Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde

    necessito com urgência de um esclarecimento.

    estive a viver em união de facto mais de 2 anos com uma pessoa de quem me quero separar.

    acontece que essa pessoa veio exigir-me metade do reembolso do IRS, para o qual nunca contribuiu, pois esteve este tempo todo desempregado e quem arcava com todas as despesas era eu.
    terá algum direito?
    •  
      FD
    • 29 abril 2009

     # 2

    E fez o IRS em conjunto com essa pessoa?
  2.  # 3

    Fiz, porque o meu ordenado é elevado e para além das desapesas que tive durante este tempo todo com essa pessoa iria pagar 900 e tal euros ás finanças. assim a diferença é que recebo, o prejuijo não é tão grande em termos monetários.
    mas durante o periodo que tivemos juntos ele nunca teve rendimento nenhum. não contribuiu para nada, pois esteve desempregado.
  3.  # 4

    Boa tarde,

    Tenho um caso parecido, com aquele que têm vindo a falar.
    Separei-me, à pouco tempo da minha namorada, tivemos um filho em conjunto e ela já tinha 2 de outra pessoa. Compramos casa em nome dos dois e como a relação acabou, decidi deixá-la ficar com a casa, porque eu, entretanto voltei para a casa dos meus pais, levando o meu filho comigo (por acordo mútuo, já que ela decidiu ficar com a filha dela, estando o outro filho com o outro pai, por decisão do tribunal).
    Como ela disse que queria ficar com a casa e eu não quero ter mais nada a ver com a casa, nem com ela, como posso fazer para tirar o meu nome do empréstimo/escritura? Já fui ao banco e expliquei a situação, ao que me disseram que ela não está efectiva, tem um salário baixo e que não vai poder pagar a casa... Sendo assim, como faço? Vendemos a casa pelo preço em dívida (de modo a tentar vendar a casa o mais rapidamente possível?) E se ela não quiser vender a casa? Posso fazer uma nova escritura e vender-lhe a minha parte nem que seja por 1 €? Posso escrever uma carta ao banco a dizer que não estou interessado em ficar com a minha parte da casa e que a entrego ao banco?

    Será melhor ela fazer uma declaração para eu ficar com o meu filho? Apesar de ter pouco dinheiro para ela e a filha, o melhor será jogar pelo seguro e dizer para ela assinar um documento, não vai ela mais tarde reclamar o filho...

    Obrigado e cumprimentos
  4.  # 5

    Colocado por: paula lourençoFiz, porque o meu ordenado é elevado e para além das desapesas que tive durante este tempo todo com essa pessoa iria pagar 900 e tal euros ás finanças. assim a diferença é que recebo, o prejuijo não é tão grande em termos monetários.
    mas durante o periodo que tivemos juntos ele nunca teve rendimento nenhum. não contribuiu para nada, pois esteve desempregado.


    A questão é que se tivesse feito o irs em separado iria pagar, como fez com ele vai receber, legalmente não me parece que ele tenha direito a alguma coisa, afinal quem pagou o irs ao estado foi você o estado está a devolver a si algum do imposto que você pagou.

    Agora é verdade que se não tivesse feito com ele ainda iria pagar, sinceramente não consigo ter uma opinião a favor de si ou a favor dele, por um lado você recebeu IRS porque fez com ele, logo ele deveria receber algum, por outro lado o irs pago é SEU, logo deveria ser você a ficar com ele.

    Posso dar um exemplo semelhante aqueles familiares que recebem pouco de salário e tem uma série de despesas de saude a 5% e que não precisam de por no irs, quem poêm esse recibo no irs não vai depois dar 15% à pessoa que lhe deu o recibo não é? Mas atenção isto é ilegal e não se deve fazer.
  5.  # 6

    Colocado por: paula lourençoboa tarde

    necessito com urgência de um esclarecimento.

    estive a viver em união de facto mais de 2 anos com uma pessoa de quem me quero separar.

    acontece que essa pessoa veio exigir-me metade do reembolso do IRS, para o qual nunca contribuiu, pois esteve este tempo todo desempregado e quem arcava com todas as despesas era eu.
    terá algum direito?


    Diga-lhe que lhe vai dar a parte dele, depois de descontar o €€€ que gastou durante dois anos a sustentá-lo... Se ele achar injusto, mande-o colocar uma acção em tribunal para reaver o dinheiro, daqui a 50 anos talvez o juiz decida a favor dele.
    •  
      FD
    • 4 março 2010

     # 7

    Colocado por: miguel.a

    Se pedir desculpa por ter andado aqui a colocar a mesma mensagem repetidamente, ainda lhe respondo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.a
  6.  # 8

    Boa tarde FD,
    não tenho muita experiência de fóruns... mas de qualquer maneira agradeço o seu comentário. Como estou um pouco "desesperado" para resolver a minha situação, coloquei-a por diversas vezes e, pelo facto, peço desculpa :)

    Se me puder ajudar agradecia.
    Com os meus cumprimentos
    Miguel
    •  
      FD
    • 5 março 2010 editado

     # 9

    Colocado por: miguel.aSendo assim, como faço? Vendemos a casa pelo preço em dívida (de modo a tentar vendar a casa o mais rapidamente possível?) E se ela não quiser vender a casa? Posso fazer uma nova escritura e vender-lhe a minha parte nem que seja por 1 €? Posso escrever uma carta ao banco a dizer que não estou interessado em ficar com a minha parte da casa e que a entrego ao banco?

    Encontra-se na mesma situação que muitas pessoas que por aqui passam.

    As suas hipóteses uma vez que o banco não aceita desvinculá-lo do contrato:
    -> Deixa de pagar a sua parte - fica com o nome "manchado" tornando-se muito difícil contrair qualquer empréstimo até a situação estar resolvida e pode eventualmente ainda ficar a dever (muito) dinheiro ao banco, mesmo que o banco fique com a casa (por causa dos juros, das despesas legais, etc.).
    -> Continua a pagar a sua parte e vende a casa - tem que chegar a acordo com a outra pessoa.
    -> Deixa de pagar e espera que a outra parte consiga pagar a casa - se a outra parte deixar de pagar, as consequências são as mesmas da 1ª hipótese.

    Sugestão: venda a casa, se não conseguir convencer a outra parte a fazê-lo, recorra à mediação familiar.

    Será melhor ela fazer uma declaração para eu ficar com o meu filho? Apesar de ter pouco dinheiro para ela e a filha, o melhor será jogar pelo seguro e dizer para ela assinar um documento, não vai ela mais tarde reclamar o filho...

    Faça como lhe disse acima, recorra à mediação familiar, além de ficar com uma testemunha imparcial, eles saberão lhe dizer exactamente o que deve fazer.
  7.  # 10

    FD, boa noite

    queria agradecer-lhe a sua resposta...e ajuda!
    Ainda bem que ainda há pessoas neste país que se prestam a ajudar os outros.
    Bem haja

    Miguel
 
0.0148 seg. NEW