Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: nelson__ricardo
    casa tinha desnível de 6 meses

    A casa ainda só vai na estrutura e você já está assim?
    Ó homem tenha lá calma que construir uma casa não é assim um bicho de sete cabeças.
    Prometo que vou começar a ser mais brando na apreciação da sua obra.
  2.  # 62

    Colocado por: larkhe


    Grande terreno :) ser preciso 6 meses para ir da direita á esquerda :):):)

    sim 6 meses uma pessoa chega cansado
    mas queira dizer 6metros
  3.  # 63

    Colocado por: RebeldeFrequento o fórum há pouco tempo e os comentários que têm feito são sempre deste tipo.

    Digam-me lá aí 2 ou 3 projectos submetidos a apreciação que estejam jeitosinhos, que eu não os tenho encontrado...


    Aqui está um exemplo onde no geral o feedback foi positivo: https://forumdacasa.com/discussion/41510/1/nova-moradia-opinioescriticassugestoes/
    • AXN
    • 7 abril 2016

     # 64

    Todos os projectos são objecto de críticas (e ainda bem).
  4.  # 65

    Colocado por: tnjpNum outro tópico comentava-se sobre as áreas das casas em Portugal, este parece-me um bom exemplo de uma casa sem exageros de áreas e com o essencial, pelo menos para mim

    Não podia discordar mais.
    1- O quarto maior do meu apartamento tem 12 m2. Sem roupeiro encastrado nem closet. É um pouco curto, reconheço, mas suficiente se o quarto for mobilado de forma racional. Na casa que farei pretendo ir no máximo até aos 15m2 por quarto e isto por causa das acessibilidades. Aquilo é mesmo só para dormir, para que raio quereria eu mais espaço vazio à volta da cama?
    2 - Com uma sala daquelas, porquê uma cozinha tão grande? Para quê todo aquele espaço entre a "ilha" e a porta da sala?
    No meu caso, farei tudo integrado, sem portas de permeio, e assim se evita espaço desperdiçado.
  5.  # 66

    Colocado por: mhpinto
    Não podia discordar mais.
    1- O quarto maior do meu apartamento tem 12 m2. Sem roupeiro encastrado nem closet. É um pouco curto, reconheço, mas suficiente se o quarto for mobilado de forma racional. Na casa que farei pretendo ir no máximo até aos 15m2 por quarto e isto por causa das acessibilidades. Aquilo é mesmo só para dormir, para que raio quereria eu mais espaço vazio à volta da cama?
    2 - Com uma sala daquelas, porquê uma cozinha tão grande? Para quê todo aquele espaço entre a "ilha" e a porta da sala?
    No meu caso, farei tudo integrado, sem portas de permeio, e assim se evita espaço desperdiçado.


    Se tiver filhos pequenos saberá que eles tem que ter espaço para brincar.
    Se não for no quarto vão virar a sala ao contrário e ficará em estado de guerra!
    Para mim as medidas de um bom quarto são 16 m2 (de preferencia ja com roupeiro). Espaço suficiente sem me cansar até chegar a porta... :)
  6.  # 67

    Colocado por: tozepalmaSe tiver filhos pequenos saberá que eles tem que ter espaço para brincar.
    Se não for no quarto vão virar a sala ao contrário e ficará em estado de guerra!

    A casa que irei fazer terá UMA divisão multifuncional: sala de brincar para enquanto forem pequenos que passará a sala de estudo/computadores quando forem maiores e que sempre que for preciso passa a quarto de visitas (um bom sofá-cama e cá vai disto, se a visita for esquisitinha e quiser ficar numa suite pois que vá para um hotel). Ficará situada entre a zona social e a privada, com as portas da divisão e das zonas de circulação pensadas de forma a poder inclui-la na zona social quando isso interessar (quarto de brincar) ou isolá-la da parte social e integra-la na privada quando for preciso (sala de estudo ou quarto de visitas). Com a vantagem que bastará fechar uma porta (dupla de correr) para esconder o "estado de guerra" ;).
    Se alguém ficar acamado também pode ir parar a esse quarto, que assim não fica isolado do resto da família.
    E servirá ainda de "zona tampão", para quando houver festarolas se isolar o barulho da zona dos quartos.
    Catita, não?
    Dispensa-se assim espaço desperdiçado nos quartos. Sim, porque os quartos das crianças irão ficar-se pelos 12-13m2.
    A única zona da casa onde para mim se justifica ter espaço folgado é na zona social, que é onde se passa 90% do tempo que estamos acordados em casa.
    Concordam com este comentário: monicaa
  7.  # 68

    Esqueça Marco, o quarto nem sequer é suite. Eu não estava a ver a entrada da I.S.
    No entanto acho que dava para aumentar o closet.
      Sem Título3.jpg
  8.  # 69

    mhpinto

    melhora num aspecto piora noutro, não concordo, repare que muita gente abdica ter ter wc privada para um dos quartos e faz só uma para os dois sendo que depois a outra mais pequena é para o dia a dia e visitas. Como propõe um dos quartos fica sem wc.
  9.  # 70

    Com suite, talvez assim.
    Claro que não eram precisas duas banheiras, mas no corte e costura não havia poliban.
      Sem Título4.png
  10.  # 71

    Camarada Davidspt

    - Conforme já tinha dito, olhando as plantas, a casa parece "easy and friendly". Louvor.
    - A crítica tinha ver com Linguagem Arquitectónica e a confusão q por aí vai. ( Janelões e janelinhas )
    - Após perceber a orientação solar e topografia, (Adivinhando o cliente e outras propostas feitas) não há mt a fazer. Ou tlvz:

    -Orientação solar:
    - Os quartos deveriam privilegiar o sul e deixar q a varanda da sala faça o mesmo. (...)
    -Esses 2 lugares de estacionamento no espaço público não fazem sentido e duvido que os serviços da Câmara aprovem o desenho. Garantir 2 lugares de est. já acontece no interior.
    - (...)

    Cmps!
  11.  # 72

    Colocado por: m.arqCamarada Davidspt

    - Conforme já tinha dito, olhando as plantas, a casa parece "easy and friendly". Louvor.
    - A crítica tinha ver com Linguagem Arquitectónica e a confusão q por aí vai. ( Janelões e janelinhas )
    - Após perceber a orientação solar e topografia, (Adivinhando o cliente e outras propostas feitas) não há mt a fazer. Ou tlvz:

    -Orientação solar:
    - Os quartos deveriam privilegiar o sul e deixar q a varanda da sala faça o mesmo. (...)
    -Esses 2 lugares de estacionamento no espaço público não fazem sentido e duvido que os serviços da Câmara aprovem o desenho. Garantir 2 lugares de est. já acontece no interior.
    - (...)

    Cmps!


    Os dois lugares de estacionamento é exigência camarária a que o proprietário nunca teve muito receptivo, e eu compreendo a posição dele. A Arquitectura já está aprovada estamos agora nas especialidades.
  12.  # 73

    nunca tinha visto uma camara exigir lugares de estacionamento no espaço publico por conta do proprietário, geralmente é dentro do lote/terreno como disse o m.arq ou quanto muito o projeto de loteamento é que costuma ser exigido esses lugares para cedência ao espaço publico
  13.  # 74

    Aqui cada habitação têm de ter pelo menos um lugar no espaço público, já em duas obras que tive, exigirem 2 devido ao impacto visual de ficar apenas com uma "caixa de fosforos" entre muros. E o mais espectacular de tudo é que a única coisa que a câmara dá em troca das cedências é o lancil e quando puder asfalta o lugar de estacionamento.

    Quando o DO questionou se já existisse muro como seria, a resposta obtida foi, não era aprovado o projecto sem rectificação dos muros, ou seja demolir e fazer de novo. E esta cedência fica logo em protocolo aquando da emissão da licença.
  14.  # 75

    Colocado por: marco1nunca tinha visto uma camara exigir lugares de estacionamento no espaço publico por conta do proprietário,

    Aqui pros meus lados também é assim.
    o Requerente é que tem de suportar os custos com passeios e estacionamento.
    e não há licença de utilização se não estiver tudo dentro das normas.
  15.  # 76

    Por aqui tambem temos de dar acho que é 2,5 por 7m para estacionamento publico
    •  
      Mk Pt
    • 8 abril 2016 editado

     # 77

    Colocado por: fernandoFerreira
    Aqui pros meus lados também é assim.
    o Requerente é que tem de suportar os custos com passeios e estacionamento.
    e não há licença de utilização se não estiver tudo dentro das normas.


    Suportar custos com passeios/arranjo do espaço que fica público, em zona que possa ser cedida numa construção e que fica no 'exterior' do muro é normal.

    Mas também é normal que estacionamentos em espaço público só seja necessário prever em loteamentos, não na construção de uma habitação.
    Não há legislação nacional que o obrigue, pelo que só se estiver explicito no PDM ou regulamento municipal, o que não costuma suceder.

    Claro está que cada C. M. é um caso, e muito do que é legislação é dependente de interpretações, mas se não estiver explicito em PDM ou regulamento municipal essa obrigação, não me iriam obrigar a prever estacionamento no exterior - e tinham que dar a licença de utilização.
  16.  # 78

    agora acho que 2,5m por 7m
      art48.jpg
  17.  # 79

    Colocado por: marco1mhpinto

    melhora num aspecto piora noutro, não concordo, repare que muita gente abdica ter ter wc privada para um dos quartos e faz só uma para os dois sendo que depois a outra mais pequena é para o dia a dia e visitas. Como propõe um dos quartos fica sem wc.

    Não concorda porque não "sai da caixa".
    Obviamente que também pensei nisso. A casa terá uma suite em que o WC, mais uma vez jogando com as portas (não, a casa não vai ter 500 portas), pode deixar de parecer integrado no quarto e assim ser usado livremente até pelas visitas (se o "de serviço" estiver ocupado por exemplo), sem me entrarem pelo quarto a dentro.
    O segundo WC será também versátil, servindo simultaneamente de WC de serviço e de WC para os quartos, mais uma vez questão de abrir umas portas e fechar outras. Quando estiver integrado nos quartos, ficará no mesmo espaço do quarto "de visitas".
    Versatilidade para conseguir um aproveitamento máximo de todos os espaços é o meu lema. Recuso-me a pagar o que se paga por cada divisão extra para depois serem usadas uma vez por festa, ou não serem usadas de todo, como já vi em tantas casas.
  18.  # 80

    mhpinto

    a sua planta foi-se? é que assim não consigo contextualizar o que acabou de dizer.
 
0.0282 seg. NEW