mas as condiçoes sao outras!

    "pédio composto por cave, r/c e 1º andar para habitação de 3 inquilinos"
    "nº de andares ou divisões com utiliz. independente: 4"


    o banco disse que só era possível o financiamento para habitação secundária dado que o imóvel tem várias fracções.
    • jd_
    • 27 fevereiro 2016

     # 7

    Tem de passar o imóvel para propriedade total sem divisões independentes.
    Para que isso aconteça na Câmara, teriam que eliminar as licenças existentes e emitir uma unica de habitação para a totalidade do imovel, depois com essa licença o proprietário tem de ir às finanças e pedir a alteração do tipo de propriedade.
  7.  # 8

    ICOSTA,
    estou numa situação semelhante mas como vendedor.
    O banco do comprador disse que o proprietário teria que regularizar a caderneta predial para poder dar o crédito habitação no regime geral.

    Como ficou o seu processo? O vendedor fez alteração? É um processo demorado?

    Consegue actualizar o fórum acerca dos progressos feitos?

    Quando recebi a mensagem do comprador fiquei surpreendido e ainda não consegui perceber a razão para o banco não dar o crédito. Parece-me ser apenas defenderem os seus interesses para dar crédito a taxas mais elevadas. Também não sei é um “problema” comum a todos os bancos.

    Obrigado,
    Pedro
  8.  # 9

    Bom dia,

    Estou numa situação similar, quero vender a minha casa mas é descrita nas finanças como propriedade total com divisões susceptíveis de utilização independente e o comprador está com problemas pois o banco alega que á conta disso o imóvel tem várias fracções, já vi nas finanças o que tenho de fazer para alterar para propriedade sem divisões independentes, mas além de complicado por ter de recorrer a um técnico que elabore as plantas, informaram-me que não é nada vantajoso e que a casa como está é considerada apenas uma só é não várias como alega o banco. Como proprietária está divisão só me possibilita essa utilização independente mas posso usar a casa como uma apenas. Conseguem dizer-me se conseguiram ultrapassar esta questão com algum banco?
 
0.0131 seg. NEW