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  1.  # 141

    Eu acho que não se pode ver isso assim Antony, o daltónico temos que por de lado na questão - para o daltónico, imaginemos, uma ruiva é grisalha, o que não é verdade..A percepção dum daltónico dum espaço serà diferente porque o daltónico é excepção como o é o invisual..
    A nossa percepção duma arquitectura é influenciada pela cor.
  2.  # 142

    Colocado por: CMartinDe qualquer maneira estou aqui a pensar que a luz e/ou a cor faz com que se percepcione de formas diferentes uma arquitectura, està certo o pensamento?


    Tem para aí 100 anos (?) esta construção. (?)
    •  
      CMartin
    • 24 março 2016 editado

     # 143

    Até estou aqui a pensar sei là por exemplo nas cores quentes e nas frias..nos gabinetes verdes dos psicólogos e até na maquilhagem, conseguimos tirar sombras/olheiras duma cara com tons claros ou até tornar as feições mais finas com sombras escuras ..Na arquitectura serà igual..
  3.  # 144

    Colocado por: m.arq

    Tem para aí 100 anos (?) esta construção. (?)


    Não!
    Mas conseguimos alterà-la mantendo a forma..
  4.  # 145

    Não alteramos o estilo de arquitectura.
  5.  # 146

    Mas mudamos a (nossa percepção da) construção.
  6.  # 147

    Aliàs até estou a começar a achar isto muito básico..
  7.  # 148

    Afinal até o material da construção altera a construção.
    •  
      CMartin
    • 24 março 2016 editado

     # 149

    A forma do objecto mantem-se, mas se for em alvenaria ou se for em madeira...A nossa percepção do objecto é diferente.
    Ponto!
    •  
      CMartin
    • 24 março 2016 editado

     # 150

    Colocado por: antonylemos cheios e vazios, volumes, ocos... essas volumetrias não mudam com a pintura ou falta dela....

    E se eu pintar um volume de preto e pintar o vazio a seu lado de branco.. (?)
    •  
      CMartin
    • 24 março 2016 editado

     # 151

    Citando
    "Estudar o fenómeno cor e a sua relação e importância na
    Arquitectura.
    Este estudo foi realizado através da sistematização de fundamentos teóricos subjacentes à compreensão fenomenológica e estética da cor procurando demonstrar como esta depende e interage com a luz, a matéria, a textura e o tempo. Implicou também a análise de diferentes usos e aplicações de cor na arquitectura, através da investigação teórica de diferentes fenómenos ou práticas utilizadas ao longo da sua história. Assim sendo, entendemos como as cores interferem na organização da realidade física, nos aspectos formais e espaciais da arquitectura, tendo um papel importante na percepção do espaço, directamente influenciada pela luz existente, pela materialidade arquitectónica e pela compreensão pessoal do observador.
    Pretendemos demonstrar que a cor usada em harmonia com a luz, a matéria, a textura e a forma será sempre válida desde que aplicada em conformidade com as exigências espaciais, funcionais e programáticas do projecto arquitectónico."
    •  
      CMartin
    • 24 março 2016 editado

     # 152

    Estou um bocado decepcionada :o(
  8.  # 153

    Colocado por: CMartin
    E se eu pintar um volume de preto e pintar o vazio a seu lado de branco.. (?)


    Pintar o vazio. Mt. Interessante. ................................
    •  
      CMartin
    • 24 março 2016 editado

     # 154

    Um oco, não sei qual o termo técnico correcto nem tem importância para a conversa, sabe bem o que estou a dizer e està a desconversar usando manobras de distracção m.arq!
    Vou voltar para a casa do PandR!
  9.  # 155

    Pintar o "oco"? Tem a ver com gravidade.
    Cmps!
    •  
      CMartin
    • 24 março 2016 editado

     # 156

    Colocado por: m.arqPintar o "oco"? Tem a ver com gravidade.
    Cmps!


    Fiquei na mesma e nem consigo encontrar os conceitos : http://www.trabalharcomarquitectos.pt/glossario
    Enfim.
  10.  # 157

    hehehe, bem nao sei.
    não acho que eu esteja errado, mas tb entendo a vossa perspectiva que tb não é errada, apenas mais visual que a minha.
    Uma volumetria sente-se. mesmo de olhos fechados. e de olhos fechados não tem cor. quem não perceber isto há-de experimentar estar num espaço amplo, qualquer um, de olhos fechados... e de seguida num espaço apertado e tb fechar os olhos, ou num aberto ou em qq um das infinitas possibilidades de um espaço arquitectónico (ou não)... de olhos fechados e senti-lo dessa forma.
    vais perceber que o espaço no seu essencial é o que é sem a ilusão criada pelas cores... tal como numa fotografia a preto e branco. será como disse a Cmartin, e bem no meu ver, mais importante os materiais...
    eu sou assim, podem não concordar... uma boa arquitectura sente-se
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 25 março 2016 editado

     # 158

    De qualquer das formas, acho a discussão muito interessante! E concordo , Antony, que de olhos fechados sentimos o espaço e os volumes.

    Para resumir a minha opinião uso este texto por concordar com ele, claro:
    "Na análise do elemento espaço, Norberg-Schulz o analisa através de suas características morfológicas, tais como: elementos constituintes (descrição e caracterização); relação interior x exterior (relação entre o lugar e o seu entorno); extensão (topografia); limites (fechamentos horizontais e os verticais, forma e volume do espaço); escala/proporção (macro, média, micro); direções (orientação solar, sentidos horizontal e vertical) e ritmo (tempo, caminhos, centro e domínio).

    O elemento caráter é analisado basicamente pelo autor por dois aspectos: (a) constituição qualitativa (qualidade da luz, da cor e classificação) e (b) constituição quantitativa (quantidade da luz). "

    Assim, a meu ver uma arquitectura ou construção tem o elemento espaço (o volume e a forma..) e tem também o elemento carácter ( cor e luz..). Tem ambos.

    E então, tanto o espaço como o caràcter influenciam a forma como vemos uma construção.
    •  
      marco1
    • 11 abril 2016 editado

     # 159

    confesso que estas duas ultimas, tenho alguma dificuldade em chegar lá.
    talvez esta me diga mais alguma coisa
    http://ultimasreportagens.com/ultimas.php ( reportagem 960)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
      10.jpg
    • AXN
    • 12 abril 2016

     # 160

    Esta casa que está referir, já não considera que é um "atentado" paisagístico, visto que a arquitectura dos vizinhos é muito diferente desta casa?
    Será que o dono desta casa pediu aos vizinhos para poder construir esta moradia assim?
 
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