Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Aquiri recentemente um apartamento e vou iniciar as obras de remodelação . Depois de ponderar os orçamentos de 3 empreiteiros decidi qual a escolher.
    Agora, sobre o orçamento apresentado incide o IVA que me deixa algumas duvidas. O IVA da mão-de-obra em obras de habitação é 23% ou tem taxa reduzida?

    Alguem me ajuda?

    Obrigado.
    Cmps
  2.  # 2

    A mão de obra e sempre 6%, se o valor dos mteriais for inferior a 20% do total da obra é tudo a 6%, se for em zona rau também é tudo a 6%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmordep
    •  
      jccp
    • 30 março 2016 editado

     # 3

    -
  3.  # 4

    Colocado por: jccp

    isso é só para arrendamento ou rau,não para habitação propria


    Fiz remodelaçao de habitaçao propria em Rau com esse valores que o JorgeAlves ai colocou
    •  
      jccp
    • 30 março 2016 editado

     # 5

    .
    •  
      jccp
    • 30 março 2016

     # 6

    pois!!

    Senhorios só podem fazer obras com IVA a 6% se o prédio não estiver vazio antes e logo depois das obras. Ter um inquilino a ocupar a casa antes e imediatamente depois de ter concluído as obras: esta é a condição que o Fisco impõe aos senhorios para que estes possam proceder à remodelação e reparação dos seus prédios pagando IVA à taxa reduzida de 6%, em vez dos 23% da taxa normal.

    http://imobnewsportugal.blogspot.pt/2012/09/fisco-condiciona-iva-6-nas-obras-em.html
    Concordam com este comentário: larkhe
  4.  # 7

    Colocado por: jccpTer um inquilino a ocupar a casa antes e imediatamente depois de ter concluído as obras:

    Ter um inquilino, ou ser o próprio senhorio a habitar a casa antes e depois das obras.
    •  
      jccp
    • 30 março 2016 editado

     # 8

    Colocado por: PicaretaTer um inquilino, ou ser o próprio senhorio a habitar a casa antes e depois das obras.


    ok...mas depois tem que arrendar,correto?

    e se comprar para arrendar sem estar lá a habitar,aplica-se os 6% na mesma?
  5.  # 9

    Colocado por: jccpok...mas depois tem que arrendar,correto?

    Não, tem que ser habitada.
    A regra é: tem que estar habitada antes e depois das obras.
    •  
      jccp
    • 30 março 2016

     # 10

    Colocado por: PicaretaNão, tem que ser habitada.
    A regra é: tem que estar habitada antes e depois das obras.


    cada vez percebo menos disto,mas a taxa dos 6% afinal é para todos??
  6.  # 11

    Colocado por: jccpcada vez percebo menos disto,mas a taxa dos 6% afinal é para todos??

    sim. desde que cumpram com isto:

    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/A5C75BB8-34A0-4DE1-BD3A-1A199E753435/0/IVA-of%20circ%2030135.pdf
    Concordam com este comentário: jccp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jccp
    •  
      jccp
    • 30 março 2016

     # 12

    Colocado por: Picaretasim. desde que cumpram com isto:


    estava convencido que s´o se aplicava ao arrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmordep
  7.  # 13

    E pode ser 6% em tudo (materiais e mão-de-obra) se for numa zona ARU.
  8.  # 14

    Colocado por: marcoaraujoE pode ser 6% em tudo (materiais e mão-de-obra) se for numa zona ARU.



    Para mim foi.por isso deve poder.
  9.  # 15

    Como é cobrado 6% no material? Se for comprar tintas para que um empreiteiro pinte como não é cobrado 23% nas tintas?
  10.  # 16

    Colocado por: LuisPereiraComo é cobrado 6% no material? Se for comprar tintas para que um empreiteiro pinte como não é cobrado 23% nas tintas?

    O empreiteiro compra as tintas, e factura as tintas com 6% de iva, depois faz um acerto de contas com as finanças.
  11.  # 17

    Se o dono de obra comprar as tintas numa loja paga 23% e paga ao pintor para as aplicar cobrando este a mão de obra a 6%, se for o pintor a comprar as tintas paga na mesma 23% na loja e cobra das tintas e da mão de obra 6% ao dono de obra.
    •  
      jccp
    • 10 abril 2016 editado

     # 18

    duvida

    vou meter uma cozinha nova num imovel que tenho arrendado,o vendedor da cozinha diz que me passa a fatura a 6%...isto pode ser assim?
    •  
      jccp
    • 12 abril 2016

     # 19

    ?
  12.  # 20

    Disse-me hoje um empreiteiro que a taxa reduzida nas remodelações de apartamentos (mão-de-obra) se aplica APENAS E SOMENTE nos casos em que o dono da obra tem domicílio fiscal naquela morada - o que para mim é novidade!

    Isto tem algum fundamento?
 
0.0188 seg. NEW