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    • eu
    • 25 fevereiro 2016

     # 41

    Colocado por: rafaelisidoronão é um facto , facto é dizer isso , todos os pais com melhores possibilidades financeiras conseguem dar melhores estudos aos filhos

    Todos? Não, não são todos. É apenas uma tendência geral.
  1.  # 42

    Colocado por: eu
    Todos? Não, não são todos. É apenas uma tendência geral.
    pelo menos tenho como pai alguem que sempre quis o melhor para os seus filhos daí generalizar a coisa ... mas há quem não pense assim , os pobres de espirito ...
  2.  # 43

    Colocado por: eumas na educação sou totalmente de Esquerda.

    Não percebi, sou de direita e concordo com isto:

    Colocado por: euÉ chocante ver crianças condenadas logo à partida, só porque nasceram num ambiente familiar de fracos recursos.
  3.  # 44

    Colocado por: eu
    E se ler a notícia toda como deve ser, está lá escrito que uma das medidas que está a ser pensada, é reforçar a Ação Social Escolar, de modo a apoiar as famílias com menos recursos.

    Em muitos aspetos da política sou de Direita, mas na educação sou totalmente de Esquerda. Na minha opinião todas as crianças devem ter as condições para desenvolver ao máximo as suas capacidades. É chocante ver crianças condenadas logo à partida, só porque nasceram num ambiente familiar de fracos recursos.
    mas eu li a noticia , agora não enquadro o estudo direccionado aos pais de canudos a não ser que por politica se venha a excluir os filhos dos Drs das medidas que irão ser tomadas ... , contudo acho a observação e conclusão do estudo horrível e péssima .
    • eu
    • 25 fevereiro 2016

     # 45

    Colocado por: rafaelisidoropelo menos tenho como pai alguem que sempre quis o melhor para os seus filhos daí generalizar a coisa

    Usar exemplos pessoais é sempre muito emocional. Mas olhe à sua volta...
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 46

    Colocado por: eu
    Usar exemplos pessoais é sempre muito emocional. Mas olhe à sua volta...
    sim eu não estou usando exemplos pessoais qualquer pai que se prese no minimo quer sempre o melhor para o seu filho ... e não discuto isso .
    • dmrs
    • 25 fevereiro 2016

     # 47

    Colocado por: euÉ chocante ver crianças condenadas logo à partida, só porque nasceram num ambiente familiar de fracos recursos.


    Eu concordo a 100%.
    Mas também me custa ver pais a terem 3, 4 e 5 filhos em lares onde entra o ordenado mínimo ou pouco mais a pensar que "depois vê-se" "eu quero muito ter mais um filho", etc mas depois são dependentes de ajudas toda a vida e minam o futuro dos próprios filhos. Uma criança que não tenha contacto com nada fora da escola em termos culturais dificilmente terá uma boa cultura geral, o que também é um grande indicador de sucesso escolar. E muitos pais acham que ter acesso a cultura é sinónimo de bens supérfluos... o mal não é não terem escolaridade, é não terem cultura. Os meus pais têm ambos baixa escolaridade e toda a vida (a) nos incentivaram ao estudo e (b) promoveram a sede de conhecimento e de procurar estabelecer contacto com a cultura local, linguística, etc dos diversos locais onde vivemos.

    Ainda recentemente acompanhei um tópico num fórum onde a pessoa em questão quer ter 3 filhos e em casa entram uns 600€/mensais...eu já pergunto: como é que se alimentam, vestem, lavam e limpam 3 crianças com esses rendimentos? Não esquecendo que há água, luz, etc a pagar e no total são 5 pessoas? Eu para ser sincera não sei como se sobrevive assim a 4 quanto mais a 5...

    Por outo lado, também sei de casais que andam a tentar ter mais filhos quando actualmente já pedem dinheiro emprestado para fazer face às suas despesas... a teoria é "para ter filhos é agora que somos novos"... ora se actualmente já devem dinheiro...

    Só não acho que as crianças devam pagar por isto, por isso sou contra o que se paga nas escolas.
    Não se diz que a escola é obrigatória e gratuita? Que seja gratuita em tudo, principalmente para estes miúdos.
    Mas muitas vezes aparecem-me pais completamente inconsequentes à frente...por exemplo, pais que não têm como alimentar os filhos mas têm carros novos à porta de casa...
    Concordam com este comentário: becas
    • LuB
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 48

    O sucesso (escolar) ou não de qualquer indivíduo depende da simbiose destes factores: o ambiente familiar; o ambiente social em que esse indivíduo está inserido, e os professores.

    Existem muitos outros factores... Por isso embora seja mais provável que uma criança que se desenvolva num ambiente social, familiar e escolar vantajoso experimente mais sucesso do que outra menos protegida nestas áreas (basta olhar para os rankings das escolas nacionais para provarmos isso) temos de reconhecer que as médias escondem em si muita coisa, e na verdade nada nos dizem em relação a um determinado caso individual. Na vida encontramos indivíduos com sucesso ou insucesso um pouco por todo o lado. Quando olhamos para uma criança que estamos a educar, esperamos não ter azar com ela mesmo depois de nos esforçarmos por lhe dar o melhor do mundo.
    É que o sucesso de um indivíduo na escola (e na vida em geral...) vai depender daqueles e de muitos outros factores,...
    Por exemplo factores individuais derivados da carga genética, pois cada ser já nasce diferente nas suas capacidades básicas de inteligência, temperamento, resistência a doenças, etc...
    Para mim até o factor azar me deixa de pé atrás...
    Olho para os meus netos pequeninos, sempre esperançosa de que a estrela deles brilhe longe de tudo o que lhe possa ofuscar a luz, tantas são as sombras que sobre eles podem cair ao longo da vida.
    • emad
    • 25 fevereiro 2016

     # 49

    Leio com muita atenção e fico impressionado com as opiniões que aqui vão sobre este tema. Por isso peço-lhes que me expliquem uma coisa. Porque é que as ovelhas fazem uns caganitos e as vacas fazem uns poios enormes se comem a mesma coisa?
  5.  # 50

    Eu disse que o titulo e o assunto dava pano para mangas , é normal haver muitas opiniões de todos os tipos , a meu ver a discussão deveria-se basear sobre o estudo , que continuo a dizer que nada tem a ver com canudos ...
  6.  # 51

    Colocado por: emadLeio com muita atenção e fico impressionado com as opiniões que aqui vão sobre este tema. Por isso peço-lhes que me expliquem uma coisa. Porque é que as ovelhas fazem uns caganitos e as vacas fazem uns poios enormes se comem a mesma coisa?
    qual é a moral ? Uma vaca ate se fosse carnivora comia 3 ovelhas inteiras lol
    • becas
    • 25 fevereiro 2016

     # 52

    (dmrs, frequentámos o mesmo tópico :)

    Este estudo não me surpreende absolutamente nada, mas deveria envergonhar-nos enquanto sociedade.
    Claro que existe uma relação muito estreita entre as habilitações dos pais e o percurso escolar, isso é algo que comprovamos empiricamente observando os nossos filhos e os colegas dos nossos filhos, os resultados dos rankings, enfim, o que vemos, mesmo sem estudos. Ainda muito recentemente um estudo da Unesco tinha precisamente apontado Portugal como um dos países onde as desigualdades sociais no sistema educativo são mais marcadas.
    Não é só ou sobretudo uma questão de ter dinheiro para explicadores ou material escolar. É toda a exposição que se faz (ou não) a um ambiente cultural rico, onde há viagens, passeios, livros, cinema, museus, conversas sobre temas diversos, comentários a temas da sociedade. É o vocabulário que se tem quando se conversa com os filhos. É a capacidade de responder a perguntas, ou de suscitar temas de conversa.
    A escola tem reproduzido as desigualdades sociais, em vez de as atenuar. Numa turma de 25 ou 30 alunos onde é suposto todos aprenderem o mesmo, com os mesmos recursos, as mesmas estratégias, quem fica para trás dificilmente recupera. As retenções provam o fracasso da escola para todos.
    Concordam com este comentário: eu, rafaelisidoro, dmrs
  7.  # 53

    Oh Becas , aonde entra a carga horaria dos pais aí ? Os trabalhos de lida domestica ?

    As viagens ?

    As exlicadoras ???

    A disponibilidade na sociedade para tratar bem a criança ... Isso de ter emprego e cuidar da educação é muito fácil falar mas quero ver o dia a dia ...

    Isso é tao complexo , mas tao complexo que não é justo fazer uma declaração destas como este titulo ... Estamos a falar de crianças , da sociedade , de canudos e da quarta classe ... E quem tem o nono e o decimo e o sétimo e o oitavo enfim ...
    • dfserra
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 54

    Vou primeiro falar do meu caso e depois falo do estudo.

    Os meus pais tinham a quarta classe, não passávamos necessidades básicas, mas também não dava para muito mais. Apesar disto os 3 filhos tiraram curssos superiores. Isto aconteceu por vários fatores, mas um deles é que os meus pais fizeram tudo o que podiam para que pudéssemos estudar o mais possível, desde que fosse essa a nossa vontade.
    E também sabíamos que apenas poderíamos estudar em universidades públicas no Porto, porque não havia condições para mais, pelo que tínhamos de ter notas para tal.
    O meu pai comprou inúmeros livros/enciclopédias apenas por achar que poderia um dia ser útil para nós, já que ele não lia nada daquilo.

    Tenho também uns tios que tinham ensinos avançados para a época, antigo 7 ano, e os 2 filhos tiraram cursos superiores.

    A generalidade dos meus tios tinham apenas a quarta classe, e apenas uma prima tirou um curso superior.

    Posto isto, concordo que um ambiente familiar é um fator importante no sucesso escolar.
    Obviamente que o que interessa não é ter canudo ou a quarta classe, mas a atitude e a importância que os pais atribuem ao ensino.
    Como a atitude é difícil ser medida diretamente, uma forma indireta da medir é através do nível de educação, e como qualquer forma indireta, tem sempre algum enviesamento.
    E estatisticamente é natural que quem tenha um curso superior dê mais importância ao ensino do que quem tem a quarta classe, isto claro, em termos médios.

    Contudo, para analisarmos este estudo temos de ter em conta que A maior parte de nós tem pais que já estão na 3ª idade, são duma altura em que a 4ª classe era o habitual.
    Contudo este estudo reflete os últimos anos, em que os pais em questão deverão estar na casa dos 40 anos, em que a maior parte destes pais já fez boa parte da escola pós 25 de Abril, em que havia mais condições para não ficar apenas pela 4ª classe. Temos de ter em conta que o nosso exemplo por melhor que seja, é de uma geração anterior.

    Daniel
    Concordam com este comentário: eu, rafaelisidoro
    • becas
    • 26 fevereiro 2016

     # 55

    Colocado por: dfserraContudo, para analisarmos este estudo temos de ter em conta que A maior parte de nós tem pais que já estão na 3ª idade, são duma altura em que a 4ª classe era o habitual.
    Contudo este estudo reflete os últimos anos, em que os pais em questão deverão estar na casa dos 40 anos, em que a maior parte destes pais já fez boa parte da escola pós 25 de Abril, em que havia mais condições para não ficar apenas pela 4ª classe. Temos de ter em conta que o nosso exemplo por melhor que seja, é de uma geração anterior.


    Exato, frisou uma questão essencial. Sem dúvida que quem tem agora 40-50 anos teve pais, na sua larguíssima maioria, com uma instrução bastante básica, o que não dizia nada nem das suas competências intelectuais nem sequer do seu nível cultural. Simplesmente não havia oportunidades para ir mais longe.
    Mesmo esses que têm hoje 40-50 anos (como eu) viveram uma de duas realidades (para simplificar): ou uma família que, mesmo não tendo instrução elevada, via na educação um meio de ascensão social e portanto apoiou ao máximo os estudos dos filhos; ou uma família que, face à abundância de emprego, privilegiava a entrada dos filhos no mundo do trabalho, "para não se estragarem" e para ajudar o agregado. No meu meio de origem (região norte, precisamente) eram muitos os que ficavam pelo atual 6º ano (os que iam para as fábricas) e ainda mais os que ficavam pelo 9º ano (que já garantia um emprego jeitoso). Talvez passe por aí parte da explicação para os melhores resultados nas escolas do norte: muitas destas mães ( e realmente eram sobretudo as raparigas que eram retiradas prematuramente da escola) lamentam não ter podido estudar mais e poderão estar mais atentas à importância da escola.
    De resto, ao contrário do que se pensa, os bons resultados na escola hoje dependem muito mais de competências adquiridas no meio familiar e social do que há umas décadas. Querem saber um dos indicadores mais fiáveis para o sucesso no 1º ciclo? O vocabulário que a criança tem aos 6 anos. A forma como se expressa, aquilo que compreende. Há crianças para quem a escola fala uma outra língua: não dominam os códigos, não conhecem as referências, o mundo acaba demasiado perto. E isto está associado à instrução dos pais, não há uma relação determinista, mas tendencialmente quem tem menos instrução tem menos acesso ao mundo que é ensinado na escola. Imaginem-se a ir trabalhar para Marte. Para muitas crianças, a escola é Marte, literalmente.
    Concordam com este comentário: eu
    • emad
    • 26 fevereiro 2016

     # 56

    Colocado por: emadLeio com muita atenção e fico impressionado com as opiniões que aqui vão sobre este tema. Por isso peço-lhes que me expliquem uma coisa. Porque é que as ovelhas fazem uns caganitos e as vacas fazem uns poios enormes se comem a mesma coisa?

    Então!Ninguém sabe responder a questão? Eu vi logo!!
  8.  # 57

    Colocado por: emad
    Então!Ninguém sabe responder a questão? Eu vi logo!!


    .
    • emad
    • 26 fevereiro 2016

     # 58

    Colocado por: loverscout

    quem é que lhe disse que comem a mesma coisa?

    Alto que parece que temos entendido! Argumente sff.
  9.  # 59

    Colocado por: emad
    Alto que parece que temos entendido! Argumente sff.


    .
  10.  # 60

    mas nem sequer vou dar-lhe conversa e desviar do topico......

    vou apagar os meus ultimos comentários!
 
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